Abordagem Clássica - Administração Científica , Teoria Clássica (10/09/2021 - 17/09/2021)
qFrederick W. Taylor (1856-1915)
qNasceu em uma família Quaker na Pensilvânia nos USA; Educação básica, rígida e disciplinada com conhecimentos clássicos de francês e alemão;Aprovado aos 18 anos em Harvard no curso de Direito.Decidiu iniciar seu aprendizado como operário em uma pequena metalúrgica da Filadélfia;em 1878, Taylor mudou-se para Midvale Steel Co. o que mais tarde passou de operário a engenheiro-chefe em 1884, por ter se graduado no Stevens Institute of Technology de Hoboken, Nova Jersey, em 1883. seus doze anos de Midvale(1878-1889) serviram de base para suas ideias sobre administração de oficinas.
Administração Científica
qSegundo Silva(2008) a personalidade de Taylor pode ser examinada sob três aspectos:
qComo experimentador e pesquisador;
qComo autor e divulgador de seus experimentos;
qComo formador de uma equipe e linha de pensamento.
qTaylor revolucionou os processos tradicionais dos métodos de trabalho por meio da aplicação de métodos científicos em várias empresas norte-americanas;
qÊnfase nas tarefas, isto é, nas atividades cotidianas do operário;
qPrincipais métodos científicos aplicáveis aos problemas da Administração:
qObservação;
Mensuração
qEm sua obra Taylor diz:
q1- o objetivo da administração é pagar salários melhores e reduzir custos unitários de produção;
q2- a administração deve aplicar métodos científicos e estabelecer processos padronizados que permitam o controle das operações;
q3- os empregados devem ser selecionados e colocados em seus postos com condições de trabalho adequados para que as normas possam ser cumpridas;
q4- os empregados devem ser treinados para aperfeiçoar suas aptidões e executar uma produção normal e;
q5- deve haver uma atmosfera de cooperação entre administração e trabalhadores para garantir um ambiente psicológico adequado.
qA obra de Taylor atravessou basicamente três momentos que marcaram suas observações e princípios:
qPrimeiro Período de Taylor:
qTécnicas de racionalização do trabalho de operário – Estudos dos Tempos e Movimentos, tempos-padrão;
qAtaque ao problema dos salários;
Sistema de Administração de tarefas.
qSegundo período de Taylor
qA racionalização do trabalho do operário deve ser acompanhada de uma estruturação geral da empresa para tornar coerente a aplicação dos seus princípios.
qAmpliação de escopo, da tarefa para a administração e;
Definição de princípios de administração do trabalho.
qTerceiro período de Taylor
qConsolidação dos princípios;
qProposição de divisão de autoridade e responsabilidades dentro da empresa;
qDistinção entre técnicas e princípios.
qPara Taylor as indústrias de sua época padeciam de três males:
qVadiagem sistemática dos operários:
qO engano de que um rendimento maior do homem e da máquina terá como resultado o desemprego de grande número de operários;
qO sistema defeituoso, força os operários à ociosidade no trabalho a fim de proteger os seus interesses;
qOs métodos empíricos ineficientes, utilizados nas empresas que fazem o operário desperdiçar grande parte de seu esforço e tempo;
qDesconhecimento pela gerência, das rotinas de trabalho e do tempo necessário para sua realização;
qFalta de uniformidade das técnicas e métodos de trabalho.
qPara Taylor, as bases de aplicação da Adm. Científica são:
qA) estudo de tempo e definição de padrões de produção;
qB) supervisão funcional;
qC) padronização de ferramentas e instrumentos;
qD) planejamento das tarefas e cargos;
qE) princípio da execução;
qF) utilização da régua de cálculo e de instrumentos para economizar tempo;
qG) fichas de instituições de serviço;
qH) prêmios de produção pela execução eficiente das tarefas;
qI) definição da teoria de trabalho.
qO principal objetivo da Administração é assegurar o máximo de prosperidade ao empregador e, ao mesmo tempo, o máximo de prosperidade ao empregado.
