HILDA MARA LOPES ARAUJO

DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO/CCE

Ir ao Menu Principal

hilda mara lopes araujo

MET - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO/CCE

PPGCOM021 - TEORIAS DA COMUNICAÇÃO - Turma: 01 (2016.1)

Tópicos Aulas
Férias professor (16/03/2016 - 23/03/2016)
Viagem a Belem (PA) participar de banca de defesa de Mestrado e proferir palestra (30/03/2016 - 30/03/2016)
Apresentação: alunos/professor/plano de curso/disciplina (06/04/2016 - 06/04/2016)

O que é Comunicação?

O  que é o campo comunicacional?

   Plano de curso 
  Abordagens e representação 
Primeiro texto
Paradigmas e teorias da comunicação (13/04/2016 - 13/04/2016)

Paradigmas e teorias da comunicação: o dilema da interdisciplinaridade

Constituição do campo da comunicação.

  Constituição do campo da comunicação 
Ler os três textos para aula
Qual campo? Que teorias? (20/04/2016 - 20/04/2016)
As Teorias da Comunicação são muitas ou poucas? (27/04/2016 - 27/04/2016)

As Teorias da Comunicação são muitas ou poucas?

Constituição histórica das Teorias da Comunicação (04/05/2016 - 18/05/2016)
Constituição histórica das Teorias da Comunicação (11/05/2016 - 11/05/2016)
Constituição histórica das Teorias da Comunicação (18/05/2016 - 18/05/2016)
Modelos teóricos e os principais ambitos de pesquisa sobre mass media (25/05/2016 - 01/06/2016)
  Livro 
Modelos teóricos e os principais ambitos de pesquisa (01/06/2016 - 01/06/2016)
Sistematizando Teorias da Comunicação (08/06/2016 - 15/06/2016)
Sistematizando Teorias da Comunicação (15/06/2016 - 15/06/2016)
Olhares nacionais sobre Teorias da Comunicação (18/06/2016 - 18/06/2016)
Olhares nacionais sobre Teorias da Comunicação
  Livro 
Olhares nacionais sobre Teorias da Comunicação (22/06/2016 - 29/06/2016)
Olhares nacionais sobre Teorias da Comunicação (29/06/2016 - 29/06/2016)
Midiatização: definição e visão crítica (06/07/2016 - 06/07/2016)

Aula Extra.

