Dados da Disciplina
Ementa: |
Generalidades. Corpo sólido. Momento estático. Momento de inércia. Vínculos. Ações e reações. Esforços nos elementos de máquinas simples e mecanismos de transmissão. Estudo das tensões: tração, compressão e corte. Relação entre tensão e deformação dos materiais de pesca. Estudos das flexões, colunas e torção. |
Objetivos: |
Reavivar conceitos de análise vetorial e estática: vetores, operaçoes de adiçao, subtraçao, produto vetorial, produto escalar e produto misto com vetores; força, açao e reaçao, ponto material, resultante, equilíbrio de forças aplicadas em pontos materiais e momento estático.
Apresentar o corpo rígido. Proporcionar a capacidade de diferenciar entre ponto material e corpo rígido. Aplicar conceitos reavivados de estática a soluçao de problemas com corpos rígidos. Analisar sistemas de forças aplicados a corpos rígidos. Simplificar sistemas de forças aplicados ao corpo rígido.
Identificar e utilizar o conceito de momento de inércia. Obter e discutir os momentos de inércia de representaçoes de seçoes transversais típicas de elementos estruturais.
Identificar e utilizar o conceito de vínculos. Obter e discutir soluçoes de sistemas de forças aplicadas em corpos rígidos através de vínculos. Estudar e reconhecer estruturas hipoestáticas, isostáticas e hiperestáticas.
Calcular esforços nos elementos de máquinas simples e mecanismos de transmissao.
Predizer esforços de traçao, compressao e corte. Predizer seçoes retas capazes de resistir a esforços simples de traçao, compressao e corte. Aplicar a relaçao entre tensao e deformaçao para o cálculo de esforços simples de traçao compressao e corte.
Definir colunas, flexao e torçao. |
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
Procurar-se-á atingir os objetivos previstos neste plano de curso desenvolvendo as seguintes atividades: Aulas expositivas, aulas práticas, estudo dirigido, trabalhos individuais e em grupo, seminários e avaliações. Tipicamente estas atividades serão desenvolvidas tendo em mente o seguinte método: 1. Apresentar o objetivo geral e o sumário da disciplina (apenas na primeira aula); 2. Apresentar a solução do trabalho de casa proposto na atividade imediatamente anterior (se houver); 3. A fim de criar envolvimento emocional para com o assunto da disciplina, relatar ou, nas aulas práticas, vivenciar situações práticas que serão encontradas no futuro profissional dos alunos; 4. Para verificar o nível de conhecimento dos alunos sobre o tema, perguntar para a turma se alguém já tem conhecimento sobre o assunto. Em caso de resposta negativa, reforçar a necessidade futura do conhecimento. Em caso afirmativo solicitar a participação colaborativa; 5. Apresentar o assunto específico da atividade, forçando a participação com a realização de perguntas sem direcionamento específico e em seguida apresentando a resposta, alternando com perguntas dirigidas à classe e com perguntas dirigidas a alunos específicos. Quando aplicável provocar-se-á o debate entre discentes; 6. Sempre que possível apresentar figuras e imagens evocativas do assunto; 7. Apresentar e resolver com a participação dos discentes questões como exercícios de fixação; 8. Apresentar questões para solução em casa; e 9. Introduzir o assunto da atividade seguinte. Como recursos pedagógicos empregar-se-á aplicativos de apresentação de conferências em rede e de manipulação de arquivos de apresentação e textos em formato pdf, "tablet", computador, software de comunicação social, outros recursos de TI. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
O desempenho do aluno será avaliado considerando os seguintes critérios: freqüência mínima de 75% da carga horária, sem o quê o aluno será reprovado por faltas independentemente das notas obtidas em avaliações subjetivas. Serão conduzidas três avaliações, tempestivamente intercaladas, e que poderão ser complementadas ou substituídas por trabalho de pesquisa ou de solução de listas de problemas típicos da disciplina. Nestas avaliações o aluno que alcançar média aritmética das avaliações igual a 7,0 (sete) será aprovado por média. Aluno com média aritmética das avaliações inferior a 4,0 será reprovado por nota. O aluno que não obtiver aprovação por média será submetido a exame final, caso tenha obtido média das avaliações no mínimo igual a 4,0 (quatro). Será aprovado em exame final o aluno que obtiver média final 6,0 (seis) obtida da média aritmética entre a média das avaliações e a nota obtida no exame final.
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Horário de atendimento:
| Semanalmente todas as sextas feiras do período no horário de 10:00h às 11:00h. |
Bibliografia:
| Bibliografia Básica BEER, F.P., et al., Mecânica Vetorial para Engenheiros Estática, 7 ed. São Paulo (SP): Editora McGraw Hill. 2006. HIBELLER, R.C., Estática: mecânica para engenharia.12 ed. São Paulo (SP): Pearson Prentice Hall, 2011. SARKIS, Melconian. Mecânica Técnica e Resistência dos Materiais. 16 ed. São Paulo (SP): Érica, 1999; BOTELHO, M. C. Campos. Resistência dos Materiais para Entender e Gostar. São Paulo (SP): Blucher, 2008. Bibliografia complementar BEER, Ferndinand P., [et al.]. Mecânica dos Materiais, 5 ed. Porto Alegre (RS): McGraw Hill, 2011; COSTA, E. V. Curso de Resistência dos materiais: com elementos de grafostática e de energia de deformação. São Paulo: Nacional, 1978. FAO. Guia Prático do Pescador. Editamar. In:fao.org/3/c-ah387o.pdf HENRIQUES, V., Tecnologia da pesca: caracterização de cabos reais para a pesca em grandes profundidades. Lisboa Portugal. Relatórios científicos e técnicos edição IPIMAR, vol. 35. 2007. Disponível em: https://www.ipma.pt/resources.www/docs/ publicacoes.site/docweb/2007/Reln35final.pdf. Acessado: out.2020. Notas de aulas e material de apoio. |