MARIA AURELINA MACHADO DE OLIVEIRA

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO/CAFS

Ir ao Menu Principal

maria aurelina machado de oliveira

AFO - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO/CAFS

CMP007 - HABILIDADES MÉDICAS II - Turma: 02 (2015.1)

Tópicos Aulas
DATA HORÁRIO ASSUNTO PROFESSORES 09\03 (SEG) 14 h Abertura do Módulo. Sistema respiratório - Exame Físico (Inspeção, palpação e percussão). Leonam 16 h Sistema respiratório - Exame Físico (ausculta (09/03/2015 - 01/07/2015)

DATA

HORÁRIO

ASSUNTO

PROFESSORES

09\03 (SEG)

 

14 h

Abertura do Módulo.

Sistema respiratório - Exame Físico

(Inspeção, palpação e percussão).

Leonam

 

 

16 h

Sistema respiratório - Exame Físico

(ausculta).

Apresentação e orientações - “TBL”

 

Fares

10\03

(QUA)

14 h

Ética e moral.

Ética e bioética na profissão médica.

Tolerância/intolerância. Respeito/dignidade.

Lana

 

16 h

Sistema respiratório

Introdução às doenças mais prevalentes – conceitos e principais sinais e sintomas.

 

 

Nayana

16\03

(SEG)

14 h

Prática Simulada - Exame Físico Geral e Sinais Vitais (revisão).

 

Fares

Leonam

Nayana

 

16h

Prática Simulada - Exame Físico do Sistema respiratório.

 

Fares

Leonam

Nayana

18\03

(QUA)

14 h

Princípios de bioética: autonomia, justiça, beneficiência e não maleficiência. Análise de casos.

Lana

 

16 h

Sistema respiratório

Principais exames complementares (Radiografia do Tórax).

Leonam

23\03

(SEG)

14h

Prática nas Unidades Básicas de Saúde (UBS)- Anamnese, Exame Físico. Geral, Sinais Vitais e Exame Físico do Sistema Respiratório.

 

Fares

Leonam

Nayana

 

16h

Prática nas Unidades Básicas de Saúde (UBS)- Anamnese, Exame Físico. Geral, Sinais Vitais e Exame Físico do Sistema respiratório.

 

 

Fares

Leonam

Nayana

25\03

(QUA)

14 h

O estudante de medicina e a ética: repercussões das reflexões éticas na relação com o paciente.

Lana

 

16 h

Sistema Cardiovascular

Exame Físico – parte I

(Inspeção, palpação e percussão).

Nayana

30\03

(SEG)

14 h

Sistema Cardiovascular

Exame Físico – parte II

(ausculta).

Fares

 

 

16h

Sistema Cardiovascular

Introdução as doenças mais prevalentes – conceitos, principais sinais e sintomas e suas correlações com o exame físico.

 

Leonam

 

01\04

(QUA)

14 h

Questões relevantes na interação entre o médico e o paciente.

Lana

 

16 h

Sistema Cardiovascular

Principais exames complementares

(Eletrocardiograma).

 

Fares

06\04

(SEG)

14 h

Prática Simulada – Exame Físico do Sistema Cardiovascular.

 

Fares

Leonam

Nayana

 

16 h

Prática Simulada - Exame Físico do Sistema Cardiovascular.

 

Fares

Leonam

Nayana

08\04 (QUA)

14h

 

1ª Avaliação Escrita.

Lana

 

16 h

Sistema Urinário e órgãos genitais

Exame Físico.

 

Corpo Docente

13\04 (SEG)

14 h

Prática nas UBS – Anamnese e Exame Físico do Sistema Cardiovascular.

 

Fares

Leonam

Nayana

 

16 h

Prática nas UBS - Anamnese e Sistema Cardiovascular.

 

Fares

Leonam

Nayana

15\04 (QUA)

14h

Levantamento dos principais entraves na interação médico/paciente e suas possíveis repercussões no tratamento. (Entrevistas com profissionais e pacientes).

 

 

Lana

 

16 h

Sistema Urinário e órgãos genitais

Introdução as doenças mais prevalentes – conceitos, principais sinais e sintomas e suas correlações com o exame físico.

 

 

 

Corpo Docente

20\04 (SEG)

14 h

Prática Simulada - Exame físico do Sistema Urinário e órgãos genitais.

 

Fares

Leonam

Nayana

 

16 h

Prática Simulada - Exame físico do Sistema Urinário e órgãos genitais.

