-

PPGED023 - ABORDAGEM ETNOMETODOLÓGIA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO - Turma: 01 (2013.1)

Tópicos Aulas
Incio da Disciplina. Apresentação dos alunos e da professora. Entrega e discussão do Plano da Disciplina. Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos (09/04/2013 - 09/04/2013)
Aula expositiva sobre O paradigma qualitativo nas ciências sociais. Leitura do texto: Epistemologia do Trabalho Científico retirado do livro: Pesquisa Social: métodos e técnicas (16/04/2013 - 16/04/2013)
Discussão do texto lido na aula anterior fazendo as relações com os objeto de estudo dos alunos. (23/04/2013 - 23/04/2013)
Leitura comentada dos caítulos 1 e 2 do livro: A interpretação das culturas. Reflexões para embasamento das pesquisas que estão sendo realizadas pelos alunos (30/04/2013 - 30/04/2013)
Continuação da aula anterior (07/05/2013 - 07/05/2013)
Aula expositiva sobre os princípios da Etnometodologia, destacando sua base epistemológica e os conceitos chave. (14/05/2013 - 14/05/2013)
Leitura do Texto: Etnometodologia retirado do livro: Teoria Social hoje.Roda de conversa para discussão das ideias principais do texto (21/05/2013 - 21/05/2013)
Continuação da atividade anterior. (28/05/2013 - 28/05/2013)
Aula expositiva sobre o papel do pesquisador e sua construção artensal no contexto das pesquisas etnográficas. (04/06/2013 - 04/06/2013)
Discussão em torno dos conceitos chave da Etnometodologia (11/06/2013 - 11/06/2013)
Aula expositiva sobre o estudo do cotidiano. Leitura do Texto: Os fundamentos do conhecimento na vida cotidiana, retirado do livro: A construção social da realidade (18/06/2013 - 18/06/2013)
Roda de conversa em torno do texto lido na aula anterior. Possíveis aproximações com os projetos em andamento pelos alunos. (25/06/2013 - 25/06/2013)
Aula expositiva sobre escuta sensível como principio dos estudos etnográficos. (02/07/2013 - 02/07/2013)
Construção da Resenha do Livro: Sobre o artesanato intelectual e outros ensaios, MILLS, C. Wright. (09/07/2013 - 09/07/2013)
aula expositiva sobre a Etnopesquisa crítica. Encerramento da disciplina. (16/07/2013 - 16/07/2013)
Frequências da Turma
# Matrícula ABR MAI JUN JUL Total
09 16 23 30 07 14 21 28 04 11 18 25 02 09 16
1 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201310**** 9,0 9.0 0 AM
2 201210**** 9,0 9.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: A abordagem etnográfica da pesquisa em educação: enfoque epistemológico
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Para a operacionalização desta proposta, além do trabalho docente, exigir-se-á dedicação dos pós-graduandos, tendo em vista que o programa será executado por meio de: aulas expositivas, leitura e apresentação de obras, participação efetiva nas aulas e nas discussões do material bibliográfico; elaboração de textos individuais, tornando-se indispensável a leitura prévia das obras e textos referentes a cada unidade do programa.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação se constitui de etapas importantes e interligadas e rege-se por normas próprias da Universidade Federal do Piauí. Neste sentido, a sistemática desta disciplina levará em conta o que está definido na Resolução Nº 043/95 – CEPEX. Para efeito de aprovação deverão ser realizadas, no mínimo três (03) verificações de aprendizagem, sendo considerado aprovado o aluno que obtiver média igual ou superior a 7,0 (sete). Será exigida, ainda, frequência mínima obrigatória de 75% do total da carga horária da disciplina.
Os pós-graduandos serão avaliados, ainda, por sua assiduidade, pontualidade e eficiência nos estudos, considerando-se a sua apropriação e domínio dos conteúdos estudados na disciplina, uma vez que o qualitativo é um aspecto importante do processo de avaliação individual. Excetuando-se os casos previstos em Lei Federal, em hipótese alguma haverá abono de faltas, assim como não será dispensado das atividades previstas para a disciplina, qualquer graduando. Portanto, aconselha-se que cada um utilize o percentual referente à possibilidade de faltas (25%), somente em caso de absoluta necessidade.
Horário de atendimento: 3M2345
Bibliografia: BARBIER, R. A Pesquisa-Ação – Brasília: Plano Editora, 2002
BARBOSA, J. G. (Coord.). Multirreferencialidade nas ciências e na educação. Trad. Rosângela B. de Camargo. São Carlos, SP: EdUFSCar, 1998
BEAUD, S.; WEBER, F. Guia para a pesquisa de campo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
BERGER, P. L.; LUCKMANN, T. A Construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento, Petrópolis, RJ. Vozes, 2012.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 2003.
BOMBASSARO, L. C.. As fronteiras da epistemologia: como se produz o conhecimento. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1993.
CARDOSO, T.; ALARCÃO, I. CELORICO, J. A. Revisão da literatura e sistematização do conhecimento. Portugal: Porto Editora, 2010.
CHIZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.
COULON, A. Etnometodologia. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
______. Escola de Chicago. São Paulo: Papirus, 1995.
______. Etnometodologia e educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
GAMBOA, S. S. Pesquisa em educação: métodos e epistemologia. Chapecó, SC: Argos, 2007.
GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC – Livros Técnicos e Científicos Editora Ltda., 2012.
GIDDENS, A.; TURNER, J.(orgs) Teoria Social hoje. São Paulo Editora UNESP, 1999.
MACEDO, R. S. e BARBOSA, J. G. BORBA, S. Jacques Ardoino& a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2012 ( Coleção Pensadores&Educação).
MACEDO, R. S. A Etnopesquisa Crítica e Multirreferencial nas Ciências Humanas e na Educação.
MILLS, C. W. Sobre o artesanato intelectual e outros ensaios. Rio de Janeiro: Zahar Editora, 2009.
MORIN, E. O problema epistemológico da Complexidade. Portugal: Publicações Europa-América, 1999.
OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.



Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
09/04/2013
09/04/2013
Incio da Disciplina. Apresentação dos alunos e da professora. Entrega e discussão do Plano da Disciplina. Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos
16/04/2013
16/04/2013
Aula expositiva sobre O paradigma qualitativo nas ciências sociais. Leitura do texto: Epistemologia do Trabalho Científico retirado do livro: Pesquisa Social: métodos e técnicas
23/04/2013
23/04/2013
Discussão do texto lido na aula anterior fazendo as relações com os objeto de estudo dos alunos.
30/04/2013
30/04/2013
Leitura comentada dos caítulos 1 e 2 do livro: A interpretação das culturas. Reflexões para embasamento das pesquisas que estão sendo realizadas pelos alunos
07/05/2013
07/05/2013
Continuação da aula anterior
14/05/2013
14/05/2013
Aula expositiva sobre os princípios da Etnometodologia, destacando sua base epistemológica e os conceitos chave.
21/05/2013
21/05/2013
Leitura do Texto: Etnometodologia retirado do livro: Teoria Social hoje.Roda de conversa para discussão das ideias principais do texto
28/05/2013
28/05/2013
Continuação da atividade anterior.
04/06/2013
04/06/2013
Aula expositiva sobre o papel do pesquisador e sua construção artensal no contexto das pesquisas etnográficas.
11/06/2013
11/06/2013
Discussão em torno dos conceitos chave da Etnometodologia
18/06/2013
18/06/2013
Aula expositiva sobre o estudo do cotidiano. Leitura do Texto: Os fundamentos do conhecimento na vida cotidiana, retirado do livro: A construção social da realidade
25/06/2013
25/06/2013
Roda de conversa em torno do texto lido na aula anterior. Possíveis aproximações com os projetos em andamento pelos alunos.
02/07/2013
02/07/2013
Aula expositiva sobre escuta sensível como principio dos estudos etnográficos.
09/07/2013
09/07/2013
Construção da Resenha do Livro: Sobre o artesanato intelectual e outros ensaios, MILLS, C. Wright.
16/07/2013
16/07/2013
aula expositiva sobre a Etnopesquisa crítica. Encerramento da disciplina.
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1125 27/09/2024 19:16