LAIS PORTELA NEIVA COELHO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA/CSHNB

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lais portela neiva coelho

MPIC - COORDENAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA/CSHNB

PPGPP048 - SEMINÁRIO DE PESQUISA - Turma: 01 (2024.2)

Tópicos Aulas
Aula assíncrona - elaboração do Projeto de Pesquisa (11/09/2024 - 22/01/2025)
   Quadro com notas .pdf 
O quadro informa como se deu a composição da NF. A atividade Resenha não foi pontuada porque correspondeu a uma atividade assíncrona para valer presença.
Inicio da disciplina - Inicio da Unidade I - aula assíncrona - Resenhas (18/09/2024 - 18/09/2024)
UNIDADE I Planejando a pesquisa: o projeto de pesquisa em curso Desenvolvimento: Leitura e resenhas de textos e sessões de apresentação e debate dos pré-projetos de cada uma/um das/os discentes, com vistas a um nivelamento sobre o ponto de entrada na disciplina. (seis sessões= 24 horas)
Continuação Unidade I (25/09/2024 - 25/09/2024)
Continuação Unidade I (02/10/2024 - 02/10/2024)
Continuação Unidade I (16/10/2024 - 16/10/2024)
Continuação Unidade I (23/10/2024 - 23/10/2024)
Conclusão Unidade I (30/10/2024 - 30/10/2024)
Início Unidade II - Inicio de apresentação dos EDs, por discentes (06/11/2024 - 06/11/2024)
UNIDADE II Epistemologia, teoria, método e ética na pesquisa: retomando questões e reflexões sobre pesquisa social e produção do objeto Desenvolvimento: Espaços de Diálogos (ED) apresentados por discentes, seguidos de debates ( 4 sessões = 16 hs)
Continuação Unidade II - Apresentação EDs, por discentes (13/11/2024 - 13/11/2024)
Continuação Unidade II - Apresentação EDs, por discentes (27/11/2024 - 27/11/2024)
Conclusão Unidade II - Conclusão da apresentação EDs, por discentes (04/12/2024 - 04/12/2024)
Inicio da Unidade III - Apresentação de pesquisadora convidada (11/12/2024 - 11/12/2024)
Pesquisa utilizando Análise Crítica do Discurso de Norman Faclough
Continuação da Unidade III- Apresentação por pesquisador convidado (18/12/2024 - 18/12/2024)
Pesquisa Ação com base em Falas Borda e Paulo Freire
Aula assíncrona - elaboração do Projeto de Pesquisa (08/01/2025 - 08/01/2025)
Aula assíncrona - elaboração do Projeto de Pesquisa. Conclusão da dsiicplina (15/01/2025 - 15/01/2025)
Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV DEZ JAN Total
18 25 02 16 23 30 06 13 27 04 11 18 08 15 22
1 2024101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2024101**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4 3 4 0 0 0 15
4 2024101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2024100**** 0 4 4 4 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 15
7 2024101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2024100**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 8
9 2024100**** 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
10 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2024100**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
12 2024100**** 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
13 2024101**** 0 0 0 0 0 0 4 0 4 0 0 4 0 0 0 12
14 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2024100**** 0 0 0 4 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
16 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4
17 2024101**** 0 4 0 4 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
18 2024100**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
19 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2024100**** 8,7 8.7 0 AM
2 2024100**** 8,7 8.7 0 AM
3 2024100**** 8,7 8.7 4 AM
4 2024101**** 6,4 6.4 12 RN
5 2024100**** 8,7 8.7 4 AM
6 2024100**** 8,7 8.7 8 AM
7 2024100**** 7,6 7.6 0 AM
8 2024101**** 5,5 5.5 12 RN
9 2024100**** 8,4 8.4 4 AM
10 2024100**** 7,6 7.6 4 AM
11 2024100**** 8,4 8.4 0 AM
12 2024100**** 8,4 8.4 4 AM
13 2024100**** 7,0 7.0 8 AM
14 2024101**** 0,0 0.0 0 RN
15 2024100**** 7,6 7.6 15 AM
16 2024100**** 8,5 8.5 0 AM
17 2024101**** 8,6 8.6 0 AM
18 2024101**** 8,4 8.4 15 AM
19 2024100**** 8,7 8.7 0 AM
20 2024101**** 8,5 8.5 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: O processo de pesquisa e a produção do conhecimento, com ênfase nas Ciências Humanas e Sociais. Tipos de pesquisa. Abordagens qualitativas e quantitativas no processo de investigação. Triangulação. Técnicas de coleta e interpretação dos dados. Socialização e análise dos projetos de pesquisa de dissertações e teses das/dos discentes. Objetivo Geral: Contribuir para a compreensão do processo de produção do conhecimento científico e do rigor teórico-metodológico, a partir da socialização e análise dos projetos de pesquisa das dissertações e teses das/os discentes. Conteúdo Programático I Unidade: O processo de pesquisa e a produção do conhecimento nas Ciências Humanas e Sociais. II Unidade: Tipos de Pesquisa. Abordagens qualitativas e quantitativas no processo de investigação. Triangulação. III Unidade: Técnicas de coleta e interpretação dos dados. IV Unidade: Apresentação e análise dos projetos de pesquisa das dissertações e teses. Reelaboração das propostas a partir das contribuições das/os convidadas/os participantes dos seminários de pesquisa. Metodologia dos Encontros da Disciplina: Aulas expositivas e dialogadas; Cine-Fórum e/ou Vídeos; Leitura/análise de textos e grupos de discussão; Elaboração de quadro sinóticos e realização de seminários dos conteúdos estudados; Apresentação dos projetos de pesquisa das dissertações e teses (socialização de experiências de pesquisas); Seminários de Pesquisa com participação de convidadas/os, docentes e/ou pesquisadores dos eixos temáticos dos objetos de estudo. Procedimentos/Instrumentais de Avaliação: Participação individual e grupal: troca de diferentes saberes mediante socialização de estudos e/ou seminários; Apresentação dos projetos de pesquisa de dissertação ou tese; Reformulação do projeto de pesquisa da dissertação ou tese (produção de uma versão revisada a partir das contribuições da disciplina).
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: UFPI/CCHL/PPGPP
Disciplina: Seminário de Pesquisa – 2024-2
Carga horária da disciplina: 60 horas
Professora Dra. Dione Morais

