Estudos sobre a trajetória e o marco legal do Novo Ensino Médio na Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Reflexão crítica sobre Horizonte histórico e legal da BNCC. a partir da Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas no contexto da Nova BNNC; Avanços e retrocessos discutidos pela área de Educação em relação a proposta do Novo Ensino Médio; Análise das proposições em Curso, no contexto de mudanças na proposta do Novo Ensino Médio.
• Compreender a trajetória e o marco legal do Novo Ensino Médio na Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
• Refletir criticamente sobre Horizonte histórico e legal da BNCC. a partir da Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas no contexto da Nova BNNC
• Apontar avanços e retrocessos discutidos pela área de Educação em relação a proposta do Novo Ensino Médio.
• Analisar as proposições em Curso, no contexto de mudanças na proposta do Novo Ensino Médio.
ALVES, M. M. F.; OLIVEIRA, B. R. de. A trajetória da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): análise dos textos oficiais. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–21, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.20537.063. Disponível em:
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20537 . Acesso em: 11 jun. 2024.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base. Ensino Médio.
Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf . Acesso: 22 nov. 2021.
BRASIL. Guia de implementação do Novo Ensino Médio. Brasília: MEC/CONSED, 2018. Disponível em: https://anec.org.br/wp-content/uploads/2021/04/Guia-de-implantacao-do-Novo-Ensino-Medio.pdf . Acesso: 22 nov. 2021.
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BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 13.415/2017, de 13 de fevereiro de 2017. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/L13415.htm >. BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.
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EVANGELISTA, Olinda. Apontamentos para o trabalho com documentos de política educacional. In: ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima; RODRIGUES, Doriedson S. (Orgs.). A pesquisa em trabalho, educação e políticas educacionais. Campinas-SP: Alínea, 2012, v. 1. p. 52-71.
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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Orientações curriculares para o ensino médio: ciências humanas e suas tecnologias. Vol. 3. Disponível em: ‹ portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_03_internet.pdf ›. Acessado em: 27 de Julho de 2016.
PERRUDE, Marileide Rodrigues da Silva. Reforma do Estado e da educação no Brasil a partir da década de 1990: novos padrões de administração pública e de gestão educacional. In: TOLEDO, Cézar de Alencar Arnaut de.; NOMA, Amélia Kimiko (Orgs.). Políticas públicas e educação na contemporaneidade. Maringá: EDUEM, 2017. p. 41-57.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
BIRKNER, Walter Marcos Knaesel; BARBOSA, Ana Clarisse Alencar. Comentários marginais às competências da BNCC para as humanas e sociais aplicadas (na perspectiva do desenvolvimento regional e da interdisciplinaridade). Revista Húmus, vol. 11, num. 33, p.334-372, 2021. Disponível em: < http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/17589/9566 >. Acesso: 01 jun. 2022.
SOUZA, A. C. A BNCC do Ensino Médio: entre a difusa interdisciplinaridade e o estreitamento curricular - as Ciências Humanas e Sociais. In: 6 Encontro Estadual de Ensino de Sociologia (ENSOC), 2018, Rio de Janeiro - RJ. Anais do 6 Encontro Estadual de Sociologia (ENSOC), 2018. Disponível em: <file:///C:/Users/VILANOVA/Downloads/Artigo%20ENSOC%202018%20Agnes%20C.%20Souza%20(6).pdf>. Acesso: 01 jun. 2022.
Avanços e retrocessos nas recentes reformas do ensino médio: que rumo tomará a última etapa da educação básica?
https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/25514
https://contextojornalismo.com/2024/05/14/novo-ensino-medio-avanco-ou-retrocesso/
file:///C:/Users/magal/Downloads/8+-+Artigo+Vanessa_6+jun+2023.pdf
https://www.youtube.com/watch?v=lqBh39qU-JU
Novo ensino médio: o que quer o MEC, afinal? - 11/04/2023 - Opinião - Folha (uol.com.br)
Os componentes curriculares destacam-se pelas 10 competências gerais da BNCC??
• conhecimento;
• pensamento científico, crítico e criativo;
• repertório cultural;
• comunicação;
• cultura digital;
• trabalho e projeto de vida;
• argumentação;
• autoconhecimento e autocuidado;
• empatia e cooperação;
• responsabilidade e cidadania.
As transformações ocorridas na educação básica no Brasil, estabelecidas por meio da implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi responsável pela reestruturação do sistema de ensino que passou a exigir novas práticas que venham a atender as demandas pela ampliação das discussões e conhecimentos a serem aplicados no Novo Ensino Médio.
Inicia em 14/06/2024 às 0h 0 e finaliza em 28/06/2024 às 23h 59