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PPGSNP090 - CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA - Turma: 01 (2012.1)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina (22/03/2012 - 22/03/2012)

Apresentação da disciplina e primeira aula prática.

Importância da conservação do solo e da água (29/03/2012 - 29/03/2012)

Importância da conservação do solo e da água “versus” desenvolvimento sustentável: uma visão de futuro;

Conceitos e metas;

Situação geral sobre a conservação do solo e da água;

Consequências dos processos erosivos;

Aula prática: paisagem da UFPI (relatório).

Erosão: conceitos, tipos, agentes e formas de erosão que afetam a conservação do solo e da água (05/04/2012 - 05/04/2012)

1. Histórico da erosão;

2. Classificação da erosão:

            2.1. Quanto à origem;

            2.2. Quanto ao agente causador;

            2.3. Quanto à forma;

3. Principais formas de erosão:

            3.1. Erosão Geológica ou natural;

            3.2. Bioerosão;

            3.3. Erosão gravitacional;

            3.4. Erosão marinha ou costeira;

            3.5. Erosão glacial;

            3.6. Erosão eólica;

            3.7. Erosão acelerada ou antrópica;

            3.8. Erosão hídrica;

4. Erosão geológica ou natural;

5. Agentes da erosão no solo: precipitação pluviométrica (chuva) e vento;

6. Mecanismo básico da erosão no solo;

7. Erosão acelerada ou antrópica;

8. Erosão eólica:

            8.1. Histórico de ocorrência no Brasil;

            8.2. Principais prejuízos;

            8.3. Mecanismos da erosão eólica: principais fatores;

            8.4. Métodos para o controle da erosão eólica;

Erosão hídrica (12/04/2012 - 12/04/2012)

            1. Erosão pelo impacto das gotas de chuva;

            2. Erosão entressulcos ou erosão laminar;

            3. Erosão em sulcos;

            4. Erosão em voçorocas;

           5. Principais medidas para contenção e/ou atenuação de voçorocas;

6. Processos e fatores que influenciam a erosão hídrica;

7. Danos causados pela erosão hídrica;

8. Tolerâncias de perdas de solo por meio da erosão hídrica, conforme descritas por Bertoni & Lombardi Neto e Bahia;

9. Exploração agrícola e a erosão do solo;

10. Exemplos do mau uso do recurso natural “solo” pela exploração agropecuária no Brasil;

11. Comentários finais.

Fatores que influenciam na erosão do solo; Erosividade da Chuva e Erodibilidade do Solo (19/04/2012 - 19/04/2012)

Erosividade da chuva

1. Introdução;

2. Água do solo e sua movimentação;

3. Infiltração, percolação e lixiviação;

4. Escoamento superficial;

5. Manejo e conservação da água;

6. Comentários finais;

 

Erodibilidade do solo

1. Introdução;

2. Propriedades físicas do solo:

            2.1 Textura;

            2.2 Estrutura e propriedades derivadas;

3. Erodibilidade e uso do solo;

4. Matéria orgânica e conservação do solo;

5. Tolerâncias de perdas de solo, conforme descritas pela FAO; 

6. O “estado da arte” entre os diferentes graus de tolerâncias de perdas de solo e de água mediante a conservação dos recursos naturais no Brasil. Dados apresentados por Pruski (2009)

7. Comentários finais

8. Aula Discente: tema relacionado aos artigos enviados em aula anterior.

Fatores que influenciam a erosão do solo; Fator Topográfico e Cobertura Vegetal (26/04/2012 - 26/04/2012)

Fatores que influenciam a erosão do solo Fator Topográfico e Cobertura Vegetal

1. Introdução;

 

2. Relevo plano (Latossolos);

 

3. Relevo suave ondulado (Argissolos, Neossolos, Nitossolos e Plintossolos) e relação com comprimento de rampa;

 

4. Relevo ondulado (Cambissolos) e relação com comprimento de rampa;

 

5. Cobertura viva e cobertura morta do solo;

 

5.1. Rugosidade superficial do solo;

 

6. Arquitetura da planta;

 

7. Espaçamento de plantio;

 

8. Culturas permanentes “versus” culturas temporárias (relação cobertura x exposição do solo);

 