Ementa: Planejamento da Pesquisa. Abordagens metodológicas. Técnicas de coleta de dados e análises de dados. Aspectos éticos da pesquisa. Acompanhamento e reformulação do projeto de pesquisa

Objetivos:

Geral: Apreender o processo de construção do objeto científico nas ciências humanas, com ênfase nas ciências sociais, em suas dimensões epistemológicas, teóricas e metodológicas

Específicos
- Investir no processo de concepção, planejamento e execução da pesquisa
- Rever e reformular o projeto de pesquisa a partir das apresentações e debates em sala de aula
- Da continuidade a processo de definição de caminhos metodológicos de interpretação/explicação da realidade e respectivas técnicas de construção e análise de inferências.

Programação

UNIDADE I
Planejando a pesquisa: o projeto de pesquisa em curso
Desenvolvimento: Leitura e resenhas de textos e sessões de apresentação e debate dos pré-projetos de cada uma/um das/os discentes, com vistas a um nivelamento sobre o ponto de entrada na disciplina. (seis sessões= 24 horas)

Referências

GOBO, Giampeto. O projeto de pesquisa nas investigações qualitativas. In: MELUCCI, Alberto (Org.). Por uma sociologia reflexiva. Petrópolis: Vozes, 2006, p. 91-116

LINHARES, Bianca de Freitas; ALVES, Douglas Santos. Metodologia de ensino em pesquisa social quantitativa. Pensamento Plural. Pelotas [14], p. 23-39; janeiro-junho 2014.

