MICAIAS ANDRADE RODRIGUES

DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO/CCE

Ir ao Menu Principal

micaias andrade rodrigues

MET - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO/CCE

CPPGL/CCHL018 - SEMINÁRIO TEMÁTICO IV - ESTUDOS DE LINGUAGEM - Turma: 01 (2022.1)

Tópicos Aulas
Apresentação e discussão do plano de disciplina. Fundamentos de Botânica. Célula vegetal. Substâncias de reserva. Pigmentos. (14/04/2016 - 14/04/2016)
Sistemática geral. A sistemática vegetal e seu significado. Nomenclatura. Regras de nomenclatura. Os sistemas de classificação. (15/04/2016 - 15/04/2016)
Fitogeografia. Introdução ao estudo das algas. Distribuição. (21/04/2016 - 21/04/2016)
Divisão Cyanobacteria. Características básicas. Comparação com outras bactérias. Origem. Reprodução. Heterocisto. Mobilidade. Toxinas. (22/04/2016 - 22/04/2016)
Cyanobacteria: Importância. Aspectos ecológicos. Classificação proclorofitas. (28/04/2016 - 28/04/2016)
Divisao Chlorophyta. Características básicas. Ocorrência. Morfologia. Organização celular. Reprodução e ciclo de vida. (29/04/2016 - 29/04/2016)
Divisao Chlorophyta. Classificação. Evolução do grupo. Linhagem das clorofíceas. (05/05/2016 - 05/05/2016)
Divisao Chlorophyta. Principais ordens da Classe Chlorophyceae e Ulvophyceae. Família Caulerpaceae. Família Derbesiaceae. (06/05/2016 - 06/05/2016)
Divisao Chlorophyta. Família Codiaceae. Ordem Dasycladales. Ordem Charales. (12/05/2016 - 12/05/2016)
Aula prática inicial. Material de laboratório. Técnica de documentação e confecção de cortes. Montagem em laminas. Preparação de lâminas. (13/05/2016 - 13/05/2016)
Divisão Euglenophyta. Características básicas. Ocorrência. Morfologia. Estrutura celular. (19/05/2016 - 19/05/2016)
Divisão Euglenophyta. Reprodução. Classificação. Considerações evolutivas. (20/05/2016 - 20/05/2016)
Divisão Miozoa. Caracteristicas básicas. Organização celular. Reprodução e histórico de vida. Aspectos ecológicos. Bioluminescência. (26/05/2016 - 26/05/2016)
Divisão Heterokontophyta. Classe Bacillariophyceae (diatomáceas) Características básicas. Ocorrência. Morfologia. Organização celular. Taxonomia. Movimento. Reprodução e Histórico de vida. (27/05/2016 - 27/05/2016)
Classe Bacillariophyceae: Importância econômica. Aspectos ecológicos. (02/06/2016 - 02/06/2016)
Aula de campo: Coleta de macroalgas marinhas na praia do Coqueiro, Luis Correia, Piauí. (03/06/2016 - 03/06/2016)
No horário de 10:00 - 12:00
Triagem e fixação do material coletado, com formol. (03/06/2016 - 03/06/2016)
Aula de campo: Coleta de macroalgas marinhas na praia do Coqueiro, Luis Correia, Piauí. (03/06/2016 - 03/06/2016)
Aula prática: Preparacão de exsicatas. Técnicas de herborização de macrolagas marinhas. (09/06/2016 - 09/06/2016)
Aula prática: Confecção de cortes para identificação de macroalgas marinhas. (10/06/2016 - 10/06/2016)
1a Avaliação Parcial (17/06/2016 - 17/06/2016)
Divisão Rhodophyta. Características básicas. Semelhancas entre Rhodophyta e Cyanobacteria diferenças de outras algas eucarióticas. (23/06/2016 - 23/06/2016)
Divisão Rhodophyta. Ocorrência. Morfologia. Crescimento. Organização celular. Reprodução. (24/06/2016 - 24/06/2016)
Continuação (Divisão Rhodophyta) Classificação das Rodofíceas. Classe Rhodophyceae. Sub-Classe Bangioideae (características). (30/06/2016 - 30/06/2016)
