• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

-

DAA0322 - SOCIOLOGIA DA EDUCACAO II - Turma: 01 (2013.1)

Tópicos Aulas
Apresentação e discussão do plano de ensino (21/05/2013 - 23/05/2013)
   limites da sociologia da educação de bourdieu_Nogueira 
Caros alunos, fazer a leitura do texto para discutir nas próximas aulas.
1.1 A sociologia compreensiva de Max Weber: crise civilizatória de uma sociedade racionalizada (28/05/2013 - 28/05/2013)
1.2. A gênese educacional brasileira: entre o público e o privado (04/06/2013 - 13/06/2013)
1.3. Retratos da educação brasileira: ontem e hoje (13/06/2013 - 20/06/2013)
2.1. Bourdieu e a Educação (25/06/2013 - 02/07/2013)
2.2. Desdobramento da obra de Bourdieu no Brasil (04/07/2013 - 18/07/2013)
Não Haverá Aula (09/07/2013)
Não Haverá Aula (11/07/2013)
Avaliação: primeira parte do conteúdo programático (01/08/2013 - 01/08/2013)
3.1 Novas abordagens em Sociologia da Educação: Poder e Escola (06/08/2013 - 06/08/2013)
3.2 Novas abordagens em Sociologia da Educação: Escola e Violência (08/08/2013 - 08/08/2013)
3.3 Novas abordagens em Sociologia da Educação: Educação e Terceiro Setor (13/08/2013 - 13/08/2013)
3.4 Novas abordagens em Sociologia da Educação: Educação e Mídia (15/08/2013 - 15/08/2013)
3.5 Novas abordagens em Sociologia da Educação: Educação e juventude (20/08/2013 - 20/08/2013)
3.6 Novas abordagens em Sociologia da Educação: Educação e Religião (22/08/2013 - 22/08/2013)
  Confessionalismo e laicidade na educação brasileira 
Arquivo destinado a complementação da discussão sobre educação e religião
3.7 Novas abordagens em Sociologia da Educação: como estudar na pós-modernidade (27/08/2013 - 27/08/2013)
4.0 Discussão e construção de trabalho monográfico (29/08/2013 - 17/09/2013)
Não Haverá Aula (24/09/2013)
Não Haverá Aula (26/09/2013)
Frequências da Turma
# Matrícula MAI JUN JUL AGO SET Total
21 23 28 04 06 11 13 18 20 25 27 02 04 16 18 01 06 08 13 15 20 22 27 29 03 05 10 12 17 19
1 20124**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
2 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 4
3 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 6
4 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
7 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
9 20125**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 6
10 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 20124**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
12 20124**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
13 20124**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 20125**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 8
15 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
16 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 8
17 20125**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 8
18 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 6
19 20124**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 20124**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 20124**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2
22 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 20124**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2
24 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
25 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
26 20125**** 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 2 0 0 0 0 0 0 10
27 20124**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
28 20124**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 6
29 20124**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
31 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
32 20124**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
33 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
34 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
35 20124**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
36 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
37 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 20124**** 7,0 8,5 9,0 8.2 2 AM
2 20124**** 8,4 7,8 10,0 8.7 0 AM
3 20125**** 9,2 7,5 8,5 8.4 8 AM
4 20124**** 8,0 9,0 8,5 8.5 0 AM
5 20124**** 8,7 7,5 8,5 8.2 6 AM
6 20124**** 8,7 7,8 9,5 8.7 0 AM
7 20125**** 9,1 8,5 9,5 9.0 0 AM
8 20125**** 8,2 7,5 10,0 8.6 2 AM
9 20125**** 8,5 8,0 10,0 8.8 6 AM
10 20124**** 9,7 9,0 8,5 9.1 2 AM
11 20124**** 7,0 9,5 10,0 8.8 6 AM
12 20125**** 9,1 9,0 8,5 8.9 0 AM
13 20125**** 10,0 7,8 10,0 9.3 0 AM
14 20125**** 7,1 8,0 8,5 7.9 4 AM
15 20125**** 8,0 8,0 10,0 8.7 4 AM
16 20125**** 9,0 7,0 8,5 8.2 0 AM
17 20125**** 7,8 7,8 10,0 8.5 4 AM
18 20125**** 9,2 9,0 8,5 8.9 0 AM
19 20125**** 2,5 9,0 9,5 7.0 2 AM
20 20125**** 5,5 8,0 8,5 7.3 8 AM
21 20125**** 7,0 7,5 9,0 7.8 0 AM
22 20125**** 7,2 7,8 9,0 8.0 4 AM
23 20124**** 7,0 10,0 9,5 8.8 0 AM
24 20125**** 8,0 8,5 9,0 8.5 4 AM
25 20124**** 8,5 9,0 8,5 8.7 2 AM
26 20124**** 7,5 9,0 8,5 8.3 2 AM
27 20125**** 8,1 9,5 9,5 9.0 0 AM
