luciana rocha faustino

CMP - COORDENAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA/CMRV

CFI/CEAD026 - EDUCAÇÃO E EMPREENDEDORISMO - Turma: 8A (2024.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (01/06/2024 - 30/06/2024)

Caro(a) aluno(a),

Participe ativamente das atividades propostas para seu aprendizado nesta disciplina extremamente inspiradora. Acesse todos os conteúdos disponibilizados. Durante 04 semanas você se oportunizará conhecer termos, conceitos e ideias revolucionárias para também revolucionar suas vidas e a de seus alunos.

 

Você contará no percurso da disciplina com o acompanhamento da Professora

                     Dra. Francisca Maria Cosme de Carvalho

 

CONHEÇA O PROFESSOR:

Mini currículo:

Professora Adjunta da Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Petrônio Portela, do Curso de Administração; Doutora em Administração pelo Centro Universitário FEI/São Paulo; Mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Rede PRODEMA/UFPI com Dissertação defendida em 2014 e homenageada em 2016 pelo Prêmio Vale Capes de Sustentabilidade com menção honrosa na modalidade "Tecnologias Socioambientais com ênfase no Combate a Pobreza".

 

Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2057558940856086

   2_Plano de Disciplina_Empreendedorismo.docx 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (01/06/2024 - 30/06/2024)

 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

UNIDADE I - SEMANA 1 (01/06/2024 - 30/06/2024)

Empreendedorismo.

2 - Texto 1: Introdução ao empreendedorismo e à modelagem de negócios: uma abordagem para além do senso comum. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/642638/2/Eduani%20_%20INTRODU%C3%87%C3%83O%20AO%20EMPREENDEDORISMO%20E%20%C3%80%20MODELAGEM%20DE%20NEG%C3%93CIOS.pdf.

3 - Texto 2: Empreendedorismo na prática. Disponível em:  https://www.josedornelas.com.br/wp-content/uploads/arquivos/empreendedorismo_na_pratica.pdf 

4 - Texto 3: Entrevista com Fernando  Dolabela (arquivo anexo).

 

Materiais complementares:

Artigo: Empreendedor: Origens, Concepções Teóricas, Dispersão e Integração.

Link: https://www.scielo.br/j/rac/a/s8SRpzv4FFtYZWfCqLn7kyn/?format=pdf&lang=pt 

  • História do Empreendedorismo;
    • Conceitos e mitos relacionados ao Empreendedorismo.

Informar sobre o Empreendedorismo como área de estudo que teoriza sobre o desenvolvimento da capacidade empreendedora, dando ênfase ao perfil do empreendedor, apresentando técnicas para identificar e aproveitar oportunidades, para visualizar opções de aquisição e gerenciamento de recursos necessários para estruturar e/ou manter um negócio, e para estimular a criatividade e a aprendizagem proativa.

VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=VvvaZrHWfLc 

Quem são os 20 maiores inovadores de todos os tempos?

 

1. Thomas Edison

Thomas Edison é um dos mais importantes inovadores e inventores da história americana, o inventor da primeira lâmpada incandescente de longa duração e comercialmente viável. Além do fonógrafo e da câmera cinematográfica, ele inventou muitas outras coisas. No entanto, foi ele quem desenvolveu a primeira maneira economicamente viável de distribuir luz, calor e energia.

 

2. Steve Jobs

 O fundador da Apple, Steve Jobs, entrará para a história como um dos maiores inovadores. Steve Jobs foi CEO da Apple nas décadas de 1980 e 1990 e novamente no final dos anos 90 e 2000. Ele ajudou a desenvolver o Mac, o iPod e o iPhone. Este líder de sucesso seguiu o seu caminho através de soft skills simples, que fizeram a diferença para transformar as suas ideias em realidade.

 

3. Nikola Tesla

Nikola foi um incrível inventor, engenheiro e futurista. Um homem conhecido por seus experimentos malucos e personalidade colorida, o trabalho de Tesla em relação à produção e transmissão de energia estava muito à frente de seu tempo. Mesmo sendo conhecido como um workaholic, ele não iniciava nenhum trabalho antes de pensar bem no que iria fazer, então tinha certeza de que não perderia tempo, energia e recursos no lugar errado.

