-

CBT0060 - LIBRAS- LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS - Turma: 01 (2013.1)

Tópicos Aulas
Plano de curso (23/05/2013 - 23/05/2013)
Introdução a Língua de Sinais (24/05/2013 - 24/05/2013)
Conceitos gerais: LIBRAS, o sujeito surdo, ouvinte, cultura surda (30/05/2013 - 30/05/2013)
Alfabeto datilológico e numérico (31/05/2013 - 31/05/2013)
Sinais ligados ao ambiente escolar e treino datilológico e numérico (06/06/2013 - 06/06/2013)
Introdução à LIBRAS (FELIPE, 2005) (07/06/2013 - 07/06/2013)
A surdez (GESSER, 2010) – Estudo dirigido do texto (13/06/2013 - 13/06/2013)
Apresentação das atividades e Introdução à Fonologia da LIBRAS (14/06/2013 - 14/06/2013)
Atividade em sala (20/06/2013 - 20/06/2013)
Atividade em sala (21/06/2013 - 21/06/2013)
Estudo Dirigido - Cap. 3 (27/06/2013 - 27/06/2013)
   Estudo Dirigido 
Entregar individualmente, digitado ou manuscrito com letra legível, no dia da avaliação.
Estudo Dirigido - Cap. 3 (28/06/2013 - 28/06/2013)
Avaliação I (04/07/2013 - 04/07/2013)
Não houve aula (05/07/2013 - 05/07/2013)
Aula teórica - Regras de comportamento com pessoas surdas (11/07/2013 - 11/07/2013)
Aula teórica (12/07/2013 - 12/07/2013)
Aula teóricas (18/07/2013 - 18/07/2013)
Aula téorica (19/07/2013 - 19/07/2013)
Atividade - Estudo dirigido (25/07/2013 - 25/07/2013)
Avaliação 2 (26/07/2013 - 26/07/2013)
Discussão (01/08/2013 - 01/08/2013)
Aula prática LIBRAS (02/08/2013 - 02/08/2013)
prática Lista de verbos I (08/08/2013 - 08/08/2013)
prática II (09/08/2013 - 09/08/2013)
prática III (15/08/2013 - 15/08/2013)
Avaliação 3 (16/08/2013 - 16/08/2013)
Resultado (22/08/2013 - 22/08/2013)
Prova final (23/08/2013 - 23/08/2013)
Resultado final (29/08/2013 - 29/08/2013)
Frequências da Turma
# Matrícula MAI JUN JUL AGO SET Total
23 24 31 06 07 13 14 20 21 27 28 04 05 11 12 18 19 01 02 08 09 15 16 22 23 29 30 05 06 12
1 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 20109**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
4 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 20109**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
6 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 20094**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
10 20084**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
11 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 20094**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
13 20094**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 60
14 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 20094**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
16 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 20115**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
18 20094**** 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
19 20115**** 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
20 20094**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 60
21 20073**** 2 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
22 20109**** 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
23 20094**** 2 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
24 20094**** 2 2 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
25 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 201011**** 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
30 20125**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
31 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 20116**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
33 20073**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 60
34 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 201011**** 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
36 20094**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
37 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
38 20115**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
39 20109**** 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
40 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
41 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 20115**** 7,5 8,5 8,5 8.2 1 AM
2 201011**** 5,0 6,0 10,0 7.0 4 AM
3 20115**** 7,0 8,5 8,5 8.0 0 AM
4 20115**** 9,5 9,0 9,0 9.2 2 AM
5 20115**** 7,5 8,6 8,6 8.2 2 AM
6 20094**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
7 20116**** 6,5 7,5 7,5 7.2 2 AM
8 20094**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
9 20125**** 7,0 7,2 7,2 7.1 2 AM
10 20094**** 8,0 9,2 9,2 8.8 0 AM
11 20094**** 6,0 6,0 6,0 6.0 6.0 0 EF
12 20073**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
13 20094**** 6,1 7,4 7,4 7.0 0 AM
14 20094**** 6,0 6,0 6,0 6.0 6.0 0 EF
15 20094**** 7,5 7,9 7,9 7.8 0 AM
16 20094**** 8,0 9,2 9,2 8.8 0 AM
17 20094**** 5,5 7,0 8,4 7.0 0 AM
18 20094**** 5,5 8,2 8,2 7.3 2 AM
19 20109**** 7,5 8,0 8,0 7.8 2 AM
20 20094**** 7,0 7,8 7,8 7.5 8 AM
21 20094**** 9,0 7,4 7,4 7.9 0 AM
22 20094**** 6,5 7,9 7,9 7.4 2 AM
23 20094**** 6,0 8,2 8,2 7.5 0 AM
24 20094**** 7,0 9,8 9,8 8.9 0 AM
25 20094**** 6,5 7,0 7,4 7.0 0 AM
26 20094**** 7,5 6,5 7,0 7.0 4 AM
27 20109**** 8,0 6,0 7,0 7.0 2 AM
28 20115**** 7,5 8,6 8,6 8.2 0 AM
29 20094**** 5,5 9,5 9,5 8.2 0 AM
30 20084**** 6,5 6,0 8,4 7.0 2 AM
31 20125**** 7,0 7,2 7,2 7.1 0 AM
32 20109**** 5,0 7,0 8,9 7.0 4 AM
33 20109**** 7,5 7,0 7,0 7.2 0 AM
34 20073**** 7,0 7,8 7,8 7.5 6 AM
35 20094**** 6,5 9,8 9,8 8.7 2 AM
36 20094**** 6,5 6,5 7,9 7.0 2 AM
37 20094**** 6,5 7,0 7,4 7.0 6 AM
38 201011**** 6,0 7,0 7,9 7.0 4 AM
39 20116**** 9,0 7,5 7,5 8.0 0 AM
40 20094**** 6,0 8,0 8,0 7.3 0 AM
41 20109**** 8,0 8,5 8,5 8.3 4 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aulas expositivo-dialogadas alternando entre a utilização do português oral e da LIBRAS como língua de instrução; Ferramentas para discussão em grupo: debate e estudo dirigido.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O Aluno deve ter aproveitamento igual ou superior a 70% no valor da média final e no mínimo 75% de freqüência para garantir sua aprovação na disciplina, conforme legislação do CEPEX/UFPI que regulamenta as questões referentes à avaliação.
Horário de atendimento:
Bibliografia: BRASIL. Decreto 5.626 de 22 de dezembro de 2005.

