Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
EMENTA Conceituação de filosofia. Filosofia e Ciência. Objeto da filosofia. Método da filosofia. Apodítica filosófica. Filosofia e sistema. Os problemas vitais da reflexão filosófica.
OBJETIVOS Proporcionar ao (à) aluno (a) o conhecimento de noções básicas e fundamentais da Filosofia Possibilitar ao (à) aluno (a), a partir dos conhecimentos filosóficos, condições para a reflexão crítica dos conhecimentos científicos na área de Economia, favorecendo assim o despertar do senso crítico; Entender a especificidades da Filosofia e sua utilidade dentro da área econômica de modo a conectar os conhecimentos filosóficos com o pensar e fazer do (da) economista (a); Compreender grandes temas filosóficos como ideologia, ética e poder e seus desdobramentos para o desempenho profissional e a compreensão da realidade social e política;
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO UNIDADE I O QUE É FILOSOFIA 1.1. O que é Filosofia? 1.2. O mito, o senso comum, a ciência e a especificidade do Conhecimento Filosófico 1.3. A atitude filosófica; 1.4. Principais períodos da História da Filosofia; O que a filosofia tem a dizer sobre a formação do economista?
UNIDADE II IDEOLOGIA E PODER NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA 2.1. O conceito de Ideologia em Marx; 2.2. Ideologia como conceito econômico-filosófico. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
METODOLOGIA Aulas expositivas e dialogadas, Leitura orientada e discussão de textos, exibição e discussão de filmes e vídeos, realização de atividades em grupo.
RECURSOS DIDÁTICOS Quadro branco, vídeos, data-show e computador, livros e textos selecionados, dentre outros recursos.
AVALIAÇÃO
A Avaliação dar-se há de forma contínua, e contará com ao menos 3 instrumentos a serem definidos pelo docente de acordo com as situações reais de aprendizagem, podendo incluir provas escritas e orais, bem como produções de texto e apresentações de seminários. |
Horário de atendimento:
| A agendar |
Bibliografia:
| BIBLIOGRAFIA BÁSICA: CHALITA, Gabriel. Vivendo a filosofia. 3a. ed. São Paulo: Ática, 2007. CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. 13a. ed. São Paulo: Ática, 2008. FISCHER, Rosa Maria (coord.). Cultura e poder nas organizações. 2a. ed. São Paulo: Atlas, 2007. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: ARANHA, M. L. A. e MARTINS, M. H. P. Temas de Filosofia. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2000. ARENDT, H. A condição humana. Tradução Roberto Raposo. 7. ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995. CHAUI, M. H. O que é Ideologia. São Paulo: Brasiliense, 1981. DROSDEK, A. Nietzsche: a coragem como fator de sucesso. Petrópolis: Vozes, 2009. FOUCAULT, M. Vigiar e punir. 3. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1984. MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã. Tradução: Luís Cláudio de Castro e Costa. São Paulo, Martins Fontes, 1998. |