ANA LUISA MENESES LAGE DO NASCIMENTO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ARQUEOLOGIA E CONSERVAÇÃO DE ARTE RUPESTRE/CCN

Ir ao Menu Principal

ana luisa meneses lage do nascimento

ARQ - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ARQUEOLOGIA E CONSERVAÇÃO DE ARTE RUPESTRE/CCN

CPSIC/CMRV007 - ESTÁGIO BÁSICO II - Turma: 02 (2020.1)

Tópicos Aulas
Apresentação da proposta de trabalho da disciplina, aspectos organizativos, normas e orientações gerais sobre o funcionamento do Estágio Básico II. (09/11/2020 - 09/11/2020)
Apresentação da proposta de trabalho da disciplina, aspectos organizativos, normas e orientações gerais sobre o funcionamento do Estágio Básico II. Relações sociais, habilidades interpessoais, postura analítico-reflexiva frente às demandas observadas acerca de processos de desenvolvimento e aprendizagem que ocorrem dentro e fora de contextos formais de educação no marco da pandemia da COVID-19.
   PLANO DE CURSO_ESTAGIO_BASICO_II_2020.1.pdf 
Técnicas de pesquisa qualitativa como instrumento de coleta de dados sobre processos de desenvolvimento e aprendizagem que têm lugar dentro e fora dos contextos formais de educação: observação sistemática e participante. Assíncrona: Prática de observação utilizando vídeo (protocolo de observação no SIGAA) (16/11/2020 - 16/11/2020)
   Filme "Como Estrelas na Terra"

A partir das orientações sobre a prática de opbservação sistemática, escolha dois trechos do filme e faça o registro contínuo, seguindo as indicações:

1. Cada trecho deve ter no mínimo 10 minutos de duração;

2. Cada trecho deve ser registrado em protocolo próprio, que deve ser preenchido completamente com as informações pertinentes;

3. Os registros são individuais e cada estudante deve enviar os seus através da plataforma SIGAA.

    
Inicia em 16/11/2020 às 0h 0 e finaliza em 20/11/2020 às 23h 59
Técnicas de pesquisa qualitativa como instrumento de coleta de dados sobre processos de desenvolvimento e aprendizagem dentro e fora dos contextos formais de educação: uso de entrevistas e questionários não-estruturada, semiestruturada e estruturada. Assíncrona: elaborar roteiro de entrevista para GRE (no SIGAA). (23/11/2020 - 23/11/2020)
    
Inicia em 23/11/2020 às 0h 0 e finaliza em 27/11/2020 às 23h 59
Prática de entrevista GRE: políticas públicas e a atuação do psicólogo no ensino remoto. Assíncrona: síntese da entrevista e roteiro de entrevista para coordenadora e estudantes (no SIGAA). (30/11/2020 - 30/11/2020)
    
Inicia em 04/12/2020 às 0h 0 e finaliza em 06/12/2020 às 23h 59
Entrevista com equipe Coordenadora pedagógica e alunos do 3º ano do Marista. Assíncrona: síntese da entrevista e roteiro de entrevista para mãe e educadora (no SIGAA). (07/12/2020 - 07/12/2020)
    
Inicia em 07/12/2020 às 0h 0 e finaliza em 11/12/2020 às 23h 59
Entrevista sobre educação inclusiva no ensino remoto Assíncrona: Síntese da entrevista e levantamento de demandas. (14/12/2020 - 14/12/2020)
    
Inicia em 14/12/2020 às 0h 0 e finaliza em 21/12/2020 às 23h 59
Orientações para elaboração do relatório e do plano de ação. Assíncrona: Elaboração do relato de experiência (Google Drive) e esquema do plano de ação no SIGAA. (21/12/2020 - 21/12/2020)
Assíncrona: Elaboração do Relato de experiência (Google Drive) e esquema do plano de ação no SIGAA. (04/01/2021 - 04/01/2021)
Realização do plano de ação. Discussão sobre as atividades realizadas. (11/01/2021 - 11/01/2021)
Realização do plano de ação. Discussão sobre as atividades realizadas. (18/01/2021 - 18/01/2021)
    