 

Fares

Leonam

Nayana

22\04 (QUA)

14 h

Simulação das questões emergentes nas entrevistas e busca de alternativas frente às dificuldades encontradas na relação médico/paciente.

 

Lana

 

16 h

Sistema Urinário e órgãos genitais

Principais exames complementares

(sumário de urina).

 

Corpo Docente

27\04

(SEG)

14 h

Formas farmacêuticas e vias de administração.

 

Elias

 

16 h

Formas farmacêuticas e vias de administração.

 

Elias

29\04

(QUA)

14 h

Habilidades de comunicação com pacientes e famílias.

Empatia e Humanização.

Lana

 

16 h

Sistema Hemopoiético.

Corpo Docente

04\05

(SEG)

14 h

Introdução à farmacocinética.

Elias

 

16 h

Introdução à farmacocinética.

Elias

06\05 (QUA)

14 h

Habilidades de comunicação com pacientes e famílias.

Relações de poder/ Questionando o papel de “paciente”.

Lana

 

16 h

Sistema Hemopoiético (hemograma).

Corpo Docente

11\05

(SEG)

14 h

Prática nas UBS - Anamnese e Exame Físico do Sistema Urinário e órgãos genitais.

 

Fares

Leonam

Nayana

 

16 h

Prática nas UBS - Anamnese e Exame Físico do Sistema Urinário e órgãos genitais.

 

Fares

Leonam

Nayana

13\05

(QUA)

14 h

Habilidades de comunicação com pacientes e famílias.

A tecnologia como aliada x tecnologia como obstáculo à relação.

Lana

 

16h

Sistema endócrino

Hipotálamo e Hipófise.

 

Corpo Docente

18\05 (SEG)

14 h

Sistema endócrino

Tireoide e Paratireoide.

Corpo Docente

 

16 h

Sistema endócrino

Suprarrenais e pâncreas.

Corpo Docente

20\05 (QUA)

14h

2ª Avaliação Escrita.

 

Lana

 

16 h

Sistema Digestório

Exame Físico.

Corpo Docente

25\05 (SEG)

14 h

Prática Simulada – Exame Físico do Sistema Endócrino e Hemopoiético.

 

Fares

Leonam

Nayana

 

16 h

Prática Simulada - Exame Físico do Sistema Endócrino e Hemopoiético.

 

Fares

Leonam

Nayana

27\05

(QUA)

14 h

Habilidades de comunicação com pacientes e famílias - Técnicas de Entrevistas.

 

Lana

 

16 h

Oficina de Técnicas de Entrevistas Laboratório de psicologia.

Lana

01\06 (SEG)

14 h

Prática nas UBS – Anamnese e Exame  Físico do Sistema endócrino e Hemopoiético.

 

 

Fares

Leonam

Nayana

 

16 h

Prática nas UBS – Anamnese e Exame Físico do Sistema endócrino e Hemopoiético.

 

Fares

Leonam

Nayana

03\06

(QUA)

14 h

A postura do profissional diante da diversidade religiosa/ sexual/ étnica.

Lana

 

16 h

Sistema Digestório

Introdução as doenças mais prevalentes – conceitos e principais sinais e sintomas.

Corpo Docente

08\06 (SEG)

14 h

Prática Simulada – Exame Físico Digestório.

 

Fares

Leonam

Nayana

 

16 h

Prática Simulada - Exame Físico Digestório.

 

 

Fares

Leonam

Nayana

10\06 (QUA)

14 h

Roda de conversa: troca de  experiências com a relação M-P, tanto no papel de paciente, como no de estudante de medicina.

Lana

 

16 h

Sistema Digestório

Principais exames complementares.

 

Corpo Docente

15\06 (SEG)

14 h

Prática nas UBS – Anamnese e Exame  Físico do Digestório.

 

Fares

Leonam

Nayana

 

16 h

Prática nas UBS – Anamnese e Exame Físico do Sistema Digestório.

 

Fares

Leonam

Nayana

17\06 (QUA)

14 h

Habilidades de comunicação com  pacientes e famílias - Técnicas de Entrevistas.

Lana

 

16 h

Oficina de Técnicas de Entrevistas Laboratório de psicologia.

