ANA LYS BEZERRA BARRADAS MINEIRO

DEPARTAMENTO DE CLÍNICA E CIRURGIA VETERINÁRIA/CCA

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ana lys bezerra barradas mineiro

CVE - DEPARTAMENTO DE CLÍNICA E CIRURGIA VETERINÁRIA/CCA

CBT0039 - TECNOLOGIA DA INFORMACAO E COMUNICACAO - Turma: 01 (2021.2)

Tópicos Aulas
Seminário de Introdução ao Curso / Semana de Acolhimento - Profa.Belisa/Lorena e Prof. Mauro (04/03/2020 - 04/03/2020)

Apresentação do módulo APS I; Discussão Dialogada das Atividades de Integração; Visita UBS.

   RELAÇÃO DE ENDEREÇOS - UBS PHB.docx 
  Plano e Cronograma APS1 2020.1 
Observação 1: Os instrumentos utilizados para avaliação estão anexados neste arquivo. Observação 2: Vale lembrar que, o cronograma está passível de alteração/modificação se necessário, entretanto, caso em algum momento precise, tentaremos informar sempre com antecedência.
  Divisão Grupos UBS 
Algumas informações: 1. Os grupos foram formados aleatoriamente via sistema, exceto os alunos que fizeram matrícula posteriormente, que foram alocados nas UBS (de forma aleatória) que tinham menos alunos. Lembrando que, a prefeitura tem um limite máximo de 07 alunos por UBS. 2. Caso algum aluno não se encontre em nenhum nos seis grupos, por favor, procurar a coordenação do módulo para ser inserido. 3. Acima, está anexada a relação com os endereços das Unidades Básicas de Saúde para melhor localização de vocês.
  DIVISÃO DE GRUPOS ATIVIDADES PRÁTICAS (POR UBS) - Atualizado para período remoto 
Ola, em anexo a divisão atualizada dos grupos levando em consideração os alunos que cancelaram oficialmente matrícula e outros que entraram oficialmente, segundo diário de turma atualizado. Qualquer problema ou dúvida busquem a coordenação do módulo ok?Desde ja, agradeço pela atenção.
  Plano e Cronograma APS1 2020.1 - REMOTO 
Plano e Cronograma adaptado para continuação 2020.1 (remoto) de acordo com normas Resolução 085/2020 e Calendário Acadêmico disponibilizado.
Bases da Atenção Primária em Saúde (11/03/2020 - 11/03/2020)
VISITA ÀS UBS - Observação livre (Todos os professores) - PARADA PERÍODO 2020.1 DEVIDO PANDEMIA (18/03/2020 - 18/03/2020)

OBS. Para auxiliar – de acordo com a demanda de cada grupo, observar e registrar informações para preenchimento do Questionário Estrutura da UBS (anexado SIGAA) e Questionário atribuições dos profissionais (anexado SIGAA)

Determinantes Sociais de Saúde - Prof. Jander Nogueira (25/03/2020 - 25/03/2020)
VISITA ÀS UBS - (Todos os professores) (01/04/2020 - 01/04/2020)

Território - Os alunos realizarão a visita ao território sendo orientados pelos critérios estabelecidos em roteiro de visita (roteiro território) – anexado no SIGAA

Oficina de Territorialização - Prof. Vladimir Felix (08/04/2020 - 08/04/2020)

- Trabalhar Conceitos de Territorialização

- Orientação para produção de Eco mapas e  

   Produção do Portfólio.

Oficina Interprofissionalidade (15/04/2020 - 15/04/2020)

Atividade Integrada com PET-SAÚDE Interprofissionalidade

1ª Avaliação escrita individual - Prof. Jander Nogueira (22/04/2020 - 22/04/2020)
Abordagem Familiar - Prof. Mauro Machado (29/04/2020 - 29/04/2020)
    
Inicia em 03/02/2021 às 10h 0 e finaliza em 03/02/2021 às 23h 59
Participação e controle social no SUS - Participação dos membros do Conselho Municipal de Saúde (CMS) – Condução: Prof. José Ivo/Profa. Eneida (06/05/2020 - 06/05/2020)

Roda de Conversa sobre Participação Social no SUS

VISITA ÀS UBS - (Todos os professores) (13/05/2020 - 13/05/2020)

Grupos do Território

VISITA ÀS UBS - (Todos os professores) (20/05/2020 - 20/05/2020)

(Atividade integrada de HM1 – anamnese centrada na pessoa – SIFE: sentimentos/ideias/função/expectativas)

 OBS: Caso a UBS não possua médico, esta atividade pode realizada na consulta de enfermagem e/ou no acolhimento.

