marcia dos santos rizzo

M0R - DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA/CCS

PPGFIL/CCHL043 - TEMAS DE HERMENÊUTICA E FILOSOFIA ANALÍTICA - Turma: 01 (2021.1)

Tópicos Aulas
AULA 1 APRESENTAÇÃO E INTRODUÇÃO DA DISCOPLINA (17/03/2021 - 17/03/2021)

 

TEMAS DE HERMENÊUTICA E FILOSOFIA ANALÍTICA

 

1.1 ASPECTOS BUROCRÁTICO-ADMINISTRATIVOS DA DISCIPLINA

1.1.1 Leitura do Plano de curso.

1.1.2 Apresentação do cronograma de seminários.

 

1.2 INTRODUÇÃO GERAL À DISCIPLINA


"Acredito que a única diferença entre ciência e filosofia é que ciência é o que você mais ou menos conhece e filosofia é o que você não conhece. (...) para muitos que gostam de filosofia, o encanto dela consiste na liberdade especulativa, no fato de poder brincar com hipóteses. (...) Assim como há famílias na América que desde a época dos Peregrinos sempre migraram para o oeste, para o sertão, porque não gostavam de vida civilizada, o filósofo tem disposição aventureira e gosta de morar na região onde ainda há incertezas" (Bertrand Russell, A Filosofia do Atomismo Lógico).

 

"A definição mais precisa da Filosofia Ocidental é a de que ela não passa de uma sucessão de notas de rodapé da obra de Platão" (Alfred North Whitehead, Processo e Realidade).


"Certa vez perguntaram a T.S. Eliot o que era poesia. Ele respondeu: aquilo que está nas obras dos grandes poetas. E muito tentador oferecer uma semelhante caracterização da filosofia em geral e da filosofia analítica em particular. Não por preguiça de dar uma definição em termos gerais, mas porque a filosofia, assim como a poesia, só se entende internamente, ao adentrar o espaço que lhe é próprio. Esse espaço não é outro senão o das obras filosóficas exemplares. Cedendo a essa tentação, poderíamos dizer que a filosofia analítica está nos textos de pensadores modernos tais como Frege, Russell, Wittgenstein, Carnap, Quine, Strawson, Davidson e Dummett, entre outros. Não se pode negar que essa explicação deixa muitas perguntas em aberto. Ela não diz nada, por exemplo, sobre o que une os filósofos analíticos. A resposta a essa questão é fácil e bem conhecida: o que os filósofos analíticos têm em comum é o fato de todos eles se dedicarem à análise da linguagem. No entendimento comum, a filosofia analítica é simplesmente a filosofia da linguagem. Entretanto, se deixássemos as coisas assim e não acrescentássemos nada mais, seríamos obrigados a admitir que a filosofia analítica é mais antiga do que se costuma pensar. Com efeito, o estudo da estrutura geral da nossa linguagem é uma atividade tão antiga quanto a própria filosofia e tem sido praticada com excelência por filósofos tais como Platão, Aristóteles, Hume e Kant. Mas, se existe uma filosofia da linguagem entre os antigos, o que caracteriza a dos modernos? Antes de tudo, sem dúvida, o uso da lógica formal como instrumento de análise. A lógica formal no sentido atual foi elaborada por Frege. Por essa razão, a filosofia analítica dos modernos é comumente datada como sendo posterior à publicação dos principais escritos desse filósofo. Os estudos anteriores sobre a linguagem, não podendo contar com o auxílio da lógica formal, eram baseados seja em simples intuições linguísticas de cada filósofo, seja na lógica incipiente (i.e., na silogística de Aristóteles) e na gramática (mais ou menos filosófica). Mas, apesar dessa diferença técnica, podemos dizer que a filosofia da linguagem dos antigos e dos modernos compartilham um vasto estoque de problemas, métodos particulares e resultados tradicionalmente chamados de metafísica" (Zeljko Loparic, Kant e a Filosofia Analítica).


 

2.1 Leitura da carta contra a outorga do título de Doutor Honoris Causa para Jacques Derrida.

   Plano de curso 
AULA 2 A TRADIÇÃO ANALÍTICA E A CONTINENTAL (24/03/2021 - 24/03/2021)

Continuação...

 

2.1 TRADIÇÃO ANALÍTICA

"Assim que descartar o rigor cientifico você não será mais um matemático, mas um numerólogo" (Sol para Marx no filme Pi de 1998).