qOrganização Racional do Trabalho se baseia:
qAnálise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos;
qEstudo da fadiga humana;
qDivisão do trabalho e especialização do operário;
qDesenho de cargos e de tarefas;
qIncentivos salariais e prêmios de produção;
qCondições ambientes de trabalho, como iluminação, temperatura, conforto...
qPadronização de métodos e de máquinas e;
qSupervisão funcional.
qPlanejamento – substituir a improvisação pela ciência por meio do planejamento do método;
qPreparo – treinar os operários de acordo com as aptidões de forma que produzam mais e melhor;
qControle – controlar o trabalho para se certificar de que está sendo executado de acordo com os métodos estabelecidos e o segundo plano previsto;
qExecução – distribuir as atribuições e responsabilidades, para que a execução seja feita pelos operários.
qTaylor propõe quatro grandes princípios:
qO desenvolvimento de uma verdadeira ciência do trabalho;
qA seleção científica e o desenvolvimento progressivo do trabalhador;
qA conexão da ciência do trabalho e trabalhadores cientificamente selecionados e treinados;
qA constante e íntima cooperação de gestores e trabalhadores.
qA insistência na especialização máxima e na remoção de todos os elementos estranhos, a fim de permitir a concentração na tarefa essencial, é fundamental no pensamento de Taylor.
Princípios:
q Seleção científica do trabalhador
q Tempo-padrão
q Plano de incentivo-salarial
q Trabalho em conjunto
q Gerentes planejam, Operários executam
q Divisão do trabalho
q Supervisão
q Ênfase na eficiência
(MORGAN, 1996, p.32)
Considerações:
q Enfoque mecanicista do ser humano
q Homo economicus
q Abordagem fechada
q Superespecialização do operário
q Exploração dos empregados
TEORIA CLÁSSICA
•Henri Fayol (1841-1925) nasceu em Constantinopla, em uma família burguesa, foi educado no Liceu de Lion, na França, e em 1860 se graduou Engenheiro de minas pela Escola Nacional de Minas em Saint Étienne. Foi trabalhar nas atividades de mineração de carvão e fundição de ferro do consórcio francês Commentry-Fourchambault Company. Tornou-se gerente aos 25 anos. Seis anos mais tarde, foi promovido a gerente de um grupo de minas.
•Em 1888 foi nomeado diretor geral da companhia, dando início ao processo de revitalização da organização. Ele fez algumas aglutinações das empresas do grupo, adquiriu novos depósitos de carvão em Bressac, Decazeville e em Jondreville. A nova companhia, denominada Comambault, se recuperou e continua até hoje como parte da Le Cresout Loire, o maior grupo de mineração e metalurgia na França (SILVA, 2007, p. 131).
•A Teoria Clássica da Administração ou atomista e fisiologista da organização.
•Desenvolvida na França inicialmente com Fayol;
•Representantes desta corrente Henri Fayol, James D. Mooney, Lyndall F. Urwick, Luther Gulick e outros;
•Ênfase na anatomia (estrutura) e fisiologia (funcionamentos) da organização consiste em aumentar a eficiência da empresa por meio da forma e disposição dos órgãos componentes das organizações e suas inter-relações estruturais.
qDestaque: Henri Fayol (1916)
qÊnfase: Na estrutura
“A boa organização de uma empresa é condição indispensável para que todo o processo de racionalização do trabalho tenha bons resultados”. (MOTTA, 2006, p.30)
•Pensamento de Fayol:
•
•Todos os empregados em uma organização participam, em maior ou menor grau, da função administrativa...[e] têm oportunidade para exercitar suas capacidades administrativas e ser reconhecidos por isso.
•Aqueles que são particularmente talentosos podem subir dos degraus mais baixos aos mais altos da organização
•
(FOLHETOS, 1900-1908 apud SILVA, 2007, p.132).