9. Comentários finais;

10. Aula Discente: tema relacionado aos artigos enviados em aula anterior. 


Manejo de Solos Tropicais (03/05/2012 - 03/05/2012)

Manejo de Solos Tropicais

1. Introdução;

2. Solos tropicais e grau de intemperismo;

3. Qualidade química de solos tropicais;

4. Manejo da fertilidade de solos tropicais;

5. Manejo da matéria orgânica de solos tropicais;

6. Manejo da qualidade física de solos tropicais;

7. Manejo da qualidade biológica de solos tropicais;

8. Plantio convencional “versus” cultivo mínimo e plantio direto;

9. Principais fatores que influenciam na erosão de solos tropicais;

10. Comentários finais;

11. Aula Discente: tema relacionado aos artigos enviados em aula anterior.

Práticas para conservação do solo e da água; Edáficas e Vegetativas (10/05/2012 - 10/05/2012)

Práticas para conservação do solo e da água Edáficas e Vegetativas

 

1. Introdução;

 

2. Práticas edáficas:

 

           2.1. Cultivo de acordo com a “Aptidão Agrícola das Terras”;

 

           2.2. Controle do fogo (queimadas);

 

           2.3. Adubação verde;

 

            2.4. Adubação orgânica;

 

             2.5. Adubação química;

 

            2.6. Correção do solo - calagem;

 

3. Práticas vegetativas:

 

            3.1. Florestamento e reflorestamento;

 

           3.2. Formação e manejo adequado de pastagens;

 

            3.3. Plantas de cobertura;

 

            3.4. Uso de cobertura morta (material vegetal);

 

            3.5. Rotação de culturas;

 

            3.6. Cultivo em faixa;

 

            3.7. Cultivo em contorno;

 

            3.8. Faixa de bordadura;

 

            3.9. Faixas de retenção;

 

            3.10. Cordões de vegetação permanente;

 

           3.11. Quebra vento e bosque sombreador;

 

            3.12. Manejo do mato e alternância de capina;

 

4. Benefícios obtidos pelo uso das práticas edáficas e vegetativas de Conservação do Solo e da Água;

 

5. Comentários finais;

6. Aula Discente: tema relacionado aos artigos entregues na aula.

Práticas para conservação do solo e da água; Mecânicas (17/05/2012 - 17/05/2012)

Práticas para conservação do solo e da água Mecânicas

 

1. Introdução;

 

2. Processos de preparo do solo;

 

3. Preparo convencional do solo;

 

4. Implementos agrícolas;

 

5. Terraceamento;

 

6. Sulcos e contornos em pastagens;

 

7. Plantio em nível (em contorno);

 

8. Distribuição adequada de caminhos (estradas);

 

9. Enleiramento em contorno;

 

10. Uso da subsolagem;

 

11. Irrigação e drenagem;

 

12. Controle de voçorocas;

 

13. Agricultura familiar “versus” agricultura comercial;

 

14. Comentários finais;

15. Aula Discente: tema relacionado aos artigos entregues na aula. 

Controle da erosão em estradas rurais (24/05/2012 - 24/05/2012)

Controle da erosão em estradas rurais

1. Introdução;

2. Importância do planejamento para construção de estradas rurais;

3. Distribuição das estradas e carreadores;

4. Fatores: relevo e perímetro da gleba;

5. Princípios básicos:

5.1. Localização preferencial;

5.2. Carreadores em nível;

5.3. Carreadores em pendente;

5.4. Estradas com “grade”;

5.5. Escoamento da água das estradas;

6. Construção de bacias de captação (barraginhas / baciões);

7. Comentários finais;

8. Lista de exercícios: Dimensionamento de bacias de captação (barraginhas) em estradas rurais. Material para consulta: PRUSKI, F.F. Conservação do solo e da água: práticas mecânicas para o controle da erosão hídrica. 2.ed. Viçosa: Editora UFV, 2009. 279p;