 

4. Bill Gates

 Bill fundou a Microsoft e transformou-a em uma gigante de software incomparável, depois saiu para fundar a Fundação Bill e Melinda Gates , uma empresa filantrópica para melhorar a saúde global e reduzir a pobreza. Ele afirma que o sucesso veio por meio de alguns hábitos inteligentes que o tornaram capaz de encontrar sua paixão e desenvolver o caminho para a liderança.

 

5. Benjamin Franklin

Benjamin Franklin foi um brilhante polímata, inventor, teórico político, cientista, estadista e escritor. Foi um dos fundadores dos Estados Unidos. Apesar de uma mente científica prodigiosa e uma ampla gama de interesses, ele é mais famoso por seus experimentos com eletricidade e raios.

 

6. Leonardo Da Vinci

Filósofo, engenheiro, inventor, mas também pintor, Leonardo foi o "homem renascentista" original. Suas pinturas (A Última Ceia e Mona Lisa) são as mais famosas, especialmente pelas técnicas diferenciadas para a época. Os desenhos que ele deixou retratavam tecnologias futuras (helicóptero, tanque, energia solar).

 

7. Alexander Graham Bell

Um engenheiro e inventor da Escócia, Alexander Graham obteve a patente americana para o telefone em 1876. Uma grande figura do século XIX, ele trabalhou em telecomunicações, aeronáutica e muitos outros campos (ele inventou o detector de metais).

 

8. Sandford Fleming

O engenheiro, agrimensor e cartógrafo Sandford ajudou a construir as ferrovias transcontinentais do século XIX. Os fusos horários padrão que usamos hoje também foram inventados por ele.

 

9. Marie Curie

Marie Sklodowska Curie nasceu em Varsóvia, na Polônia, em 1867 e estudou física e matemática na Sorbonne. Depois de obter seu doutorado em 1903, Curie tornou-se professora de física geral na Sorbonne pela primeira vez em 1906. Depois que Marie Curie descobriu a radioatividade em 1896, ela isolou o rádio. Curie trouxe máquinas portáteis de raios X para o campo de batalha durante a Primeira Guerra Mundial, tornando os raios X um dos maiores avanços da medicina. Uma física e química pioneira, Marie era conhecida por suas ideias revolucionárias sobre radioatividade e sua descoberta de dois elementos. Ela foi a primeira mulher laureada com o Nobel em 1903 (ela ganhou duas vezes em física e química).

 

10. Irmãos Wright

Em 1903, Orville e Wilbur Wright inventaram o primeiro avião de sucesso do mundo. Eles foram inventores e inovadores lendários por causa de sua persistência, experimentação e trabalho nos princípios do voo.

 

11. Galileu Galilei

Galileu é muitas vezes referido como o pai da ciência moderna por causa de suas ideias inovadoras que ajudaram a inaugurar a revolução científica no século XVII. Diante do dogmatismo religioso, Galileu tornou-se um ícone da integridade científica após ser forçado a defender suas visões heliocêntricas contra a inquisição romana.

 

12. Richard Feynman

As descobertas da teoria quântica de Richard revolucionaram o campo da física no século XX.

 

13. Maria Telkes

Sua invenção é mais relevante do que nunca hoje porque precisamos adotá-la. A cientista húngara Maria Telkes criou o primeiro gerador termoelétrico em 1947 e também usou essa tecnologia para construir a primeira casa totalmente movida a energia solar em 1953 em Dover, Massachusetts.

 

14. Josephine Cochrane (1839 - 1913)

Depois que seus empregados lascaram pratos de herança, a inventora americana Josephine Cochrane inventou uma máquina de lavar louça mecânica. Enquanto segura os pratos com segurança em um rack, a água espirra para limpá-los. Com muitas dívidas após a morte do marido, em 1883, fazer a lava-louças funcionar - e dar lucro - tornou-se essencial. Em 1886, ela obteve sua patente e começou a vender sua máquina de lavar louça para hotéis. Ela disse a um repórter: "Você não pode imaginar como era naquela época, uma mulher atravessar o saguão de um hotel sozinha."