Textos das versões iniciais do planejamento da pesquisa de cada discente (20 discentes):
Sessão 1 - Cristhyane- Francisca Djalma - Kézia
Sessão 2 – Andréia – Rigoberto – Naira - Edriane
Sessão 3 – Rodrigo – Elaíne- Ginna- Danielle
Sessão 4 - Janaína – Kellen Boás - Edjaime
Sessão 5 -Karla – Joabe – Wagner- Marlucia

UNIDADE II
Epistemologia, teoria, método e ética na pesquisa: retomando questões e reflexões sobre pesquisa social e produção do objeto
Desenvolvimento: Espaços de Diálogos (ED) apresentados por discentes, seguidos de debates ( 4 sessões = 16 hs)

Referências

ED 1- Questões epistemológicas em ciência sociais
PIRES, Álvaro. P. Sobre algumas questões epistemológicas de uma metodologia geral das ciências sociais. In: POUPART, Jean, et al. A pesquisa qualitativa. Enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008, p. 43-94

BOURDIEU, Pierre. Por que devem as ciências sociais ser tomadas como objeto? In: _______. Para uma sociologia da ciência. Lisboa: Edições 70, p. 119-155

ED 2- Teoria na pesquisa social

MAY, Tim. Teoria social e pesquisa social. In: _______. Pesquisa social. Questões, métodos e processos. Porto Alegre: Artmed, 2004, p. 43-60

MORAES, Maria Célia M. de. Recuo da teoria: dilemas na pesquisa em educação Maria Célia M. de Moraes. Revista Portuguesa de Educação, 14(1), p. 07-25, 2001

ED 3- Epistemologias afrocentrada e decolonial

ASANTE, Molefe Keti. Afrocentricidade: notas sobre uma posição disciplinar. In: NASCIMENTO, Elisa Larkin. Afrocentricidade. Uma abordagem epistemológica inovadora, São Paulo: Selo Negro Edições, 2009 (Sankofa: matrizes) africanas da cultura brasileira; 4) p. 93-110.

MIGNOLO, Walter. Prolegômenos a uma gramática de la descolonialidad, In: _____. Desobediencia epistêmica, retórica de la modernidad, lógica de la colonialidad y gramática de la descolonialidad. Buenos Ayres: Ediciones del Siglo, 2010, p. 93-126

ED 4 Epistemologia feminista decolonial

MAFFIA, Diana. Epistemología feminista: la subversión semiótica de las mujeres en la ciencia. Revista Feminismos. Vol.2, n.3, set.-dez., p. 103-122, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/feminismos/article/view/30037/17769

TABUCHI, Mariana Garcia; ROSSI, Amélia do Carmo Sampaio. Construindo uma epistemologia feminista decolonial. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, 31(3), p. 1-15, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ref/a/MN9FqyQ3TZ4qbSNvfDgxnVm/

ED 5 – Abordagem qualitativa em ciências humanas e sociais

MELUCCI, Alberto. Conclusões- métodos qualitativos e pesquisa reflexiva. In¬¬¬¬¬¬¬¬¬: _______ (Org.) Por uma sociologia reflexiva. Petrópolis: Vozes, 2005, p. 315-338

MINAYO, Maria Cecília de Sousa. COSTA, António Pedro Fundamentos Teóricos das Técnicas de Investigação Qualitativa. Revista Lusófona de Educação, 40, p. 139-153, 2018

ED 6 – Abordagem quantitativa: questões de método e ética na pesquisa

COLLARES, Ana Cristina M. Uma questão de método: desafios da pesquisa quantitativa na sociologia. Idéias, Campinas-SP, Edição Especial, nova série, p. 110-135, 2013

RAMOS, Marília Patta. Métodos quantitativos e pesquisa em ciências sociais: lógica e utilidade da quantificação na explicação dos fenômenos sociais. Mediações, Londrina, v.18, n. 1, p. 55-65, jn./jun. 2013

E7- Etica na pesquisa social
ALVES, Daniela Alves de Alves; TEIXEIRA, Wanessa Milagres. Ética em pesquisa em ciências sociais: regulamentação, prática científica e controvérsias. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 46, e217376, p. 1-21, 2020.
MAY, Tim. Valores e ética no processo de pesquisa social. In: _______. Pesquisa social. Questões, métodos e processos. Porto Alegre: Artmed, 2004, p. 61-85