Atividade Avaliativa - UFPI (Todos os professores) (27/05/2020 - 27/05/2020)

 Apresentação Grupos: Bairro Do Carmo; Bom Conselho e Catanduvas.

 -Apresentação/Discussão do Mapa do território (Sistematização) construído.

OBS: Cada grupo deverá apresentar seu território e levar algo ou alguém que represente o território de forma a participar da discussão. Convidar a equipe e/ou representantes do território, como também representante da gestão do município.

 

Atividade Avaliativa - UFPI (Todos os professores) (03/06/2020 - 03/06/2020)

Apresentação Grupos: Ilha; Mendonça e Vegflora. 

 -Apresentação/Discussão do Mapa do território (Sistematização) construído.

OBS: Cada grupo deverá apresentar seu território e levar algo ou alguém que represente o território de forma a participar da discussão. Convidar a equipe e/ou representantes do território, como também representante da gestão do município

Entrega Portfólios - Todos os professores (10/06/2020 - 10/06/2020)

Observação para os grupos de UBS: local e horário de entrega a combinar com o (a) professor (a) responsável

Resultado Final - Via Sigaa (Todos os professores) (17/06/2020 - 17/06/2020)
Exame Final (se necessário)- Profa. Belisa Melo (24/06/2020 - 24/06/2020)
ATIVIDADE PRÁTICA - Observação livre (território) - INÍCIO PERÍODO REMOTO 2020.1 (18/11/2020 - 18/11/2020)

.  Apresentação do território pelos alunos do segundo período. Cada grupo de UBS do segundo período apresenta para o grupo de sua UBS do primeiro período.  Obs.: Por grupo tutorial

Determinantes Sociais da Saúde e Doença -Prof. Jander Nogueira (25/11/2020 - 25/11/2020)
  

DOCUMENTÁRIO - REPORTAGEM RETRATOS DA POBREZA NO BRASIL

https://www.youtube.com/watch?v=TkEYL7L4tuI&t=1243s 

   DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE E DA DOENÇA
Período de Habilitação: 25/11/2020 às 08:00 a 01/12/2020 às 23:59
Atividade assíncrona- Conhecendo grupos do território (Todos os professores) (02/12/2020 - 02/12/2020)

OBS: a combinar com  grupo de UBS e seu professor tutor responsável.

Participação: representantes dos grupos, participantes e/ou residentes

 Convidar algum ACS para falar sobre o território usando o roteiro ou convidar alguém com conhecimento tecnológico (de preferência ACS) com uso do ROTEIRO. Ir montando o ECOMAPA aos poucos a medida que a pessoa for apresentando o território em sua perspectiva. 

Oficina de territorialização - Prof. Vladimir Félix (09/12/2020 - 09/12/2020)

- Trabalhar Conceitos de Territorialização

- Orientação para produção de Ecomapas e  

   Produção do Portfólio

 

Obs.: Para melhor organização e processo de aprendizagem, a turma será dividida em duas. Turma 1- 08:00 às 10:00

Turma 2- 10:00 às 12:00

  Co-produção de projetos coletivos e diferentes "olhares" sobre o território 
Concepção de territorialização Texto de Gustavo Nunes de Oliveira e Paula Giovana Furlan pags. 237 - 262
Conferência sobre Interprofissionalidade (16/12/2020 - 16/12/2020)