 

15. Patricia Bath

Ela é a primeira médica afro-americana a obter uma patente para fins médicos, e agora as pessoas com catarata podem recuperar a visão O Laserphaco Probe é um dispositivo inventado por Bath em 1981 que usa um laser para dissolver a catarata no olho e, em seguida, limpa o olho para que uma lente substituta possa ser inserida. Mundialmente, o aparelho ajuda a prevenir a cegueira causada pela catarata, que afeta cerca de 25 milhões de americanos.

16. Mary Anderson (1866 - 1953)

Como seria dirigir com mau tempo sem limpadores de para-brisa? Essa era a única opção até que Mary Anderson apareceu com eles! Quando Anderson visitou a cidade de Nova York em 1902, o motorista do bonde teve que abrir a janela da frente para poder ver através do granizo que caía no bonde. Ao retornar ao Alabama, ela começou a trabalhar em uma solução. Ele controlava uma lâmina de borracha no para-brisa com uma alavanca dentro do carro. Dispositivos semelhantes já haviam sido feitos antes, mas o de Anderson funcionou melhor. Surpreendentemente, os fabricantes de automóveis inicialmente não viram valor em sua invenção; uma empresa canadense recusou sua invenção em 1905, dizendo: "não a vemos como tendo tanto valor comercial que a venderíamos". No entanto, em 1922, a Cadillac se tornou o primeiro fabricante de automóveis a incluir um limpador de para-brisa em todos os seus veículos e, depois que a patente de Anderson expirou, eles se tornaram equipamentos padrão logo depois.

 

17. Melitta Bentz (1873 - 1950)

Melitta Bentz facilitou a preparação do café, graças a um empresário alemão! Donas de casa como Bentz ficavam frustradas com a dificuldade de preparar o café: coadores ferviam demais, máquinas de café expresso deixavam borra nas bebidas e filtros de sacos de linho eram difíceis de limpar. Com muita experimentação, ela teve a ideia de usar mata-borrão do caderno escolar do filho, aninhado dentro de um pote de latão perfurado com um prego; ela patenteou e começou a fabricá-los. Em um ano, ela vendeu centenas de seus filtros, incluindo 1.200 apenas na Feira de Leipzig e, em 1928, tinha dezenas de funcionários. Com o tempo, ela foi aprimorando seu filtro, tornando-o cada vez mais popular. Bentz era popular entre seus funcionários por causa de seus generosos bônus e horário de trabalho, e ela também iniciou o "Melitta Aid", um fundo social.

 

18. Grace Hopper (1906 - 1992)

Você pode agradecer à pioneira da programação, Grace Hopper, toda vez que digitar no seu computador! Quando todos os programas de computador foram escritos em código numérico, a matemática e oficial da reserva da Marinha dos EUA iniciou sua carreira. Foi ideia de Hopper que a programação seria melhor se as pessoas pudessem codificar em sua própria linguagem; ela inventou o primeiro compilador em 1952, ensinando os computadores a "falar". Seus colegas não perceberam que ela havia conseguido por muito tempo: "Ninguém acreditava nisso... Eles me disseram que os computadores só podiam fazer aritmética." Mais tarde, ela co-inventou o COBOL, a primeira linguagem de programação universal.

 

19. Marion Donovan (1917 - 1998)

Se você acha que lidar com as fraldas de um bebê é uma bagunça agora, imagine quando as capas à prova d'água não existiam. Marion Donovan descobriu que as fraldas de pano, que na época não tinham capa, vazavam muito quando ela tinha filhos: ela passava horas lavando e trocando lençóis e roupas.  Para evitar vazamentos, ela costurou uma capa de uma cortina de chuveiro para que não houvesse atrito ou assaduras.

