Texto: |
Grupos de Estudos Dirigidos
DATA
|
GRUPO
|
TEMA
|
ALUNOS
|
24/03
|
G1
|
1º MOMENTO DA DISCIPLINA: TEÓRICO
Introdução ao Aconselhamento Psicológico:
(história, conceitos, diferenciação entre Aconselhamento, orientação e psicoterapia, evolução e tipos, campo de atuação)
Alunos deverão sintetizar o conteúdo e apresentar de forma criativa, trazendo simulações de roleplay com os exemplos trazidos no livro. A respeito dos campos de atuação, deverão fazer um levantamento na internet sobre alguns dos possíveis locais de atuação com aconselhamento, questões éticas envolvidas e postura profissional.
Referências: Aconselhamento psicológico centrado na pessoa (Rosenberg, 1987; abertura, pg. IX até ‘uma referência histórica’, pg.16); Aconselhamento psicológico: teoria e prática (Scheeffer, 1985, CAP1; CAP2, pgs. 12-33 e CAP6, pgs. 58-68) ; Forghieri, CAP2, pg. 41-47);
|
Ana Rafaela
Silmaria
Néria
Francinaldo
Assislene
|
24/03
|
G2
|
O Aconselhamento como processo e a Fase da Descoberta Inicial
Alunos deverão sintetizar o conteúdo e apresentar de forma criativa, trazendo simulações de roleplay com os exemplos trazidos no livro.
Referências: O aconselhamento terapêutico (Forghieri, CAP 12, pgs 107 -114) e O processo de aconselhamento (Patterson, 2001, CAPs 2 e 3, pgs. 19 a 53);
Entrega da 1ª Análise crítica de um dos textos trabalhados nesta aula. Quem apresentar na data não necessita entregar análise.
|
Francisco Onival
Isabel
Narayana
Eva
Mayara
|
31/03
|
G3
|
O Aconselhamento como processo: Exploração em profundidade
Alunos deverão sintetizar o conteúdo e apresentar de forma criativa, trazendo simulações de roleplay com os exemplos trazidos nos textos.
Referências: O processo de aconselhamento (Patterson, 2001, CAP. 4, pgs. 55 a 78); Aconselhamento Terapêutico (Forghieri, 2007, Parte 4 – caps. 13, 14 e 15; pgs. 115-128);
Entrega da 2ª Análise crítica de um dos textos trabalhados nesta aula. Quem apresentar na data não necessita entregar análise.
|
Rayfran
Anne Caroline
Luana
Jhulyanne
Staphny
|
31/03
|
G4
|
G4: O Aconselhamento como processo: Preparação para ação e Término
Alunos deverão sintetizar o conteúdo e apresentar de forma criativa, trazendo simulações de roleplay com os exemplos trazidos nos textos.
Referências: O processo de aconselhamento (Patterson, 2001, CAPs. 5 e 6, pgs. 81 a 107);
Aconselhamento Terapêutico (Forghieri, 2007, Parte 4 – cap. 16)
|
Chesly
Socorro
Carolina
Sylmara
|
07/04
|
G5
|
Aconselhamento e ênfases teóricas: Psicanálise, Racional Emotivo, Traço e fator, Behaviorismo/ TCC.
Alunos irão abordar as mencionadas perspectivas, enfatizando a Psicanálise e o Behaviorismo. Para isso, deverão entrevistar 02 profissionais, um de psicanálise e um da TCC - preferencialmente NÃO PROFESSORES - para comporem a apresentação com o olhar destes profissionais sobre o aconselhamento e o plantão na sua prática. A apresentação deverá conter um diálogo crítico entre as falas dos profissionais com os textos sugeridos.
