Seção Produtos e Serviços (31/10/2018 - 05/11/2018)
uDiga quais são os produtos de sua empresa;
uPor que ela é capaz de fornecê-los e como eles são fornecidos;
uQuais as características únicas de seu negócio;
uO que ele tem de especial para oferecer aos clientes;
uListe os produtos ou serviços futuros que você planeja.
uSe você é um fabricante ou atacadista:
uFaça uma descrição detalhada do desenvolvimento do seu produto a partir do recebimento da matéria-prima ou atá acabado;
uFluxograma;
uDescreva as necessidades da matéria-prima;
uDescreva quais equipamentos são utilizados no processo produtivo;
uQuais os custos de manutenção;
uQuantos operários são necessários na operação dos mesmos e em quantos turnos de trabalho...
uSe você é um varejista
uDescreva os produtos ou famílias de produtos que são vendidos por sua empresa;
uPrincipais fornecedores (onde se localizam);
uComo você controla o estoque de produtos;
uComo define quando deve ser feito um novo pedido de compra?;
uExiste software que controla esse produto?
ESTRATÉGIA DO PRODUTO
uQual a estratégia de desenvolvimento de produtos da empresa?
uRessaltar as características e benefícios;
uCaracterísticas: tamanho, peso, formato;
uFuncionalidades: usado para, aplicado como;
uBenefícios: relacionados à satisfação do cliente;
uSe possível, faça uma comparação com os atributos dos produtos da concorrência;
ESTRATÉGIA
A Matriz BCG é uma ferramenta desenvolvida pelo Boston Consulting Group para analisar o posicionamento e possibilidades de cada unidade de negócios de uma empresa.
•A matriz é composta por 4 quadrantes localizados em um diagrama com o eixo "X" representando a participação relativa de mercado da Unidade de Negócios (da maior para a menor) e o eixo "Y" com a taxa de crescimento do mercado em que a unidade atua.
MATRIZ CREWCIMENTO / PARTICIPAÇÃO
uProduto Estrela – são negócios ou produtos de alto crescimento e grande participação. Altos investimento. Passam a ser vacas leiteiras.
u
uVacas leiteiras – são negócios ou produtos de pequeno crescimento e grande participação. UENs bem sucedidas, menos investimentos. Financia outras UENs.
uPontos de interrogação – são unidades de negócios de pequena participação em mercados de grande crescimento.
u
uAbacaxis – são negócios ou produtos de pequeno crescimento e pequena participação.
MATRIZ CRESCIMENTO MERCADO/PRODUTO
uPenetração de mercado – vender mais para os clientes atuais sem alterar os produtos;
uDesenvolvimento de mercado – identificar e desenvolver novos mercados para seus produtos atuais;
uDesenvolvimento de produto – oferecer produtos modificados ou novos para os mercados atuais; e
uDiversificação – abrir ou comprar negócios que não tem a ver com seus produtos e mercados atuais.
ESTRATÉGIA CENTRADA NO CLIENTE
Desenvolvimento de um Mix de Marketing – conjunto de ferramentas de marketing táticas e controláveis que a empresa combina para produzir a resposta que deseja no mercado-alvo.
uProduto – combinação de produto e serviços que a empresa oferece para o mercado-alvo;
uPreço – é a quantia de dinheiro que os clientes têm de pagar para obter o produto;
uPraça – envolve as atividades da empresa que disponibilizam o produto aos consumidores-alvo; e;
uPromoção – engloba as atividades que comunicam os pontos fortes do produto e convencem os clientes-alvo a comprá-lo.
Produto
Variedade; Qualidade
Design; Marca
Embalagem; serviços
Preço
Descontos; prazo pagamento; financiamento
Promoção
Propaganda
Venda pessoal; promoção de vendas;
Relações públicas
Praça
Canais; cobertura;
Variedade; locais;
Estoque; transporte;
logística