CAROLINE CAMARGO BANDEIRA DA SILVEIRA LUZ

COORDENAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA/CMRV

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caroline camargo bandeira da silveira luz

CMP - COORDENAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA/CMRV

CMR0209 - FISIOTERAPIA NEUROLOGIA INFANTIL E NEONATAL - Turma: 01 (2012.2)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina e avaliacao do paciente neurologico infantil (10/01/2013 - 10/01/2013)
Anamnese, Exame Fisico e Funcional e objetivos e tratamento fisioterápico
   modulo 1- material didatico DNPM1.pdf 
modulo 1- avalição do paciente neurológico infantil (10/01/2013 - 10/01/2013)

Dados Pessoais

Nome: ________________________________________________________________

Data de Nascimento: _____________ Sexo: _____________ Cor:______________

Nome da mãe ou responsável: _________________________________Idade: _____

Profissão da mãe: ____________________________Grau de instrução:_____

Nome do pai: _____________________________Idade: _______________________

Profissão do pai: ______________________ Grau de instrução: ________________

Endereço:_____________

Telefone: _____________________ Cidade:________________________

Médico:_______________Nacionalidade______________________________

Diagnóstico médico:  ___________________________________________

Hipótese de Diagnóstico fisioterápico: ______________________________

Data da avaliação:_______________________________________________

Nº Prontuário__________________________________________________________

 

  1. ANAMNESE:

 

Queixa Principal

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

H.M.P/ H.M.A

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Antecedentes Pessoais e Familiares

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

Exames Complementares e Cirurgias

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Medicamentos:

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

III- EXAME FÍSICO

 

Inspeção:

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Palpação:

_____________________________________________________________________________________

______________________________________________________________ ______________________

______________________________________________________________ ______________________

 

Escala de Aschworth- ESCALA DE ASCHWORTH

Grau

Comportamento do músculo ou grupos musculares

0

Sem aumento do tônus muscular

1

Leve aumento manifestado por mínima resistência no final do arco do movimento

1+

Leve aumento manifestado por leve resistência por leve resistência em 50% do arco do movimento

2

Moderado aumento na maior parte do arco do movimento, porém os segmentos são facilmente mobilizados

3

Considerado aumento com movimentação passiva dificultada

4

Rigidez em flexão ou extensão

 

Tônus:

Palpação:

Tônus:escala de Ashworth modificada

MMSS:_

Grupos Musculares

D

E

Flexores do cúbito

 

 

Extensores do cúbito

 

 

Flexores do punho

 

 

Extensores do punho

 

 

Flexores do ombro

 

 

Extensores do ombro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MMII:

Grupos Musculares

D

E

Flexores do joelho

 

 

Extensores do joelho

 

 

Flexores do quadril

 

 

Extensores doquadril

 

 

Adutores do quadril

 

 

Abdutores do quadril

 

 

Flexores plantar

 

 

Dorsiflexores

 

 

 

 

 

 

Trofismo:

MMSS:____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

MMII:____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

REAÇÕES E REFLEXOS

 

Decúbito Dorsal

 

Reflexo de busca

(  ) Presente   (  ) Ausente

Reflexo de Preensão Palmar

(  ) Presente   (  ) Ausente

Reflexo de Preensão Plantar

(  ) Presente   (  ) Ausente

Reflexo Cutâneo Plantar em Extensão

(  ) Presente   (  ) Ausente

Reflexo de Retirada

(  ) Presente   (  ) Ausente

Reflexo de Extensão Cruzada

(  ) Presente   (  ) Ausente

RTCA

(  ) Presente   (  ) Ausente

Reflexo de Endireitamento Cervical

(  ) Presente   (  ) Ausente

Reflexo de Moro

(  ) Presente   (  ) Ausente

Reflexos de Olhos de Boneca

(  ) Presente   (  ) Ausente

Reflexo Mão Boca ( Babkin)

(  ) Presente   (  ) Ausente

Reflexo Tônico Labiríntico

(  ) Presente   (  ) Ausente

 

Decúbito Ventral

 

Reflexo de Gallant

(  ) Presente   (  ) Ausente

Reflexo de Defesa

(  ) Presente   (  ) Ausente

Reflexo de Landau

(  ) Presente   (  ) Ausente

Reflexo de Pára- quedas

(  ) Presente   (  ) Ausente

RTCS

(  ) Presente   (  ) Ausente

Reação de Anfíbio

(  ) Presente   (  ) Ausente

 

Sentado

 