•Fayol separou a habilidade administrativa do conhecimento tecnológico;
•O sucesso organizacional depende mais das habilidades administrativas de seus líderes do que de suas habilidades técnicas;
•Fayol apontou a necessidade de diagramas organizacionais, reuniões e relatórios, bem como de um sistema de contabilidade para manter a administração informada;
•Fayol fundou e presidiu de 1918 a 1925 o Centro de Estudos Administrativos;
•Fayol defendia que seu trabalho era complementar ao de Taylor, visto que ambos procuravam a melhoria administrativa por diferentes caminhos de análise.
•Fayol definiu Teoria “como uma coleção de princípios, regras, métodos e procedimentos testados e verificados por experiência geral”;
•Verificou muitas contradições e pouca reflexão sistemática;
•Assegurava que “qualquer organização necessitava de administração, fosse do tipo de comércio, indústria, política, religião, militar ou filantropia; em qualquer condição existe uma função administrativa a ser desempenhada” (SILVA, 2007, p. 133)
•Fayol ressaltou a necessidade da profissionalização e do ensino da administração;
•Segundo Fayol os administradores necessitavam de certas qualidades, conhecimentos e experiências:
•Qualidades físicas- saúde, vigor;
•Qualidades mentais- habilidade de aprender, julgamento;
•Qualidades morais- energia, firmeza, dignidade;
•Conhecimento geral- cultura geral;
•Conhecimento especial- relativo a sua função;
•Experiência – conhecimento proveniente da profissão.
(SILVA, 2007, p. 133)
•Os elementos da Teoria Administrativa incluem princípios, conceitos de linha e staff, comissões e funções da administração;
•Fayol identificou seis grupos de atividades que estão presentes na rotina das organizações:
•Atividades técnicas: relacionadas com a transformação e produção de bens;
•Atividades comerciais: relacionadas a captação e bom uso do capital;
Atividades contábeis: relacionadas com os controles e registros das despesas organizacionais;
•Atividades de segurança: relacionadas com a preservação e proteção das pessoas e dos bens;
•Atividades administrativas: relacionadas com a integração de todas as operações da organização; as atividades administrativas coordenam e sincronizam as atividades anteriores, tendo, portanto interferência/influência sobre elas.
(SILVA, 2007)
Ideia de Processo:
qPrever
qOrganizar
qComandar
qCoordenar
qControlar
•Conforme Fayol a administração deve ser entendida com a realização das atividades administrativas, que são as funções de previsão, organização, comando, coordenação e controle.
•Previsão: tentativa de avaliar o futuro por meio de um plano e fazer provisões para realizar esse plano;
•Organização: mobilização dos recursos humanos e materiais para transformar o plano em ação;
•Comando: estabelecimento de orientações para os empregados e obtenção de execução;
•Coordenação: obtenção da unificação e harmonia de todas as atividades e esforços;
•Controle: verificação de que as coisas aconteçam em conformidade com as regras.
(SILVA, 2007, p. 135)
Os princípios gerais da Administração - Fayol
•Divisão do trabalho – entre grupos e indivíduos;
•Autoridade e responsabilidade – Fayol definia autoridade como “o direito de dar ordens e o poder para a exata obediência”;
•Disciplina- necessidade de esforço de maneira ordenada;
•Unidade de comando – trabalhadores recebem ordens de um único gerente;
•Unidade de direção – objetivo organizacional comum;
•Subordinação do interesse individual ao interesse geral;
•Remuneração do pessoal – pagamento justo;
•Centralização – “diminuição da importância do papel do subordinado;
•Hierarquia – linha de autoridade, autoridade atribuída a hierarquia
•Ordem – um lugar para cada coisa e cada coisa no seu lugar;
•Equidade – todos os empregados deveriam ser tratados o mais igualmente possível;
•Estabilidade do pessoal – retenção dos trabalhadores;
•Iniciativa – “atividade por vontade própria”;
•União do pessoal – harmonia e a boa vontade geral (SILVA, 2007, p. 136-137).
Apreciação crítica:
qObsessão pelo comando
qA empresa como sistema fechado
Manipulação dos trabalhadores