BRASIL. Lei 10.436, abril de 2002.

BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Saberes e práticas da inclusão. Brasília, DF: MEC; SEEP, 2005.

CAPOVILLA, Fernando César; RAPHAEL, Walkiria Duarte. Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngüe da língua de sinais brasileira. 2. ed. São Paulo: EDUSP, 2001. 1 e 2 v.

GESSER, Audrei. LIBRAS? Que língua é essa?: crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

QUADROS, R. M. de; KARNOPP, L. B (col.). Língua de sinais brasileira: estudos lingüísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.

SKLIAR, C. (org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 1998
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
23/05/2013
23/05/2013
Plano de curso
24/05/2013
24/05/2013
Introdução a Língua de Sinais
30/05/2013
30/05/2013
Conceitos gerais: LIBRAS, o sujeito surdo, ouvinte, cultura surda
31/05/2013
31/05/2013
Alfabeto datilológico e numérico
06/06/2013
06/06/2013
Sinais ligados ao ambiente escolar e treino datilológico e numérico
07/06/2013
07/06/2013
Introdução à LIBRAS (FELIPE, 2005)
13/06/2013
13/06/2013
A surdez (GESSER, 2010) – Estudo dirigido do texto
14/06/2013
14/06/2013
Apresentação das atividades e Introdução à Fonologia da LIBRAS
20/06/2013
20/06/2013
Atividade em sala
21/06/2013
21/06/2013
Atividade em sala
27/06/2013
27/06/2013
Estudo Dirigido - Cap. 3
28/06/2013
28/06/2013
Estudo Dirigido - Cap. 3
04/07/2013
04/07/2013
Avaliação I
05/07/2013
05/07/2013
Não houve aula
11/07/2013
11/07/2013
Aula teórica - Regras de comportamento com pessoas surdas
12/07/2013
12/07/2013
Aula teórica
18/07/2013
18/07/2013
Aula teóricas
19/07/2013
19/07/2013
Aula téorica
25/07/2013
25/07/2013
Atividade - Estudo dirigido
26/07/2013
26/07/2013
Avaliação 2
01/08/2013
01/08/2013
Discussão
02/08/2013
02/08/2013
Aula prática LIBRAS
08/08/2013
08/08/2013
prática Lista de verbos I
09/08/2013
09/08/2013
prática II
15/08/2013
15/08/2013
prática III
16/08/2013
16/08/2013
Avaliação 3
22/08/2013
22/08/2013
Resultado
23/08/2013
23/08/2013
Prova final
29/08/2013
29/08/2013
Resultado final
Avaliações
Data Descrição
04/07/2013 1ª Avaliação
22/08/2013 2ª Avaliação
06/09/2013 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Prova de 2ª chamada 23/09/2013
Resultado 13/09/2013
Aulas de Julho 05/07/2013
Aulas dia 27 e 28/06/13 26/06/2013
NÃO HAVERÁ AULA 29/05/2013

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.751 02/07/2022 16:49