welbert feitosa pinheiro

LLJ - COORDENAÇÃO DO CURSO DE LETRAS/CSHNB

CPSIC/CMRV012 - ESTÁGIO BÁSICO III - Turma: 02 (2019.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (24/06/2022 - 24/06/2022)

PLANO DA DISCIPLINA, COMO SERÃO AS AVALIAÇÕES EM PERÍODO REMOTO. ATIVIDADE DE SE PENSAR NOS TEMAS DOS ARTIGOS. TESTE DE USO DE TIC (tripadvisor, trivago e booking.com)

TICs em Turismo (01/07/2022 - 02/09/2022)

Aulas expositivas e leituras de artigos internacionais

   @ websites e promoção do turismo -tool-touristic-destinations.pdf 
  Como fazer Artigos.pdf 
VEJAM AS DICAS DESSE TEXTO
  TIC's y Turismo 2019 LIVRO.pdf 
LIVRO IMPORTANTE
Prova Individual (09/09/2022 - 09/09/2022)

Resumo das Lives do professor, deverá ser entregue em atividades no SIGAA.

https://www.youtube.com/watch?v=rBwSxkvOxjg - Live ANPTUR de março 22 

https://www.instagram.com/tv/CAbWFEvAeBP/?igshid=16v4gcwgcl6n8 

https://www.youtube.com/watch?reload=9&v=URKekSsPTpk 

https://www.youtube.com/watch?v=1nPJSxG-Orw&feature=youtu.be&fbclid=IwAR1dMxV2BRz0GvmlFyDXQaCxchG6GPMdNzuixjK-as7yobZQKzLjdre8jSU 

https://www.youtube.com/watch?v=AnHfr7ETD1Q&t=280s 

 https://youtu.be/8Rxqatrw5uM 

https://www.youtube.com/watch?v=fyy7v4J1FcM&t=73s 

https://www.youtube.com/watch?v=R83LfcHu5tM&feature=youtu.be  

    
Inicia em 02/09/2022 às 0h 0 e finaliza em 09/09/2022 às 23h 59
ENTREGA DA SEGUNDA AVALIAÇÃO SEMINÁRIOS (16/09/2022 - 23/09/2022)

8 TEMAS DE SEMINÁRIOS, SORTEADOS NO PRIMEIRO DIA DE AULA, COM GRUPO DE NO MÁXIMO 4 ALUNOS.

ENTREGAR MATERIAL VIA SIGAA COMO TAREFA NO DIA 16 DE setembro, APRESENTAR TRABALHO POR NO MPINIMO 20MIN E NO MÁX 25MIN. 

AS APRESNETAÇÕES DEVEM SER ENVIADAS ANTECIPADAMENTE EM PPT AO EMAIL: perinotto@ufpi.edu.br

    
Inicia em 14/09/2022 às 0h 0 e finaliza em 16/09/2022 às 23h 59
Artigo em dupla (30/09/2022 - 30/09/2022)

O artigo deverá ser enviado via SIGAA (como tarefa) no formato em Word (com os nomes dos componentes), apenas 1 aluno da dupla envia o trabalho no formato de tarefa do SIGAA que será aberto em Abril de 22.

Diretrizes para Autores

Características do artigo

I. Tema diretamente relacionado ao TICs, turismo, Comunicação (para quem faz a disciplina de Marketing é obrigatório o tema de Marketing do Artigo).

II. Tema relevante para o conhecimento teórico do turismo.

III. Tema ou abordagem inovadora em relação à literatura existente (leituras obrigatórias de 3 livros e artigos internacionais).

IV. Método de pesquisa com certo rigor científico (ver como exemplo outros artigos para ver que tipo de abordagem metodológica eles fizeram e utilizaram nas pesquisas deles).

V. Ter no máximo de 10 mil palavras (incluindo resumos, referências e todos demais elementos textuais)

VI. Nas referências ter no mínimo 2 livros citados e 9 artigos citados (preferencialmente artigos internacionais e de revistas científicas). Não serão aceitas citações de wikipedia e nem de dicionários!


Preparação do artigo

O arquivo principal do artigo deve ser enviado em formato Word (.doc/.docx) ou Writer (.odt) com tamanho máximo de até 2 Mb.

