CLEYTON NATANAEL LOPES DE CARVALHO CUNHA

COORDENAÇÃO DO CURSO DE MATEMÁTICA/CMRV

Ir ao Menu Principal

cleyton natanael lopes de carvalho cunha

LMP - COORDENAÇÃO DO CURSO DE MATEMÁTICA/CMRV

DAA0334 - EDUCACAO E LUDICIDADE - Turma: 01 (2013.2)

Tópicos Aulas
PLANO DE CURSO (09/02/2022 - 09/02/2022)
   PLANO DE CURSO 
T1 (11/02/2022 - 11/02/2022)
  AULA T1 
SLIDES
  LIVRO TEXTO 
LIVRO TEXTO A SER UTILIZADO PARA CONSULTA PARA RESPONDER AS ATVIDADES DO MÓDULO TEÓRICO.
  LIVRO TEXTO 2 
O CAPÍTULO 1 DESTE LIVRO TB FORNECE SUBSÍDIOS PARA COMPREENDER MELHOR AS QUESTÕES TEÓRICAS SOBRE A LIBRAS E OUTRAS LÍNGUAS DE SINAIS
    
Inicia em 25/02/2022 às 0h 0 e finaliza em 07/03/2022 às 23h 59
T2 (16/02/2022 - 16/02/2022)
  AULA T2 
SLIDE DA AULA
    
Inicia em 05/03/2022 às 0h 0 e finaliza em 14/03/2022 às 23h 59
T3 (18/02/2022 - 18/02/2022)
   Aula assíncrona T3 (Link Externo)

Assitam o vídeo referente a aula T3 e respondam a atividade. 

    
Inicia em 14/03/2022 às 0h 0 e finaliza em 21/03/2022 às 23h 59
T4 (23/02/2022 - 23/02/2022)
    
Inicia em 25/03/2022 às 0h 0 e finaliza em 04/04/2022 às 23h 59
T5 (25/02/2022 - 25/02/2022)
    
Inicia em 07/04/2022 às 0h 0 e finaliza em 20/04/2022 às 23h 59
T6 (02/03/2022 - 02/03/2022)
  Slide da aula T6 
Slides referentes à última aula teórica da disciplina.
    
Inicia em 13/04/2022 às 0h 0 e finaliza em 23/04/2022 às 23h 59
P1 (16/03/2022 - 16/03/2022)
  AP 1 
Olá, pessoal. Essa semana vamos intercalar as aulas teóricas com uma aula prática de libras. Essa aula é sobre o alfabeto manual ou datilológico. Envio dois vídeos do youtube para guiar o aprendizado de vocês da soletração manual. Na aula, vocês já devem ter estudados as letras e os numerais. Treinem a soletração do nome e da idade de vocês! Além disso, vocês devem imprimir todos os roteiros de aulas práticas e fazer anotações neles, porque eles serão cobrados no final da disciplina. Explicarei melhor na aula dessa semana. Esta semana, teremos aula síncrona na Quinta (turma BIO?MAtemática) e Sexta (turmas Pedagogia/Matemática). Quarta não haverá aula, uma das aulas da semana ficará pelo estudo do roteiro que vocês vão fazer! Até lá e boas sinalizações.
P2 (18/03/2022 - 18/03/2022)
  AP 2 
Olá, Encaminho o roteiro de AP2. Lembrando que vocês devem imprimir ou anotar os roteiros para acompanhá-los durante as aulas práticas, pois ao final da disciplina, as anotações serão cobradas. Além disso, disponibilizo, para cada aula, um vídeo com o vocabulário para que vocês estudem de forma assíncrona antes da aula prática. NÃO ESQUEÇAM DE ATIVAR A LEGENDA DO VÍDEO. Por fim, nas aulas práticas, a participação com a câmera ligada é obrigatória. No mais, bons estudos sinalizados! Um abco!
   AP 2 (Link Externo)

Vocabulário sinalizado da AP2. 

P3 (23/03/2022 - 23/03/2022)
  AP 3 
.
   AP 2

.

P4 (25/03/2022 - 25/03/2022)
  AP 4 
Roteiro para impressão
   AP 4 (Link Externo)

.Vídeo da AP4

Não esqueçam de ativar e legenda.