Unidade III


Epistemologia, teoria, método: dialogando com outr@s pesquisador@as. Elaborando o projeto de pesquisa
Desenvolvimento: revisões temáticas sob demanda de discentes. Reelaboração do projeto de pesquisa e entrega da versão reelaborada, como critério de avaliação final da disciplina. (20 hs)
Espaços de Diálogos (ED´s) apresentados por convidad@s , seguidos de debates.
Elaboração do projeto de pesquisa como trabalho final da disciplina

Processo de Avaliação
Concebida como processo, a avaliação supõe variados momentos e situações, compreendendo: presença nas aulas; leitura dos textos e participação nos debates; apresentação de seminários/Espaços de Diálogos (ED´s) tanto de apresentação dos pré-projetos de pesquisa, quanto temáticos; Fichamentos, resenhas, provas escritas poderão ser ferramentas de avaliação, a critério da professora.

Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem:
UFPI/CCHL/PPGPP
Disciplina: Seminário de Pesquisa – 2024-2
Carga horária da disciplina: 60 horas
Professora Dra. Dione Morais

Ementa: Planejamento da Pesquisa. Abordagens metodológicas. Técnicas de coleta de dados e análises de dados. Aspectos éticos da pesquisa. Acompanhamento e reformulação do projeto de pesquisa

Objetivos:

Geral: Apreender o processo de construção do objeto científico nas ciências humanas, com ênfase nas ciências sociais, em suas dimensões epistemológicas, teóricas e metodológicas

Específicos
- Investir no processo de concepção, planejamento e execução da pesquisa
- Rever e reformular o projeto de pesquisa a partir das apresentações e debates em sala de aula
- Da continuidade a processo de definição de caminhos metodológicos de interpretação/explicação da realidade e respectivas técnicas de construção e análise de inferências.

Programação

UNIDADE I
Planejando a pesquisa: o projeto de pesquisa em curso
Desenvolvimento: Leitura e resenhas de textos e sessões de apresentação e debate dos pré-projetos de cada uma/um das/os discentes, com vistas a um nivelamento sobre o ponto de entrada na disciplina. (seis sessões= 24 horas)

Referências

GOBO, Giampeto. O projeto de pesquisa nas investigações qualitativas. In: MELUCCI, Alberto (Org.). Por uma sociologia reflexiva. Petrópolis: Vozes, 2006, p. 91-116

LINHARES, Bianca de Freitas; ALVES, Douglas Santos. Metodologia de ensino em pesquisa social quantitativa. Pensamento Plural. Pelotas [14], p. 23-39; janeiro-junho 2014.

Textos das versões iniciais do planejamento da pesquisa de cada discente (20 discentes):
Sessão 1 - Cristhyane- Francisca Djalma - Kézia
Sessão 2 – Andréia – Rigoberto – Naira - Edriane
Sessão 3 – Rodrigo – Elaíne- Ginna- Danielle
Sessão 4 - Janaína – Kellen Boás - Edjaime
Sessão 5 -Karla – Joabe – Wagner- Marlucia

UNIDADE II
Epistemologia, teoria, método e ética na pesquisa: retomando questões e reflexões sobre pesquisa social e produção do objeto
Desenvolvimento: Espaços de Diálogos (ED) apresentados por discentes, seguidos de debates ( 4 sessões = 16 hs)

Referências

ED 1- Questões epistemológicas em ciência sociais
PIRES, Álvaro. P. Sobre algumas questões epistemológicas de uma metodologia geral das ciências sociais. In: POUPART, Jean, et al. A pesquisa qualitativa. Enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008, p. 43-94

BOURDIEU, Pierre. Por que devem as ciências sociais ser tomadas como objeto? In: _______. Para uma sociologia da ciência. Lisboa: Edições 70, p. 119-155

ED 2- Teoria na pesquisa social

MAY, Tim. Teoria social e pesquisa social. In: _______. Pesquisa social. Questões, métodos e processos. Porto Alegre: Artmed, 2004, p. 43-60

MORAES, Maria Célia M. de. Recuo da teoria: dilemas na pesquisa em educação Maria Célia M. de Moraes. Revista Portuguesa de Educação, 14(1), p. 07-25, 2001

ED 3- Epistemologias afrocentrada e decolonial

ASANTE, Molefe Keti. Afrocentricidade: notas sobre uma posição disciplinar. In: NASCIMENTO, Elisa Larkin. Afrocentricidade. Uma abordagem epistemológica inovadora, São Paulo: Selo Negro Edições, 2009 (Sankofa: matrizes) africanas da cultura brasileira; 4) p. 93-110.

