Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
UFPI/CCHL/PPGPP Disciplina: Seminário de Pesquisa 2024-2 Carga horária da disciplina: 60 horas Professora Dra. Dione Morais
Ementa: Planejamento da Pesquisa. Abordagens metodológicas. Técnicas de coleta de dados e análises de dados. Aspectos éticos da pesquisa. Acompanhamento e reformulação do projeto de pesquisa
Objetivos:
Geral: Apreender o processo de construção do objeto científico nas ciências humanas, com ênfase nas ciências sociais, em suas dimensões epistemológicas, teóricas e metodológicas
Específicos - Investir no processo de concepção, planejamento e execução da pesquisa - Rever e reformular o projeto de pesquisa a partir das apresentações e debates em sala de aula - Da continuidade a processo de definição de caminhos metodológicos de interpretação/explicação da realidade e respectivas técnicas de construção e análise de inferências.
Programação
UNIDADE I Planejando a pesquisa: o projeto de pesquisa em curso Desenvolvimento: Leitura e resenhas de textos e sessões de apresentação e debate dos pré-projetos de cada uma/um das/os discentes, com vistas a um nivelamento sobre o ponto de entrada na disciplina. (seis sessões= 24 horas)
Referências
GOBO, Giampeto. O projeto de pesquisa nas investigações qualitativas. In: MELUCCI, Alberto (Org.). Por uma sociologia reflexiva. Petrópolis: Vozes, 2006, p. 91-116
LINHARES, Bianca de Freitas; ALVES, Douglas Santos. Metodologia de ensino em pesquisa social quantitativa. Pensamento Plural. Pelotas [14], p. 23-39; janeiro-junho 2014.
Textos das versões iniciais do planejamento da pesquisa de cada discente (20 discentes): Sessão 1 - Cristhyane- Francisca Djalma - Kézia Sessão 2 Andréia Rigoberto Naira - Edriane Sessão 3 Rodrigo Elaíne- Ginna- Danielle Sessão 4 - Janaína Kellen Boás - Edjaime Sessão 5 -Karla Joabe Wagner- Marlucia UNIDADE II Epistemologia, teoria, método e ética na pesquisa: retomando questões e reflexões sobre pesquisa social e produção do objeto Desenvolvimento: Espaços de Diálogos (ED) apresentados por discentes, seguidos de debates ( 4 sessões = 16 hs)
Referências
ED 1- Questões epistemológicas em ciência sociais PIRES, Álvaro. P. Sobre algumas questões epistemológicas de uma metodologia geral das ciências sociais. In: POUPART, Jean, et al. A pesquisa qualitativa. Enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008, p. 43-94 BOURDIEU, Pierre. Por que devem as ciências sociais ser tomadas como objeto? In: _______. Para uma sociologia da ciência. Lisboa: Edições 70, p. 119-155
ED 2- Teoria na pesquisa social
MAY, Tim. Teoria social e pesquisa social. In: _______. Pesquisa social. Questões, métodos e processos. Porto Alegre: Artmed, 2004, p. 43-60
MORAES, Maria Célia M. de. Recuo da teoria: dilemas na pesquisa em educação Maria Célia M. de Moraes. Revista Portuguesa de Educação, 14(1), p. 07-25, 2001
ED 3- Epistemologias afrocentrada e decolonial
ASANTE, Molefe Keti. Afrocentricidade: notas sobre uma posição disciplinar. In: NASCIMENTO, Elisa Larkin. Afrocentricidade. Uma abordagem epistemológica inovadora, São Paulo: Selo Negro Edições, 2009 (Sankofa: matrizes) africanas da cultura brasileira; 4) p. 93-110.