Atividade Integrada com PET- SAÚDE INTERPROFISSIONALIDADE/UFDPar

Condução: Prof. Jander e Profa. Belisa

  História em Quadrinhos (Fonte: OPAS -Campus Virtual de Saúde Pública) 
A partir da discussão iniciada em roda de conversa com os integrantes do PET-Saúde Interprofissionalidade e da História em Quadrinhos apresentada, fazer atividade de registro (análise crítica) no Fórum (por grupo de UBS). OBS: ler texto complementar postado
  Texto complementar 1 
Leitura do artigo para auxiliar na atividade de registro.
  Atividade para Fórum 
A atividade será realizada em grupo (UBS), onde cada grupo deverá postar seu registro no fórum.
Fórum Interprofissionalidade (06/01/2021 - 06/01/2021)

Método: Sigaa (Fórum) - 

   ATIVIDADE REGISTRO ESCRITO INTERPROFISSIONALIDADE – Registro por grupo de UBS
Período de Habilitação: 06/01/2021 às 08:00 a 20/01/2021 às 23:59
Abordagem Familiar - Prof. Mauro Machado (13/01/2021 - 13/01/2021)
Atividade Síncrona: Participação e Controle Social no SUS/Atividade Assíncrona: Avaliação Escrita (20/01/2021 - 20/01/2021)

- Roda de Conversa sobre Participação Social no SUS com participação dos membros do Conselho Municipal de Saúde (CMS) – Condução: Prof. José Ivo/Profa.Daniela Barros

Atividade Síncrona MCCP- Todos os professores/Atividade avaliativa:Apresentação e Discussão dos mapas dos territórios (27/01/2021 - 27/01/2021)

Atividade integrada de HM1 – Método clínico centrado na pessoa – roda de conversa (problematização)

Apresentação/Discussão mapas: Por UBS (Do Carmo, Bom Conselho, Mendonça, Ilha Grande, Vegflora e Catanduvas)

APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (17/02/2022 - 17/02/2022)

PLANO DA DISCIPLINA, COMO SERÃO AS AVALIAÇÕES EM PERÍODO REMOTO. ATIVIDADE DE SE PENSAR NOS TEMAS DOS ARTIGOS. TESTE DE USO DE TIC (tripadvisor, trivago e booking.com)

TICs em Turismo (17/02/2022 - 14/04/2022)

Aulas expositivas e leituras de artigos internacionais

  Como fazer Artigos.pdf 
VEJAM AS DICAS DESSE TEXTO
  TIC's y Turismo 2019 LIVRO.pdf 
LIVRO IMPORTANTE
Prova Individual (21/04/2022 - 21/04/2022)

Resumo das Lives do professor, deverá ser entregue em atividades no SIGAA.

https://www.youtube.com/watch?v=rBwSxkvOxjg - Live ANPTUR de março 22

https://youtu.be/ak3HN73x0hw 

https://www.instagram.com/tv/CAbWFEvAeBP/?igshid=16v4gcwgcl6n8 

https://www.youtube.com/watch?reload=9&v=URKekSsPTpk 

https://www.youtube.com/watch?v=1nPJSxG-Orw&feature=youtu.be&fbclid=IwAR1dMxV2BRz0GvmlFyDXQaCxchG6GPMdNzuixjK-as7yobZQKzLjdre8jSU 

https://www.youtube.com/watch?v=AnHfr7ETD1Q&t=280s 

 https://youtu.be/8Rxqatrw5uM 

https://www.youtube.com/watch?v=fyy7v4J1FcM&t=73s 

https://www.youtube.com/watch?v=R83LfcHu5tM&feature=youtu.be  

    
Inicia em 14/04/2022 às 0h 0 e finaliza em 21/04/2022 às 23h 59
ENTREGA DA SEGUNDA AVALIAÇÃO (28/04/2022 - 28/04/2022)

Os alunos que estão matriculados em Marketing Turístico deverão entregar o Plano de Marketing para mim neste dia (irei avaliar, técnicas de comunicação, os 4 Ps com a parte do uso das tecnologias, além das entratégias comunicacionais que serão utilizados no Plano de Marketing)

Os alunos que NÃO ESTÃO MATRICULADOS EM MKT TURÍSTICO, deverão me entregar neste mesmo dia um plano de uma StartUp relacionados com TICs e Turismo (podem variar de áreas e ações, mas sempre vinculados ao Turismo, Lazer ou Hospitalidade).

