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PPGCS023 - EPIDEMILOGIA CLÍNICA APLICADA À INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA - Turma: 01 (2013.1)

Tópicos Aulas
Apresentação do curso. O que é epidemiologia. (02/04/2013 - 02/04/2013)

Apresentação dos professores e alunos.

Objetivos e expectativas.

História e importância da epidemiologia. Conceitos e aplicações da epidemiologia descritiva e analítica.Tipos de estudos epidemiológicos. Exercício dirigido

Normas práticas para selecionar, interpretar resultados e identificar erros (vícios e confundidores) em artigos científicos

 

Medidas de freqüência. Comparações. (04/04/2013 - 04/04/2013)

Exposição e efeito. Razão, índice, coeficiente. Prevalência. Incidência acumulada. Taxa de incidência. Padronização de taxas. Exercícios de fixação.

Operação com eventos. Teoria da probabilidade e probabilidade condicional. Teorema de Bayes. Odds. Testes diagnósticos. Risco relativo e razão de Odds. Exercícios de fixação

Testes de hipótese. Significância estatística. Intervalo de confiança. Valor p. Hipótese nula e hipótese alternativa.

Erro alfa e erro beta. Poder

Tipos de estudos epidemiológicos. (09/04/2013 - 09/04/2013)

Tipos de estudos epidemiológicos. Estudos descritivos e estudos analíticos. Estudos tranversais, e estudos longitudinais. estudos individuadis e estudos cominitários. Exercício dirigido.


 

Vícios e confusão. (11/04/2013 - 11/04/2013)
Erro diferencial e não diferencial. Vícios x Confundidores. Vícios de seleção, de informação, de perda de acompanhamento, de aferição. Análise estratificada. Efeito modificador e efeito confundidor. Estimativa de efeito por estrato. Padronização de taxas. Homogeneidade. Teste de Mantel-Haenszel.
Exercícios vícios e confusão. (16/04/2013 - 16/04/2013)
Estudos de coorte. (18/04/2013 - 18/04/2013)

Estudos prospectivos e retrospectivos. Exposição e efeito. Vantagens e desvantagens. Erros e confundidores Interpretação.

Estudos caso-controle. (23/04/2013 - 23/04/2013)

Estudos prospectivos e retrospectivos. Casos e controles. Vantagens e desvantagens. Erros e confundidores. Interpretação.

Exercícios de coorte. (25/04/2013 - 25/04/2013)

Exercícios: Estudos prospectivos e retrospectivos. Exposição e efeito. Vantagens e desvantagens. Erros e confundidores Interpretação.

Tabelas de contingência . Teste do Qui-Quadrado. Teste "t" de Student. Teste de Mc Nemar. Exercícios de fixação

Exercícios de transversais. (30/04/2013 - 30/04/2013)

Estudos transversais X Estrudos longitudinais.

Medidas de associação e relação causa-efeito. Acaso. Validade interna.

Estudos de intervenção. (02/05/2013 - 02/05/2013)

Ensaios clínicos. Randomização. Erros de alocação, informação e avaliação. Aspectos éticos. Interpretação. Revisão sistemática e metanálise.

Exercícios caso-controle. (07/05/2013 - 07/05/2013)

Exercícios: Estudos prospectivos e retrospectivos. Casos e controles. Vantagens e desvantagens. Erros e confundidores. Interpretação.

Exercícios de intervenção. (09/05/2013 - 09/05/2013)

Exercícios: Ensaios clínicos. Randomização. Erros de alocação, informação e avaliação. Interpretação. Revisão sistemática e metanálise.

Testes diagnósticos. (14/05/2013 - 14/05/2013)

O diagnóstico. Sensibilidade. Especificidade. Valor preditivo positivo e negativo. Acurácia e precisão. Testes de triagem. Exercício de fixação