Lana

22\06 (SEG)

14 h

3ª Avaliação

Corpo Docente

 

16 h

3ª Avaliação

Corpo Docente

24\06 (QUA)

14 h

4ª Avaliação (prática)

Todos os professores

 

16 h

4ª Avaliação (prática)

Todos os professores

29\06

(SEG)

14 h

Reposição – 2ª Chamada e Encerramento do Módulo

Corpo Docente

 

16 h

Reposição – 2ª Chamada e Encerramento do Módulo           Corpo Docente

Corpo Docente

01\07 (QUA)

14 h

EXAME FINAL

Corpo Docente

 

16 h

EXAME FINAL

Corpo Docente

   CRONOGRAMA 
DATA HORÁRIO ASSUNTO PROFESSORES 09\03 (SEG) 14 h Abertura do Módulo. Sistema respiratório - Exame Físico (Inspeção, palpação e percussão). Leonam 16 h Sistema respiratório - Exame Físico (ausculta). Apresentação e orientações - “TBL” Fares 10\03 (QUA) 14 h Ética e moral. Ética e bioética na profissão médica. Tolerância/intolerância. Respeito/dignidade. Lana 16 h Sistema respiratório Introdução às doenças mais prevalentes – conceitos e principais sinais e sintomas. Nayana 16\03 (SEG) 14 h Prática Simulada - Exame Físico Geral e Sinais Vitais (revisão). Fares Leonam Nayana 16h Prática Simulada - Exame Físico do Sistema respiratório. Fares Leonam Nayana 18\03 (QUA) 14 h Princípios de bioética: autonomia, justiça, beneficiência e não maleficiência. Análise de casos. Lana 16 h Sistema respiratório Principais exames complementares (Radiografia do Tórax). Leonam 23\03 (SEG) 14h Prática nas Unidades Básicas de Saúde (UBS)- Anamnese, Exame Físico. Geral, Sinais Vitais e Exame Físico do Sistema Respiratório. Fares Leonam Nayana 16h Prática nas Unidades Básicas de Saúde (UBS)- Anamnese, Exame Físico. Geral, Sinais Vitais e Exame Físico do Sistema respiratório. Fares Leonam Nayana 25\03 (QUA) 14 h O estudante de medicina e a ética: repercussões das reflexões éticas na relação com o paciente. Lana 16 h Sistema Cardiovascular Exame Físico – parte I (Inspeção, palpação e percussão). Nayana 30\03 (SEG) 14 h Sistema Cardiovascular Exame Físico – parte II (ausculta). Fares 16h Sistema Cardiovascular Introdução as doenças mais prevalentes – conceitos, principais sinais e sintomas e suas correlações com o exame físico. Leonam 01\04 (QUA) 14 h Questões relevantes na interação entre o médico e o paciente. Lana 16 h Sistema Cardiovascular Principais exames complementares (Eletrocardiograma). Fares 06\04 (SEG) 14 h Prática Simulada – Exame Físico do Sistema Cardiovascular. Fares Leonam Nayana 16 h Prática Simulada - Exame Físico do Sistema Cardiovascular. Fares Leonam Nayana 08\04 (QUA) 14h 1ª Avaliação Escrita. Lana 16 h Sistema Urinário e órgãos genitais Exame Físico. Corpo Docente 13\04 (SEG) 14 h Prática nas UBS – Anamnese e Exame Físico do Sistema Cardiovascular. Fares Leonam Nayana 16 h Prática nas UBS - Anamnese e Sistema Cardiovascular. Fares Leonam Nayana 15\04 (QUA) 14h Levantamento dos principais entraves na interação médico/paciente e suas possíveis repercussões no tratamento. (Entrevistas com profissionais e pacientes). Lana 16 h Sistema Urinário e órgãos genitais Introdução as doenças mais prevalentes – conceitos, principais sinais e sintomas e suas correlações com o exame físico. Corpo Docente 20\04 (SEG) 14 h Prática Simulada - Exame físico do Sistema Urinário e órgãos genitais. Fares Leonam Nayana 16 h Prática Simulada - Exame físico do Sistema Urinário e órgãos genitais. Fares Leonam Nayana 22\04 (QUA) 14 h Simulação das questões emergentes nas entrevistas e busca de alternativas frente às dificuldades encontradas na relação médico/paciente. Lana 16 h Sistema Urinário e órgãos genitais Principais exames complementares (sumário de urina). Corpo Docente 27\04 (SEG) 14 h Formas farmacêuticas e vias de administração. Elias 16 h Formas farmacêuticas e vias de administração. Elias 29\04 (QUA) 14 h Habilidades de comunicação com pacientes e famílias. Empatia e Humanização. Lana 16 h Sistema Hemopoiético. Corpo Docente 04\05 (SEG) 14 h Introdução à farmacocinética. Elias 16 h Introdução à farmacocinética. Elias 06\05 (QUA) 14 h Habilidades de comunicação com pacientes e famílias. Relações de poder/ Questionando o papel de “paciente”. Lana 16 h Sistema Hemopoiético (hemograma). Corpo Docente 11\05 (SEG) 14 h Prática nas UBS - Anamnese e Exame Físico do Sistema Urinário e órgãos genitais. Fares Leonam Nayana 16 h Prática nas UBS - Anamnese e Exame Físico do Sistema Urinário e órgãos genitais. Fares Leonam Nayana 13\05 (QUA) 14 h Habilidades de