Inicia em 11/01/2021 às 0h 0 e finaliza em 13/01/2021 às 23h 59
Apresentação dos relatos de experiência. Avaliação conjunta. (25/01/2021 - 25/01/2021)
Feedback formativo sobre os trabalhos entregues. (01/02/2021 - 01/02/2021)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ JAN FEV Total
02 09 16 23 30 06 13 20 27 04 11 18 25 01 08 15 22 29 06 13 20 27 03 10 17 24 31 14 21 28 05 19 26 09 16 23 30 07 14 21 28 04 11 18 25 01
1 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2018905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2018905**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
4 2018905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2018905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
6 2018905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Método de observação de crianças. Identificação das etapas do desenvolvimento infantil: funções cognitivas (pensamento de linguagem), fases psicossexuais e afetividade (nível das interações sociais). Avaliação psicométrica do desempenho escolar, da memória e da inteligência. Elaboração de relatório dos métodos utilizados (observação e avaliação psicológica).
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Todas as atividades da disciplina serão realizadas de maneira remota, incluindo encontros síncronos e tarefas a serem cumpridas de forma assíncrona, de acordo com o cronograma instituído. Os encontros síncronos se darão por meio da plataforma Google Meet, ao passo que o link de acesso ao encontro online, os materiais referentes à disciplina, bem como o envio das tarefas solicitadas se darão por meio da plataforma SIGAA. As atividades práticas online foram articuladas de maneira a propiciar a construção de conhecimento e o desenvolvimento de competências de maneira similar à qual se buscam alcançar através das visitas técnicas presenciais aos campos de estágio. Em geral, as atividades a serem realizadas se agrupam em três grandes blocos: escuta dos diversos atores envolvidos em processos de desenvolvimento e aprendizagem que tem lugar dentro e fora de contextos formais de educação no âmbito da pandemia da COVID-19, interpretação das demandas emergentes do atual cenário e elaboração do plano de ação. Dessa forma, inicialmente, serão levantados dados acerca dos processos psicológicos a partir da construção narrativa dos diversos atores da comunidade escolar (estudantes, gestores, educadores e familiares). Posteriormente, esses dados serão interpretados de modo a identificar possíveis demandas para a atuação profissional. Finalmente, será elaborado um plano de intervenção com vistas a contribuir com ações educativas voltadas ao público de interesse do estágio. Reiteramos que o plano de ação, bem como todas as atividades planejadas serão realizadas de maneira remota, sem requerer a presencialidade.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação da aprendizagem ocorrerá de forma contínua, durante todo o processo, considerando elementos como assiduidade, o envolvimento a participação nas atividades e a qualidade dos produtos solicitados. As notas serão aferidas substancialmente através de três atividades principais: cumprimento das atividades assíncronas (10,0); relato de experiência referente às atividades desenvolvidas (10,0); versão final do relato de experiência referente às atividades desenvolvidas (10,0).
Horário de atendimento: Segundas-feiras das 14 às 18h
Bibliografia: Bibliografia Básica
COLL, C.; MARCHESI, A.; PALACIOS, J. Desenvolvimento psicológico e educação: Psicologia Evolutiva. Vol 1. Porto Alegre: Artes Médicas, 2004.
FAGUNDES, A J. da F. M. Descrição e registro de comportamento. São Paulo: Edicon, 1982.
VAYER, P e COELHO, M.H. A Observação da criança. São Paulo: Manole, 1990.