Continuação (Divisão Rhodophyta). Classe Florideae (crescimento). Divisão Rhodophyta (Continuação) Divisão das Florídeas (ordens). Corallinales. Gelidiales. Gigartinales. (01/07/2016 - 01/07/2016)
Divisão Rhodophyta (Continuação) Divisão das Florídeas (ordens). Gracilariales. Ceramiales. Rhodhymeniales. (07/07/2016 - 07/07/2016)
Classe Phaeophyceae. Características básicas. Ocorrência. Morfologia. Crescimento. Organização celular. Reprodução. Histórico de vida. (08/07/2016 - 08/07/2016)
Divisão Heterokonthophyta. Classificação das Phaeophyceae (Fucophyceae). Ordem Ectocarpales. Ordem Dictyotales. Ordem Laminariales. Ordem Fucales. (14/07/2016 - 14/07/2016)
Aula prática: Confecção de cortes para identificação de macrolagas marinhas. (15/07/2016 - 15/07/2016)
Algas e seu emprego industrial, comercial, médico e farmacêutico. Espécies produtoras de ficocolóides. Métodos de extração. (21/07/2016 - 21/07/2016)
2a Avaliação Parcial (22/07/2016 - 22/07/2016)
Principais famílias de fanerógamas aquáticas. Divisão gymnospermae (gimnospermas). Principais famílias de fanerógamas aquáticas. Divisão angiospermae. (28/07/2016 - 28/07/2016)
A Flora do manguezal. Raízes. Plântulas e sementes. Família Avicenniaceae. (29/07/2016 - 29/07/2016)
3a Avaliação Parcial (Organização final do trabalho e entrega: Organização de herbários). (01/08/2016 - 01/08/2016)
Aula Extra.
A natureza narrativa da imagem (01/04/2022 - 01/04/2022)
Construção de significados em narrativas visuais: leitores e camadas de leitura (08/04/2022 - 08/04/2022)
Estratégias de leitura de narrativas visuais: papel do mediador e possibilidades para o trabalho com livros ilustrados sem palavras (29/04/2022 - 29/04/2022)
Análise de narrativas visuais (06/05/2022 - 06/05/2022)
Frequências da Turma
# Matrícula ABR MAI Total
01 08 29 06
1 2022100**** 0 0 0 0 0
2 2022100**** 0 0 0 0 0
3 2022100**** 0 0 0 0 0
4 2022100**** 0 0 0 0 0
5 2022100**** 0 4 4 4 12
6 2022100**** 0 0 0 0 0
7 2022100**** 0 0 0 0 0
8 2022100**** 0 0 0 0 0
9 2022100**** 0 0 0 0 0
10 2022100**** 0 0 0 0 0
11 2022100**** 0 0 0 0 0
12 2021100**** 0 0 0 0 0
13 2021100**** 0 0 0 0 0
14 2022100**** 0 0 0 0 0
15 2022100**** 0 0 0 0 0
16 2022100**** 0 0 0 0 0
17 2022100**** 0 0 0 0 0
18 2022100**** 0 0 0 0 0
19 2021100**** 0 0 0 0 0
20 2021100**** 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2021100**** 9,5 9.5 0 AM
2 2021100**** 8,0 8.0 0 AM
3 2022100**** 10,0 10.0 0 AM
4 2022100**** 9,5 9.5 0 AM
5 2022100**** 10,0 10.0 0 AM
6 2022100**** 8,0 8.0 0 AM
7 2022100**** 8,0 8.0 0 AM
8 2021100**** 9,0 9.0 0 AM
9 2021100**** 7,5 7.5 0 AM
10 2022100**** 9,5 9.5 0 AM
11 2022100**** 9,0 9.0 0 AM
12 2022100**** 8,0 8.0 0 AM
13 2022100**** 9,5 9.5 0 AM
14 2022100**** 9,0 9.0 0 AM
15 2022100**** 9,5 9.5 0 AM
16 2022100**** 0,0 0.0 12 RF
17 2022100**** 9,0 9.0 0 AM
18 2022100**** 9,0 9.0 0 AM
19 2022100**** 0,0 0.0 0 RN
20 2022100**** 9,5 9.5 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: -
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: • Aulas expositivas e dialogadas;<br />• Leitura e análise de textos teóricos<br />• Atividades de articulação teórico-prática.<br />