P5 (30/03/2022 - 30/03/2022)
  AP 5 
Esta é a penúltima aula prática de vocês. Estudem, gente. Decorem os sinais! Abco
P6 (01/04/2022 - 01/04/2022)
  AP 6 
Último roteiro de aula prática
    
Inicia em 22/04/2022 às 0h 0 e finaliza em 12/05/2022 às 23h 59
    
Inicia em 22/04/2022 às 0h 0 e finaliza em 09/05/2022 às 23h 59
    
Inicia em 22/04/2022 às 0h 0 e finaliza em 09/05/2022 às 23h 59
introdução da disciplina e dos conceito de ludicidade (04/11/2013 - 04/11/2013)

Introdução da disciplina com conversa informal e do conceito de ludicidade

  slides da aula de hoje 
slides da aula de hoje
Apresentação do conceito de Brincadeira e brinquedo (06/11/2013 - 06/11/2013)

Apresentação do conceito de Brincadeira e brinquedo através de entrevistas de video.

Apresentação do conceito de Brincadeira e brinquedo (06/11/2013 - 06/11/2013)
Apresentação do conceito de Brincadeira e brinquedo
Seminário sobre Piaget (revisão) (11/11/2013 - 11/11/2013)

Seminário sobre Piaget (revisão)

Seminário sobre Vigotski (revisão) (13/11/2013 - 13/11/2013)

Seminário sobre Vigotski (revisão)

Seminário sobre Vigotski (revisão) (13/11/2013 - 13/11/2013)
Seminário sobre Vigotski (revisão)
Seminário comparativo sobre as teorias de Piaget e Vigotski (revisão) (18/11/2013 - 18/11/2013)

Seminário comparativo sobre as teorias de Piaget e Vigotski (revisão

  texto para leitura e resenha 
texto para leitura e resenha
  texto para leitura e resenha 
texto para leitura e resenha
  roteiro dos encontros refeito. 
roteiro dos encontros refeito.
distribuição dos seminários e micro-aulas e leitura de texto sobre a evolução histórica de infância. (20/11/2013 - 20/11/2013)

distribuição dos seminários e micro-aulas e leitura de texto sobre a evolução histórica de infância.

distribuição dos seminários e micro-aulas e leitura de texto sobre a evolução histórica de infância. (20/11/2013 - 20/11/2013)
distribuição dos seminários e micro-aulas e leitura de texto sobre a evolução histórica de infância.
discussão sobre o a evolução histórica do conceito de infância. (25/11/2013 - 25/11/2013)

discussão sobre o a evolução histórica do conceito de infância.

Estudo dirigido, preparação e elaboração de seminário sobre o que é brincar. (27/11/2013 - 27/11/2013)

Estudo dirigido, preparação e elaboração de seminário sobre o que é brincar.

  critérios para avaliação dos seminários 
critérios para avaliação dos seminários
Estudo dirigido, preparação e elaboração de seminário sobre o que é brincar. (27/11/2013 - 27/11/2013)
Estudo dirigido, preparação e elaboração de seminário sobre o que é brincar
Seminário - O que é brincar? Definições de brincar e sua importância (02/12/2013 - 02/12/2013)

Seminário - O que é brincar? Definições de brincar e sua importância

Seminário - O que é o jogo? Definições de jogo, tipos de jogos segundo Piaget e Vigotski, funções dos jogos, etc. (04/12/2013 - 04/12/2013)
Seminário - O que é o jogo? Definições de jogo, tipos de jogos segundo Piaget e Vigotski, funções dos jogos, etc.
Seminário - O que é brinquedo e brincadeira? Semelhanças, diferenças e utilidades no processo ensino- aprendizagem. (história dos brinquedos, brincadeiras tradicionais, apresentar a importância da rotina e do tempo escolar, etc.) (09/12/2013 - 09/12/2013)

Seminário - O que é brinquedo e brincadeira? Semelhanças, diferenças e utilidades no processo ensino- aprendizagem. (história dos brinquedos, brincadeiras tradicionais, apresentar a importância da rotina e do tempo escolar, etc.)

