HILDA MARA LOPES ARAUJO

DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO/CCE

Ir ao Menu Principal

hilda mara lopes araujo

MET - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO/CCE

CMR0322 - PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO I - Turma: 01 (2016.1)

Tópicos Aulas
Apresentação da Disciplina (04/04/2016 - 13/04/2016)
O desenvolvimento infantil. De que trata a psicologia do desenvolvimento?
Psicologia da criança (18/04/2016 - 18/04/2016)
LEITE, D. M. Psicologia da criança: história e principais campos de estudo e/ou SANTOS, M. S. et al. A Psicologia do desenvolvimento (Texto 1)
Teorias do desenvolvimento infantil (20/04/2016 - 20/04/2016)
SANTOS, M. S. et al. As teorias psicológicas e o desenvolvimento humano (Texto 2)
Desenvolvimento infantil em Freud (25/04/2016 - 25/04/2016)
RAPPAPORT, Clara Regina et al. Fases de desenvolvimento (pp. 35 a 45) (Texto 3)
Desenvolvimento infantil em Piaget (27/04/2016 - 27/04/2016)
PIAGET, J. O desenvolvimento mental da criança. (Texto 4)
Desenvolvimento infantil em Vygotsky (02/05/2016 - 02/05/2016)
OLIVEIRA, M. K. Vygotsky e o processo de formação de conceitos. (Texto 5)
Desenvolvimento infantil em Wallon (04/05/2016 - 04/05/2016)
DANTAS, H. A afetividade e a construção do sujeito na psicogenética de Wallon. (Texto 6)
Desenvolvimento infantil em Wallon II (09/05/2016 - 09/05/2016)
WALLON, H. A afetividade. (Texto 7) WALLON, H . As idades sucessivas na infância. (Texto 8)
   Infância em Walllon
Período de Habilitação: 23/05/2016 às 07:00 a 20/07/2016 às 23:59
Psicologia da criança em Merleau-Ponty (11/05/2016 - 30/05/2016)
Trabalho no SIGAA, sobre o texto de Merleau-Ponty: Psicologia e pedagogia da criança (texto 09)
   Infância em Merleau-Ponty
Período de Habilitação: 23/05/2016 às 07:00 a 20/07/2016 às 23:59
Diario de Leitura (01/06/2016 - 27/07/2016)
Desenvolvimento motor, sensorial, psíquico, emocional e social.
Encerramento da Disciplina (01/08/2016 - 01/08/2016)
Exame Final (03/08/2016 - 03/08/2016)
Exame Final de todo conteúdo
Frequências da Turma
# Matrícula ABR MAI JUN JUL AGO Total
04 06 11 13 18 20 25 27 02 04 09 11 16 18 23 25 30 01 06 08 13 15 20 22 27 29 04 06 11 13 18 20 25 27 01 03
1 2015905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2015905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
3 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
4 2015904**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
5 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 0 0 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 0 0 42
7 2015904**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
8 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2015905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2015905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
13 2015905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
14 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2015905**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
16 201492**** 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
17 201495**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
18 2015902**** 0 0 0 2 2 0 0 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 0 0 54
19 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
20 2015904**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201492**** 9,6 9,0 5,5 8.0 6 AM
2 2015905**** 9,3 9,6 8,0 9.0 4 AM
3 2015904**** 9,0 9,6 6,0 8.2 2 AM
4 2015904**** 8,7 9,6 7,0 8.4 2 AM
5 2015904**** 8,1 8,2 7,5 7.9 2 AM
6 2015903**** 9,2 10,0 5,5 8.2 2 AM
7 2015905**** 9,1 8,2 8,0 8.4 2 AM
8 2015902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 54 RF
9 2015903**** 9,4 9,6 7,5 8.8 0 AM
10 2015905**** 9,2 9,0 7,0 8.4 4 AM
11 2015905**** 9,2 8,8 7,0 8.3 0 AM
12 2015905**** 9,3 9,8 8,5 9.2 0 AM
13 2015904**** 9,0 9,6 8,5 9.0 0 AM
14 2015904**** 9,4 9,8 6,5 8.6 2 AM
15 201495**** 9,0 8,2 5,5 7.6 2 AM
16 2015904**** 9,2 8,0 8,0 8.4 0 AM
17 2015904**** 9,6 9,6 6,5 8.6 0 AM
18 2015905**** 9,3 9,4 8,5 9.1 2 AM
19 2015903**** 9,2 8,2 8,5 8.6 0 AM
20 2015904**** 0,0 0,0 0,0 0.0 42 RF

