Unidade I - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DAS DIFERENTES LÓGICAS DAS COMPETÊNCIAS
Entendimento sobre o conceito de lógica e o novo paradigma da aprendizagem;
Definição da área de Ciência Humanas e Sociais aplicadas e as estratégias de ensino-aprendizagem com base na lógica das competências;
Discussão sobre “as diferentes lógicas da pedagogia das competências na Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas”;
MEDEIROS, M. (2016). Lógicas das competências: Perspectivas para o Currículo em
Ação. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 14 (2), pp. 1031-1040 http://www.scielo.org.co/pdf/rlcs/v14n2/v14n2a11.pdf
ZOMPERO, A. F; ANDRADE, M. A. B. S; MASTELARI, T. B; VAGULA, E. Ensino por
investigação e aproximações com a aprendizagem baseada em problemas. Debates em
Educação, v. 11, n. 25, p. 222–239, 2019. Disponível em:
https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7740/pdf. Acesso: 22 nov. 2021.
PARANÁ. REFERENCIAL CURRICULAR PARANAENSE PARA O NOVO ENSINO MÉDIO – VERSÃO PRELIMINAR (2): Sistema Estadual de Ensino do Paraná, 2019.
• Entender o contexto de mudança de paradigma da educação tradicional para a lógica das competências.
• Compreender a lógica da formação por competências na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
• Estudar as diferentes lógicas da pedagogia das competências na Área de Ciências Humanas e Aplicadas;
Disponível em: https://geoverdade.com/2019/07/14/14084/
RIBEIRO, et al. Paradigma tradicional e paradigma emergente: algumas implicações na educação. Rev. Ensaio | Belo Horizonte | v.12 | n.01 | p.27-42 | jan-abr | 2010.
https://www.scielo.br/j/epec/a/38TbkSBPsHBLNqNc6CwJgWQ/?format=pdf&lang=pt
PERRENOUD, F., et al. As Competências para Ensinar no Século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002.
https://statics-americanas.b2w.io/sherlock/books/firstChapter/189081.pdf
FÓRUM I
Período de Habilitação:
04/08/2023 às 08:00
a
30/08/2023 às 23:59
Inicia em 04/08/2023 às 8h 0 e finaliza em 30/08/2023 às 23h 59