 

20. Tim Berners-Lee

Sir Timothy Berners-Lee é amplamente considerado o inventor da Internet, o desenvolvimento mais significativo do final do século XX.  Originalmente, a Internet foi projetada para resistir a um ataque nuclear no Pentágono. ARPANET era o nome desse sistema, lançado em 1969.

 

Fonte: https://www.startupmundi.com/os-20-maiores-inovadores-de-todos-os-tempos 

O empreendedor procura construir algo de novo que vai melhorar a vida das pessoas, preferencialmente com soluções criativas, inovadoras e sustentáveis.

 

O resultado maior da atividade empreendedora consiste na criação de valor, riqueza e na transformação do ambiente em que vivemos.

 

Para Dornelas a grande diferença de empreender nos dias de hoje em relação ao passado consiste na enorme quantidade de informação disponível e na velocidade das mudanças. Para ele a revolução proporcionada pela inovação tecnológica, a intensidade com que os aplicativos de internet passam a fazer parte do dia a dia das pessoas e as mudanças no mercado de trabalho têm levado jovens e adultos a considerar o empreendedorismo (enquanto criação de empresas) uma opção de carreira 

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 01/06/2024 às 00:00 a 30/06/2024 às 23:59
    
Inicia em 21/06/2024 às 0h 0 e finaliza em 30/06/2024 às 23h 59
UNIDADE I - SEMANA 2 (01/06/2024 - 30/06/2024)

Educação Empreendedora.

 

Fonte: https://www.bing.com/images

1 - Plano de Ensino;

2 - Texto 1: Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base. Ensino Médio;

3 - Texto 2: Base Nacional Comum Curricular. Cadernos de práticas. Ensino Médio;

4 - Texto 3: Educação Empreendedora: premissas, objetivos e metodologias.

      

Materiais complementares:

 

Artigo: Projeto “Empreendedores na Escola” - utilização do jogos de empresas Bom Burguer.

Disponível em: https://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2010_tn_stp_122_790_17442.pdf 

 

Reportagem: Programa Nacional da Educação Empreendedora - PNEE

Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/Programas/programa-nacional-da-educacao-empreendedora-pnee,2c7cd24a8321c510VgnVCM1000004c00210aRCRD 

  • O que é a educação empreendedora;
  • Empreendedorismo no currículo escolar.

A Educação Empreendedora busca entender "A dinâmica social contemporânea nacional e internacional, marcada especialmente pelas rápidas transformações decorrentes do desenvolvimento tecnológico que impõe desafios ao Ensino Médio. Para atender às necessidades de formação geral, indispensáveis ao exercício da cidadania e à inserção no mundo do trabalho, e responder à diversidade de expectativas dos jovens quanto à sua formação, a escola que acolhe as juventudes tem de estar comprometida com a educação integral dos estudantes e com a construção de seu projeto de vida." (BNCC, 2018, p. 464)

Aula Síncrona 1: em 08/06/2024  às 10 horas.

 

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=S9H3VYDjzcs 

A Educação Empreendedora é transversal à todas as Unidades Curriculare e se utiliza de várias estratégias de aprendizagem.

 

Estratégia de aprendizagem:

Apresentação cultural sobre temáticas em estudo, atividades de fixação, atividades de verificação das aprendizagens, aula de campo sobre conteúdos interdisciplinares, aula expositiva e/ou dialogada, aulas orientadas, avaliação para as aprendizagens, blogs e redes sociais, debates e/ou discussões considerando a participação do estudante, design thinking, diário de campo, dinâmica de grupos, dissertação ou resumos, dramatização, ensino com pesquisa, ensino em pequenos grupos, ensino híbrido, ensino individualizado, entrevistas, estudo de caso, estudo de texto, estudo dirigido, estudo do meio, exposições/excursões e visitas, feiras do conhecimento, filmes e vídeos, fishbowl – aquário, gincanas e/ou jogos lúdicos e interativos, grupo de verbalização e de observação, jogos lúdicos e interativos, júri simulado e/ou esquete e/ou teatro sobre temáticas em estudo, leitura textual de gêneros e temas diversos em sala ou na biblioteca, lista de discussão por meios digitais, makerspace, mapa conceitual, mesa redonda, método PBL - aprendizagem baseada em problemas, oficinas sobre o conteúdo abordado na aula, open space – espaços abertos, painel, palestra e/ou mesa redonda e/ou entrevista, pesquisa em laboratório de informática ou dispositivos móveis utilizando sites, philips 66, portfólio, produção de materiais sobre a temática abordada, produção de texto, projeto de pesquisa, resolução de exercícios, revisão das aprendizagens, role-play – desempenho de papéis, sala de aula invertida, seminário sobre temáticas em estudo, simpósio, solução de problemas, tempestade cerebral (Brainstorming), teste escrito, utilização de plataforma digital, utilização de recursos audiovisuais (documentários/música/data show), workshop, world café, hackathon, mostra empreendedora, gamificação, pitch, autoavaliação.