MIGNOLO, Walter. Prolegômenos a uma gramática de la descolonialidad, In: _____. Desobediencia epistêmica, retórica de la modernidad, lógica de la colonialidad y gramática de la descolonialidad. Buenos Ayres: Ediciones del Siglo, 2010, p. 93-126
ED 4 Epistemologia feminista decolonial MAFFIA, Diana. Epistemología feminista: la subversión semiótica de las mujeres en la ciencia. Revista Feminismos. Vol.2, n.3, set.-dez., p. 103-122, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/feminismos/article/view/30037/17769 TABUCHI, Mariana Garcia; ROSSI, Amélia do Carmo Sampaio. Construindo uma epistemologia feminista decolonial. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, 31(3), p. 1-15, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ref/a/MN9FqyQ3TZ4qbSNvfDgxnVm/
ED 5 Abordagem qualitativa em ciências humanas e sociais
MELUCCI, Alberto. Conclusões- métodos qualitativos e pesquisa reflexiva. In¬¬¬¬¬¬¬¬¬: _______ (Org.) Por uma sociologia reflexiva. Petrópolis: Vozes, 2005, p. 315-338
MINAYO, Maria Cecília de Sousa. COSTA, António Pedro Fundamentos Teóricos das Técnicas de Investigação Qualitativa. Revista Lusófona de Educação, 40, p. 139-153, 2018
ED 6 Abordagem quantitativa: questões de método e ética na pesquisa
COLLARES, Ana Cristina M. Uma questão de método: desafios da pesquisa quantitativa na sociologia. Idéias, Campinas-SP, Edição Especial, nova série, p. 110-135, 2013
RAMOS, Marília Patta. Métodos quantitativos e pesquisa em ciências sociais: lógica e utilidade da quantificação na explicação dos fenômenos sociais. Mediações, Londrina, v.18, n. 1, p. 55-65, jn./jun. 2013
E7- Etica na pesquisa social ALVES, Daniela Alves de Alves; TEIXEIRA, Wanessa Milagres. Ética em pesquisa em ciências sociais: regulamentação, prática científica e controvérsias. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 46, e217376, p. 1-21, 2020. MAY, Tim. Valores e ética no processo de pesquisa social. In: _______. Pesquisa social. Questões, métodos e processos. Porto Alegre: Artmed, 2004, p. 61-85
Unidade III
Epistemologia, teoria, método: dialogando com outr@s pesquisador@as. Elaborando o projeto de pesquisa Desenvolvimento: revisões temáticas sob demanda de discentes. Reelaboração do projeto de pesquisa e entrega da versão reelaborada, como critério de avaliação final da disciplina. (20 hs) Espaços de Diálogos (ED´s) apresentados por convidad@s , seguidos de debates. Elaboração do projeto de pesquisa como trabalho final da disciplina
Processo de Avaliação Concebida como processo, a avaliação supõe variados momentos e situações, compreendendo: presença nas aulas; leitura dos textos e participação nos debates; apresentação de seminários/Espaços de Diálogos (ED´s) tanto de apresentação dos pré-projetos de pesquisa, quanto temáticos; Fichamentos, resenhas, provas escritas poderão ser ferramentas de avaliação, a critério da professora.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
UFPI/CCHL/PPGPP Disciplina: Seminário de Pesquisa 2024-2 Carga horária da disciplina: 60 horas Professora Dra. Dione Morais
Ementa: Planejamento da Pesquisa. Abordagens metodológicas. Técnicas de coleta de dados e análises de dados. Aspectos éticos da pesquisa. Acompanhamento e reformulação do projeto de pesquisa
Objetivos:
Geral: Apreender o processo de construção do objeto científico nas ciências humanas, com ênfase nas ciências sociais, em suas dimensões epistemológicas, teóricas e metodológicas
Específicos - Investir no processo de concepção, planejamento e execução da pesquisa - Rever e reformular o projeto de pesquisa a partir das apresentações e debates em sala de aula - Da continuidade a processo de definição de caminhos metodológicos de interpretação/explicação da realidade e respectivas técnicas de construção e análise de inferências.
Programação
UNIDADE I Planejando a pesquisa: o projeto de pesquisa em curso Desenvolvimento: Leitura e resenhas de textos e sessões de apresentação e debate dos pré-projetos de cada uma/um das/os discentes, com vistas a um nivelamento sobre o ponto de entrada na disciplina. (seis sessões= 24 horas)
Referências
GOBO, Giampeto. O projeto de pesquisa nas investigações qualitativas. In: MELUCCI, Alberto (Org.). Por uma sociologia reflexiva. Petrópolis: Vozes, 2006, p. 91-116
LINHARES, Bianca de Freitas; ALVES, Douglas Santos. Metodologia de ensino em pesquisa social quantitativa. Pensamento Plural. Pelotas [14], p. 23-39; janeiro-junho 2014.