28 20125**** 9,0 9,0 8,5 8.8 6 AM
29 20125**** 9,0 7,8 8,5 8.4 6 AM
30 20125**** 7,6 9,5 9,0 8.7 2 AM
31 20124**** 8,3 9,5 9,0 8.9 0 AM
32 20124**** 10,0 9,5 10,0 9.8 2 AM
33 20124**** 8,9 9,0 8,5 8.8 4 AM
34 20125**** 7,6 8,5 8,5 8.2 10 AM
35 20125**** 7,8 7,8 10,0 8.5 4 AM
36 20125**** 7,3 9,0 8,5 8.3 2 AM
37 20125**** 5,0 8,0 10,0 7.7 8 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: • Utilizaremos diferentes estratégias para efetivação dos objetivos propostos;
• Aulas expositivas;
• Trabalho em equipes de análise de textos e debate em grande grupo.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Prova Escrita (individual, sem consulta bibliográfica - critérios de avaliação: clareza do texto escrito. Objetividade da resposta. Apropriação adequada da bibliografia. Compreensão das discussões estabelecidas em aula);
Trabalho Integrado (em equipes/individual, articulado com outras disciplinas - critérios de avaliação: participação nas atividades. Expressão oral. Criatividade. Capacidade de interação em grupo. Clareza, objetividade e pertinência do texto escrito);
Trabalhos escritos – resenhas, fichamentos e/ou resumos (individual - critérios de avaliação: clareza e objetividade do texto escrito. Poder de síntese).
Horário de atendimento: 18-20h
Bibliografia: BERNSTEIN, Basil. A pedagogização do conhecimento: estudos sobre recontextualização. Cadernos de Pesquisa, n. 120, pp. 75-110, nov 2003.
CHARLOT, Bernard. A violência na escola: como os sociólogos franceses abordam a questão. Sociologias, Porto Alegre, ano 4, n.8, pp. 432-443, jul/dez 2002.
CUNHA, Luiz Antônio; CAVALIERE, Ana Maria. O ensino religioso nas escolas públicas brasileiras: formação de modelos hegemônicos. In: PAIXÃO, L.; ZAGO, N. (ORG.). Sociologia da Educação: pesquisa e realidade brasileira. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007. (pp. 110-127).
MELO, Maria Benedito Portugal e. Escolas escolares e opções profissionais: entre a família, a escola e os amigos, que papel desempenham os media. Sociologia da Educação. Revista Luso-Brasileira, ano 2, n.4, pp. 24-53, dez 2011.
MORAES, Amaury Cesar. Licenciatura em ciências sociais e o ensino de Sociologia: entre o balanço e o relato. Tempo Social, vol. 5, n. 1, pp. 05-20, abr 2003.
NOGUEIRA, Maria Alice; NOGUEIRA, Cláudio. A Sociologia da Educação de Pierre Bourdieu: limites e contribuições. Educação & Sociedade, Ano XXIII, n. 78, pp. 15-36, abr 2002.
OLIVEIRA, Marcos Marques de. Terceiro setor, voluntariado e educação: os caminhos giddenianos para a privatização do público. In: TORRES, Artemis; SEMERARO, Giovanni; PASSOS, Luiz Augusto. Educação, fronteira política. Cuiabá, MT: EdUFMT, 2006. (pp. 37-48).
OLIVEIRA, Marcos Marques de. Os empresários da educação e o sindicalismo patronal: o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado do Rio de Janeiro (1944-1990). Bragança Paulista, SP: EdUSF, 2002. (Coleção Conjuntura Política)
SPÓSITO, Marília. Estudos sobre juventude em educação. Revista Brasileira de Educação, n.5/6, pp. 37-52, mai/dez 1997.
TRAGTENBERG, Maurício. Relações de poder na escola. Lua Nova, vol.1, n.4, pp. 68-72, 1985.
TEIXEIRA, Anísio. O manifesto dos pioneiros da educação nova. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v.65, n.150, maio/ago. 1984. p.407-425.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
21/05/2013
23/05/2013
Apresentação e discussão do plano de ensino
28/05/2013
28/05/2013
1.1 A sociologia compreensiva de Max Weber: crise civilizatória de uma sociedade racionalizada
04/06/2013
13/06/2013
1.2. A gênese educacional brasileira: entre o público e o privado
13/06/2013
20/06/2013
1.3. Retratos da educação brasileira: ontem e hoje
25/06/2013
02/07/2013
2.1. Bourdieu e a Educação
04/07/2013
18/07/2013
2.2. Desdobramento da obra de Bourdieu no Brasil
09/07/2013
09/07/2013
Não Haverá Aula
11/07/2013
11/07/2013
Não Haverá Aula
01/08/2013
01/08/2013
Avaliação: primeira parte do conteúdo programático
06/08/2013
06/08/2013
3.1 Novas abordagens em Sociologia da Educação: Poder e Escola
08/08/2013
08/08/2013
3.2 Novas abordagens em Sociologia da Educação: Escola e Violência
13/08/2013
13/08/2013
3.3 Novas abordagens em Sociologia da Educação: Educação e Terceiro Setor
15/08/2013
15/08/2013
3.4 Novas abordagens em Sociologia da Educação: Educação e Mídia
20/08/2013
20/08/2013
3.5 Novas abordagens em Sociologia da Educação: Educação e juventude
22/08/2013
22/08/2013
3.6 Novas abordagens em Sociologia da Educação: Educação e Religião
27/08/2013
27/08/2013
3.7 Novas abordagens em Sociologia da Educação: como estudar na pós-modernidade
29/08/2013
17/09/2013
4.0 Discussão e construção de trabalho monográfico
24/09/2013
24/09/2013
Não Haverá Aula
26/09/2013
26/09/2013
Não Haverá Aula
Avaliações
Data Descrição
01/08/2013 1ª Avaliação
29/08/2013 2ª Avaliação
17/09/2013 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 21:51