Devem ser tomadas todas as providências possíveis para assegurar a não identificação do(s) autor(es) durante o processo de avaliação:

Inserir o nome dos autores no manuscrito.

 

Os artigos devem obrigatoriamente conter os seguintes elementos:

I. Título: apresentado em português, inglês e espanhol.

II. Resumo: Deve conter, no máximo, 200 palavras e obrigatoriamente incluir ao menos os seguintes itens: Objetivo da pesquisa; Método/técnicas de pesquisa; Principais resultados

III. Palavras-chave: lista de 3 a 5 termos. Deve-se preferencialmente utilizar termos do Tesauro Brasileiro de Turismo (http://www2.eca.usp.br/tesauroturismo/).

IV. Referencial Teórico

V. Procedimentos Metodológicos ou Metodologia

VI. Resultados e Discussões ou Análises

VII. Considerações Finais

VIII. Referências: lista completa e exclusiva das obras citadas ao longo do texto.

 

Formatação

Fonte Calibri 12 e citação direta Calibri 10, parágrafos espaçamento normal, sem espaçamento entre os parágrafos ZERO. Algumas normas de formatação devem ser obrigatoriamente observadas:

I. Citações longas, com mais de 3 linhas, devem aparecer em parágrafos exclusivos com recuo de 4 cm da margem esquerda, fonte 10.

II. Os títulos das seções do manuscrito devem ser numerados sequencialmente.

III. Tabelas, quadros e figuras devem ser numeradas, receber título próprio e ser mencionadas no texto.

IV. Tabelas, quadros e fórmulas devem ser apresentados em formato editável.

V. Gráficos e diagramas devem ser preferencialmente elaborados em fundo branco e utilizar fonte Calibri, normal, tamanho 10, preta.

VI. Todas as imagens devem ser apresentadas em definição suficiente para perfeita visualização com zoom de 100%.

VII. Textos presentes em imagens devem ser legíveis.

VIII. Notas de rodapé devem ser utilizadas apenas se forem imprescindíveis, com fonte tamanho 9.

Norma específica de formatação, sugere-se a norma da American Psychological Association (APA). Conforme apresentado a seguir.


Citações e referências

As citações ao longo do texto e a lista de referências das obras citadas constante ao final do texto devem seguir a 6ª edição das normas da American Psychological Association (APA).

Para auxílio na tarefa de formatação das citações e referências, recomenda-se o uso de um software de gestão de referências (ex.: Mendeley e Endnote). Além disso, existem vários manuais de padronização APA disponíveis na internet. Dois manuais recomendados são:

Expressões em inglês constantes na norma da APA devem ser traduzidas para o português [ex. “Fyall and Leask (2007)” deve ser traduzido para “Fyall e Leask (2007)”].

As citações no corpo do texto devem seguir o sistema autor/ano. Citações diretas devem indicar também o número da(s) página(s). Exemplos:

  • Beni (1998) ou (Beni, 1998)
  • Fyall e Leask (2007) ou (Fyall & Leask, 2007)
  • Ritchie e Crouch (2000, p. 6) ou (Ritchie & Crouch, 2000, p. 6)
  • Ballantyne, Packer e Falk (2011) ou (Ballantyne, Packer, & Falk, 2011)
  • Gössling, Hall, Ekström, Engeset e Aall (2012) ou (Gössling, Hall, Ekström, Engeset, & Aall, 2012)

Na primeira vez em que aparecer no texto, citações de obras com mais de três autores devem apresentar todos os sobrenomes. Nas citações subsequentes deve ser apresentado apenas o sobrenome do primeiro autor, seguido de et al. Exemplo:

  • (Ballantyne et al., 2011)
  • (Gössling et al., 2012)

A lista de referências deve ser apresentada no final do texto em ordem alfabética de autor, de acordo com norma APA. Exemplos:

Ballantyne, R., Packer, J., & Falk, J. (2011). Visitors’ learning for environmental sustainability: Testing short- and long-term impacts of wildlife tourism experiences using structural equation modelling. Tourism Management, 32(6), 1243–1252.

Beni, M. C. (1998). Análise Estrutural do Turismo. São Paulo: SENAC.

