Metodologia: |
Objetivo Geral: <br />A disciplina tem o propósito de levar o(a) estudante a analisar, simular, projetar e construir conversores multiníveis, descritos na ementa da disciplina, aprofundando os estudos dos conceitos de circuitos elétricos e eletrônicos estudados em disciplinas anteriores durante o curso.<br />Metodologia: O conteúdo será ministrado em aulas expositivas, dialogadas e práticas através de simulações e poderá haver trabalhos dirigidos, sempre buscando o melhor entendimento e assimilação dos conteúdos estudados. Será incentivado aos alunos realizarem leitura prévia de textos relacionados ao tema da aula para que possam participar de forma ativa, realizando perguntas e respondendo as que forem feitas. Serão realizados exercícios objetivo e discursivo durante as aulas, com o intuito de melhorar o entendimento e facilitar a fixação do que foi apresentado.<br /><br />Os recursos utilizados serão data show, pincel para quadro branco, quadro acrílico e computador. <br /> |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
As avaliações do rendimento acadêmico na disciplina serão compostas por provas escritas (individuais). As notas obtidas com essas atividades resultarão em três avaliações parciais (AP). As provas serão realizadas,<br />conforme datas programadas. A nota final (NF) será a média das avaliações parciais segundo a fórmula:<br />NF= (AP1+AP2+AP3)/3.<br />Para os que não obtiverem nota final igual ou superior a 7,0, o rendimento acadêmico final (MF) é obtido pela média aritmética simples entre a média da nota final (NF) e o resultado do exame final (EF).<br />Média final (MF) = (NF+EF)/2<br />Será considerado ?aprovado? no componente curricular o aluno que:<br />I? Obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária do componente curricular e média aritmética igual ou superior a 7 (sete) nas avaliações parciais.<br />II? Submetido ao exame final, obtiver média aritmética igual ou superior a 6 (seis), resultante da média aritmética das avaliações parciais e da nota do exame final.<br />Será considerado ?reprovado? o aluno que se incluir em um dos três itens:<br />I? Obtiver frequência inferior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária do componente curricular;<br />II? Obtiver média aritmética inferior a 4 (quatro) nas avaliações parciais;<br />III? Obtiver média aritmética inferior a 6 (seis), resultante da média aritmética das avaliações parciais e da nota do exame final.<br />O rendimento acadêmico final (média final) é obtido pela média aritmética simples entre a média parcial e o resultado do exame final.<br />O aluno poderá fazer a Avaliação Final (AF) se a NF for menor do que 7,0 (sete) e maior que 4,0 (quatro) pontos |
Bibliografia:
| Básica:<br /><br />? GUPTA, K. K.; BHATNAGAR, P. Multilevel Inverters. [S.l.]: Elsevier, 2018;<br />? HOLMES, D. G.; LIPO, T. A. Pulse width modulation for power converters: principles and practice. [S.l.]: John Wiley & Sons, 2003. v. 18;<br />? NEACSU, D. O. Power-switching converters: medium and high power. [S.l.]: CRC press, 2014.<br /><br />Complementar:<br /><br />? MOHAN, N.; UNDELAND, T. M. Power electronics: converters, applications, and design. [S.l.]: John Wiley & Sons, 2007.<br />? SHARIFABADI, K. et al. Design, Control, and Application of Modular Multilevel Converters for HVDC Transmission Systems. [S.l.]: John Wiley & Sons, 2016.<br />? SUNTIO, T.; MESSO, T.; PUUKKO, J. Power Electronic Converters: Dynamics and Control in Conventional and Renewable Energy Applications. [S.l.]: John Wiley & Sons, 2018.<br />? WU, B.; NARIMANI, M. High-Power Converters and AC Drives. [S.l.]: John Wiley & Sons, 2017.<br />? TRZYNADLOWSKI, A. M. Introduction to Modern Power Electronics. [S.l.]: John Wiley & Sons, 2015.<br /> |