9. Aula Discente: tema relacionado aos artigos entregues na aula.

Modelos de predição de perdas de solo (25/05/2012 - 25/05/2012)
Modelos de predição de perdas de solo 1. Introdução; 2. Equação Universal de Perdas de Solo (USLE); 2.1. Fatores que compõem a Equação Universal de Perdas de Solo; 3. Modelos recentes para predição de perdas de solo; 4. Uso das equações de perda de solo em planejamento agrícola conservacionista; 5. Resolução de exercícios; 6. Comentários finais; 7. Aula Discente: tema relacionado aos artigos enviados em aula anterior.
Sistemas agrossustentáveis: Sistema Plantio Direto (31/05/2012 - 31/05/2012)

Sistema plantio direto (SPD)

1. Introdução

2. Práticas de manejo em SPD;

3. Contribuições do SPD para conservação do solo e da água;

4. Sistema plantio direto versus sistemas cultivo mínimo e sistema plantio convencional;

5. Comentários finais.

 

Primeira avaliação (04/06/2012 - 04/06/2012)
Primeira avaliação: P1
Sistemas agrossilvopastoris (14/06/2012 - 14/06/2012)

1. Introdução;

2. Sistemas de integração lavoura-pecuária:

2.1. Sistema Barreirão;

2.2. Sistema Santa Fé;

3. Sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta;

4. Sistemas agrossustentáveis versus degradação ambiental e conservação do solo e da água em ambientes tropicais;

5. Comentários finais.

 

Manejo de bacias hidrográficas (21/06/2012 - 21/06/2012)

Manejo de bacias hidrogáficas

1. Introdução;

2. Enfoque do trabalho em bacias hidrográficas;

3. Diagnóstico da situação atual e potencialidades de uma microbacia;

4. Planejamento do uso global da microbacia;

5. Impactos da erosão nos recursos hídricos;

6. Interferência técnica nos sistemas de manejo;

7. Política e diretrizes governamentais;

8. Comentários finais.

Sistema Americano de Avaliação da Capacidade de Uso das Terras (28/06/2012 - 28/06/2012)

Sistema Americano de Avaliação da Capacidade de Uso das Terras

1. Introdução;

2. Características consideradas;

3. Agrupamentos básicos (classes e grupos);

4. Aplicação teórica e prática;

5. Limitações quanto a adaptação e aplicação da Capacidade de Uso das Terras no Brasil;

6. Comentários finais.

Aula prática: visitas de campo (29/06/2012 - 29/06/2012)
Visita à áreas degradadas no município de currais; Visita à área de extração de areia, no município de Bom Jesus.
Sistema de Avaliação da Aptidão Agrícola das Terras (02/07/2012 - 02/07/2012)

Sistema de Avaliação da Aptidão Agrícola das Terras

 

1. Introdução;

 

2. Níveis de manejo considerados;

 

3. Fatores de limitações ao uso das terras;

 

4. Grupos de aptidão agrícola;

 

5. Classes de aptidão agrícola;

 

6. Representação cartográfica;

 

7. Condições agrícolas das terras;

 

8. Uso do “Sistema FAO/Brasileiro de Aptidão Agrícola das Terras”;

 

9. Classificação da aptidão agrícola das terras;

 

10. Aplicação do Sistema de Informações Geográficas (SIG) como ferramenta auxiliar na Avaliação da Aptidão Agrícola das Terras;

 

11. Política de uso e manejo das terras:

 

            11.1. Código Florestal (Lei 7803/1989);

 

            11.2. Política e conservação do solo (Lei 6.225/1975);

 

            11.3. Política do uso da água (Lei 9.433/1997);

 

12. Avaliação da Aptidão Agrícola “versus” Avaliação da Capacidade de Uso das Terras;

13. Comentários finais.

Aula prática: visitas de campo (04/07/2012 - 04/07/2012)
Visita à Fazenda Escola da UFPI, no município de Alvorada do Gurguéia; Visita à área experimental da Embrapa Meio Norte, no perímetro irrigado do Vale do Gurguéia, no município de Alvorada do Gurguéia.
Segunda avaliação (05/07/2012 - 05/07/2012)

Segunda avaliação: P2

Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
22 29 05 12 19 26 03 10 17 24 25 31 04 14 21 28 29 02 04 05
1 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 201210**** 0
3 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 201210**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
5 201110**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201210**** 8,9 8.9 0 AM
2 201210**** 9,3 9.3 0 AM
3 201210**** 8,8 8.8 0 AM
4 201110**** 7,4 7.4 0 AM
5 201210**** 7.0 8 AM

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