1.Ciências da natureza na formação geral básica e específica:
1.1 Ciências da natureza: dos primórdios aos tempos atuais;
1.2 Competências e habilidades: BNCC e a área de ciências da natureza na formação geral básica do ensino médio;
1.3 Planejamento de aulas na área de ciências da natureza para a formação geral básica (FGB) do ensino médio;
ü Compreender a evolução histórica das Ciências da Natureza, desde os primórdios até os dias atuais;
ü Analisar as competências e habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) relacionadas à área de Ciências da Natureza no ensino médio;
ü Planejar aulas eficazes na área de Ciências da Natureza para a Formação Geral Básica do ensino médio.
ü CHASSOT, A. A ciência através dos tempos. São Paulo: Moderna, 1994. Disponível em:https://ifbaiano.edu.br/portal/gpec/wp-content/uploads/sites/101/2020/11/A-Ciencia-Atraves-Dos-Tempos-Attico-Chassot.pdf
ü BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): educação é a base. Brasília, DF: MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em:10 jan. 2024.
ü https://www.eduweb.com.br/plano-de-aula-ciencias-da-natureza-ensino-medio/
ü LUCKESI, C. C. Planejamento e Avaliação na Escola: articulação e necessária determinação ideológica. Série Idéias, n. 15, p. 115-125. São Paulo: FDE, 1992. Disponível em:http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_15_p115-125_c.pdf. Acesso : 11 jan. 2024.
ü LIBÂNEO, J. C. O Planejamento Escolar. In: LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2008.Disponível em:https://jspimenta.files.wordpress.com/2009/03/libaneo-planejamento-escolar.pdf. Acesso 12 jan.2024.
ü ROSA, Carlos Augusto de Proença. História da ciência: a ciência e o triunfo do pensamento científico no mundo contemporâneo / Carlos Augusto de Proença. 2. ed. Brasília: FUNAG, 2012. Disponível em: http://funag.gov.br/loja/download/1022- Historia_da_Ciencia_-_Vol.IIIA_Ciencia_e_o_Triunfo_do_Pensamento_CientIfico_no_Mundo_Contemporaneo.pdf. Acessp 1 jan. 2024.
ü UNESCO. A ciência para o século XXI: uma nova visão e uma base de ação – Brasília:
UNESCO/ABIPTI, 2003. 72p. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ue000207.pdf . Acesso em: 20 dez. 2023.
MATERIAL COMPLEMENTAR:
ü CHALMERS, Alan F. O que é ciência afinal? Tradução: Raul Filker: 1ª. Ed. – São Paulo:
Brasiliense, 1993. Disponível em:https://www.nelsonreyes.com.br/A.F.Chalmers_-_O_que_e_ciencia_afinal.pdf. Acesso 20 dez. 2023.
ü SILVA, C. A. P. et .al Currículo do Piauí: um marco para a educação do do nosso. Teresina: SEDUC, 2019. Disponívem em:https://www.seduc.pi.gov.br/arquivos/diretrizes/13-novo%20ensino%20medio%20Caderno01_Curriculo_Piaui.pdf. Acesso em: 10 dez. 2024.
VÍDEOS:
ü Aula: planejamento na organização do trabalho docente. Link:https://www.youtube.com/watch?v=TwomoziMqfY
ü As competências gerais da BNCC. Link: https://www.youtube.com/watch?v=-wtxWfCI6gk
LINKS DE ARTIGO:
ü SABÓIA, V. S. M.; BARBOSA, R. P. Base Nacional Comum Curricular: competências, habilidades e o planejamento escolar. Revista do Pemo, Fortaleza, v.2, n.1, p. 1-13,2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3663/4185 . Acesso em: 10 jan. 2024.
Você sabia que existe o Portal do Professor, do Ministério da Educação?
É um espaço de apoio ao professor. Nele, há uma página chamada “Espaço da Aula”, onde os professores produzem seus planos de aula e podem ver outros disponíveis para troca de experiências. Acesse o site http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html, cadastre-se, compartilhe seu plano de aula que será desenvolvido da Tarefa I e coloque em prática o que aprendemos até agora.
Na Unidade I espera-se que o educando consiga compreender a história das ciências da natureza, possa fazer uma análise crítica da Base Nacional Comum curricular (BNCC) para o ensino de Ciências da Natureza e assim adquirir estratégias de ensino/ metodologias eficazes e propor avaliação para o planejamento de aulas de acordo com a BNCC.
Inicia em 21/01/2024 às 0h 0 e finaliza em 20/02/2024 às 23h 59
FÓRUM I
Período de Habilitação:
20/01/2024 às 00:00
a
20/02/2024 às 23:59
Etapa I- Elaboração plano de aula Boa Noite,
Segue um slide sobre plano de aula ( Etapa I). Para aqueles que não possuem experiência em fazer plano de aula. Teremos a Etapa II e posteriormente poderão inserir o plano de aula completo no sigaa (para aqueles que ainda não fizeram). Qualquer dúvida poderemos conversar no fórum I.
Até mais
Melise Pessôa