1 trabalho por grupo, não precisam todos os alunos entregarem via email.

Entregar via email: perinotto@ufpi.edu.br

    
Inicia em 21/04/2022 às 0h 0 e finaliza em 30/04/2022 às 23h 59
Artigo em dupla (05/05/2022 - 05/05/2022)

O artigo deverá ser enviado via SIGAA (como tarefa) no formato em Word (com os nomes dos componentes), apenas 1 aluno da dupla envia o trabalho no formato de tarefa do SIGAA que será aberto em Abril de 22.

Diretrizes para Autores

Características do artigo

I. Tema diretamente relacionado ao TICs, turismo, Comunicação (para quem faz a disciplina de Marketing é obrigatório o tema de Marketing do Artigo).

II. Tema relevante para o conhecimento teórico do turismo.

III. Tema ou abordagem inovadora em relação à literatura existente (leituras obrigatórias de 3 livros e artigos internacionais).

IV. Método de pesquisa com certo rigor científico (ver como exemplo outros artigos para ver que tipo de abordagem metodológica eles fizeram e utilizaram nas pesquisas deles).

V. Ter no máximo de 10 mil palavras (incluindo resumos, referências e todos demais elementos textuais)

VI. Nas referências ter no mínimo 2 livros citados e 9 artigos citados (preferencialmente artigos internacionais e de revistas científicas). Não serão aceitas citações de wikipedia e nem de dicionários!


Preparação do artigo

O arquivo principal do artigo deve ser enviado em formato Word (.doc/.docx) ou Writer (.odt) com tamanho máximo de até 2 Mb.

Devem ser tomadas todas as providências possíveis para assegurar a não identificação do(s) autor(es) durante o processo de avaliação:

Inserir o nome dos autores no manuscrito.

 

Os artigos devem obrigatoriamente conter os seguintes elementos:

I. Título: apresentado em português, inglês e espanhol.

II. Resumo: Deve conter, no máximo, 200 palavras e obrigatoriamente incluir ao menos os seguintes itens: Objetivo da pesquisa; Método/técnicas de pesquisa; Principais resultados

III. Palavras-chave: lista de 3 a 5 termos. Deve-se preferencialmente utilizar termos do Tesauro Brasileiro de Turismo (http://www2.eca.usp.br/tesauroturismo/).

IV. Referencial Teórico

V. Procedimentos Metodológicos ou Metodologia

VI. Resultados e Discussões ou Análises

VII. Considerações Finais

VIII. Referências: lista completa e exclusiva das obras citadas ao longo do texto.

 

Formatação

Fonte Calibri 12 e citação direta Calibri 10, parágrafos espaçamento normal, sem espaçamento entre os parágrafos ZERO. Algumas normas de formatação devem ser obrigatoriamente observadas:

I. Citações longas, com mais de 3 linhas, devem aparecer em parágrafos exclusivos com recuo de 4 cm da margem esquerda, fonte 10.

II. Os títulos das seções do manuscrito devem ser numerados sequencialmente.

III. Tabelas, quadros e figuras devem ser numeradas, receber título próprio e ser mencionadas no texto.

IV. Tabelas, quadros e fórmulas devem ser apresentados em formato editável.

V. Gráficos e diagramas devem ser preferencialmente elaborados em fundo branco e utilizar fonte Calibri, normal, tamanho 10, preta.

VI. Todas as imagens devem ser apresentadas em definição suficiente para perfeita visualização com zoom de 100%.

VII. Textos presentes em imagens devem ser legíveis.

VIII. Notas de rodapé devem ser utilizadas apenas se forem imprescindíveis, com fonte tamanho 9.

Norma específica de formatação, sugere-se a norma da American Psychological Association (APA). Conforme apresentado a seguir.


Citações e referências

As citações ao longo do texto e a lista de referências das obras citadas constante ao final do texto devem seguir a 6ª edição das normas da American Psychological Association (APA).