A revolução operada no campo do saber, graças à qual foi possível a constituição da nova ciência da natureza, consiste, para Kant, em que a natureza não se encontra dada como um livro aberto onde apenas bastará ler. A ciência constitui-se e desenvolve-se por um projeto adequado, que nos torne possível interrogar a natureza e forçá-la a uma resposta. Algo de semelhante tem que se operar em filosofia para esta se colocar no caminho seguro da ciência, para obter no seu domínio resultados tão certos como os obtidos nas diferentes disciplinas científicas. E esse rigor nos processos corresponde a uma missão fundamentadora da ciência, isto é, a de revelar o que torna possível este saber, "o projeto fundamental que dá a possibilidade de interrogar a natureza de maneira sistemática e de forçá-la a responder" 4 . Se a filosofia quer realizar essa missão, cumpre desviar-se da idéia de verdade, própria da onto-gnoseologia clássica. A verdade como adaequatio rei et intellectus põe em jogo dois sentidos de intellectus e, assim, duas interpretações de adaequatio: adequação da coisa ao intelecto, significando que a coisa se há-de conformar à idéia do intelecto divino; a coisa foi criada por Deus conforme a uma idéia. Pelo contrário, falar da adequação do intelecto à coisa supõe o intelecto humano e, se é possível esta segunda adequação, é graças à ordenação da coisa e do intelecto humano segundo o plano divino da criação. Simplesmente, embora continue a manter-se esta definição de verdade, deixa de ter vigência a consideração do intelecto divino. Mas desde que a metafísica é um saber a priori, isto é, independente da experiência, e se o conhecimento se deve orientar pelas coisas, qual o objeto (ou objectos) da metafísica? É impossível dizer o que quer que seja que não tenha a experiência por fonte (MORUJÃO, 2001, pp. 10-11.)

 

 

2.2 TRADIÇÃO CONTINENTAL 

 

 

  

FILME PI (1998)

AULA 3 A TRADIÇÃO ANALÍTICA E A CONTINENTAL (31/03/2021 - 31/03/2021)
AULA 4 A TRADIÇÃO ANALÍTICA E A CONTINENTAL (07/04/2021 - 07/04/2021)
  

A QUARTA DIMENSÃO por CARL SAGAN

O saudoso e renomado astrônomo, CARL SAGAN, da extraordinária série de TV "COSMOS", explica a realidade das dimensões paralelas, a curvatura do espaço-tempo de uma maneira simples que até os leigos podem entender.

AULA 5 A TRADIÇÃO ANALÍTICA E A CONTINENTAL (14/04/2021 - 14/04/2021)
AULA 6 A TRADIÇÃO ANALÍTICA E A CONTINENTAL (21/04/2021 - 21/04/2021)
AULA 7 A TRADIÇÃO ANALÍTICA E A CONTINENTAL (28/04/2021 - 28/04/2021)
AULA 8 A TRADIÇÃO ANALÍTICA E A CONTINENTAL (05/05/2021 - 05/05/2021)
AULA 9 A TRADIÇÃO ANALÍTICA E A CONTINENTAL (12/05/2021 - 12/05/2021)
AULA 9 A TRADIÇÃO HERMENÊUTICA (19/05/2021 - 19/05/2021)
AULA 10 A TRADIÇÃO HERMENÊUTICA (26/05/2021 - 26/05/2021)
AULA 11 A TRADIÇÃO HERMENÊUTICA (02/06/2021 - 02/06/2021)
AULA 12 A TRADIÇÃO HERMENÊUTICA (09/06/2021 - 09/06/2021)
AULA 13 A TRADIÇÃO HERMENÊUTICA (16/06/2021 - 16/06/2021)
AULA 14 A TRADIÇÃO HERMENÊUTICA (23/06/2021 - 23/06/2021)
AULA 15 A TRADIÇÃO HERMENÊUTICA (30/06/2021 - 30/06/2021)
AULA 16 A TRADIÇÃO HERMENÊUTICA (07/07/2021 - 07/07/2021)
AULA 17 A TRADIÇÃO HERMENÊUTICA (14/07/2021 - 14/07/2021)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
17 24 31 07 14 28 05 12 19 26 02 09 16 23 30 07 14
1 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2021100**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
2 2021100**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
3 2021100**** 9,0 9,5 9,5 9.3 0 AM
4 2021100**** 9,0 9,0 9,5 9.2 0 AM
5 2021100**** 9,0 9,5 9,5 9.3 0 AM
6 2021100**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
7 2021100**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
8 2021100**** 9,0 8,5 9,0 8.8 0 AM
9 2021100**** 8,5 8,5 9,0 8.7 0 AM
10 2021100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
11 2021100**** 8,0 8,5 9,5 8.7 0 AM
12 2021100**** 8,0 8,5 8,0 8.2 0 AM
13 2021100**** 9,0 9,0 8,5 8.8 0 AM
14 2021100**** 9,0 8,0 9,0 8.7 0 AM
15 2021100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
16 2021100**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
17 2021100**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM

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Título

Data
LINK DA PRÓXIMA AULA. DIA: 14/07/2021 12/07/2021
LINK DA AULA Do dia 07/07/2021 05/07/2021
LINK DA AULA DE AMANHÃ 30/06/2021 29/06/2021
LINK DA AULA DE HOJE 23/06 23/06/2021
LINK DA AULA DE AMANHÃ 16/06 15/06/2021
LINK DA AULA DE AMANHÃ - 09/06/2021 08/06/2021
LINK DA AULA DE HOJE 02/06 02/06/2021
LINK DA AULA D3 AMANHÃ 26/05/2021 25/05/2021
Link 07/04/2021 07/04/2021
Link para a aula 24/03/2021
NOVO LINK 17/03/2021
LINK DA AULA DE AMANHÃ 17/03 16/03/2021

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