Textos das versões iniciais do planejamento da pesquisa de cada discente (20 discentes): Sessão 1 - Cristhyane- Francisca Djalma - Kézia Sessão 2 Andréia Rigoberto Naira - Edriane Sessão 3 Rodrigo Elaíne- Ginna- Danielle Sessão 4 - Janaína Kellen Boás - Edjaime Sessão 5 -Karla Joabe Wagner- Marlucia UNIDADE II Epistemologia, teoria, método e ética na pesquisa: retomando questões e reflexões sobre pesquisa social e produção do objeto Desenvolvimento: Espaços de Diálogos (ED) apresentados por discentes, seguidos de debates ( 4 sessões = 16 hs)
Referências
ED 1- Questões epistemológicas em ciência sociais PIRES, Álvaro. P. Sobre algumas questões epistemológicas de uma metodologia geral das ciências sociais. In: POUPART, Jean, et al. A pesquisa qualitativa. Enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008, p. 43-94 BOURDIEU, Pierre. Por que devem as ciências sociais ser tomadas como objeto? In: _______. Para uma sociologia da ciência. Lisboa: Edições 70, p. 119-155
ED 2- Teoria na pesquisa social
MAY, Tim. Teoria social e pesquisa social. In: _______. Pesquisa social. Questões, métodos e processos. Porto Alegre: Artmed, 2004, p. 43-60
MORAES, Maria Célia M. de. Recuo da teoria: dilemas na pesquisa em educação Maria Célia M. de Moraes. Revista Portuguesa de Educação, 14(1), p. 07-25, 2001
ED 3- Epistemologias afrocentrada e decolonial
ASANTE, Molefe Keti. Afrocentricidade: notas sobre uma posição disciplinar. In: NASCIMENTO, Elisa Larkin. Afrocentricidade. Uma abordagem epistemológica inovadora, São Paulo: Selo Negro Edições, 2009 (Sankofa: matrizes) africanas da cultura brasileira; 4) p. 93-110.
MIGNOLO, Walter. Prolegômenos a uma gramática de la descolonialidad, In: _____. Desobediencia epistêmica, retórica de la modernidad, lógica de la colonialidad y gramática de la descolonialidad. Buenos Ayres: Ediciones del Siglo, 2010, p. 93-126
ED 4 Epistemologia feminista decolonial MAFFIA, Diana. Epistemología feminista: la subversión semiótica de las mujeres en la ciencia. Revista Feminismos. Vol.2, n.3, set.-dez., p. 103-122, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/feminismos/article/view/30037/17769 TABUCHI, Mariana Garcia; ROSSI, Amélia do Carmo Sampaio. Construindo uma epistemologia feminista decolonial. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, 31(3), p. 1-15, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ref/a/MN9FqyQ3TZ4qbSNvfDgxnVm/
ED 5 Abordagem qualitativa em ciências humanas e sociais
MELUCCI, Alberto. Conclusões- métodos qualitativos e pesquisa reflexiva. In¬¬¬¬¬¬¬¬¬: _______ (Org.) Por uma sociologia reflexiva. Petrópolis: Vozes, 2005, p. 315-338
MINAYO, Maria Cecília de Sousa. COSTA, António Pedro Fundamentos Teóricos das Técnicas de Investigação Qualitativa. Revista Lusófona de Educação, 40, p. 139-153, 2018
ED 6 Abordagem quantitativa: questões de método e ética na pesquisa
COLLARES, Ana Cristina M. Uma questão de método: desafios da pesquisa quantitativa na sociologia. Idéias, Campinas-SP, Edição Especial, nova série, p. 110-135, 2013
RAMOS, Marília Patta. Métodos quantitativos e pesquisa em ciências sociais: lógica e utilidade da quantificação na explicação dos fenômenos sociais. Mediações, Londrina, v.18, n. 1, p. 55-65, jn./jun. 2013
E7- Etica na pesquisa social ALVES, Daniela Alves de Alves; TEIXEIRA, Wanessa Milagres. Ética em pesquisa em ciências sociais: regulamentação, prática científica e controvérsias. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 46, e217376, p. 1-21, 2020. MAY, Tim. Valores e ética no processo de pesquisa social. In: _______. Pesquisa social. Questões, métodos e processos. Porto Alegre: Artmed, 2004, p. 61-85
Unidade III
