Metodologia: |
EMENTA Morfologia e fisiologia de Mollusca, Annelida, Arthropoda e Echinodermata. OBJETIVOS Reconhecer os representantes dos grupos de Mollusca, Annelida, Artrhopoda e Echinodermata; diagnosticar e distinguir as características morfológicas básicas de cada um dos grupos citados acima; observar os tipos de habitats e comportamento de espécies dos grupos citados acima (aula de campo); observar morfologia externa (laboratório)
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO Filo Mollusca: plano básico, morfologia, fisiologia e classificação; Filo Annelida: morfologia, fisiologia e classificação:; Filo Arthropoda: morfologia, fisiologia e classificação, Filo Echinodermata morfologia, fisiologia e classificação.
METODOLOGIA Aulas teórico-expositivas com o auxílio de recursos áudio-visuais; aulas práticas no laboratório e campo.
AVALIAÇÃO Provas escritas e/ou relatórios e/ou questionários.
RECURSOS DIDÁTICOS Quadro branco e pincel,projetor multimídia, visualização de material em lupas
BIBLIOGRAFIA Literatura básica ? TAVARES, A.A. Slides da disciplina Morfologia e Fisiologia der Invertebrados II. Arquivos Powerpoint. ? HICKMAN, C. P.; ROBERTS, L. S.; LARSON, A. Princípios integrados de zoologia. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan. 2004. ? QUINET, Y. P. Apostilas de zoologia de invertebrados. Fortaleza, Universidade Estadual do Ceará (xérox Literatura complementar ? MATTHEWS-CASCON, H; MARTINS, I. X. Práticas de zoologia: de protozoários a moluscos. Fortaleza. UFC/LABOMAR. P. 142. 2006. ? RIBEIRO COSTA, C; MOREIRA DA ROCHA, R. Invertebrados: manual de aulas práticas. Ribeirão Preto. Holos. p. 226. 2002. ? RUPPERT, E. E.; FOX, R. S.; BARNES, R. D. Zoologia dos invertebrados: uma abordagem funcional-evolutiva. Trad. MARQUES, C. São Paulo. Roca. 11143p. 2005. ? STORER, T. J. USINGER, R. L. STEBBINS, R.C.; NYBAKKEN, J.W. Zoologia Geral 6ª edição. Ed Nacional. 816p. 1989.
Observações 20% do curso será realizado à distância, através de atividades do SIGAA. ? A chamada será realizada no início da aula (14 horas). Quem chegar após a chamada leva uma falta. Procurar o professor após o término da aula para ganhar uma presença. ? As faltas podem ser justificadas com atestados. ? Qualquer atitude que prejudique a concentração e o bom andamento da aula é considerada um comportamento inadequado. As carteiras deverão estar organizadas durante as aulas expositivas. Não será permitido sentar em duplas ou em grupos. ? Não são permitidas conversas durante a chamada, exposição da matéria e durante as perguntas dos colegas. ? Celulares devem permanecer desligados ou em modo silencioso. ? Evite chegar atrasado. O aluno que chegar atrasado deve entrar discretamente e em silêncio sem se comunicar com o professor. Cuidado com barulho de passos ou com a porta. Não deve conversar ou arrastar cadeiras para não desconcentrar os colegas ou o professor. Entregar relatórios para o monitor no início da aula. ? Evite ficar entrando e saindo da sala para não atrapalhar a aula. Saia somente em caso de necessidade e muito discretamente. ? Perguntas podem e devem ser realizadas a qualquer momento na sala de aula. ? Procure ler a matéria da aula com antecedência para tirar suas dúvidas. ? Traga um xérox dos slides da matéria para realizar anotações durante a aula. Estude a matéria no mesmo dia da aula, antes de dormir, pois só assim você irá aprender. Estude escrevendo! Quando você faz, você aprende! Não estude para a prova! Estude para aprender. MATÉRIA DADA, MATÉRIA ESTUDADA! Atendimento ao aluno: antonioalvestavares@yahoo.com.br, 9978-5563 ou Facebook.
|
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
1ª. Nota: Provas 1ª. Mollusca 2ª. Annelida 3ª. Arthropoda. Existe uma prova a mais. Será eliminada a nota mais baixa. A nota será a média das duas maiores provas. Durante as provas todo o material (bolsas, cadernos, etc.) deve permanecer na frente da sala. Só é permitido o uso de caneta, lápis e borracha de lápis. As borrachas que podem ser escritas são proibidas. A última fileira de carteiras deve ser afastada da parede. 2ª. Nota. Coleção entomológica. 3ª. Nota. Relatórios + atitude universitária. Falta de pontualidade, de assiduidade e comportamentos inadequados em sala de aula diminuem a 3ª nota. Comportamentos inadequados em sala de aula diminuem a 3ª nota em 0,5 ponto por advertência. Participação aumenta a nota. A maioria dos relatórios são questionários dos capítulos de livro do Hickman. Devem ser manuscritos. Os relatórios entregues no prazo (geralmente no mesmo dia da aula) têm peso 1. Os relatórios atrasados têm peso 0,5. A nota dos relatórios é calculada com regra de três dependendo do número de relatórios. Haverá tarefas de casa que deverão ser entregues no mesmo dia da aula. Média da disciplina = (Nota 1 + Nota 2 + Nota 3)/3 |