-

PPGZOO013 - METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR - Turma: 01 (2012.1)

Tópicos Aulas
Primeira aula (21/03/2012 - 21/03/2012)

Conceituação sobre metodologia do ensino superior

 

   Plano de curso metodologia do ensino superior 
Principais problemas do ensino superior (28/03/2012 - 28/03/2012)

O professor

Os programas de estudo

Os metodos instalações e materiais

Os alunos

As formas de avaliação da aprendizagem

As condiçõesinstitucionais

O que é aprender (04/04/2012 - 04/04/2012)

O problema do professor - conseguir que os alunos aprendam

O que aprendizagem então? Como pode ser facilitada?

Contribuições de Jean Piaget, Skinner e Gagné

 

 

O que é ensinar (11/04/2012 - 11/04/2012)

Apenas uma parte do que se ensina é efetivamente aprendida

FAtores que interferem:

Aluno x Assunto x Professor

Contribuições dos filósofos

O aluno e o professor como pessoas (18/04/2012 - 18/04/2012)

As teorias da personalidade e da motivação

Nível de inteligência; Independencia; Ansiedade e # de sexo; Autoritarismo e rigidez mental; Necessidade de afiliação, poder e realização.

Tipos de professores

Hipótese de solução e aplicação

Planejamento sistêmico do ensino-aprendizagem (25/04/2012 - 25/04/2012)

O que é planejar?

Conceito de sistema e sua aplicação no ensino

Estratégias de ensino aprendizagem

área cognitiva x área afetiva

Planejamento do currículo de um curso ou carreira

Planejamento de um aula teórica x aula prática

 

 

Como escolher e organizar atividades de ensino (02/05/2012 - 02/05/2012)

Determinam os tipos de atividade:

Objetivos educacionais

Estrutura do assunto

Características das atividades

Etapa do processo

Tempo e facilidades físicas

Critérios de organização

Como incentivar a participação ativa dos alunos (09/05/2012 - 09/05/2012)
Como melhorar a comunicação professor-aluno (16/05/2012 - 16/05/2012)
Papel dos meios multisensoriais no ensino-aprendizagem (23/05/2012 - 23/05/2012)
Desenvolvimento de atitude científica nos alunos (30/05/2012 - 30/05/2012)
Biblioteca como instrumento do ensino Aprendizagem (06/06/2012 - 06/06/2012)
Como avaliar a aprendizagem (13/06/2012 - 20/06/2012)
A estratégia da inovação (27/06/2012 - 27/06/2012)
Avaliação final (04/07/2012 - 04/07/2012)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
21 28 04 11 18 25 02 09 16 23 30 06 13 20 27 04
1 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 201210**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
3 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 201210**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
5 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 201210**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201210**** 9,1 9.1 0 AM
2 201210**** 9,6 9.6 0 AM
3 201210**** 9,3 9.3 0 AM
4 201210**** 10,0 10.0 0 AM
5 201210**** 8,9 8.9 0 AM
6 201210**** 9,1 9.1 0 AM
7 201210**** 9,7 9.7 0 AM
8 201210**** 9,8 9.8 0 AM
9 201210**** 9,4 9.4 0 AM
10 201210**** 9,9 9.9 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Tendências pedagógicas, Educação de adultos, A comunicação como processo didático, A educação e comunicação de massa, Planejamento do processo ensino-aprendizagem: importância, fases e componentes de plano institucional, Objetivos, conteúdos, técnicas de ensino, recursos institucionais e avaliação.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será conduzida com aulas teóricas e discussão de textos, utilizando-se projetor de multimídia e/ou retro projetor. Complementando as aulas teóricas , serão abertas discussões em sala de aula sobre o tema abordado.

Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O desempenho do aluno será avaliado considerando os seguintes critérios: freqüência mínima de 75% da carga horária. Participação em sala de aula e nas atividades propostas observando responsabilidade, interesse, pontualidade, assiduidade e qualidade dos trabalhos produzidos. Além desses critérios serão realizadas vários grupos de discussão e apresentação sobre os assuntos abordados nas aulas.
Horário de atendimento:
Bibliografia:
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
21/03/2012
21/03/2012
Primeira aula
28/03/2012
28/03/2012
Principais problemas do ensino superior
04/04/2012
04/04/2012
O que é aprender
11/04/2012
11/04/2012
O que é ensinar
18/04/2012
18/04/2012
O aluno e o professor como pessoas
25/04/2012
25/04/2012
Planejamento sistêmico do ensino-aprendizagem
02/05/2012
02/05/2012
Como escolher e organizar atividades de ensino
09/05/2012
09/05/2012
Como incentivar a participação ativa dos alunos
16/05/2012
16/05/2012
Como melhorar a comunicação professor-aluno
23/05/2012
23/05/2012
Papel dos meios multisensoriais no ensino-aprendizagem
30/05/2012
30/05/2012
Desenvolvimento de atitude científica nos alunos
06/06/2012
06/06/2012
Biblioteca como instrumento do ensino Aprendizagem
13/06/2012
20/06/2012
Como avaliar a aprendizagem
27/06/2012
27/06/2012
A estratégia da inovação
04/07/2012
04/07/2012
Avaliação final
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Cancelamento aula (25 e 27/04/12) 24/04/2012

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1100 24/08/2024 21:48