 

 

Recursos materiais necessários:

 

Os materiais são diversos, dependem de cada ação educacional e não são fatores limitantes para a execução da ação. Estratégias de avaliação do estudante O Guia Essencial para Empreendedores traz as estratégias de avaliação formativa, segundo as diversas atividades que evidenciam a aprendizagem.

 

Fonte: https://www.educacao.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2021/11/EMPREENDEDORISMO.pdf 

  

A EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA é um conceito educacional que vai além dos padrões tradicionais de ensino. Seu propósito é estimular e desenvolver habilidades essenciais para o empreendedorismo, como pensamento crítico, criatividade, liderança, resiliência e habilidades inclusive financeiras. 

 

 

 

UNIDADE II - SEMANA 3 (01/06/2024 - 30/06/2024)

Empreendedorismo Social.

Fonte: https://www.bing.com/images/search?view=detailV2&ccid=b12lG8FO&id=521BC17B499BADAC2C006296DC4AA1C77C2C1E0C&thid=OIP.b12lG8FORkovac7PUvFQqQAAAA&mediaurl=https%3A%2F%2Fi.pinimg.com%2F736x%2F8a%2F3e%2Ff7%2F8a3ef7ea948482515a8fca74333bea71.jpg&cdnurl=https%3A%2F%2Fth.bing.com%2Fth%2Fid%2FR.6f5da51bc14e464a2f69cecf52f150a9%3Frik%3DDB4sfMehStyWYg%26pid%3DImgRaw%26r%3D0&exph=163&expw=309&q=trabalho+social&simid=608021491146183659&form=IRPRST&ck=3405A2CAE4A5167772C398C7C96D986B&selectedindex=10&ajaxhist=0&ajaxserp=0&vt=0&sim=11&pivotparams=insightsToken%3Dccid_0CVBi%252BDM*cp_C300E958F408876CE4DDE1B51E2A4E8D*mid_529316B351262559A0F2DEC74EC2D03436EA5EE8*simid_608003594022489318*thid_OIP.0CVBi-DMrCx4qlWKyQVtvgHaE8&iss=VSI 

2 -  Texto 1: Empreendedorismo Social e inovação Social no contexto Brasileiro.

3 - Texto 2: Inovação social: um conceito em construção.

4 - 3. Empreendedorismo Internacional e Redes (usp.br)

 

Materiais complementares:

Capitalismo e escravidão na sociedade pós-escravista - Fundação Editora Unesp

 

  1. PPT. Inovação e Empreendedorismo (usp.br)

Reportagem do SEBRAE: O que são negócios de impacto social e como eles funcionam.

Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/sebraeaz/o-que-sao-negocios-de-impacto-social,1f4d9e5d32055410VgnVCM1000003b74010aRCRD


  • O que é empreendedorismo social;
  • Diferença entre o empreendedorismo tradicional e o social;
  • Inovação social;
  • A economia do desperdício.

Esta unidade objetiva despertar nas alunas e nos alunos uma visão ampla das possibilidades para empreender no campo Social, da solidariedade. Objetiva também informar sobre os motivos pelos quais a solidariedade é importante; sobre o mecanismos para combater desigualdades sociais e econômicas, de promoção da inclusão para a igualdade de oportunidades  e criação de senso de coletividade e de pertencimento.