Investigação de surtos e epidemias. Exercício de surtos e epidemias. (16/05/2013 - 16/05/2013)
Exercícios de diagnóstico. (21/05/2013 - 21/05/2013)
Elementos metodológicos para a elaboração de projetos científicos. Prova final. (23/05/2013 - 23/05/2013)
Frequências da Turma
# Matrícula ABR MAI Total
04 09 11 16 18 23 25 30 02 07 09 14 16 21 23
1 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201310**** 8,0 8.0 0 AM
2 201310**** 8,5 8.5 0 AM
3 201310**** 8,0 8.0 0 AM
4 201310**** 7,5 7.5 0 AM
5 201310**** 8,0 8.0 0 AM
6 201310**** 8,0 9.5 0 AM
7 201310**** 8,0 8.0 0 AM
8 201310**** 9,0 9.0 0 AM
9 201310**** 7,5 7.5 0 AM
10 201310**** 7,5 7.5 0 AM
11 201310**** 8,5 8.5 0 AM
12 201310**** 8,0 8.0 0 AM
13 201310**** 8,0 8.0 0 AM
14 201210**** 9,0 9.0 0 AM
15 201310**** 8,0 8.0 0 AM
16 201310**** 8,0 8.0 0 AM
17 201310**** 8,5 8.5 0 AM
18 201310**** 8,0 8.0 0 AM
19 201310**** 8,5 8.5 0 AM
20 201310**** 8,0 8.0 0 AM
21 201310**** 8,0 8.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Evolução do conhecimento científico e Protocolo de pesquisa. Base biológica da pesquisa. Protocolo de pesquisa. Anormalidade. Aferição clínica. Objetivos da coleta e da análise de dados. Acurácia e Precisão. Reduzindo erros diferenciais e não diferenciais (viés, erro aleatório). Reduzindo a variabilidade intraobservador e interobservador. Teste Diagnóstico. Validação do resultado do teste. Acurácia do resultado do teste. Validação dos testes diagnósticos. Resultados falso-positivos e falso-negativos. Padrão Ouro. Validação dos testes diagnósticos. Medidas importantes do funcionamento do teste. Sensibilidade. Especificidade. Taxa de erro falso-positivo e falso-negativo. Valor preditivo positivo e negativo. Testando hipóteses. Pesquisa ou acompanhamento clínico. Viés ou acaso. Erro aleatório. Testando hipóteses. Principais conclusões sobre um experimento. Erro alfa e erro beta. Diferença verdadeira. Conclusão do teste estatístico. Erro alfa, “o valor p”. Significância de p. Desenhos de Pesquisa. Análise de dados epidemiológicos (Razão de medidas/correlação, Razão de prevalência, Risco relativo, Odds ratio). Epidemiologia clínica baseada em evidência. Embasando decisões. Tipos de manuscritos. Avaliação de manuscritos. Impacto da revistas científicas. Revistas e citações. “Ranking” das revistas científicas.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: ESTRUTURA DO CURSO:

O conteúdo programático constará de 32 horas-aula. O curso inclui aulas expositivas, estudos em grupos e seminários. Após o termino, recomenda-se que os alunos freqüentem as sessões de
A programação será cumprida regime intensivo, incluindo quatro dias com jornadas diárias de oito horas. As atividades incluirão aulas expositivas, exercícios práticos, problemas bioestatísticos, análise crítica de artigos científicos publicados. O material será fornecido com a antecedência necessária para o estudo de forma que todos deverão apresentar-se em sala preparados para a discussão.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: AVALIAÇÃO:

Será concedido o certificado de conclusão aos alunos que obtiverem a freqüência mínima de 80% da carga horária e apresentar projeto de pesquisa para ser discutido, avaliado e reformulado durante o curso ou a final deste.
Horário de atendimento: Segundas ás Sextas-feiras de 8:00 ás 11:00
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA:

1. Bernard Rosner: Fundamentals of Biostatistics. Duxbury Press, Belmont, 1995
2. Charles H. Hennekens, Julie E. Buring :Epidemiology in Medicine. Little, Brown and Company. Boston, Toronto, 1987
3. David L. Sackett, R. Brian Haynes, Peter Tugwell:Clinical Epidemiology. A Basic Science For Clinical Medicine:. Little, Brown and Company. Boston,Toronto, 1995.
4. Elza S. Berquó, José M. P. Sousa e Sabina L. D. Gotlieb: Bioestatística.- 1.ed.rev.- São Paulo: EPU, 1981.
5. Kenneth J. Rothman, Sander Greenland: Modern Epidemiology. Lippincott-Raven, Philadelphia, 1998
6. Maria Zélia Rouquayrol: Epidemiologia e Saúde.- 4.ed.- Rio de Janeiro: Medsi, 1993.
7. Maurício Gomes Pereira: Epidemiologia - Teoria e Prática.-1.ed.-Rio de Janeiro: Guanabara Koogan S.A., 1995
8. SEPLAN- CNPq: Como Ler Revistas Médicas - Programa de Epidemiologia, 1984.
9. Sônia Vieira: Introdução à Bioestatística.- 5.ed.- Rio de Janeiro: Campus, 1988.
10. Waldman,EA: Vigilância em Saúde Pública, volume 7/ Colaboração Teresa E.C.Rosa. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, 1998 ( Série Saúde e Cidadania)
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
02/04/2013
02/04/2013
Apresentação do curso. O que é epidemiologia.
04/04/2013
04/04/2013
Medidas de freqüência. Comparações.
09/04/2013
09/04/2013
Tipos de estudos epidemiológicos.
11/04/2013
11/04/2013
Vícios e confusão.
16/04/2013
16/04/2013
Exercícios vícios e confusão.
18/04/2013
18/04/2013
Estudos de coorte.
23/04/2013
23/04/2013
Estudos caso-controle.
25/04/2013
25/04/2013
Exercícios de coorte.
30/04/2013
30/04/2013
Exercícios de transversais.
02/05/2013
02/05/2013
Estudos de intervenção.
07/05/2013
07/05/2013
Exercícios caso-controle.
09/05/2013
09/05/2013
Exercícios de intervenção.
14/05/2013
14/05/2013
Testes diagnósticos.
16/05/2013
16/05/2013
Investigação de surtos e epidemias. Exercício de surtos e epidemias.
21/05/2013
21/05/2013
Exercícios de diagnóstico.
23/05/2013
23/05/2013
Elementos metodológicos para a elaboração de projetos científicos. Prova final.
Avaliações
Data Descrição
23/05/2013 Prova final: Elementos metodológicos para a elaboração de projetos científicos..
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
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