MIGNOLO, Walter. Prolegômenos a uma gramática de la descolonialidad, In: _____. Desobediencia epistêmica, retórica de la modernidad, lógica de la colonialidad y gramática de la descolonialidad. Buenos Ayres: Ediciones del Siglo, 2010, p. 93-126

ED 4 Epistemologia feminista decolonial

MAFFIA, Diana. Epistemología feminista: la subversión semiótica de las mujeres en la ciencia. Revista Feminismos. Vol.2, n.3, set.-dez., p. 103-122, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/feminismos/article/view/30037/17769

TABUCHI, Mariana Garcia; ROSSI, Amélia do Carmo Sampaio. Construindo uma epistemologia feminista decolonial. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, 31(3), p. 1-15, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ref/a/MN9FqyQ3TZ4qbSNvfDgxnVm/

ED 5 – Abordagem qualitativa em ciências humanas e sociais

MELUCCI, Alberto. Conclusões- métodos qualitativos e pesquisa reflexiva. In¬¬¬¬¬¬¬¬¬: _______ (Org.) Por uma sociologia reflexiva. Petrópolis: Vozes, 2005, p. 315-338

MINAYO, Maria Cecília de Sousa. COSTA, António Pedro Fundamentos Teóricos das Técnicas de Investigação Qualitativa. Revista Lusófona de Educação, 40, p. 139-153, 2018

ED 6 – Abordagem quantitativa: questões de método e ética na pesquisa

COLLARES, Ana Cristina M. Uma questão de método: desafios da pesquisa quantitativa na sociologia. Idéias, Campinas-SP, Edição Especial, nova série, p. 110-135, 2013

RAMOS, Marília Patta. Métodos quantitativos e pesquisa em ciências sociais: lógica e utilidade da quantificação na explicação dos fenômenos sociais. Mediações, Londrina, v.18, n. 1, p. 55-65, jn./jun. 2013

E7- Etica na pesquisa social
ALVES, Daniela Alves de Alves; TEIXEIRA, Wanessa Milagres. Ética em pesquisa em ciências sociais: regulamentação, prática científica e controvérsias. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 46, e217376, p. 1-21, 2020.
MAY, Tim. Valores e ética no processo de pesquisa social. In: _______. Pesquisa social. Questões, métodos e processos. Porto Alegre: Artmed, 2004, p. 61-85

Unidade III


Epistemologia, teoria, método: dialogando com outr@s pesquisador@as. Elaborando o projeto de pesquisa
Desenvolvimento: revisões temáticas sob demanda de discentes. Reelaboração do projeto de pesquisa e entrega da versão reelaborada, como critério de avaliação final da disciplina. (20 hs)
Espaços de Diálogos (ED´s) apresentados por convidad@s , seguidos de debates.
Elaboração do projeto de pesquisa como trabalho final da disciplina

Processo de Avaliação
Concebida como processo, a avaliação supõe variados momentos e situações, compreendendo: presença nas aulas; leitura dos textos e participação nos debates; apresentação de seminários/Espaços de Diálogos (ED´s) tanto de apresentação dos pré-projetos de pesquisa, quanto temáticos; Fichamentos, resenhas, provas escritas poderão ser ferramentas de avaliação, a critério da professora.





Horário de atendimento: 15 às 19 hs
Bibliografia:
UFPI/CCHL/PPGPP
Disciplina: Seminário de Pesquisa – 2024-2
Carga horária da disciplina: 60 horas
Professora Dra. Dione Morais

Ementa: Planejamento da Pesquisa. Abordagens metodológicas. Técnicas de coleta de dados e análises de dados. Aspectos éticos da pesquisa. Acompanhamento e reformulação do projeto de pesquisa

Objetivos:

Geral: Apreender o processo de construção do objeto científico nas ciências humanas, com ênfase nas ciências sociais, em suas dimensões epistemológicas, teóricas e metodológicas

Específicos
- Investir no processo de concepção, planejamento e execução da pesquisa
- Rever e reformular o projeto de pesquisa a partir das apresentações e debates em sala de aula
- Da continuidade a processo de definição de caminhos metodológicos de interpretação/explicação da realidade e respectivas técnicas de construção e análise de inferências.

