MSC007 - SEMINÁRIOS AVANÇADOS I - Turma: 01 (2024.1)

Visualização de Notícia
  • Orientações (Apresentações)
  • 01/06/2024 11:11
  • Texto:

Prezados(as) alunos(as),

Espero que essa mensagem lhe encontre bem.

Solicitamos o envio das apresentações de vocês via e-mail até a data de 02 de Junho (amanhã), e algumas apresentações já chegaram. Todavia, não pude deixar de notar que os slides que estão chegando por e-mail destoam da proposta da disciplina. Logo, para ficar mais claro, deixe-me explicar.

Solicitamos uma apresentação do projeto de pesquisa de vocês, ou seja, gostaríamos de receber as etapas da pesquisa em forma de slides, contendo título, orientador, área, introdução com referencial, justificativa/relevância, objetivos, hipóteses, revisão de literatura, métodos etc. O roteiro postado pelo Prof. Dr. Alberto servirá apenas para baseá-los(as) a dispor na apresentação todos aqueles elementos indagados. Algo como um "checklist".

Para ser ainda mais claro, a "resposta" para o questionamento "Qual o tipo/nome do estudo epidemiológico?", contido no roteiro, deve ser apresentada na seção de MÉTODOS, logo na explicação inicial, i.e., "Trata-se de um estudo quantitativo, transversal...". Outra etapa que é preciso estar clara é o método de seleção dos participantes da sua pesquisa, logo, para responder ao questionamento "Qual tipo de amostragem? Explique o desenho amostral.", vocês irão falar sobre como será feita a amostra, na seção dos métodos, durante a apresentação.

O que estamos recebendo, na verdade, está sendo um powerpoint apenas com as respostas das perguntas do roteiro, e não é isso que queremos.

Ademais, cabe ressaltar que, muito embora algumas pesquisas ainda não se apresentem completamente definidas, notamos que algumas pessoas enviaram slides sem nada sobre o método. Isso é muito complicado para a análise das apresentações e para a execução da banca simulada que conduziremos nos dias da disciplina. Logo, solicitamos que repensem sobre todas as etapas e deixem-as visíveis nos slides. Ainda que nem todos os detalhes estejam estabelecidos, precisamos que vocês usem o raciocínio metodológico para tentar expor como será executada as partes da pesquisa. Uma boa dica é tentar achar um estudo "similar", e usá-lo de fio guia para a construção da proposta de vocês.

Também faz-se importante lembrar que, para cada apresentação, solicitaremos que um dos alunos da turma, aleatoriamente, faça parte de uma banca simulada sobre a análise do projeto. Esse é um caminho para estimular a criticidade e a capacidade de análise de vocês, mestrandos(as), no processo de julgamento de um projeto.

Espero ter conseguido aclarar um pouco sobre o que faremos nos nossos encontros.

Desejo um bom final de semana, e aguardamos vocês na sexta-feira.

Abraços!

At.te,

Prof. Dr. José Cláudio Lira

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1100 24/08/2024 22:22