- VÍDEOS:

1 -O que é Empreendedorismo Social

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=c8cVFOs9njo

 

2 - O futuro são as empresas de Impacto Social.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BsC5K5CuwAg

 

3 - How Recycled Plastic Bottles Are Building Homes

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5BMOL4VwlII&t=104s 

 

 

Artigo 1: Modelo de negócios com Impacto Social

Link do Artigo: https://www.scielo.br/j/rae/a/Nq7d3Q6dpNqCMxnKSdxQY3S/ 

 

Artigo 2: Negócios sociais ou socioambientais emergentes no Brasil: perspectivas e

limitações – revisão integrativa.

 

A inovação social não precisa necessariamente ser uma tecnologia ou um produto, podemos encontrá-la em uma lei, em um movimento ou em um processo, e também na junção desses elementos.

 

A Conceptos plásticos é uma empresa Colombiana que desenvolveu tecnologia para reciclar plástico, transformando em peças para a construção de casas e abrigos para diversas famílias na Colômbia. A iniciativa é do empreendedor Oscar Andres Mendez e tem um impacto ambiental e social muito positivo.

Oscar Andres Mendez, fundador da Conceptos plásticos.

 

Uma pesquisa realizada pela empresa de alimentos Hellmann's, feita com base em dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), divulgada em agosto de 2023, identificou que uma família brasileira de três pessoas desperdiça, em média, R$ 1.630 por ano jogando comida no lixo, mais de R$ 300 acima do salário mínimo, que é atualmente de R$ 1.320,00.

O Empreendedorismo Social desempenha papel crucial na busca e implementação por soluções sustentáveis e inovadoras que possam enfrentar os desafios ambientais e sociais que o mundo enfrenta. Agindo de forma Social o empreendedor agrega os valores e concepções da sustentabilidade para criar, desenvolver negócios que equilibram em suas ações a geração de lucro com a proteção e preservação do meio ambiente e a solidariedade.

UNIDADE II - SEMANA 4 (01/06/2024 - 30/06/2024)

EntreComp  e Desenvolvimento de Competências em Empreendedorismo no Novo Ensino Médio.

O quadro europeu de competências empresariais (EntreComp), é um quadro de referência abrangente e flexível que descreve o que significa ser empreendedor e ter espírito empresarial.

Texto 1:   Processo da Criatividade.

Disponível em: http://cm-kls-content.s3.amazonaws.com/201601/INTERATIVAS_2_0/PROCESSO_DA_CRIATIVIDADE/U1/LIVRO_UNICO.pdf 

Texto 2: Quadro de Referência das Competências para o Empreendedorismo.

Disponível: em: https://empreendedorismosocial.porvir.org/wpcontent/themes/sintropika/assets/pdf/PUB_ENTRECOMP_FINAL.pdf 

 

Materiais complementares:

Artigo: Desenvolvimento de competências na perspectiva de docentes de ensino superior: estudo em representações sociais.

Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/CpP9k7HDQpKDX4s5G7v6SQJ/# 

  

  • O que é o Desenvolvimento de Competências;
  • Por que desenvolver competências é importante;
  • Habilidade necessárias para um modelo educacional centrado nos conteúdos disciplinares direcionados ao desenvolvimento de competências;
  • A demanda por práticas pedagógicas que estimulem o aprendizado dos estudantes e aquisição de novos conhecimentos;
  • Quadro de referência de Competências para o Empreendedorismo.

Nesta unidade veremos que a aprendizagem por competências no novo ensino médio é uma proposta que visa desenvolver habilidades relevantes para a formação dos alunos; que o novo ensino médio se baseia na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e em itinerários formativos que se conectam com a realidade contemporânea do século XXI e os referenciais curriculares, a formação de professores, os recursos didáticos e as avaliações estarão alinhados às competências e habilidades da BNCC2.

