Metodologia: |
1 EMENTA A disciplina abordará as principais alterações de desenvolvimento da criança e suas respectivas condutas fisioterapêuticas.
2 OBJETIVOS Proporcionar o conhecimento das principais patologias pediátricas assim como subsídios teóricos e práticos para avaliação e elaboração de condutas fisioterapêuticas. .
3 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1- Principais patologias que afetam o desenvolvimento da criança no período pré, peri e pos natal. (mal-formações, doenças infectcontagiosas) 2. Avaliação em Neuropediatria 3. Modelos de controle motor e sua relação com as teorias da aprendizagem e abordagens de tto (FNP, Bobath, Rood, Brunnstom, Carr e Shepherd,...) .4. Fundamentação teórica e prática das abordagens de tratamento facilitadoras e inibidoras 5. Atenção Fisioterápica nas lesões de Plexo Braquial, 6. Atenção Fisioterápica na Paralisia Cerebral 7. Atenção Fisioterápica nas Síndromes 8-Atenção Fisioterápica na Hidrocefalia: Espinha bifida 9-Atenção Fisioterápica na s neuropatias 10-Atenção Fisioterápica nas miopatias As estratégias de ensino utilizadas nesta disciplina aplicadas serão: a) Atividades em sala, como debates, relatórios, análise de material audiovisual, estudos de casos e seminários; b) Atividades de campo: visitas a locais que ofereçam situações relativas ao conteúdo do momento. Para o desenvolvimento do processo ensino- aprendizagem das aulas teóricas serão utilizados recursos audiovisuais como: retroprojetor, projetor de slides, quadro-negro, equipamento de DVD. A utilização destes recursos terá como objetivo favorecer a participação ativa dos alunos no desenvolvimento de cada tema abordado. Nas aulas práticas será dada a ênfase nas atividades realizadas entre os alunos, que praticarão as técnicas de avaliação e tratamento fisioterapêutico entre si, com base na explicação teórica das mesmas. Para realizar recuperação do interesse de alunos com reduzido aproveitamento na disciplina, serão utilizados recursos capazes de reaproximar este da disciplina, a fim de evitar o aumento do seu desinteresse e uma reprovação. Os temas para os seminários, serão escolhidos pelos próprios alunos, para que eles possam abordar os assuntos, os quais ele sinta prazer em pesquisar, e que, ao mesmo tempo tenha espaço dentro da disciplina.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Serão realizadas avaliações de caráter contínuo, gradual, cumulativa, coerente, cooperativa e ampla; com distribuição ao longo do período letivo, em regime bimestral, sendo que o valor de cada avaliação será estipulado previamente. O formato da avaliação poderá ser: a) provas teóricas e práticas, b) seminários, c) relatórios em grupos e individuais. A participação do aluno em sala de aula e no desenvolvimento das atividades também será observada e considerada como critério de avaliação. O aluno será aprovado se obtiver nota igual ou superior a 7.0.
6 BIBLIOGRAFIA BOBATH, B Desenvolvimento motor nos diferentes tipos de paralisia cerebral, São Paulo: Manole, 1989 BURNS, Y. R. Fisioterapia e Crescimento na infância. Santos: Santos, 1999 DIAMENT, A. & CYPEL, S. Neurologia infantil, 3ª ed, Rio de Janeiro: Atheneu, 1996. ECKERT, H. Desenvolvimento motor, São Paulo: Manole, 1993 FLEHMIG. Texto e Atlas do Desenvolvimento Normal e seus Desvios no Lactente. Rio de Janeiro: Atheneu, 2000. MAGILL, R Aprendizagem motora conceitos e aplicações. São Paulo: Edgar Blucher, 200 RATLIFFE, K.T. Fisioterapia na Clinica Pediatrica.. Santos :Santos, 2002 SHEPHERD, R. B. Fisioterapia em Pediatria. Santos: Santos,1996. SHUNWAY-COOK, A. Controle Motor: teoria e aplicações. Práticas. São Paulo: Manole , 2003
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