Para auxílio na tarefa de formatação das citações e referências, recomenda-se o uso de um software de gestão de referências (ex.: Mendeley e Endnote). Além disso, existem vários manuais de padronização APA disponíveis na internet. Dois manuais recomendados são:

Expressões em inglês constantes na norma da APA devem ser traduzidas para o português [ex. “Fyall and Leask (2007)” deve ser traduzido para “Fyall e Leask (2007)”].

As citações no corpo do texto devem seguir o sistema autor/ano. Citações diretas devem indicar também o número da(s) página(s). Exemplos:

  • Beni (1998) ou (Beni, 1998)
  • Fyall e Leask (2007) ou (Fyall & Leask, 2007)
  • Ritchie e Crouch (2000, p. 6) ou (Ritchie & Crouch, 2000, p. 6)
  • Ballantyne, Packer e Falk (2011) ou (Ballantyne, Packer, & Falk, 2011)
  • Gössling, Hall, Ekström, Engeset e Aall (2012) ou (Gössling, Hall, Ekström, Engeset, & Aall, 2012)

Na primeira vez em que aparecer no texto, citações de obras com mais de três autores devem apresentar todos os sobrenomes. Nas citações subsequentes deve ser apresentado apenas o sobrenome do primeiro autor, seguido de et al. Exemplo:

  • (Ballantyne et al., 2011)
  • (Gössling et al., 2012)

A lista de referências deve ser apresentada no final do texto em ordem alfabética de autor, de acordo com norma APA. Exemplos:

Ballantyne, R., Packer, J., & Falk, J. (2011). Visitors’ learning for environmental sustainability: Testing short- and long-term impacts of wildlife tourism experiences using structural equation modelling. Tourism Management, 32(6), 1243–1252.

Beni, M. C. (1998). Análise Estrutural do Turismo. São Paulo: SENAC.

Fyall, A., & Leask, A. (2007). Destination marketing: Future issues – strategic challenges. Tourism and Hospitality Research, 7(1), 50-63

Gössling, S., Hall, C. M., Ekström, F., Engeset, A. B., & Aall, C. (2012). Transition management: a tool for implementing sustainable tourism scenarios? Journal of Sustainable Tourism, 20(6), 899–916.

Ritchie, J.R.B., & Crouch, G. (2000). The competitive destination: A sustainability perspective. Tourism Management, 21(1), 1-7.

    
Inicia em 21/04/2022 às 0h 0 e finaliza em 05/05/2022 às 23h 59
Exame Final (12/05/2022 - 12/05/2022)
Frequências da Turma
# Matrícula FEV MAR ABR MAI Total
10 17 24 03 10 17 24 31 07 14 28 05 12
1 2017914**** 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 52
2 201392**** 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 52
3 2019900**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4
4 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4
6 2017913**** 0 0 0 0 0 4 0 0 4 4 4 4 4 24
7 2018902**** 0 0 0 4 4 0 0 0 0 4 4 4 4 24
8 2017902**** 0 4 0 0 0 0 0 0 4 0 4 4 4 20
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2017902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 20 RF
2 2018902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 20 RF
3 2017913**** 9,0 8,0 0,0 0.0 2.9 20 RF
4 2018902**** 9,0 8,0 0,0 7.0 6.4 0 EF
5 2018904**** 10,0 8,0 10,0 9.3 0 AM
6 2019900**** 10,0 6,0 8,0 8.0 4 AM
7 201392**** 0,0 0,0 0,0 0.0 48 RF
8 2017914**** 0,0 0,0 0,0 0.0 48 RF

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Notícias da Turma
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Título

Data
ERRO NO SISTEMA 04/05/2022
EXAME FINAL - avaliação 04/05/2022
INFORMAÇÃO IMPORTANTE URGENTE 29/04/2022
INFORMAÇÃO IMPORTANTE AVALIAÇÃO 1 20/04/2022
Não teremos aula nesta quinta - AVISO 06/04/2022
EVENTO IMPORTANTE LIVE COMUNICAÇÃO E MÍDIAS 24/03/2022
EVENTO PARTICIPEM dia 17 IMPORTANTE 15/03/2022
Aula de amanhã 10 de março 09/03/2022
Link para as aulas remotas no MEET 16/02/2022

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1356 18/07/2025 21:58