Programação

UNIDADE I
Planejando a pesquisa: o projeto de pesquisa em curso
Desenvolvimento: Leitura e resenhas de textos e sessões de apresentação e debate dos pré-projetos de cada uma/um das/os discentes, com vistas a um nivelamento sobre o ponto de entrada na disciplina. (seis sessões= 24 horas)

Referências

GOBO, Giampeto. O projeto de pesquisa nas investigações qualitativas. In: MELUCCI, Alberto (Org.). Por uma sociologia reflexiva. Petrópolis: Vozes, 2006, p. 91-116

LINHARES, Bianca de Freitas; ALVES, Douglas Santos. Metodologia de ensino em pesquisa social quantitativa. Pensamento Plural. Pelotas [14], p. 23-39; janeiro-junho 2014.

Textos das versões iniciais do planejamento da pesquisa de cada discente (20 discentes):
Sessão 1 - Cristhyane- Francisca Djalma - Kézia
Sessão 2 – Andréia – Rigoberto – Naira - Edriane
Sessão 3 – Rodrigo – Elaíne- Ginna- Danielle
Sessão 4 - Janaína – Kellen Boás - Edjaime
Sessão 5 -Karla – Joabe – Wagner- Marlucia

UNIDADE II
Epistemologia, teoria, método e ética na pesquisa: retomando questões e reflexões sobre pesquisa social e produção do objeto
Desenvolvimento: Espaços de Diálogos (ED) apresentados por discentes, seguidos de debates ( 4 sessões = 16 hs)

Referências

ED 1- Questões epistemológicas em ciência sociais
PIRES, Álvaro. P. Sobre algumas questões epistemológicas de uma metodologia geral das ciências sociais. In: POUPART, Jean, et al. A pesquisa qualitativa. Enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008, p. 43-94

BOURDIEU, Pierre. Por que devem as ciências sociais ser tomadas como objeto? In: _______. Para uma sociologia da ciência. Lisboa: Edições 70, p. 119-155

ED 2- Teoria na pesquisa social

MAY, Tim. Teoria social e pesquisa social. In: _______. Pesquisa social. Questões, métodos e processos. Porto Alegre: Artmed, 2004, p. 43-60

MORAES, Maria Célia M. de. Recuo da teoria: dilemas na pesquisa em educação Maria Célia M. de Moraes. Revista Portuguesa de Educação, 14(1), p. 07-25, 2001

ED 3- Epistemologias afrocentrada e decolonial

ASANTE, Molefe Keti. Afrocentricidade: notas sobre uma posição disciplinar. In: NASCIMENTO, Elisa Larkin. Afrocentricidade. Uma abordagem epistemológica inovadora, São Paulo: Selo Negro Edições, 2009 (Sankofa: matrizes) africanas da cultura brasileira; 4) p. 93-110.

MIGNOLO, Walter. Prolegômenos a uma gramática de la descolonialidad, In: _____. Desobediencia epistêmica, retórica de la modernidad, lógica de la colonialidad y gramática de la descolonialidad. Buenos Ayres: Ediciones del Siglo, 2010, p. 93-126

ED 4 Epistemologia feminista decolonial

MAFFIA, Diana. Epistemología feminista: la subversión semiótica de las mujeres en la ciencia. Revista Feminismos. Vol.2, n.3, set.-dez., p. 103-122, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/feminismos/article/view/30037/17769

TABUCHI, Mariana Garcia; ROSSI, Amélia do Carmo Sampaio. Construindo uma epistemologia feminista decolonial. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, 31(3), p. 1-15, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ref/a/MN9FqyQ3TZ4qbSNvfDgxnVm/

