DCE0023 - ECONOMIA NEOCLASSICA I - Turma: 01 (2014.1)

Visualização de Notícia
  • Exercícios III avaliação
  • 13/03/2014 21:53
  • Texto:

Caros alunos,

Estou com problemas e não poderei chegar a UFPI no horário de nossa aula. Portanto, estou encaminhando exercício de revisão do assunto dado. E para não atrasar deixamos o assunto final do capítulo 7 (economia de escopo) para iniciar a neoclássica II.

Portanto, façam o exercício e na terça, dia 12, faremos a III avaliação.

Grata,

Fátima Crespo

Universidade Federal do Piauí - UFPI

Departamento de Ciências Econômicas e Quantitativas - DCEQ

Disciplina: Economia Neoclássica I

Professora: Fátima Crespo

Nome: _____________________________________________________________

Exercícios capítulos 6 e 7

1. Uma empresa utiliza fertilizantes, mão-de-obra, e estufas para produzir rosas. Suponha que quando mão-de-obra e estufas são fixas, a relação entre a quantidade de fertilizantes e o numero de rosas produzidas seja dado pela tabela abaixo. Qual a quantidade de fertilizante deve ser adotada para se obter uma produção mais eficiente? Justifique a resposta

Fertilizante (matéria-prima)

5600

8

6000

2. Por que o produto marginal do trabalho tende a apresentar uma elevação inicial no curto prazo, conforme mais insumo variável é empregado?

3. Por que, no curto prazo, a produção acaba apresentando rendimentos marginais decrescentes no que diz respeito à mão-de-obra?

4. Você é um empregador interessado em preencher uma posição vaga em uma linha de montagem. Será que estaria mais preocupado com o produto médio ou com o produto marginal do trabalho em relação à última pessoa contratada? Caso observe que seu produto médio está começando a diminuir, você deveria contratar mais funcionários? O que tal situação significaria em termos de produto marginal do último funcionário contratado?

5. As isoquantas podem ser convexas, lineares ou em forma de L. O que cada uma dessas formas lhe diz quanto à natureza da função de produção? E sobre a TMST?

6. Discorra sobre:

a)  Custos Fixos e Custos Variáveis;

b)  Custos econômicos, custos contábeis, custos irreversíveis;

c)  Custos de oportunidade.

7. Suponha que uma empresa fabricante de televisores tenha os custos marginais de produção  constantes a R$1.500,00 por televisor produzido. Entretanto, os custos fixos de produção são iguais a R$8.000,00. Calcule o custo total médio para a produção de 20 televisores. (Lembre-se que o CT = CV + CF e o CMg = ∆CV/∆Q = ∆CT/∆Q).

8. O gerente de uma empresa que produz móveis em madeira e coordena equipes de trabalhadores que utilizam máquinas de montagem. A tecnologia pode ser resumida pela função de produção: Q = 20L. Sendo Q é o número de móveis produzidos em uma semana, K é o número de máquinas utilizadas na produção, e L o número de equipes de trabalho.  Cada máquina é alugada ao custo r = R$2.000 por semana e cada equipe custa w = R$1.000 por semana.  O custo dos móveis é dado pelo custo das equipes e das máquinas.  Sua fábrica possui 6 máquinas de montagem.

(Lembre-se: CT(Q) = w.L + r.K; CTMe = CT/Q

Responda:

a)  Quanto custa produzir 10 móveis?

b)  Quais os custos médios para produzir 10 móveis?

c)  Como os custos médios variam com a produção?

9. Analise por meio de gráfico o caminho de expansão no curto e no longo prazo

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1088 22/07/2024 13:31