Epistemologia, teoria, método: dialogando com outr@s pesquisador@as. Elaborando o projeto de pesquisa Desenvolvimento: revisões temáticas sob demanda de discentes. Reelaboração do projeto de pesquisa e entrega da versão reelaborada, como critério de avaliação final da disciplina. (20 hs) Espaços de Diálogos (ED´s) apresentados por convidad@s , seguidos de debates. Elaboração do projeto de pesquisa como trabalho final da disciplina
Processo de Avaliação Concebida como processo, a avaliação supõe variados momentos e situações, compreendendo: presença nas aulas; leitura dos textos e participação nos debates; apresentação de seminários/Espaços de Diálogos (ED´s) tanto de apresentação dos pré-projetos de pesquisa, quanto temáticos; Fichamentos, resenhas, provas escritas poderão ser ferramentas de avaliação, a critério da professora.
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Horário de atendimento:
| 15 às 19 hs |
Bibliografia:
| UFPI/CCHL/PPGPP Disciplina: Seminário de Pesquisa 2024-2 Carga horária da disciplina: 60 horas Professora Dra. Dione Morais
Ementa: Planejamento da Pesquisa. Abordagens metodológicas. Técnicas de coleta de dados e análises de dados. Aspectos éticos da pesquisa. Acompanhamento e reformulação do projeto de pesquisa
Objetivos:
Geral: Apreender o processo de construção do objeto científico nas ciências humanas, com ênfase nas ciências sociais, em suas dimensões epistemológicas, teóricas e metodológicas
Específicos - Investir no processo de concepção, planejamento e execução da pesquisa - Rever e reformular o projeto de pesquisa a partir das apresentações e debates em sala de aula - Da continuidade a processo de definição de caminhos metodológicos de interpretação/explicação da realidade e respectivas técnicas de construção e análise de inferências.
Programação
UNIDADE I Planejando a pesquisa: o projeto de pesquisa em curso Desenvolvimento: Leitura e resenhas de textos e sessões de apresentação e debate dos pré-projetos de cada uma/um das/os discentes, com vistas a um nivelamento sobre o ponto de entrada na disciplina. (seis sessões= 24 horas)
Referências
GOBO, Giampeto. O projeto de pesquisa nas investigações qualitativas. In: MELUCCI, Alberto (Org.). Por uma sociologia reflexiva. Petrópolis: Vozes, 2006, p. 91-116
LINHARES, Bianca de Freitas; ALVES, Douglas Santos. Metodologia de ensino em pesquisa social quantitativa. Pensamento Plural. Pelotas [14], p. 23-39; janeiro-junho 2014.
Textos das versões iniciais do planejamento da pesquisa de cada discente (20 discentes): Sessão 1 - Cristhyane- Francisca Djalma - Kézia Sessão 2 Andréia Rigoberto Naira - Edriane Sessão 3 Rodrigo Elaíne- Ginna- Danielle Sessão 4 - Janaína Kellen Boás - Edjaime Sessão 5 -Karla Joabe Wagner- Marlucia UNIDADE II Epistemologia, teoria, método e ética na pesquisa: retomando questões e reflexões sobre pesquisa social e produção do objeto Desenvolvimento: Espaços de Diálogos (ED) apresentados por discentes, seguidos de debates ( 4 sessões = 16 hs)
Referências
ED 1- Questões epistemológicas em ciência sociais PIRES, Álvaro. P. Sobre algumas questões epistemológicas de uma metodologia geral das ciências sociais. In: POUPART, Jean, et al. A pesquisa qualitativa. Enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008, p. 43-94 BOURDIEU, Pierre. Por que devem as ciências sociais ser tomadas como objeto? In: _______. Para uma sociologia da ciência. Lisboa: Edições 70, p. 119-155
ED 2- Teoria na pesquisa social
MAY, Tim. Teoria social e pesquisa social. In: _______. Pesquisa social. Questões, métodos e processos. Porto Alegre: Artmed, 2004, p. 43-60
MORAES, Maria Célia M. de. Recuo da teoria: dilemas na pesquisa em educação Maria Célia M. de Moraes. Revista Portuguesa de Educação, 14(1), p. 07-25, 2001
ED 3- Epistemologias afrocentrada e decolonial
ASANTE, Molefe Keti. Afrocentricidade: notas sobre uma posição disciplinar. In: NASCIMENTO, Elisa Larkin. Afrocentricidade. Uma abordagem epistemológica inovadora, São Paulo: Selo Negro Edições, 2009 (Sankofa: matrizes) africanas da cultura brasileira; 4) p. 93-110.