ED 5 – Abordagem qualitativa em ciências humanas e sociais

MELUCCI, Alberto. Conclusões- métodos qualitativos e pesquisa reflexiva. In¬¬¬¬¬¬¬¬¬: _______ (Org.) Por uma sociologia reflexiva. Petrópolis: Vozes, 2005, p. 315-338

MINAYO, Maria Cecília de Sousa. COSTA, António Pedro Fundamentos Teóricos das Técnicas de Investigação Qualitativa. Revista Lusófona de Educação, 40, p. 139-153, 2018

ED 6 – Abordagem quantitativa: questões de método e ética na pesquisa

COLLARES, Ana Cristina M. Uma questão de método: desafios da pesquisa quantitativa na sociologia. Idéias, Campinas-SP, Edição Especial, nova série, p. 110-135, 2013

RAMOS, Marília Patta. Métodos quantitativos e pesquisa em ciências sociais: lógica e utilidade da quantificação na explicação dos fenômenos sociais. Mediações, Londrina, v.18, n. 1, p. 55-65, jn./jun. 2013

E7- Etica na pesquisa social
ALVES, Daniela Alves de Alves; TEIXEIRA, Wanessa Milagres. Ética em pesquisa em ciências sociais: regulamentação, prática científica e controvérsias. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 46, e217376, p. 1-21, 2020.
MAY, Tim. Valores e ética no processo de pesquisa social. In: _______. Pesquisa social. Questões, métodos e processos. Porto Alegre: Artmed, 2004, p. 61-85

Unidade III


Epistemologia, teoria, método: dialogando com outr@s pesquisador@as. Elaborando o projeto de pesquisa
Desenvolvimento: revisões temáticas sob demanda de discentes. Reelaboração do projeto de pesquisa e entrega da versão reelaborada, como critério de avaliação final da disciplina. (20 hs)
Espaços de Diálogos (ED´s) apresentados por convidad@s , seguidos de debates.
Elaboração do projeto de pesquisa como trabalho final da disciplina

Processo de Avaliação
Concebida como processo, a avaliação supõe variados momentos e situações, compreendendo: presença nas aulas; leitura dos textos e participação nos debates; apresentação de seminários/Espaços de Diálogos (ED´s) tanto de apresentação dos pré-projetos de pesquisa, quanto temáticos; Fichamentos, resenhas, provas escritas poderão ser ferramentas de avaliação, a critério da professora.





Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
11/09/2024
22/01/2025
Aula assíncrona - elaboração do Projeto de Pesquisa
18/09/2024
18/09/2024
Inicio da disciplina - Inicio da Unidade I - aula assíncrona - Resenhas
25/09/2024
25/09/2024
Continuação Unidade I
02/10/2024
02/10/2024
Continuação Unidade I
09/10/2024
09/10/2024
Não Haverá Aula
16/10/2024
16/10/2024
Continuação Unidade I
23/10/2024
23/10/2024
Continuação Unidade I
30/10/2024
30/10/2024
Conclusão Unidade I
06/11/2024
06/11/2024
Início Unidade II - Inicio de apresentação dos EDs, por discentes
13/11/2024
13/11/2024
Continuação Unidade II - Apresentação EDs, por discentes
27/11/2024
27/11/2024
Continuação Unidade II - Apresentação EDs, por discentes
04/12/2024
04/12/2024
Conclusão Unidade II - Conclusão da apresentação EDs, por discentes
11/12/2024
11/12/2024
Inicio da Unidade III - Apresentação de pesquisadora convidada
18/12/2024
18/12/2024
Continuação da Unidade III- Apresentação por pesquisador convidado
08/01/2025
08/01/2025
Aula assíncrona - elaboração do Projeto de Pesquisa
15/01/2025
15/01/2025
Aula assíncrona - elaboração do Projeto de Pesquisa. Conclusão da dsiicplina
Avaliações
Data Descrição
22/01/2025 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Composição das notas SP 07/02/2025
Inicio da disciplina 31/01/2025
Nota de aula sobre o projeto de pesquisa 08/01/2025
Inicio da disciplina 27/09/2024
Inicio da disciplina 19/09/2024
Inicio da disciplina 11/09/2024

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