Reação de proteção para frente

(  ) Presente   (  ) Ausente

Reação de Proteção para os lados

(  ) Presente   (  ) Ausente

Reação de Proteção para Trás

(  ) Presente   (  ) Ausente

 

Em Pé

 

Reflexo de Marcha

(  ) Presente   (  ) Ausente

Reação Positiva de Apoio

(  ) Presente   (  ) Ausente

Reação de Colocação dos Pés

(  ) Presente   (  ) Ausente

Reação de Colocação das Mãos

(  ) Presente   (  ) Ausente

Reações Labirínticas de Retificação

(  ) Presente   (  ) Ausente

 

 

IV- EXAME FUNCIONAL

 

Mobilidade articular: ( paresias, paralisias, rigidez, retrações...)

MMSS:_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

MMII:_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Tronco:_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Padrão postural

 

Decúbitodorsal:__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Decúbitoventral:_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Sedestação:_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Gato:__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

RolarparaDeE:_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

DDparasedestação:_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Sedestaçãoparabipedestação:_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

SemiAjoelhado:__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Empé:__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Marcha:________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Função Neurovegetativa

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Distúrbios Associados

Visual: _______________________________________________________________________________

Auditivo: _____________________________________________________________________________

Fala:_________________________________________________________________________________

Estado Emocional:______________________________________________________________________

 

V-OBSERVAÇÕES GERAIS

 

DNPM:__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

VI-CONCLUSÃO

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

 

VII- OBJETIVOS

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

VIII-CONDUTA

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

________________                                                                      __________________

ESTAGIÁRIOS                                                                               SUPERVISOR

 

ESCALA DE ASCHWORTH

Grau

Comportamento do músculo ou grupos musculares

0

Sem aumento do tônus muscular

1

Leve aumento manifestado por mínima resistência no final do arco do movimento

1+

Leve aumento manifestado por leve resistência por leve resistência em 50% do arco do movimento

2

Moderado aumento na maior parte do arco do movimento, porém os segmentos são facilmente mobilizados

3

Considerado aumento com movimentação passiva dificultada

4

Rigidez em flexão ou extensão

 

 

 

 

 

ESCALA DE FORÇA MUSCULAR

 

Grau

Resultado

0

Nenhuma contração palpável ou visível

1

Contração palpável ou visível

2

Movimento completo sem ação da gravidade

3

Movimento completo contra a ação da gravidade

4

Movimento completo contra a ação da gravidade e moderada resistência adicional

5

Movimento completo contra a ação da gravidade e máxima resistência adicional

 

 

avaliacao do paciente neurologico infantil- aula pratica (17/01/2013 - 17/01/2013)
Anamnese, Exame Fisico e Funcional e objetivos e tratamento fisioterápico
Metodos em Neurologia - (24/01/2013 - 24/01/2013)

Metodos Doman Delacatao, Phelps, Vojta, Peto, Bobath e Kabat

metodos em Neurologia (24/01/2013 - 24/01/2013)

MÓDULO 2- MÉTODOS EM NEURIPEDIATRIA

1-      Phelps, 2- Rood, 3- Vojta, 4- Doman Delacato, 5- Peto, 6- Bobath

1-      PHELPS
Década de 40, ortopedista de Baltimore

ü  Método clássico

ü  Principio básico- reabilitação muscular

Utilização de meios auxiliares como mesas adaptadas e barras paralelas

ü  Consiste em programa de exercícios- a sequência não pode ser desrespeitada

ü  Vai de massagem á destreza manual

 

2-      ROOD

Década de 50-60 terapeuta ocupacional em Los Angeles

ü  Principio – ativação da unidade motora por meio de estímulos proprioceptivos e exteroceptivos

ü  Objetivo- inibir, facilitar e ativar as reações motoras

ü  Base do método-

Estímulos cutâneo para o músculo, para aumentar a sensibilidade dos receptores de estiramento, seguida de estimulação proprioceptiva, por meio do estiramento rápido para facilitar a contração voluntaria do músculo.