  Midiatização:teorizando a mídia como agente de mudança social e cultural 
Usando a midiatização como conceito-chave, este artigo apresenta uma teoria sobre a mídia como agente de mudança cultural e social. A midiatização é um processo de dupla face no qual a mídia se transformou em uma instituição semi-independente na sociedade à qual outras instituições têm que se adaptar. Ao mesmo tempo, a mídia se integrou às rotinas de outras instituições, como política, família, trabalho e religião, já que um número cada vez maior das atividades destes domínios institucionais é realizado através tanto dos meios de comunicação interativos quanto dos meios de comunicação de massa. De forma geral, a midiatização implica uma virtualização da interação social e, observando as affordances institucionais, tecnológicas e estéticas de diferentes meios de comunicação, talvez possamos entender como a mídia molda novos padrões de interação. Palavras-chave: midiatização, lógica da mídia, interação social, modernidade, virtualização
  Jamais fomos autônomos: midiatização para além da purificação moderna 
A Teoria da Midiatização proposta por Stig Hjarvard aborda as mudanças estruturais de longo prazo trazidas pela relativa autonomização da mídia na modernidade tardia, bem como sua influência sobre as demais instituições sociais, que passam, de acordo com o autor, a operar segundo uma “lógica midiática” que lhes é estranha. O propósito do presente artigo é ponderar esta perspectiva em contraste com a crítica apresentada por Bruno Latour no livro “Jamais fomos modernos” ao programa de purificação epistemológica típico da Modernidade, que o autor chama de “constituição moderna”. O argumento é que as análises comprometidas com tal esforço necessariamente malsucedido de purificação epistemológica do mundo em campos e saberes independentes entre si desaguam fatalmente em um diagnóstico de heteronomia como aquele realizado por Hjarvard que não representa mais do que uma contradição inerente entre as postulações da “constituição moderna” e uma realidade marcada, cada vez mais, por processos de hibridização que ultrapassam e colocam em crise as fronteiras impostas pela modernidade, confrontando o pesquisador com objetos e campos de estudo inelutavelmente heterogêneos. Uma perspectiva alternativa para compreender a natureza híbrida das articulações midiáticas na sociedade contemporânea poderia beneficiar-se da Teoria Ator-rede como recusa à redução purificadora típica do modernismo.
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
16 23 30 06 13 20 27 04 11 18 25 01 08 15 18 22 29 06 12
1 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2
3 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
6 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
7 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2016100**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 8
10 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 4
11 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
12 2016100**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 8
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2016100**** 8,1 8.1 4 AM
2 2016100**** 8,8 8.8 4 AM
3 2016100**** 8,4 8.4 4 AM
4 2016100**** 9,0 9.0 0 AM
5 2016100**** 8,4 8.4 8 AM
6 2016100**** 8,7 8.7 2 AM
7 2016100**** 8,9 8.9 0 AM
8 2016100**** 9,0 9.0 0 AM
9 2016100**** 8,5 8.5 4 AM
10 2016100**** 8,9 8.9 0 AM
11 2016100**** 8,9 8.9 0 AM
12 2016100**** 8,8 8.8 8 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Estudo da Comunicação enquanto objeto científico e sua configuração epistemológica. As principais teorias que fundamentam e influenciam os estudos da comunicação. Procura estudar e mapear os processos comunicacionais, as práticas, os conceitos e as epistemes que contribuíram na construção de um campo teórico-reflexivo-investigativo em Comunicação. Paradigmas, teorias e modelos de comunicação social. Abordagem crítica sobre as principais correntes teóricas, suas transformações históricas e suas contribuições na produção de um saber científico - da sociedade de massa a sociedade midiática. O surgimento de novas Teorias da Comunicação na contemporaneidade.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será ministrada em exposições individuais e coletivas, com debates críticos e esclarecedores sobre os assuntos propostos.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Os alunos serão orientados a produzir, a cada unidade, ensaios teóricos articulando as questões comunicacionais com as teorias e os autores. Seminários. Artigo final com no mínimo 12 páginas.
Horário de atendimento:
Bibliografia: BRAGA, José Luiz. Constituição do campo da comunicação. In Verso e reverso, XXV(58): 62-77, janeiro-abril, 2011.
DEFLEUR, Melvin L.; ROKEACH, Sandra Ball. Teorias da comunicação de massa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
FRANÇA , Vera Veiga. Paradigmas da Comunicação: conhecer o quê? Ciberlegenda, Número 5, 2001. http://www.uff.br/mestcii/vera1.htm Acesso em 12/08/2007.
MARTINO, Luiz C. – “Ceticismo e Inteligibilidade do Saber Comunicacional”, in Galáxia: revista transdisciplinar de comunicação, semiótica, cultura, revista do PPG da PUC-SP, nº 5, abril de 2003. São Paulo: Educ. Brasília: CNPq, 2003.
MARTINO, Luiz Cláudio. Abordagens e representação do campo comunicacional. Comunicação, Mídia e Consumo. São Paulo, vol. 3, n. 8, p. 33-54, nov. 2006.
MARTINO, Luiz Cláudio (org). Teorias da Comunicação: muitas ou poucas? Cotia, SP: Ateliê, 2007.
MARTINO, Luiz Cláudio – “Ceticismo e interdisciplinaridade: paradoxos e impasses da teoria da comunicação”. Revista Argentina de Comunicación. n.3, 2008.
MARTINO, Luís Mauro de Sá. "Descontinuidades epistemológicas nas Teorias da Comunicação: um estudo das taxonomias entre 1969 e 2011". LOGOS edição 42, v. 22, n. 1, 2015.
RÜDIGER, Francisco. Teorias da Comunicação. Porto Alegre: Penso, 2011.
WOLF, Mauro. Teorias da comunicação. Lisboa,PT: Presença, 1987.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
16/03/2016
23/03/2016
Férias professor
30/03/2016
30/03/2016
Viagem a Belem (PA) participar de banca de defesa de Mestrado e proferir palestra
06/04/2016
06/04/2016
Apresentação: alunos/professor/plano de curso/disciplina
13/04/2016
13/04/2016
Paradigmas e teorias da comunicação
20/04/2016
20/04/2016
Qual campo? Que teorias?
27/04/2016
27/04/2016
As Teorias da Comunicação são muitas ou poucas?
04/05/2016
18/05/2016
Constituição histórica das Teorias da Comunicação
11/05/2016
11/05/2016
Constituição histórica das Teorias da Comunicação
18/05/2016
18/05/2016
Constituição histórica das Teorias da Comunicação
25/05/2016
01/06/2016
Modelos teóricos e os principais ambitos de pesquisa sobre mass media
01/06/2016
01/06/2016
Modelos teóricos e os principais ambitos de pesquisa
08/06/2016
15/06/2016
Sistematizando Teorias da Comunicação
15/06/2016
15/06/2016
Sistematizando Teorias da Comunicação
18/06/2016
18/06/2016
Olhares nacionais sobre Teorias da Comunicação
22/06/2016
29/06/2016
Olhares nacionais sobre Teorias da Comunicação
29/06/2016
29/06/2016
Olhares nacionais sobre Teorias da Comunicação
06/07/2016
06/07/2016
Midiatização: definição e visão crítica
Avaliações
Data Descrição
20/07/2016 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Resultado final - espelho das notas para média final da disciplina 18/07/2016
Sobre envio dos artigos finais 15/07/2016

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1156 04/11/2024 17:03