comunicação com pacientes e famílias. A tecnologia como aliada x tecnologia como obstáculo à relação. Lana 16h Sistema endócrino Hipotálamo e Hipófise. Corpo Docente 18\05 (SEG) 14 h Sistema endócrino Tireoide e Paratireoide. Corpo Docente 16 h Sistema endócrino Suprarrenais e pâncreas. Corpo Docente 20\05 (QUA) 14h 2ª Avaliação Escrita. Lana 16 h Sistema Digestório Exame Físico. Corpo Docente 25\05 (SEG) 14 h Prática Simulada – Exame Físico do Sistema Endócrino e Hemopoiético. Fares Leonam Nayana 16 h Prática Simulada - Exame Físico do Sistema Endócrino e Hemopoiético. Fares Leonam Nayana 27\05 (QUA) 14 h Habilidades de comunicação com pacientes e famílias - Técnicas de Entrevistas. Lana 16 h Oficina de Técnicas de Entrevistas Laboratório de psicologia. Lana 01\06 (SEG) 14 h Prática nas UBS – Anamnese e Exame Físico do Sistema endócrino e Hemopoiético. Fares Leonam Nayana 16 h Prática nas UBS – Anamnese e Exame Físico do Sistema endócrino e Hemopoiético. Fares Leonam Nayana 03\06 (QUA) 14 h A postura do profissional diante da diversidade religiosa/ sexual/ étnica. Lana 16 h Sistema Digestório Introdução as doenças mais prevalentes – conceitos e principais sinais e sintomas. Corpo Docente 08\06 (SEG) 14 h Prática Simulada – Exame Físico Digestório. Fares Leonam Nayana 16 h Prática Simulada - Exame Físico Digestório. Fares Leonam Nayana 10\06 (QUA) 14 h Roda de conversa: troca de experiências com a relação M-P, tanto no papel de paciente, como no de estudante de medicina. Lana 16 h Sistema Digestório Principais exames complementares. Corpo Docente 15\06 (SEG) 14 h Prática nas UBS – Anamnese e Exame Físico do Digestório. Fares Leonam Nayana 16 h Prática nas UBS – Anamnese e Exame Físico do Sistema Digestório. Fares Leonam Nayana 17\06 (QUA) 14 h Habilidades de comunicação com pacientes e famílias - Técnicas de Entrevistas. Lana 16 h Oficina de Técnicas de Entrevistas Laboratório de psicologia. Lana 22\06 (SEG) 14 h 3ª Avaliação Corpo Docente 16 h 3ª Avaliação Corpo Docente 24\06 (QUA) 14 h 4ª Avaliação (prática) Todos os professores 16 h 4ª Avaliação (prática) Todos os professores 29\06 (SEG) 14 h Reposição – 2ª Chamada e Encerramento do Módulo Corpo Docente 16 h Reposição – 2ª Chamada e Encerramento do Módulo Corpo Docente Corpo Docente 01\07 (QUA) 14 h EXAME FINAL Corpo Docente 16 h EXAME FINAL Corpo Docente
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
09 11 16 18 23 25 30 01 06 08 13 15 20 22 27 29 04 06 11 13 18 20 25 27 01 03 08 10 15 17 22 24 29 01 06 08
1 201494**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2014912**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2014912**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2014912**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 201495**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2014912**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 201495**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 201494**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 201494**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
10 201494**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2014912**** 7,1 7,2 8,2 8,3 7.7 0 AM
2 201494**** 6,7 6,8 6,6 7,0 8.4 7.6 0 EF
3 201494**** 6,9 6,9 7,5 7,0 7.1 0 AM
4 201495**** 7,9 8,4 8,8 6,9 8.0 0 AM
5 2014912**** 8,2 7,8 6,6 8,1 7.7 0 AM
6 201495**** 5,8 8,0 7,8 7,3 7.2 0 AM
7 201494**** 6,0 6,9 7,9 7,3 7.0 0 AM
8 201494**** 6,8 6,1 7,6 5,9 8.5 7.6 0 EF
9 2014912**** 8,3 9,3 9,0 7,2 8.5 0 AM
10 2014912**** 6,2 7,9 9,1 7,6 7.7 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: X
Objetivos: • Capacitar o estudante à realização do exame físico geral e dos sistemas respiratórios, cardiovascular e renal.
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS
˗ Sessões expositivas dialogadas.
˗ Grupos tutoriais.
˗ Capacitação prática nos procedimentos básicos do cuidado em saúde.
˗ Utilização de vídeos.
˗ Sessões em grupos para treinamento simulado das técnicas do exame físico.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: 5. AVALIAÇÃO DO MÓDULO
˗ A avaliação será realizada através de três avaliações teóricas e uma avaliação prática.
˗ Também será levado em consideração a participação em debates, grupos tutoriais e seminários, que servirão de instrumentos para verificar o domínio de conteúdo.
˗ A avaliação prática constará da demonstração prática da realização do exame físico.