Fyall, A., & Leask, A. (2007). Destination marketing: Future issues – strategic challenges. Tourism and Hospitality Research, 7(1), 50-63

Gössling, S., Hall, C. M., Ekström, F., Engeset, A. B., & Aall, C. (2012). Transition management: a tool for implementing sustainable tourism scenarios? Journal of Sustainable Tourism, 20(6), 899–916.

Ritchie, J.R.B., & Crouch, G. (2000). The competitive destination: A sustainability perspective. Tourism Management, 21(1), 1-7.

    
Inicia em 23/09/2022 às 0h 0 e finaliza em 30/09/2022 às 23h 59
Exame Final (07/10/2022 - 07/10/2022)
    
Inicia em 04/10/2022 às 0h 0 e finaliza em 07/10/2022 às 23h 59
Apresentação da disciplina (18/02/2019 - 18/02/2019)

Apresentação e divisão dos grupos e locais de estágio.

  Plano de disciplina-Profª Eugênia 
Segue plano da disciplina.
  Diário de campo- Alunos Eugênia 
Ler o capítulo referente ao diário de campo.
  Diário de campo 2 (SPINK)- Eugênia 
Mais um capítulo sobre diário de campo
Reunião sobre o território (25/02/2019 - 25/02/2019)

Repasse dos Estagiários do período anterior sobre os territórios.

  Para alunos sob orientação da Thalita 
Plano com orientações para alunos em supervisão com a Profª Thalita
Imersão no campo e levantamento de demandas. (01/04/2019 - 29/04/2019)

Rodas de conversa, observação participante, Pesquisa-ação e diário de campo como ferramenta de registro e avaliação de processos.

Intervenções grupais (06/05/2019 - 03/06/2019)

Processos grupais, dinâmicas de grupo.

Avaliação e elaboração do relatório. (10/06/2019 - 10/06/2019)

Avaliação do trabalho, produção de relatórios e devolutiva.

Frequências da Turma
# Matrícula FEV MAR ABR MAI JUN Total
18 25 04 11 18 25 01 08 15 22 29 06 13 20 27 03 10
1 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2016904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 201395**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2
5 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2016902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2016905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2016904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 201395**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
5 2016902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
6 2016906**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Construção e detalhamento de um projeto de intervenção em grupos, no campo psicológico. A utilização de metodologia de investigação para a análise do contexto a ser trabalhado e para a operacionalização dos procedimentos da intervenção. Identificação dos fenômenos sociais e grupais a partir de diferentes contextos, bem como identificação das necessidades de intervenções. Aprimora a elaboração de relatórios técnico-científicos.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Construção e detalhamento de um projeto de intervenção em grupos, no campo psicossocial. Utilização de observação participante, rodas de conversa e cartografia para a análise do contexto a ser trabalhado e para a operacionalização dos procedimentos da intervenção e identificação dos fenômenos sociais e grupais. Elaboração de relatórios técnico-científicos.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Avaliação dos diários de campo, planejamento das ações interventivas e relatório de estágio.
Horário de atendimento:
Bibliografia: BAREMBLITT, Gregório. Compêndio de Análise Institucional e outras correntes. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1994.
BERLINCK, M. Psicopatologia fundamental. São Paulo: Escuta, 2000.
BIRMAN, Joel. O mal-estar na atualidade: a psicanálise e as novas formas de subjetivação. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.
CODO, W.; Sampaio, J. O sofrimento psíquico nas organizações. Petrópolis: Vozes, 1995.
COSTA, Jurandir Freire et al. Clínica do social. São Paulo: Escuta, 1988.
DUMONT, Louis. O individualismo - uma perspectiva antropológica da ideologia moderna. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.
SPINK, Mary Jane et al. A cidadania em construção. São Paulo: Cortez, 1994.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
18/02/2019
18/02/2019
Apresentação da disciplina
25/02/2019
25/02/2019
Reunião sobre o território
01/04/2019
29/04/2019
Imersão no campo e levantamento de demandas.
06/05/2019
03/06/2019
Intervenções grupais
10/06/2019
10/06/2019
Avaliação e elaboração do relatório.
Avaliações
Data Descrição
13/05/2019 1ª Avaliação
27/05/2019 2ª Avaliação
10/06/2019 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
aulas de Estagio basico 07/03/2019

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1356 19/07/2025 02:24