MARIA LOURDILENE VIEIRA BARBOSA

COORDENAÇÃO DO CURSO DE LETRAS-LIBRAS

Ir ao Menu Principal

maria lourdilene vieira barbosa

CCLL - COORDENAÇÃO DO CURSO DE LETRAS-LIBRAS

DAA0271 - ED E NOVAS TEC DA COM E INFOR - Turma: 01 (2013.1)

Tópicos Aulas
Apresentação e discussão do plano de ensino (20/05/2013 - 20/05/2013)
1.1. Relativizando o olhar sobre os Nativos e os ?outros? (22/05/2013 - 22/05/2013)
1.2. Primeiro olhar para novas tecnologias: o Google está nos deixando ?estúpidos?? (27/05/2013 - 29/05/2013)
1.3. Ciência, tecnologia e educação (03/06/2013 - 10/06/2013)
2.1. Educação, novas tecnologias e o refinamento da exclusão social (12/06/2013 - 17/06/2013)
2.2. Políticas de educação para novas tecnologias: democratização ou canto da sereia? (19/06/2013 - 24/06/2013)
2.3. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias (26/06/2013 - 03/07/2013)
3.1 RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO FERRAMENTA À APRENDIZAGEM: sistema didático (08/07/2013 - 05/08/2013)
3.2 RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO FERRAMENTA À APRENDIZAGEM: softwares e hardwares (07/08/2013 - 12/08/2013)
3.3 RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO FERRAMENTA À APRENDIZAGEM: Usabilidade e acesso; (14/08/2013 - 28/08/2013)
3.4 RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO FERRAMENTA À APRENDIZAGEM: Estímulo e autonomia; (02/09/2013 - 16/09/2013)
Não Haverá Aula (16/09/2013)
Não Haverá Aula (18/09/2013)
Não Haverá Aula (23/09/2013)
Não Haverá Aula (25/09/2013)
Frequências da Turma
# Matrícula MAI JUN JUL AGO SET Total
20 22 27 29 03 05 10 12 17 19 24 26 01 03 08 10 15 17 05 07 12 14 19 21 26 28 02 04 09 11
1 20125**** 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 56
2 20116**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 60
3 20074**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 20074**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
2 20125**** 0,0 0,0 0,0 0.0 56 RF
3 20116**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: • Utilizaremos diferentes estratégias para efetivação dos objetivos propostos:
• Aulas expositivas e práticas no laboratório;
• Seminários e debates temáticos;
• Estudos discursivos em grupo;
• Apresentação de trabalhos em grupos;
• Elaboração de projetos de aplicação das Tecnologias e Novas Tecnologias na Educação.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: • Os alunos serão sujeitos de um processo de avaliação contínua, no qual haverá lugar a uma avaliação processual;
• A classificação final dos alunos terá em conta os seguintes parâmetros: (i) Assiduidade e participação nas atividades da turma por meio, inclusive, de seminários; (ii) Prova escrita; (iii) Trabalho monográfico de um tema escolhido.
A¹: Prova escrita 100%
A²: Assiduidade e participação nas atividades da turma 100%
A³: Trabalho monográfico de um tema escolhido 100%
Horário de atendimento: 14-16
Bibliografia: BRITO, G. S.; PURIFICAÇÃO, I. da. Educação e Novas Tecnologias: um repensar. Curitiba: IBPEX, 2008.
DEMO, P. Formação Permanente e Tecnologias Educacionais. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
______. Educação Hoje: “Novas” tecnologias, pressões e oportunidades. São Paulo: Atlas, 2009.
LEIVAS, Marta. “No olho do furação": as novas tecnologias e a educação hoje. In: SILVA, Mozart Linhares da [org.]. Novas tecnologias educação e sociedade na era da informação. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
PAIS, L. C. Educação Escolar e as tecnologias da informática. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
SILVA, M. L. da (Org.). Novas Tecnologias: educação e sociedade na era da informação. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
SOUSA, A. C. G. ; Oliveira, José Carlos . A Evolução da Técnica, da Tecnologia e do Ser Humano. In: Scientiarum Historia IV, 2011, Rio de Janeiro. Anais do Scientiarum IV. Rio de Janeiro: UFRJ, 2011. v. 1. p. 691-697
VARGAS, M. Técnica, tecnologia e ciência: I. Notícias Fapesp, v.39, p.3, jan/fev., 1999.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
20/05/2013
20/05/2013
Apresentação e discussão do plano de ensino
22/05/2013
22/05/2013
1.1. Relativizando o olhar sobre os Nativos e os ?outros?
27/05/2013
29/05/2013
1.2. Primeiro olhar para novas tecnologias: o Google está nos deixando ?estúpidos??
03/06/2013
10/06/2013
1.3. Ciência, tecnologia e educação
12/06/2013
17/06/2013
2.1. Educação, novas tecnologias e o refinamento da exclusão social
19/06/2013
24/06/2013
2.2. Políticas de educação para novas tecnologias: democratização ou canto da sereia?
26/06/2013
03/07/2013
2.3. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias
08/07/2013
05/08/2013
3.1 RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO FERRAMENTA À APRENDIZAGEM: sistema didático
07/08/2013
12/08/2013
3.2 RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO FERRAMENTA À APRENDIZAGEM: softwares e hardwares
14/08/2013
28/08/2013
3.3 RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO FERRAMENTA À APRENDIZAGEM: Usabilidade e acesso;
02/09/2013
16/09/2013
3.4 RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO FERRAMENTA À APRENDIZAGEM: Estímulo e autonomia;
16/09/2013
16/09/2013
Não Haverá Aula
18/09/2013
18/09/2013
Não Haverá Aula
23/09/2013
23/09/2013
Não Haverá Aula
25/09/2013
25/09/2013
Não Haverá Aula
Avaliações
Data Descrição
08/07/2013 1ª Avaliação
19/08/2013 2ª Avaliação
18/09/2013 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 22:06