5. AVALIAÇÃO DO MÓDULO
˗ A avaliação será realizada através de três avaliações teóricas e uma avaliação prática.
˗ Também será levado em consideração a participação em debates, grupos tutoriais e seminários, que servirão de instrumentos para verificar o domínio de conteúdo.
˗ A avaliação prática constará da demonstração prática da realização do exame físico.


5. AVALIAÇÃO DO MÓDULO
˗ A avaliação será realizada através de três avaliações teóricas e uma avaliação prática.
˗ Também será levado em consideração a participação em debates, grupos tutoriais e seminários, que servirão de instrumentos para verificar o domínio de conteúdo.
˗ A avaliação prática constará da demonstração prática da realização do exame físico.








5. AVALIAÇÃO DO MÓDULO
˗ A avaliação será realizada através de três avaliações teóricas e uma avaliação prática.
˗ Também será levado em consideração a participação em debates, grupos tutoriais e seminários, que servirão de instrumentos para verificar o domínio de conteúdo.
˗ A avaliação prática constará da demonstração prática da realização do exame físico.





AVALIAÇÃO DO MÓDULO
˗ A avaliação será realizada através de três avaliações teóricas e uma avaliação prática.
˗ Também será levado em consideração a participação em debates, grupos tutoriais e seminários, que servirão de instrumentos para verificar o domínio de conteúdo.
˗ A avaliação prática constará da demonstração prática da realização do exame físico.









Horário de atendimento:
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA


? BOHADANA A, IZBICKI G, KRAMAN SS. Fundamentals of Lung Auscultation. NEJM, 2014;40: 744-51
? LAURENTYS-MEDEIROS, J.; LÓPEZ, M. Semiologia Médica - As bases do diagnóstico clínico. 5ed. São Paulo: Revinter, 2004.
? LEITE, A. J.; CAPRARA, A.; COELHO FILHO, J. M. C. Habilidades de Comunicação com Pacientes e Famílias. São Paulo: Sarvier, 2007.
? MENEGHELLI UG, MARTINELLI ALC. Princípios de semiotécnica e de interpretação do exame clínico do abdômen. Medicina, Ribeirão Preto, 2004; 37: 267-85.
? MOORE, K.L. Anatomia orientada para a clínica. 5. Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.
? PORTO, C.S; Semiologia Médica. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.
? PEGORARO, O. A. Ética e Bioética: da subsistência à existência. Petrópolis: Vozes, 2002.
? ROCCO, JR. Semiologia Médica. 1.ed. São Paulo: Elsevier, 2010
? SPINK, M.J.P. A Construção Social do paciente internado. IN: SPINK, M.J.P. Psicologia Social e Saúde. Petrópolis: Vozes, 2004, pp. 141-148.
? PAZIN FA; SCHMIDT A, MACIEL BC. Ausculta cardíaca: bases fisiológicas - fisiopatológicas. Medicina, Ribeirão Preto, 2004; 37: 208-26.
? PAZIN FA; SCHMIDT A , MACIEL BC. Semiologia cardiovascular: Inspeção, palpação e percussão. Medicina, Ribeirão Preto, 2004; 37: 227-39.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
09/03/2015
01/07/2015
DATA HORÁRIO ASSUNTO PROFESSORES 09\03 (SEG) 14 h Abertura do Módulo. Sistema respiratório - Exame Físico (Inspeção, palpação e percussão). Leonam 16 h Sistema respiratório - Exame Físico (ausculta
Avaliações
Data Descrição
08/04/2015 1ª Avaliação
25/05/2015 2ª Avaliação
22/07/2015 3ª Avaliação
24/07/2015 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Prova final HMII 29/06/2015

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1100 25/08/2024 02:14