Surgimento e evolução da Comunicação Empresarial (19/03/2019 - 20/03/2019)
§Surgimento e evolução da Comunicação Empresarial
§A Comunicação Empresarial surgiu nos Estados Unidos, no início do século.
§Em 1906, em Nova Iorque, Ivy Lee decidiu deixar o jornalismo de lado para montar o primeiro escritório de Relações Públicas do mundo.
§Lee mudou de atividade com o objetivo de recuperar a credibilidade perdida pelo poderoso empresário John D. Rockfeller.
§Rockfeller era, na época, o mais odiado de todos os empresários dos Estados Unidos.
§Motivo:
§assim como os mais destacados donos de empresas daquele país, ele vinha sendo acusado de combater impiedosamente as pequenas e médias organizações.
§Até então a opinião pública não tinha a menor importância para eles.
§O escritório criado por Lee passou a fornecer à imprensa "notícias empresariais para serem divulgadas jornalisticamente e não como anúncios ou como matéria paga".
§Na opinião de Wey, "eram informações corretas, de interesse e de importância para o público".
§Como Lee conseguiu convencer a imprensa de que seu trabalho era sério, honesto e profissional?
§O que ele fez para vencer a barreira e a desconfiança que tantas dores de cabeça e decepções, tantos prejuízos, enfim, geraram para todos os profissionais sérios e honestos que há décadas vêm tentando fazer Comunicação Empresarial no Brasil?
§O trabalho de Ivy Lee para seu cliente fez tanto sucesso junto à imprensa e à opinião pública, que Rockfeller passou de "patrão sanguinário" a "benfeitor da humanidade".
§Lee morreu "por volta de 1935, quando dirigia o Departamento de Relações Públicas da Chrysler".
§ E deve ter morrido feliz, porque a atividade que ele inventara havia sido adotada em inúmeras empresas e órgãos públicos.
§Passara a ser estudada, inclusive, em universidades do porte e do prestígio de Yale, Harvard e Colúmbia, que criaram cadeiras específicas e começaram a formar especialistas em Relações Públicas.
§Dos Estados Unidos, as Relações Públicas foram sucessivamente para o Canadá (1940), França (1946), Holanda, Inglaterra, Noruega, Itália, Bélgica, Suécia e Finlândia (1950) e Alemanha(1958).
§De forma mais abrangente, a comunicação organizacional tem raízes também em vários outros campos teóricos que a precederam, tais como a sociologia das organizações, a psicologia social das organizações e a ciência política.
§Surgimento da Comunicação Empresarial no Brasil, a partir de JK
§As Relações Públicas e, por consequência, as atividades de Comunicação Empresarial, vieram para o Brasil nos anos 50, com as indústrias e as agências de propaganda dos Estados Unidos.
§Chegaram atraídas pelas vantagens oferecidas pelo governo do presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira.
§JK havia assumido a Presidência da Republica em meados dos anos 50 com a disposição de fazer "50 anos em 5".
§Empresas como a Colgate Palmolive, se instalaram e se iniciaram na Comunicação Empresarial.
§Segundo De Salvo, o primeiro Relações Públicas do Brasil foi Rolim Valença, que em 1960 começou a aprender a profissão na J. W. Thompson. Três anos depois ele criou a primeira agência de Relações Públicas do país, a AAB.
§No Brasil, Cândido Teobaldo de Souza Andrade é considerado o precursor das relações públicas.
§A regulamentação da profissão de Relações Públicas foi decretada em 1968. Foi tão ampla que acabou gerando conflito com a de jornalista, assinada em 1969.
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§Torquato considera que, no âmbito internacional, podemos dizer que duas fases marcaram a evolução da comunicação organizacional:
§A década de 1950, que praticamente se concentrou na ênfase ao produto, deixando a imagem das organizações para segundo plano; e
§A década de 1960, considerada a era da imagem pelo publicitário americano David Ogilvy.
§“Nas décadas de 1970 e 1980, a comunicação já assumia a escala de posicionamento estratégico nas organizações”, complementa (2004, p. 3).
§Comunicação empresarial ou organizacional segundo Bueno (2009) é o conjunto integrado de ações, estratégias, planos, políticas e produtos planejados e desenvolvidos por uma organização estabelecer a relação permanente e sistemática com todos os seus públicos de interesse.
§Sob essa perspectiva, ela integra e articula as chamadas Comunicação Institucional e Mercadológica, ou seja, incorpora ações voltadas para funcionários, clientes, acionistas, sindicatos, entidades, grupos e sociedade em geral.
§A comunicação de uma organização está ligada ao processo de gestão e portanto, à cultura organizacional.
§A Comunicação empresarial no Brasil tem um pouco mais de 30 anos.
§Já apresentava trabalhos de boa qualidade e de bom relacionamento com a mídia, mas seria prematuro imaginar que tivéssemos verdadeiramente uma Comunicação Empresarial ;
§Nessa época a expressão, Comunicação Empresarial era desconhecida;
§As atividades de comunicação eram percebidas e desenvolvidas isoladamente;
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§O contexto dessa época era um tempo em que as greves por salários ou melhores condições de trabalhos eram resolvidas pelas milícias estaduais e não pela negociação e diálogo.
§Não havia espaço para o diálogo e a participação;
§Vigorava: Manda quem pode, obedece quem tem juízo.
§Dado todo processo evolutivo a comunicação passou a integrar-se com seus públicos de interesse;
§Daí depreende-se que a comunicação é o espelho da cultura empresarial e reflete os valores das organizações.
§Bueno apresenta cinco momentos da Comunicação Empresarial Brasileira que vão da tímida formação à consolidação como insumo estratégico:
§Antes da década de 1970 – atividades fragmentadas;
§1967 fundação da ABERJE – vale ressaltar que as comunicações ou publicações estivessem mais relacionadas à área de RH com algumas imposições de teor conceitual, filosófico e doutrinário;
§Nesse mesmo período verifica-se o surgimento dos cursos de Comunicação no Brasil.