Sequencia ontogenética

 

3-      VOJTA

Década de 50-70, foi desenvolvido para crianças

ü  Dupla função- preventiva e terapêutica

ü  Principio- estimula o comportamento reflexo para obter o comportamento espontâneo

 

4-      DOMAN DELACATO

Década de 50

Principio é a padronização- movimentos podem ser realizados por ate 3 adultos

ü  Característica- o choro não interfere no tratamento

ü  Segue padrão de hierarquia neural-

Medula- sem locomoção

Ponte- arrasta

Mesencéfalo- engatinha

Córtex- anda

 

5-      PETO

Pedagogia Condutiva,

ü  Baseada em ordens verbais

ü  Contato manual, se necessário e reforço verbal

ü  Regente conduz o tratamento

 

6-      BOBATH

Tratamento neuroevolutivo,

ü  Importante ter equipe integrada, para se obter intervenções coordenadas, conduta combinada, intercambio formal e informal de informações

ü  Baseia-se sequencia evolutiva de padrões de movimento, inibição de padrões anormais e equipe integrada

ü  Conceito- a lesão provoca interferência na maturação normal do cérebro que gera padrões anormais de movimento

ü  Objetivo- modificar os padrões anormais de movimento e facilitar os padrões normais de movimento

ü  Com a modificação dos padrões anormais o movimento é mais fácil com isso aumenta a experiência sensório-motora adequada para proporcionar habilidades funcionais

ü  Técnicas utilizadas

1-Ponto chave de controle: “São pontos através dos quais reduzimos a espasticidade e facilitamos reações posturais de movimentos mais normais”.

Com base nas reações de endireitamento e equilíbrio a pessoa é estimulada a adquirir função motora

Reação de endireitamento- manter e restabelecer cabeça e tronco eretos

Reações de equilíbrio- manter e restabelecer equilíbrio para evitar quedas

Na pessoa sem alteração de tônus a mudança do centro de gravidade provoca alteração muscular, com ativação dos músculos contrários

Na aplicação da técnica é necessário oferecer o apoio mínimo, para o paciente realizar o movimento

Objetivo final- proporcionar ao paciente o movimento(experiência sensório motora) e se possível independência na realização deste

Pontos chaves- cabeça, cintura escaplar e pélvica, cotovelo, joelho, mao e pé

2- Suporte (ou descarga ) de peso, pressão e resistência

Objetivo- manter a postura contra a gravidade e inibir padroes anormais de movimento

3- Placing e Holding - Colocação e manutenção de membros para uma atividade

ü Baseado na habilidade do paciente em interromper um movimento em qualquer etapa, automaticamente ou voluntariamente

4- Tapping-

Inibição – inibir a hipertonia e facilitar movimento

Pressão- fixação postural

Alternado- estimulo em agonita e antagonista para manter a postura

Deslizamento- ativação muscular

 

 

 

 

2-       

 

 

 

 

 

 

 

 

Metodos em Neurologia- aula pratica (31/01/2013 - 31/01/2013)

Metodos Doman Delacatao, Phelps, Vojta, Peto, Bobath e Kabat

Atenção fisioterápica em distrofia muscular,lesão de plexo e Amiotrofia Espinhal Progressiva (07/02/2013 - 07/02/2013)
Definicao, quadro clinico, tratamento
Atenção fisioterápica em distrofia muscular,lesão de plexo e Amiotrofia Espinhal Progressiva aula teorica (14/02/2013 - 14/02/2013)