Referências: O processo de Aconselhamento (Patterson, 2001, CAP.11, pgs. 184-199); Aconselhamento Psicológico a jovens do ensino superior (Dias, 2006, pgs. 39-50); Plantão Psicológico sob o enfoque da análise do comportamento (Lima e Santos, 2012 – http://npa.newtonpaiva.br/psicologia/e3-46-plantao-psicologico-sob-o-enfoque-da-analise-do-comportamento/), Plantão Psicológico Comportamental (Eduardo, 2011 – http://reforcadopositivamente.blogspot.com.br/2011/07/lantão-psicologico.html); se desejarem, poderão pesquisar na internet (periódicos e artigos)
|
David
Sinara
Andressa
Diana
Beatriz
|
07/04
|
G6
|
G6: Aconselhamento e ênfases teóricas: Abordagens humanistas
Alunos irão entrevistar 03 profissionais de diferentes perspectivas humanistas (ACP, GT, Fenomenologia, etc.), PREFERENCIALMENTE NÃO PROFESSORES, para comporem a apresentação com seu olhar sobre o aconselhamento e o plantão na prática desses profissionais. Utilizar como base o texto de Patterson e Eisenberg.
Referências: O processo de Aconselhamento (Patterson, 2001, CAP.11, pgs. 173-184); Aconselhamento Psicológico Centrado na Pessoa (Rosenberg, 1987, CAP3. pgs. 45-59); Livro Aconselhamento terapêutico (Forghieri, 2007, PARTE 3 – Caps. 7, 9 e 11);
Entrega da 3ª Análise crítica de um dos textos trabalhados nesta aula. Quem apresentar na data não necessita entregar análise.
|
Hortência
Rafaela
Larissa
Vinicius
Kelyane
Jéssyca
|
14/04
|
G7
|
Plantão Psicológico & Triagem
Alunos deverão ir à clínica (SEP), fazer uma entrevista com 1 técnico, 1 recepcionista, 1 professor supervisor e duas pessoas da comunidade (estas últimas que não estejam na clínica, e deverão ser entrevistadas brevemente sobre o que conhecem do serviço, o que esperam, como acham que funciona, o que é triagem e plantão). Alunos deverão mapear o funcionamento do serviço, desde a entrada do cliente, à seu término no processo, como funciona a triagem, em todas as suas especificidades (inscrições, dias, como é, ficha de síntese, a triagem na perspectiva do aluno-estagiário e sob a perspectiva do cliente, questões éticas envolvidas), o plantão (igualmente, todas as suas especificidades), e suas diferenças na prática. Sugere-se que tragam um roleplay sobre a triagem e sobre o plantão.
Referências: Artigo Plantão psicológico e triagem: aproximações e distanciamentos (Rocha, 2011); Plantão psi uma prática clínica da modernidade (Dutra e Rebouças, 2010); ambos no SIGAA
Leitura complementar (optativa): Uma experiência de plantão psicológico na PM (Oliveira e Morato, 2008). xérox
|
Priscila
Marciano
Déborah
Giscelle
Carinny
|
14/04
|
G8
|
Aconselhamento & Plantão na Clínica Ampliada
Alunos irão visitar 02 dispositivos de saúde diferentes/ ou locais de atuação em saúde coletiva, e entrevistar 02 profissionais da área para comporem a apresentação com seu olhar sobre o aconselhamento e o plantão na prática desses profissionais, nesta área (possibilidades, limites, construções, desafios, etc). Na apresentação, deverão trazer um relato de experiência de atuação, seja relato achado em pesquisa na internet, seja coletado na entrevista sobre a experiência dos entrevistados. Tecer um diálogo crítico a respeito do que a bibliografia fala e do que acontece na prática.
Referências: PLANTÃO PSICOLÓGICO NO CRAS EM POÇOS DE CALDAS (Mota e Goto, 2009); PRÁTICAS PSICOLÓGICAS EM CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA (Cruz, 2009).
Entrega da 4ª Análise crítica de um dos textos trabalhados nesta aula. Quem apresentar na data não necessita entregar análise. FECHAR DATA DA PRÓXIMA AULA POR CONTA DO FERIADO.
|
Eduardo
Daltro
Joaquim
|
A pontuação será de até 5,0 para o desempenho do grupo como um todo e de até 5,0 para o desempenho individual de cada aluno em sua apresentação.
|