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PPGEE102 - TÓPICOS ESPECIAIS DE EPISTEMOLOGIA I - Turma: 01 (2012.1)

Tópicos Aulas
Informações preliminares (21/03/2012 - 21/03/2012)
Far-se-á uma apresentação detalhada do plano da disciplina, informando-se o sistema de avaliação e demais exigências acadêmicas.
Uma introdução à teoria das alternativas relevantes: Dretske, ceticismo e fechamento (28/03/2012 - 28/03/2012)

Uma breve introdução à Teoria das Alternativas Relevantes (TAR), cf. proposta por F. Dretske. O objetivo é apresentar o modo pelo qual esse autor propõe sua versão de TAR e o modo com o qual ele lida com o argumento cético, definir alternativas relevantes e irrelevantes e refutar o princípio de fechamento.

Sanford e Dretske: alternativas relevantes e intersubjetvidade (04/04/2012 - 04/04/2012)

Dretske assevera que crenças ou declarações feitas por agentes, paralelos a uma determinada situação de conhecimento, não interferem no sentido de tornar relevantes certas alternativas relativas àquelas crenças/declarações, se elas são falsas.

Sanford e Dretske: alternativas relevantes e intersubjetvidade (18/04/2012 - 18/04/2012)

Sanford e Dretske: conhecimento de segunda ordem e relevância

Yourgrau e Dretske (25/04/2012 - 25/04/2012)

Yourgrau acusa Dretske de confundir crença de dicto com crença de re nos casos da igreja vazia e do ônibus, casos que Dretske usa para argumentar contra a penetrabilidade dos operadores epistêmicos ligados ao conhecimento. Dretske precisa mesmo daqueles casos para seu argumento contra o PF para conhecimento?  

Yougrau e Dretske: importação pragmática indevida ou importação agencial indevida? (02/05/2012 - 02/05/2012)

Yourgrau sugere que Dretske importa, de modo indevido, o conteúdo pragmático da seleção de alternativas relevantes para "dentro" da semântica da sentença 'S sabe que P'. Mas, um dos argumentos de Yourgrau parece fazer algo parecido quando importa exigências próprias de agentes reflexivos para agentes não-reflexivos. É isso mesmo?

Cohen: O contextualismo e o relevantismo de Lewis e os Paradoxos Céticos e da Loteria (16/05/2012 - 16/05/2012)

Cohen apresenta a proposta contextualista e relevantista de Lewis admitindo que as reagras de relevância, em especial, a regra de semelhança, resolvem o paradoxo da loteria. Como elas fazem isso isso e como o contextualismo de Lewis resolveria o paradoxo cético?  

Cohen: O contextualismo e o relevantismo de Lewis e os Paradoxos Céticos e da Loteria-parte II (30/05/2012 - 30/05/2012)

Continuação das discussões de Cohen sobre a proposta contextualista-relevantista de Lewis e seu encaixe me relação ao problema de Gettier.  

Greco e o relevantismo (06/06/2012 - 06/06/2012)

Greco defende a ideia de que alternativas relevantes são as que são verdadeiras em mundos possíveis próximos ao mundo atual. Mas, o que ele diz sobre quando um agente crê ou deveria crer que certa alternativa distante do mundo atual é relevante? 

Greco e o relevantismo-parte II (13/06/2012 - 13/06/2012)

Greco afirma que alternativas distantes do mundo atual podem ser relevantes, se o agente nelas crê ou deveria fazê-lo. Que tipo de problema justificaria afinal tal manobra?

Black, Schaffer e Lewis e o caso das "missed clues" (20/06/2012 - 20/06/2012)

O caso de pistas perdidas foi proposto por Schaffer na tentativa de mostrar que o relavantismo do Lewis não explica a ignorância do agente do respectivo caso. Black tenta mostrar que a acusão de Scaffer não procede.