Seminário - O que é brinquedo e brincadeira? Semelhanças, diferenças e utilidades no processo ensino- aprendizagem. (história dos brinquedos, brincadeiras tradicionais, apresentar a importância da rotina e do tempo escolar, etc.) – segunda parte (11/12/2013 - 11/12/2013)

Seminário - O que é brinquedo e brincadeira? Semelhanças, diferenças e utilidades no processo ensino- aprendizagem. (história dos brinquedos, brincadeiras tradicionais, apresentar a importância da rotina e do tempo escolar, etc.) – segunda parte

Seminário - O que é brinquedo e brincadeira? Semelhanças, diferenças e utilidades no processo ensino- aprendizagem. (história dos brinquedos, brincadeiras tradicionais, apresentar a importância da rot (11/12/2013 - 11/12/2013)
Seminário - O que é brinquedo e brincadeira? Semelhanças, diferenças e utilidades no processo ensino- aprendizagem. (história dos brinquedos, brincadeiras tradicionais, apresentar a importância da rotina e do tempo escolar, etc.) – segunda parte
Seminário - O papel do brinquedo na impregnação cultural da criança e Brincadeiras, brinquedos e a televisão. (16/12/2013 - 16/12/2013)

Seminário - O papel do brinquedo na impregnação cultural da criança e Brincadeiras, brinquedos e a televisão.

Seminário - O que são atividades lúdicas? Como desenvolver atividades lúdicas em sala de aula? Qual a importância das atividades lúdicas na formação do educador? ( apresentar diferentes práticas de atividades lúdicas como dança, música, dramatização, etc). (18/12/2013 - 18/12/2013)

Seminário - O que são atividades lúdicas? Como desenvolver atividades lúdicas em sala de aula? Qual a importância das atividades lúdicas na formação do educador? ( apresentar diferentes práticas de atividades lúdicas como dança, música, dramatização, etc).

Seminário - O que são atividades lúdicas? Como desenvolver atividades lúdicas em sala de aula? Qual a importância das atividades lúdicas na formação do educador? ( apresentar diferentes práticas de at (18/12/2013 - 18/12/2013)
Seminário - O que são atividades lúdicas? Como desenvolver atividades lúdicas em sala de aula? Qual a importância das atividades lúdicas na formação do educador? ( apresentar diferentes práticas de atividades lúdicas como dança, música, dramatização, etc).
Orientação para elaboração dos planos de aula para micro-aulas. (08/01/2014 - 08/01/2014)

Orientação para elaboração dos planos de aula para micro-aulas.

Orientação para elaboração dos planos de aula para micro-aulas. (08/01/2014 - 08/01/2014)
Orientação para elaboração dos planos de aula para micro-aulas.
Aula: visita técnica a escola de Educação Infantil na Ilha Grande de Santa Isabel- Pedra do Sal (13/01/2014 - 13/01/2014)

Aula: visita técnica a escola de Educação Infantil na Ilha Grande de Santa Isabel - Pedra do Sal que contem projetos lúdicos, brinquedoteca e sala de leitura referência conforme modelo estudado na disciplina.

Orientação para elaboração dos planos de aula para micro-aulas. (15/01/2014 - 15/01/2014)

rientação para elaboração dos planos de aula para micro-aulas.

Orientação para elaboração dos planos de aula para micro-aulas. (15/01/2014 - 15/01/2014)
Orientação para elaboração dos planos de aula para micro-aulas.
Seminário prático com apresentação de micro-aulas com o auxílio da ludicidade ( tema Língua Portuguesa) (20/01/2014 - 20/01/2014)

Seminário prático com apresentação de micro-aulas com o auxílio da ludicidade ( tema Língua Portuguesa)

Seminário prático com apresentação de micro-aulas com o auxílio da ludicidade ( tema Matemática) (22/01/2014 - 22/01/2014)

Seminário prático com apresentação de micro-aulas com o auxílio da ludicidade ( tema Matemática)

Seminário prático com apresentação de micro-aulas com o auxílio da ludicidade ( tema Matemática) (22/01/2014 - 22/01/2014)
Seminário prático com apresentação de micro-aulas com o auxílio da ludicidade ( tema Matemática)
Seminário prático com apresentação de micro-aulas com o auxílio da ludicidade ( tema História) (29/01/2014 - 29/01/2014)

Seminário prático com apresentação de micro-aulas com o auxílio da ludicidade ( tema História)

Seminário prático com apresentação de micro-aulas com o auxílio da ludicidade ( tema Geografia) (29/01/2014 - 29/01/2014)
Seminário prático com apresentação de micro-aulas com o auxílio da ludicidade ( tema Geografia)
Seminário prático com apresentação de micro-aulas com o auxílio da ludicidade ( tema ciências Naturais) (03/02/2014 - 03/02/2014)

Seminário prático com apresentação de micro-aulas com o auxílio da ludicidade ( tema ciências Naturais)