Bibliografia Complementar
ARIÉS, P. História Social da criança e da família. Rio de Janeiro: Ed. S. A., 1981.
BEE, H. O ciclo vital. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
BIAGGIO, A. M. B. Psicologia do desenvolvimento. Petrópolis: Vozes, 1985.
BOCK, A. B. M. Adolescência como construção social: estudo sobre livros destinados a pais e educadores. Revista da Associação Brasileira de Psicologia Educacional e Escolar, n.1, p. 63-76, 2007.
BOCK, A. B. M. A perspectiva sócio-histórica de Leontiev e a crítica à naturalização da formação do ser humano: a adolescência em questão. Cadernos Cedes, n.62, p. 26-43, 2004.
BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente: Lei federal nº 8069, de 13 de julho de 1990. Rio de Janeiro: Imprensa Oficial, 2002.
BUSSAB. V. S. R. Fatores hereditários e ambientais no desenvolvimento: a adoção de uma perspectiva interacionista. Psicologia: Reflexão e Crítica, n.2, p. 233-243, 2000.
COLE, M.; COLE, S. O Desenvolvimento da criança e do adolescente. Porto Alegre: Artmed, 2004.
LATAILLE, Yves et alii. Piaget, Vygotsky, Wallon: Teorias psicogenéticas em discussão. SP, Summus, 1992.
MACEDO, R. M. A.; BOMFIM, M. C. A. Violências na escola. Rev. Diálogo Educ., v. 9, n. 28, p. 605-618, 2009.
MACEDO, O. J.; PESSOA, M. C. B.; ALBERTO, M. F. P. Atuação dos Profissionais de Psicologia Junto à Infância e à Adolescência nas Políticas Públicas de Assistência Social. Psicologia: Ciência e Profissão, v.35, n.3, p. 916-931, 2015.
MOTA, M. E. Psicologia do desenvolvimento: uma perspectiva histórica. Temas em Psicologia, v.13, n.2, p. 105-111, 2005.
PAPALIA, D. E.; Feldman, R. D. Desenvolvimento humano. 7. ed. Porto Alegre: McGraw-Hill, 2013.
PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1978.
ROSSETTI-FERREIRA, M. C., ALMEIDA, I. G., COSTA, N. R. A., GUIMARÃES, L. A.; MARIANO, F. N.; PAULI-TEIXEIRA, S. C. et al. Acolhimento de crianças e adolescentes em situações de abandono, violência e rupturas. Psicologia: Reflexão e Crítica, v.25, n.2, p. 390-399, 2012.
TOGNETTA, L. R. P., VINHA, T. P. Construindo a autonomia moral na escola: os conflitos interpessoais e a aprendizagem dos valores. Revista Diálogo Educacional, v.9, n.28, p. 525-540, 2009.
VYGOTSKY, L. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
09/11/2020
09/11/2020
Apresentação da proposta de trabalho da disciplina, aspectos organizativos, normas e orientações gerais sobre o funcionamento do Estágio Básico II.
16/11/2020
16/11/2020
Técnicas de pesquisa qualitativa como instrumento de coleta de dados sobre processos de desenvolvimento e aprendizagem que têm lugar dentro e fora dos contextos formais de educação: observação sistemática e participante. Assíncrona: Prática de observação utilizando vídeo (protocolo de observação no SIGAA)
23/11/2020
23/11/2020
Técnicas de pesquisa qualitativa como instrumento de coleta de dados sobre processos de desenvolvimento e aprendizagem dentro e fora dos contextos formais de educação: uso de entrevistas e questionários não-estruturada, semiestruturada e estruturada. Assíncrona: elaborar roteiro de entrevista para GRE (no SIGAA).
30/11/2020
30/11/2020
Prática de entrevista GRE: políticas públicas e a atuação do psicólogo no ensino remoto. Assíncrona: síntese da entrevista e roteiro de entrevista para coordenadora e estudantes (no SIGAA).
07/12/2020
07/12/2020
Entrevista com equipe Coordenadora pedagógica e alunos do 3º ano do Marista. Assíncrona: síntese da entrevista e roteiro de entrevista para mãe e educadora (no SIGAA).
14/12/2020
14/12/2020
Entrevista sobre educação inclusiva no ensino remoto Assíncrona: Síntese da entrevista e levantamento de demandas.
21/12/2020
21/12/2020
Orientações para elaboração do relatório e do plano de ação. Assíncrona: Elaboração do relato de experiência (Google Drive) e esquema do plano de ação no SIGAA.
04/01/2021
04/01/2021
Assíncrona: Elaboração do Relato de experiência (Google Drive) e esquema do plano de ação no SIGAA.
11/01/2021
11/01/2021
Realização do plano de ação. Discussão sobre as atividades realizadas.
18/01/2021
18/01/2021
Realização do plano de ação. Discussão sobre as atividades realizadas.
25/01/2021
25/01/2021
Apresentação dos relatos de experiência. Avaliação conjunta.
01/02/2021
01/02/2021
Feedback formativo sobre os trabalhos entregues.
Avaliações
Data Descrição
14/12/2020 1ª Avaliação
21/12/2020 2ª Avaliação
29/01/2021 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Prazo de entrega da versão final do Relato de experiência 27/01/2021
Atividade da semana: atendimento personalizado para produção de conteúdo 18/01/2021
Entrevista com a coordenadora pedagógica e os discentes 04/12/2020
2º Encontro síncrono 16/11/2020
1º Encontro síncrono da disciplina 09/11/2020

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.instancia1 vdefault teste 04/11/2024 17:03