Ementa:
Estudos dos modos de subjetivação contemporâneos e os efeitos desse debate na psicologia. Capitalismo Mundial Integrado e os processos de subjetivação em curso nas atuais modulações do capitalismo. Agenciamento. Acontecimento. Linhas de força do desejo. Biopoder e biopotência. Crises Políticas e Coletivas. Esgotamentos do Eu, das Identidades e do Sujeito Político. O paradigma ético-estético-político e os deslocamentos das práticas psicológicas.
2. OBJETIVOS/COMPETÊNCIAS
|
- Compreensão das concepções de sujeito, subjetividade e processos de subjetivação que caracterizam os modos de viver na contemporaneidade.
- Elaboração de um manuscrito a partir da análise de um dispositivo relacionado ao tema do projeto de pesquisa no mestrado e do referencial teórico-metodológica da linha de pesquisa: Psicologia, Saúde Coletiva e Processos de subjetivação.
- Análise dos desafios da psicologia ante a servidão social e a sujeição maquínica no capitalismo contemporâneo e seus efeitos na produção de subjetividades e nos processos de subjetivação.
|
3. ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS
|
O conteúdo programático será desenvolvido por meio de metodologias ativas e participativas como: rodas de conversa e círculos de cultura com o tema gerador contido na ementa; estudo individual e em grupos; sessões comentadas de vídeos e encontros mediados por objetos relacionais; orientações e seminário de apresentação dos manuscritos.
|