• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

EMANUEL LINDEMBERG SILVA ALBUQUERQUE

COORDENAÇÃO DO CURSO DE GEOGRAFIA/CCHL

Ir ao Menu Principal

emanuel lindemberg silva albuquerque

CGEO - COORDENAÇÃO DO CURSO DE GEOGRAFIA/CCHL

PPGAA045 - TÓPICOS DE ANTROPOLOGIA III - Turma: 01 (2014.1)

Visualização de Notícia
  • Plano de Curso de Tópicos de Antropologia III
  • 17/08/2014 18:22
  • Texto:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS – CCHL

PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA

Campus Universitário Petrônio Portela – Bairro Ininga – 64.049-550 – Teresina-PI

Fone: (86) 3237-2152 – Email:

PLANO DE CURSO

DISCIPLINA: ANTROPOLOGIAS  III: Contexto Arqueológico e Patrimônio

PERÍODO:  2014.1

C.H: 60 H/AULA

PROFESSORAS:  Maria Conceição Soares Meneses Lage  e

Jacionira Coêlho Silva

Ementa:

Arqueologia: Registro arqueológico. Processos culturais e naturais na formação do registro arqueológico. Patrimônio natural e cultural. Arqueologia, patrimônio e conservação: interfaces. Arqueologia e compromisso social.

- Conhecer e interpretar os diferentes tipos de registros arqueológicos.

- Utilizar técnicas historiográficas e antropológicas para reconstituição do registro arqueológico.

- Conhecer e discutir os diferentes tipos de patrimônio e sua interface com a arqueologia.

3. Conteúdo Programático

I. Registro Arqueológico: conceitos e interface com a antropologia. Os diversos registros arqueológicos.

II. Processos culturais e naturais de formação do registro arqueológico. A antropização do meio e as ações intempéricas.

III. Patrimônio natural e cultural. Patrimônio e classificação. Apropriação do meio e culturalização do natural. O papel da paisagem na culturalização do meio.

IV. Arqueologia, patrimônio e conservação: interfaces. Legislação, preservação e cidadania. Intervenções de conservação e ética. Procedimentos de estudo não invasivos.

V. Procedimentos arqueológicos desde suas origens. As correntes teóricas envolvidas. Arqueologia: novas estratégias de pesquisa.

VI. Arqueologia e as bases sociais hoje: devolução e inserção sociais.

4. Metodologia:

Aulas expositivas dialógicas, discussão em grupo, leituras dirigidas, apresentação de seminários, estudo de texto, mediante a utilização de recuros visuais.

5. Avaliação:

Constará de 3 avaliações (valor de 1 a 10 pontos cada, nesta ordem:

- Individual: apresentação de resenhas.

-Em grupo: análise, interpretação, esquematização e crítica, claramente formuladas dos textos.

-Contribuição da disciplina para o projeto de pesquisa, com apresentação escrita.

6. Cronograma

Início do curso: 30.04.2014

Abril: 30

Maio: 7 – 14 – 21 - 28

Junho: 4 – 11 – 18 – 25

Julho: 2 – 9 - 16

Encerramento do curso: 16.07.2014

Previsão de aulas adicionais: 12.6 – 19.6 – 26.6

Feriado: 19.06

7. Referências:

AB’SÁBER, Aziz Nacib. “Incursões à pré-história da América tropical”. In: Carlos Guilherme Mota (org). Viagem incompleta. A experiência brasileira (1500 – 2000). São Paulo: Ed. SENAC – SP, 2000.

BINFORD, Lewis R. En busca del pasado. Barcelona: Crítica, 1994.

BUTZER, K. W. Arqueologia – uma ecologia del hombre. Barcelona: Bellaterra, 1989.

CARVALHO, Aline V. de; SOARES, Inês Virginia P.; FUNARI, P. P. A; SILVA, Sergio Francisco S. M. da. Arqueologia. Direito e Democracia. Erechim (RS): Habilis, 2009.

CHOAY, Françoise. A Alegoria do Patrimônio. São Paulo, Editora UNESP, 2001.

CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru (SP): EDUSC, 1999.

ESCOBAR, Arturo. “O lugar da natureza e a natureza do lugar: globalização ou pós-desenvolvimento?” In: Edgardo Lander (org). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociiais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005, p. 133-166.

Disponível em [http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/Lander/pt/Escobar.rtf]

FLAMARION CARDOSO, Ciro. História e paradigmas rivais. In: Ciro Flamarion Cardoso, & Ronaldo Vainfas, (orgs). Domínios da História. Rio de Janeiro: Campus, 1-23, 1997.

FRANCHI, J. A. Arqueología Antropológica. Madri: Akal, 1989.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.

GUIDON, Niède. “Do pioneirismo romântico à ciência”. In: Fundação Cultural Banco do Brasil. Antes - Histórias da Pré -história, p. 244-247, 2004, il.

HODDER, Ian. Archaeological Theory Today. 7ª ed.  Cambridge, Polity, 2009.

_____. Interpretación en Arqueología. Barcelona ; Crítica, 1988.

_____ ; ORTON, Clive. Análisis espacial en arqueologia. Barcelona: Crítica, 1990.

MARTIN, G. Pré-história do nordeste do Brasil. 4ª ed. Recife: UFPE, 2005.

MORAIS, J. L de. “Tópicos de Arqueologia da Paisagem”. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia. São Paulo: MAE/USP, 10:3-30, 2000.

NEVES, Walter. Antropologia ecológica. Um olhar materialista sobre as sociedades humanas. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2002 (Col. Questões da nossa época; vol. 59).

RENFREW, Colin & BAHN, Paul. Arqueologia. Teoria, métodos y práctica. Madri: Akal, 1993.

TRIGGER, Bruce G. Historia do pensamento arqueológico. São Paulo: Odysseus Editora, 2004.

VIERTLER, Renate Brigitte. Ecologia cultural. Uma antropologia da mudança. São Paulo: Ática, 1988. (Série Princípios).

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1100 25/08/2024 00:26