Definicao, quadro clinico, tratamento

Atenção fisioterápica em distrofia muscular,lesão de plexo e Amiotrofia Espinhal Progressiva aula pratica (21/02/2013 - 21/02/2013)
Definicao, quadro clinico, tratamento
Prova teórica (28/02/2013 - 28/02/2013)
Atenção fisioterápica em distrofia e Encefalopatia Cronica Infantil e Sindromes (07/03/2013 - 25/04/2013)
Definicao, Quadro clinico e tratamento
Atenção fisioterápica em distrofia e Encefalopatia Cronica Infantil- aula pratica (14/03/2013 - 14/03/2013)
Definicao, Quadro clinco e Tratamento
  Visitas na clinica 
Pessoal.. segue a lista de visitas da clinica.
Atenção fisioterápica em Encefalopatia Cronica Infantil- aula pratica (21/03/2013 - 21/03/2013)
Definicao, Quadro clinco e Tratamento
Estudo de casos de Neuripediatria (25/03/2013 - 25/03/2013)
Os alunos apresentaram casos observados na clinica escola de Fisioterapia
Atenção fisioterápica em Encefalopatia Cronica Infantil- aula pratica (28/03/2013 - 28/03/2013)
Definicao, Quadro clinco e Tratamento
Atenção fisioterápica em Encefalopatia Cronica Infantil- aula pratica (04/04/2013 - 04/04/2013)
Definicao, Quadro clinco e Tratamento
Prova pratica (11/04/2013 - 11/04/2013)
Prova teorica (18/04/2013 - 18/04/2013)
Exame (25/04/2013 - 25/04/2013)
Frequências da Turma
# Matrícula JAN FEV MAR ABR Total
10 17 24 31 07 14 21 28 07 14 21 04 11 18
1 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 4
2 20073**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 20094**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
6 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 20094**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
9 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 20094**** 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
12 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 20094**** 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 56
18 20094**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
19 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 20094**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
24 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
31 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 20094**** 7,0 7,5 7,5 7.3 0 AM
2 20094**** 5,1 10,0 7,0 7.4 0 AM
3 20094**** 6,6 7,5 5,0 9.0 7.7 0 EF
4 20094**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
5 20094**** 7,8 10,0 6,5 8.1 4 AM
6 20094**** 6,5 10,0 7,0 7.8 0 AM
7 20094**** 6,1 10,0 8,0 8.0 0 AM
8 20094**** 5,5 10,0 8,5 8.0 4 AM
9 20094**** 9,8 10,0 4,5 8.1 0 AM
10 20094**** 6,2 10,0 5,5 7.2 0 AM
11 20094**** 5,7 10,0 7,0 7.6 0 AM
12 20094**** 9,0 10,0 7,5 8.8 0 AM
13 20094**** 6,9 10,0 7,5 8.1 0 AM
14 20094**** 9,1 5,0 8,5 7.5 0 AM
15 20094**** 6,9 7,5 8,5 7.6 0 AM
16 20094**** 6,4 5,0 8,0 8.0 7.3 0 EF
17 20094**** 9,9 10,0 5,5 8.5 0 AM
18 20094**** 8,0 10,0 8,0 8.7 0 AM
19 20094**** 10,0 0,0 8,5 9.5 7.9 0 EF
20 20094**** 9,2 10,0 8,0 9.1 0 AM
21 20094**** 9,7 7,5 7,5 8.2 0 AM
22 20094**** 6,3 10,0 8,0 8.1 0 AM
23 20094**** 6,1 0,0 7,0 7.0 5.7 4 RN
24 20094**** 7,3 10,0 9,5 8.9 0 AM
25 20094**** 9,8 7,5 6,5 7.9 4 AM
26 20094**** 5,6 5,0 7,0 7.0 6.5 0 EF
27 20094**** 5,5 7,5 5,5 6.0 6.1 8 EF
28 20094**** 6,7 10,0 6,0 7.6 2 AM
29 20073**** 5,8 2,5 4,5 7.0 5.7 0 RN
30 20094**** 6,8 7,5 8,0 7.4 0 AM
31 20094**** 9,8 7,5 5,5 7.6 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: 1 – EMENTA
A disciplina abordará as principais alterações de desenvolvimento da criança e suas respectivas condutas fisioterapêuticas.


2 – OBJETIVOS
Proporcionar o conhecimento das principais patologias pediátricas assim como subsídios teóricos e práticos para avaliação e elaboração de condutas fisioterapêuticas. .


3 – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1- Principais patologias que afetam o desenvolvimento da criança no período pré, peri e pos natal. (mal-formações, doenças infectcontagiosas)
2. Avaliação em Neuropediatria
3. Modelos de controle motor e sua relação com as teorias da aprendizagem e abordagens de tto (FNP, Bobath, Rood, Brunnstom, Carr e Shepherd,...)
.4. Fundamentação teórica e prática das abordagens de tratamento facilitadoras e inibidoras
5. Atenção Fisioterápica nas lesões de Plexo Braquial,
6. Atenção Fisioterápica na Paralisia Cerebral
7. Atenção Fisioterápica nas Síndromes
8-Atenção Fisioterápica na Hidrocefalia: Espinha bifida
9-Atenção Fisioterápica na s neuropatias
10-Atenção Fisioterápica nas miopatias
As estratégias de ensino utilizadas nesta disciplina aplicadas serão:
a) Atividades em sala, como debates, relatórios, análise de material audiovisual, estudos de casos e seminários;
b) Atividades de campo: visitas a locais que ofereçam situações relativas ao conteúdo do momento.
Para o desenvolvimento do processo ensino- aprendizagem das aulas teóricas serão utilizados recursos audiovisuais como: retroprojetor, projetor de slides, quadro-negro, equipamento de DVD. A utilização destes recursos terá como objetivo favorecer a participação ativa dos alunos no desenvolvimento de cada tema abordado. Nas aulas práticas será dada a ênfase nas atividades realizadas entre os alunos, que praticarão as técnicas de avaliação e tratamento fisioterapêutico entre si, com base na explicação teórica das mesmas. Para realizar recuperação do interesse de alunos com reduzido aproveitamento na disciplina, serão utilizados recursos capazes de reaproximar este da disciplina, a fim de evitar o aumento do seu desinteresse e uma reprovação. Os temas para os seminários, serão escolhidos pelos próprios alunos, para que eles possam abordar os assuntos, os quais ele sinta prazer em pesquisar, e que, ao mesmo tempo tenha espaço dentro da disciplina.

Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Serão realizadas avaliações de caráter contínuo, gradual, cumulativa, coerente, cooperativa e ampla; com distribuição ao longo do período letivo, em regime bimestral, sendo que o valor de cada avaliação será estipulado previamente.
O formato da avaliação poderá ser:
a) provas teóricas e práticas,
b) seminários,
c) relatórios em grupos e individuais.
A participação do aluno em sala de aula e no desenvolvimento das atividades também será observada e considerada como critério de avaliação.
O aluno será aprovado se obtiver nota igual ou superior a 7.0.


6 – BIBLIOGRAFIA
BOBATH, B Desenvolvimento motor nos diferentes tipos de paralisia cerebral, São Paulo: Manole, 1989
BURNS, Y. R. Fisioterapia e Crescimento na infância. Santos: Santos, 1999
DIAMENT, A. & CYPEL, S. Neurologia infantil, 3ª ed, Rio de Janeiro: Atheneu, 1996.
ECKERT, H. Desenvolvimento motor, São Paulo: Manole, 1993
FLEHMIG. Texto e Atlas do Desenvolvimento Normal e seus Desvios no Lactente. Rio de Janeiro: Atheneu, 2000.
MAGILL, R Aprendizagem motora conceitos e aplicações. São Paulo: Edgar Blucher, 200
RATLIFFE, K.T. Fisioterapia na Clinica Pediatrica.. Santos :Santos, 2002
SHEPHERD, R. B. Fisioterapia em Pediatria. Santos: Santos,1996.
SHUNWAY-COOK, A. Controle Motor: teoria e aplicações. Práticas. São Paulo: Manole , 2003

Horário de atendimento: Quinta 8h00 as 12h00
Bibliografia:
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
10/01/2013
10/01/2013
Apresentação da disciplina e avaliacao do paciente neurologico infantil
10/01/2013
10/01/2013
modulo 1- avalição do paciente neurológico infantil
17/01/2013
17/01/2013
avaliacao do paciente neurologico infantil- aula pratica
24/01/2013
24/01/2013
Metodos em Neurologia -
24/01/2013
24/01/2013
metodos em Neurologia
31/01/2013
31/01/2013
Metodos em Neurologia- aula pratica
07/02/2013
07/02/2013
Atenção fisioterápica em distrofia muscular,lesão de plexo e Amiotrofia Espinhal Progressiva
14/02/2013
14/02/2013
Atenção fisioterápica em distrofia muscular,lesão de plexo e Amiotrofia Espinhal Progressiva aula teorica
21/02/2013
21/02/2013
Atenção fisioterápica em distrofia muscular,lesão de plexo e Amiotrofia Espinhal Progressiva aula pratica
28/02/2013
28/02/2013
Prova teórica
07/03/2013
25/04/2013
Atenção fisioterápica em distrofia e Encefalopatia Cronica Infantil e Sindromes
14/03/2013
14/03/2013
Atenção fisioterápica em distrofia e Encefalopatia Cronica Infantil- aula pratica
21/03/2013
21/03/2013
Atenção fisioterápica em Encefalopatia Cronica Infantil- aula pratica
25/03/2013
25/03/2013
Estudo de casos de Neuripediatria
28/03/2013
28/03/2013
Atenção fisioterápica em Encefalopatia Cronica Infantil- aula pratica
04/04/2013
04/04/2013
Atenção fisioterápica em Encefalopatia Cronica Infantil- aula pratica
11/04/2013
11/04/2013
Prova pratica
18/04/2013
18/04/2013
Prova teorica
25/04/2013
25/04/2013
Exame
Avaliações
Data Descrição
28/02/2013 1ª Avaliação
11/04/2013 2ª Avaliação
18/04/2013 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Revisao da Prova de Neuropediatria (exame) 25/04/2013
nota da prova teorica mais o ponto da monitoria 19/04/2013
prova neuroped teorica 02/04/2013
Lesao do plexo Braquial do tipo Klumpke 20/02/2013
aula do dia 14/02 08/02/2013
Aula pratica 29/01/2013
Monitoria 21/01/2013

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