PPGEL017 - TEORIA DA LITERATURA - Turma: 01 (2014.1)

Visualização de Notícia
  • Perguntas sobre CULLER, EAGLETON, ACIZELO e CANDIDO (PARTE I)
  • 03/06/2014 00:13
  • Texto:

1- Como podemos definir: a- teoria, b- literatura, c- sexo como denunciador do poder, d- estudos culturais.

2- Como podemos relacionar Literatura e Estudos Culturais?

3- Defina "cultura".

4- O que Saussure diz sobre o "signo"?

5- Como Culler justifica a sua resistência ao estudo da "teoria" a partir das diferentes escolas literárias?

6- Porque o contexto é ilimitado?

7-  O que podemos afirmar sobre a narrativa?

8- Como podemos identificar modelos identitários nas obras literárias?

9- Como as diferentes escolas possuem enfoques diferentes?

10- Como a distinção entre fato e ficção apresenta um impasse para a definição de literatura?

11- Que obras da literatura brasileira podem exemplificar a ideia dos formalistas que afirma que a linguagem literária é um conjunto de desvios da norma?

12- Como é definido o valor da literatura?

13- Como a estrutura de valores se relaciona à ideologia? Como isso foi discutido na aula passada através da questão do "olhar"?

14- Quando a literatura se torna um problema?

15-  Como podemos aplicar os conceitos de "natureza normativa" e "natureza descritiva" à teorização da literatura?

16- Como a estética pode ser usada para o estudo da literatura?

17- Explique os termos "história da literatura", "ciência da literatura"e "crítica literária".

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1100 25/08/2024 00:23