Seminário prático com apresentação de micro-aulas com o auxílio da ludicidade ( tema ciências Naturais) (03/02/2014 - 03/02/2014)
Seminário prático com apresentação de micro-aulas com o auxílio da ludicidade ( tema ciências Naturais)
Frequências da Turma
# Matrícula NOV DEZ JAN FEV Total
04 06 11 13 18 20 25 27 02 04 09 11 16 18 08 13 15 20 22 27 29 03
1 20109**** 2 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 8
2 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 4
3 20109**** 2 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
4 20094**** 2 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 10
5 20094**** 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 10
6 20109**** 0 0 0 0 0 2 2 0 0 2 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 10
7 20109**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
8 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 201010**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2
10 20109**** 0 2 0 2 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
11 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4
12 201010**** 0 2 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 8
13 20109**** 0 2 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 8
14 201010**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
15 201010**** 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
16 20109**** 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 6
17 201010**** 2 0 2 0 0 2 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
18 201011**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2
19 20109**** 0 0 2 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 8
20 20109**** 2 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
21 201010**** 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 8
22 201011**** 2 2 2 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
23 20109**** 2 0 0 2 0 0 2 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
24 201010**** 2 2 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 10
25 201011**** 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 2 0 0 10
26 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 20109**** 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 2 0 0 10
28 20109**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 8
29 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 4
30 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
31 201010**** 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 6
32 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 6
33 201010**** 2 2 0 0 2 2 2 2 2 2 0 2 0 0 2 2 2 2 2 2 2 4 36
34 20109**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 4
35 20109**** 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 8
36 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 6
37 201011**** 0 2 0 2 0 2 2 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 4 34
38 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201010**** 9,0 9,0 9.0 8 AM
2 201011**** 9,0 9,0 9.0 10 AM
3 20109**** 9,0 10,0 9.5 8 AM
4 201010**** 9,0 9,0 9.0 2 AM
5 201010**** 9,0 9,0 9.0 8 AM
6 20109**** 9,0 9,0 9.0 6 AM
7 20109**** 9,0 9,0 9.0 2 AM
8 201011**** 0,0 0,0 0.0 34 RF
9 201010**** 9,0 8,0 8.5 6 AM
10 201010**** 9,0 8,0 8.5 10 AM
11 20109**** 9,0 9,0 9.0 0 AM
12 20109**** 9,0 10,0 9.5 6 AM
13 201010**** 0,0 0,0 0.0 36 RF
14 20109**** 9,0 9,0 9.0 8 AM
15 20109**** 9,0 9,0 9.0 0 AM
16 20109**** 9,0 9,0 9.0 8 AM
17 201010**** 9,0 9,0 9.0 6 AM
18 20109**** 9,0 9,0 9.0 4 AM
19 20109**** 9,0 9,0 9.0 10 AM
20 20109**** 9,0 9,0 9.0 4 AM
21 20109**** 9,0 9,0 9.0 8 AM
22 20109**** 9,0 10,0 9.5 4 AM
23 20094**** 9,0 8,0 8.5 10 AM
24 20109**** 9,0 9,0 9.0 6 AM
25 20109**** 9,0 9,0 9.0 4 AM
26 201011**** 9,0 9,0 9.0 10 AM
27 201010**** 9,0 10,0 9.5 10 AM
28 201011**** 9,0 9,0 9.0 2 AM
29 20109**** 9,0 9,0 9.0 0 AM
30 20109**** 9,0 9,0 9.0 10 AM
31 20109**** 9,0 9,0 9.0 0 AM
32 20109**** 9,0 9,0 9.0 6 AM
33 201010**** 9,0 9,0 9.0 8 AM
34 20109**** 9,0 9,0 9.0 10 AM
35 20109**** 9,0 8,0 8.5 8 AM
36 20109**** 9,0 9,0 9.0 8 AM
37 20094**** 9,0 10,0 9.5 10 AM
38 20109**** 9,0 9,0 9.0 8 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
SEGUNDO AVISO MUITO IMPORTANTE 21/02/2014
AVISO MUITO IMPORTANTE 21/02/2014
FELIZ ANO NOVO E UM ÓTIMO NATAL A TODOS ( AVISO) 13/12/2013
Avaliação institucional 09/12/2013
aviso sobre os critérios para avaliação dos seminários 01/12/2013
AVISO PARA TODAS AS TURMAS 24/11/2013
Aviso 20/11/2013
informação 19/11/2013
Aviso Importante 28/10/2013
Aviso Importante 28/10/2013

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1356 18/07/2025 21:55