daniel roger bezerra amorim

FIS - DEPARTAMENTO DE FÍSICA/CCN

PPGED032 - EPISTEMOLOGIA, CATEGORIAS E ANÁLISE DE DADOS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO I - Turma: 01 (2013.1)

Tópicos Aulas
Conhecimento científico; (18/03/2013 - 18/03/2013)
Conhecimento científico; (25/03/2013 - 25/03/2013)
Epistemologia da pesquisa em educação; (01/04/2013 - 08/04/2013)
Problematização do objeto e fundamentação do problema de pesquisa; (15/04/2013 - 22/04/2013)
Pesquisa narrativa; (29/04/2013 - 06/05/2013)
História oral e História de vida; (13/05/2013 - 20/05/2013)
Estudo de caso; (27/05/2013 - 03/06/2013)
Apresentação e discussão dos projetos de pesquisa dos mestrandos e doutorandos. (10/06/2013 - 08/07/2013)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
18 25 01 08 15 22 29 06 13 20 27 03 10 17 24 01 08
1 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 201110**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201210**** 10,0 10.0 0 AM
2 201210**** 10,0 10.0 0 AM
3 201210**** 10,0 10.0 0 AM
4 201210**** 10,0 10.0 0 AM
5 201110**** 10,0 10.0 0 AM
6 201210**** 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Revisão crítica do discurso metodológico da pesquisa: com vistas aos seguintes aspectos: definição de categorias, Uso de recursos de análise de dados, procedimentos e técnicas, compreensão e interpretação dos dados; Critérios e rigor na pesquisa qualitativa
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Exposições dialogadas. Seminários. Acompanhamento na (re)elaboração de projetos de pesquisa.

a) Atividades discentes (práticas)
• Participação nas aulas/encontros
• Aplicação dos conhecimentos na ampliação do projeto de dissertação ou tese;
• Apresentação dos projetos (teses/dissertações) em Seminários Internos, no NUPPED;
• Apresentação sobre direcionamentos para análise de dados.

b) Atividades Discentes (teóricas)
• Estudo de bibliografia
• Preparação e desenvolvimento de Seminários;
• Pesquisa com vistas à fundamentação teórico-metodológica do projeto de dissertação/tese.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Os alunos deverão cumprir, ao longo do Seminário, com as seguintes exigências (tendo como referência mínima):

1) Elaboração de dois trabalhos escritos:
1.1) Sobre pressupostos epistemológicos (origem, natureza e realidade do conhecimento) relativos à opção metodológica de sua tese ou dissertação.
1.2) Elaboração de um artigo científico referente a sua tese ou dissertação.
2) Leitura de livro sobre Epistemologia, previamente selecionado entre a bibliografia de referência da disciplina/seminário, seguido de apresentação oral, em seminário interno no NUPPED.
3) Frequência, compatível com o Regimento do PPGEd/UFPI e participação nos encontros semanais (aulas/estudos), por apresentação de seminários sobre o estado da arte nas revistas e demais obras que lhe couberem pesquisar e pela elaboração de resumos estruturados, que explicitem com rigor, os livros/artigos/textos investigados
Horário de atendimento:
Bibliografia: BRZEZINSKI, I.; ABBUD, M. L. M.; OLIVEIRA, C. C. de. (Org.). Percursos de pesquisa em educação. Ijuí: Unijuí, 2007.
CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Uberlândia: EDUFU, 2011.

FAZENDA, I. Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 1993.

FRANCO, M. L. P. B. Análise do conteúdo. Brasília: Liber Livro Editora, 2005.

GATTI, B. A. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Liber Livro Editora, 2012.

HOUSSAYE, J. et al. Manifesto a favor dos pedagogos. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
18/03/2013
18/03/2013
Conhecimento científico;
25/03/2013
25/03/2013
Conhecimento científico;
01/04/2013
08/04/2013
Epistemologia da pesquisa em educação;
15/04/2013
22/04/2013
Problematização do objeto e fundamentação do problema de pesquisa;
29/04/2013
06/05/2013
Pesquisa narrativa;
13/05/2013
20/05/2013
História oral e História de vida;
27/05/2013
03/06/2013
Estudo de caso;
10/06/2013
08/07/2013
Apresentação e discussão dos projetos de pesquisa dos mestrandos e doutorandos.
Avaliações
Data Descrição
08/07/2013 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 06:19