- VÍDEOS 1: As 10 Competências Gerais da BNCC

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cVkm94VwV5g 

 

Artigo: Desenvolvimento de habilidades e competências transversais na formação de futuros engenheiros: ações com alunos de ensino médio/técnico.

Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/375478407_Desenvolvimento_de_habilidades_e_competencias_transversais_na_formacao_de_futuros_engenheiros_acoes_com_alunos_de_ensino_mediotecnico 

As habilidades do século 21 costumam ser classificadas da seguinte maneira: Habilidades de aprendizagem e inovação: criatividade e inovação, pensamento crítico e resolução de problemas, comunicação e colaboração.

 

Competências X Habilidades - o que significa cada uma?

 

Para o professor Me. Vasco Moretto, "As habilidades estão associadas ao saber fazer: ação física ou mental que indica a capacidade adquirida. Assim, identificar variáveis, compreender fenômenos, relacionar informações, analisar situações-problema, sintetizar, julgar, correlacionar e manipular são exemplos de habilidades.

 

Já as competências são um conjunto de habilidades harmonicamente desenvolvidas e que caracterizam por exemplo uma função/profissão específica: ser arquiteto, médico ou professor de química. As habilidades devem ser desenvolvidas na busca das competências."

 

 

A mudança na estrutura do Ensino Médio, proposta pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que inclui muitas mudanças na formação dos alunos, gerou muitas dúvidas na sociedade.

 

A proposta do “novo” Ensino Médio buscou atender expectativas dos estudantes, de modo a formá-los de uma maneira mais ativa e participativa na sua realidade.  A carga horária foi ampliada de 1.800/horas de formação básica com mais 1.200/horas de itinerários formativos curriculares. Estes itinerários formativos são experiências de aprendizagens que levam a uma formação à parte, na qual o estudante fará escolhas com base nas suas preferências e intenções de carreira. 

 

Os itinerários estão divididos em 3 tipos:

Área do conhecimento;

Formação técnica e profissional;

Integrado.

 

As ações pedagógicas para trabalhar os itinerários formativos do novo ensino médio se desenvolvem a partir de 4 eixos estruturantes. Esses eixos conectam experiências educativas com a realidade contemporânea e auxiliam os alunos a desenvolverem habilidades relevantes para a formação.

 

Eixos Estruturantes:

1 - Investigação científica: investigação da realidade a partir de vivências e experiências práticas da realidade;

2 - Mediação e intervenção cultural: envolvimento na vida pública via projetos de mobilização e intervenção sociocultural;

3 - Empreendedorismo: esse eixo tende ao estímulo dos alunos para que possam criar projetos pessoais a partir da identificação de desafios, o planejamento de testes e o aprimoramento desta ideia esboçada.

4 - Processos criativos: elaboração de projetos com foco em criatividade.

 

AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (01/06/2024 - 30/06/2024)
    
Inicia em 29/06/2024 às 0h 0 e finaliza em 30/06/2024 às 23h 59
AVALIAÇÃO DE SEGUNDA CHAMADA (01/06/2024 - 30/06/2024)
    
Inicia em 05/07/2024 às 0h 0 e finaliza em 06/07/2024 às 23h 59
EXAME FINAL (01/06/2024 - 30/06/2024)
    
Inicia em 16/07/2024 às 0h 0 e finaliza em 17/07/2024 às 23h 59
Frequências da Turma

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Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2024201**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 AM
2 2024201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
3 2024201**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
4 2024201**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
5 2024201**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 AM
6 2024201**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
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Título

Data
Solicitação da Prova de Segunda Chamada 03/07/2024
Data Limite para o Pedido de Segunda Chamada 02/07/2024
Prazo de Atividades 29/06/2024
Prazo de Atividades 22/06/2024
Aula Síncrona 2: EDUCAÇÃO E EMPREENDEDORISMO 21/06/2024
Aula Síncrona 1: EDUCAÇÃO E EMPREENDEDORISMO 07/06/2024
Aula Síncrona 1 07/06/2024

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1156 04/11/2024 17:06