MIGNOLO, Walter. Prolegômenos a uma gramática de la descolonialidad, In: _____. Desobediencia epistêmica, retórica de la modernidad, lógica de la colonialidad y gramática de la descolonialidad. Buenos Ayres: Ediciones del Siglo, 2010, p. 93-126
ED 4 Epistemologia feminista decolonial MAFFIA, Diana. Epistemología feminista: la subversión semiótica de las mujeres en la ciencia. Revista Feminismos. Vol.2, n.3, set.-dez., p. 103-122, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/feminismos/article/view/30037/17769 TABUCHI, Mariana Garcia; ROSSI, Amélia do Carmo Sampaio. Construindo uma epistemologia feminista decolonial. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, 31(3), p. 1-15, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ref/a/MN9FqyQ3TZ4qbSNvfDgxnVm/
ED 5 Abordagem qualitativa em ciências humanas e sociais
MELUCCI, Alberto. Conclusões- métodos qualitativos e pesquisa reflexiva. In¬¬¬¬¬¬¬¬¬: _______ (Org.) Por uma sociologia reflexiva. Petrópolis: Vozes, 2005, p. 315-338
MINAYO, Maria Cecília de Sousa. COSTA, António Pedro Fundamentos Teóricos das Técnicas de Investigação Qualitativa. Revista Lusófona de Educação, 40, p. 139-153, 2018
ED 6 Abordagem quantitativa: questões de método e ética na pesquisa
COLLARES, Ana Cristina M. Uma questão de método: desafios da pesquisa quantitativa na sociologia. Idéias, Campinas-SP, Edição Especial, nova série, p. 110-135, 2013
RAMOS, Marília Patta. Métodos quantitativos e pesquisa em ciências sociais: lógica e utilidade da quantificação na explicação dos fenômenos sociais. Mediações, Londrina, v.18, n. 1, p. 55-65, jn./jun. 2013
E7- Etica na pesquisa social ALVES, Daniela Alves de Alves; TEIXEIRA, Wanessa Milagres. Ética em pesquisa em ciências sociais: regulamentação, prática científica e controvérsias. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 46, e217376, p. 1-21, 2020. MAY, Tim. Valores e ética no processo de pesquisa social. In: _______. Pesquisa social. Questões, métodos e processos. Porto Alegre: Artmed, 2004, p. 61-85
Unidade III
Epistemologia, teoria, método: dialogando com outr@s pesquisador@as. Elaborando o projeto de pesquisa Desenvolvimento: revisões temáticas sob demanda de discentes. Reelaboração do projeto de pesquisa e entrega da versão reelaborada, como critério de avaliação final da disciplina. (20 hs) Espaços de Diálogos (ED´s) apresentados por convidad@s , seguidos de debates. Elaboração do projeto de pesquisa como trabalho final da disciplina
Processo de Avaliação Concebida como processo, a avaliação supõe variados momentos e situações, compreendendo: presença nas aulas; leitura dos textos e participação nos debates; apresentação de seminários/Espaços de Diálogos (ED´s) tanto de apresentação dos pré-projetos de pesquisa, quanto temáticos; Fichamentos, resenhas, provas escritas poderão ser ferramentas de avaliação, a critério da professora.
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