Black consegue salvar a teoria de Lewis? (25/06/2012 - 25/06/2012)

Black tenta mostrar que o único modo de o aluno perder a pista no caso "MC" de Schaffer é um que produz uma alternativa relevante e não-eliminada. Isso geraria resultador contrário ao que pretende Schaffer. Foi ele bem-sucedido nessa empreitada?

Rysiew e a "core claim" da TAR (27/06/2012 - 27/06/2012)

Seria a TAR motivada pelas ideias de responsividade e falibilismo, tal como sugere Rysiew?

Rysiew e a "core claim" da TAR-parte II (27/06/2012 - 27/06/2012)

Rysiew defende o destacamento da "core claim" do relevantismo do contextualismo e da defesa do princípio de fechamento. Assume que responsividade positiva da crença e falibilismo formam o sustentáculo da "core claim". Por que o contextualismo não poderia ser usado para sustentá-la também? 

Não Haverá Aula (04/07/2012)
Kvanvig e o contrastivismo (11/07/2012 - 11/07/2012)
Kvanvig argumenta que, para reter os méritos do contextualismo na discussão da questão cética, o contrastivismo deve abandonar qualquer "closure" do conhecimento. Floresce o argumento de Kvanvig?
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
21 28 04 11 18 25 02 16 30 06 13 20 25
1 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 201210**** 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 3
5 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201210**** 7,4 7,4 7,5 7.4 0 AM
2 201210**** 7,2 7,0 7,3 7.2 0 AM
3 201210**** 7,0 8,2 7,9 7.7 0 AM
4 201210**** 7,6 7,1 7,2 7.3 0 AM
5 201210**** 7,4 7,3 7,0 7.2 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Estudo de temas e problemas de Epistemologia, a gênese do conhecimento, da crença e sua justificação; os limites do conhecimento, formas de conhecimento, conhecimento e representação, conhecimento e natureza, estrutura do conhecimento, coerência, razão e experiência, conhecimento e ceticismo; teorias da verdade.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Exposições dialogadas e discussões temáticas.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Obedecendo à Resolução 043/95 da UFPI, serão realizadas três avaliações parciais e, caso seja preciso, um exame final na forma de uma prova dissertativa em 11/07/2012. A nota das três avaliações parciais será obtida pela média de dois grupos de quatro ensaios e um grupo de seis ensaios. Os ensaios, que deverão versar sobre tópicos da bibliografia e deverão ser expressos em no máximo duas laudas, serão discutidos pelo grupo durante os encontros. A entrega dos ensaios deverá obedecer ao cronograma abaixo.
Horário de atendimento: Segunda à sexta-feira, na Coordenação do MEE
Bibliografia:
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
21/03/2012
21/03/2012
Informações preliminares
28/03/2012
28/03/2012
Uma introdução à teoria das alternativas relevantes: Dretske, ceticismo e fechamento
04/04/2012
04/04/2012
Sanford e Dretske: alternativas relevantes e intersubjetvidade
18/04/2012
18/04/2012
Sanford e Dretske: alternativas relevantes e intersubjetvidade
25/04/2012
25/04/2012
Yourgrau e Dretske
02/05/2012
02/05/2012
Yougrau e Dretske: importação pragmática indevida ou importação agencial indevida?
16/05/2012
16/05/2012
Cohen: O contextualismo e o relevantismo de Lewis e os Paradoxos Céticos e da Loteria
30/05/2012
30/05/2012
Cohen: O contextualismo e o relevantismo de Lewis e os Paradoxos Céticos e da Loteria-parte II
06/06/2012
06/06/2012
Greco e o relevantismo
13/06/2012
13/06/2012
Greco e o relevantismo-parte II
20/06/2012
20/06/2012
Black, Schaffer e Lewis e o caso das "missed clues"
25/06/2012
25/06/2012
Black consegue salvar a teoria de Lewis?
27/06/2012
27/06/2012
Rysiew e a "core claim" da TAR
27/06/2012
27/06/2012
Rysiew e a "core claim" da TAR-parte II
04/07/2012
04/07/2012
Não Haverá Aula
11/07/2012
11/07/2012
Kvanvig e o contrastivismo
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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