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação será contínua e tomará como critérios a participação nas discussões dos textos, a assiduidade e a pontualidade às aulas e o efetivo engajamento nas atividades. A frequência mínima nas aulas deverá ser de 75%. Além disso, será exigida a realização de uma atividade de característica teórico-prática acerca dos conteúdos trabalhados no Seminário a ser apresentada na última aula.
Horário de atendimento:
Bibliografia: ALEXANDRE, Leila Rachel Barbosa; CASTELO BRANCO, Eliana da Cruz. Leitura de livro ilustrado sem palavras por adultos surdos: possibilidades para a obra o menino-vazio. Caderno de Letras, Pelotas, v. 38, p. 95-112, 2020. <br /><br />ARIF, M. M.; HASHIM, F. Reading from the wordless: a case study on the use of wordless<br />picture books. CCSE English Language Teaching, v. 1, n. 1, pp. 121-126, jun. 2008.<br /><br />ARIZPE, E. Meaning-making from wordless (or nearly wordless) picturebooks: what educational research expects and what readers have to say. Cambridge Journal of Education, v. 43, n. 2, 2013.<br /><br />ARIZPE, Evelyn; COLOMER, Teresa; MARTINEZ-ROLDAN, Carmen. Visual Journeys Trough Wordless Narratives: an International Inquiry with Immigrant Children and The Arrival. London: Bloomsbury, 2014.<br /><br />BÉRTOLO, Constantino. O banquete dos notáveis: sobre leitura e crítica. Tradução: Carolina Tarrío. São Paulo: Livro da Matriz, 2014.<br /><br />BOSCH, E; DURÁN, T. Ovni: un álbum sin palabras que todos leemos de manera diferente.<br />AILIJ (Anuario de Investigación en Literatura Infantil y juvenil), v. 7, n. 2, pp. 39-52, 2009.<br /><br />CRAWFORD, P. A.; HADE, D. D. Inside the picture, outside the frame: Semiotics and the<br />reading of wordless picture books. Journal of Research in Childhood Education, v. 15, n. 1, pp. 66-<br />80, 2000.<br /><br />CRAWFORD, P. A.; HADE, D. D. Inside the picture, outside the frame: Semiotics and the<br />reading of wordless picture books. Journal of Research in Childhood Education, v. 15, n. 1, pp. 66-<br />80, 2000.<br /><br />MANGUEL, A. Lendo Imagens: uma história de amor e ódio. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.<br /><br />NIKOLAJEVA, Maria; SCOTT, Carole. Livros ilustrados: palavras e imagens. São Paulo: Cosac & Naify, 2011.<br /><br />OLIVEIRA, I. (org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008.<br /><br />SANTAELLA, L. Como eu ensino: Leitura de imagens. São Paulo: Melhoramentos, 2012.<br /><br />TAVARES, M. Estratégia inferencial para ler o livro ilustrado. Revista Graphos, v. 21, n. 1, pp.<br />176-196, 4 jul. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/graphos/article/view/46554.<br />
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
01/04/2022
01/04/2022
A natureza narrativa da imagem
08/04/2022
08/04/2022
Construção de significados em narrativas visuais: leitores e camadas de leitura
29/04/2022
29/04/2022
Estratégias de leitura de narrativas visuais: papel do mediador e possibilidades para o trabalho com livros ilustrados sem palavras
06/05/2022
06/05/2022
Análise de narrativas visuais
Avaliações
Data Descrição
06/05/2022 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Link para o Classroom 25/03/2022
Informações importantes 09/03/2022

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1352 10/07/2025 23:17