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Desenvolvimento psicológico da criança. Constituição do sujeito psíquico de acordo com as diferentes abordagens teóricas do desenvolvimento. Abordagem crítica e integradora dessas diferentes visões do desenvolvimento infantil. Influências históricas, sociais, geo-políticas e ambientais. Discussão de tópicos atuais relacionados com o tema.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Exposição oral, discussão de textos, Diário de Leitura, Fórum on Line.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Prova escrita, Estudo Dirigido e Fórum no SIGAA.
Horário de atendimento: 10h-12h
Bibliografia: 6- BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BEE, Helen. O ciclo vital. Porto Alegre, ARTMED, 2000.
NEWCOMBE, N. Desenvolvimento infantil: abordagem de Mussen. 8.ed. Porto Alegre, ARTMED, 1999.
PAPALIA, D. E.; OLDS, S. W. Desenvolvimento humano. 7.ed. Porto Alegre, ARTMED, 2001.

7- BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ARIES, Philippe. História Social da Criança e da Família. 2 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006.
BIAGGIO, Ângela M. Brasil. Psicologia do desenvolvimento. Petrópolis: Vozes, 1985.
DAVIS, Cláudia. Piaget ou Vygotsky: uma falsa questão. Viver Mente & Cérebro. Coleção Memória da Pedagogia. Lev Seminovich Vygotsky, n. 2. Rio de Janeiro: Ediouro; São Paulo: Segmento-Duetto, 2005. pp. 38 – 49.
GUARESCHI, N. M. De que infância a Psicologia do Desenvolvimento fala? In: GUARESCHI, N. M. F.; HUNING,S. M. Implicações da psicologia no contemporâneo. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007.
LANJONQUIÈRE, L. Aquilo que da infância não cessa de se inscrever. In: COSTA, M. F. V.; ATEM, E. (orgs.). Alteridade: o outro como problema. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora Ltda, 2001.
LEITE, Dante Moreira (org.). O desenvolvimento da criança. 3ª Ed. São Paulo: UNESP, 2010.
LURIA, A. R. Desenvolvimento Cognitivo: seus fundamentos culturais e sociais. 6ªed. São Paulo: Ícone, 2010.
MACHADO, Maria Marcondes. Merleau-Ponty e Educação. Rio de janeiro: Autêntica, 2010.
MERLEAU-PONTY, M. Merleau-Ponty na Sorbonne - resumo de cursos de psicossociologia e filosofia. Campinas: Papirus, 1990.
_____. Psicologia e Pedagogia da Criança. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
PIAGET, J. Seis Estudos de Psicologia. Rio de Janeiro: Forense /Universitária, 1967.
_____ . O nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
PIAGET, J.; INHELDER, B. A psicologia da criança. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Difel, 2009.
RAPPAPORT, Clara Regina et al. Teorias do desenvolvimento: conceitos fundamentais. São Paulo: EPU, 1991.
SANTOS, M. S. et al. Psicologia do desenvolvimento: teorias e temas contemporâneos. Fortaleza: Liber Livro, 2008.
TAILLE, Y.; OLIVEIRA, M. K.; DANTAS, H. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.
VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
_____ . Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
VIGOTSKI, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 11ª Ed. São Paulo: Ícone, 2010.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
04/04/2016
13/04/2016
Apresentação da Disciplina
18/04/2016
18/04/2016
Psicologia da criança
20/04/2016
20/04/2016
Teorias do desenvolvimento infantil
25/04/2016
25/04/2016
Desenvolvimento infantil em Freud
27/04/2016
27/04/2016
Desenvolvimento infantil em Piaget
02/05/2016
02/05/2016
Desenvolvimento infantil em Vygotsky
04/05/2016
04/05/2016
Desenvolvimento infantil em Wallon
09/05/2016
09/05/2016
Desenvolvimento infantil em Wallon II
11/05/2016
30/05/2016
Psicologia da criança em Merleau-Ponty
01/06/2016
27/07/2016
Diario de Leitura
01/08/2016
01/08/2016
Encerramento da Disciplina
03/08/2016
03/08/2016
Exame Final
Avaliações
Data Descrição
09/05/2016 1ª Avaliação
30/05/2016 2ª Avaliação
27/06/2016 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Fóruns 19/07/2016
Aula 13/6 12/06/2016
Aulas dia 23 e 25/5 23/05/2016

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1156 04/11/2024 17:03