JOSE RICARDO DE FREITAS DIAS

DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL E ARQUITETURA/CT

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jose ricardo de freitas dias

CIV - DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL E ARQUITETURA/CT

CMR0314 - PSICOLOGIA CIENCIA E PROFISSAO - Turma: 01 (2013.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (13/11/2023 - 12/12/2023)

Disponível em: https://www.mundorh.com.br/empresas

 

Caro(a) aluno(a),

Caros alunos sejam bem-vindo a disciplina As Boas Práticas em Educação para a Carreira. Espera-se que a disciplina contribua com a construção das competências necessárias para que os estudantes enfrentem os desafios sociais e econômicos da sociedade, além dos seus próprios, com mais segurança, domínio, controle e conhecimento técnico sobre o tema, entendendo que essa atitude faz parte de seu exercício de cidadania. A disciplina abordar alguns conceitos relacionados ao universo do mercado de trabalho que serão básicos para a boa prática comportamental diante do mundo corporativo, como a Gestão do Tempo de estudo, Educação Financeira, Empreendedorismo e Elementos para uma educação visando uma carreira transformadora.

Esta disciplina será ministrada com dedicação e entusiasmo, e estamos ansiosos para compartilhar nossos conhecimentos e experiências com vocês. Esperamos que vocês aproveitem ao máximo esta disciplina e que ela possa ajudá-los em suas salas de aula. Estamos muito felizes em tê-los conosco e ansiosos para começar a trabalhar juntos. Boa sorte e sucesso em sua jornada!

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Você contará com o meu acompanhamento no percurso da disciplina, sou o Professor Geordy Souza Pereira.

CONHEÇA O PROFESSOR:

 

Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2020). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (1999) e possui MBA-Executivo em Gestão Tecnológica e Inovação pela Fundação Getúlio Vargas - FGV/RJ (2002). Graduado em Administração pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA (1996). É Professor Associado I no curso de Engenharia de Produção na Universidade Federal do Piauí - UFPI. Atualmente é Professor no Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação - PROFNIT e Coordenador Acadêmico do Curso de Especialização em Logística e Distribuição e do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Gestão, Inovação e Empreendedorismo - GERA. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estudos Organizacionais, Gestão da Produção e Arranjos Produtivos Locais. Atuando principalmente nos seguintes temas: Administração, Gestão da Produção, Organização, Sistemas e Trabalho, APL's, Inovação Tecnológica e Empreendedorismo

 

 

Saiba mais no Currículo Latteshttp://lattes.cnpq.br/1287499167497435 

AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (13/11/2023 - 12/12/2023)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

https://drive.google.com/open?id=1vKVHkzzEVwX6kQHj4Qcyv7FTJDlBgqmK&usp=gmail 

Especialização Artes Integrada e a BNCC (2023-12-01 19:10 GMT-3) - Google Drive

   FÓRUM DE APRESENTAÇÕES E TIRA DÚVIDAS
Período de Habilitação: 13/11/2023 às 00:00 a 12/12/2023 às 23:59
UNIDADE I (13/11/2023 - 12/12/2023)

A Gestão do Tempo de Estudo

  •   Conceito de Gestão do Tempo
  •   Gestão do Tempo de Estudo
  •   Técnicas de Gestão de Tempo nos Estudos
  •   Benefícios de Organizar o Tempo nos Estudos

 

A Educação Financeira

  •   Conceito e Finalidade da Educação Financeira
  •   Educação Financeira na Escola
  •   Implementação da Educação Financeira na Escola
  •   Metodologia Ativa para Educação Financeira

  • Entender o que é a Gestão do Tempo sua importância e ferramentas de aplicação.
  • Conhecer o objetivo da Educação Financeira e suas implicações nas decisões de consumo.

Texto (s) base/Livro/Ebooks

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

CNC. Pesquisas CNC: Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic). Edição Maio 2023. Disponível em: https://static.poder360.com.br/2023/01/cnc-endividamento.pdf. Acesso em 26 de julho de 2023.

Cordeiro, N. J. N., Costa, M. G. V., Silva, M. N da. (2018). Educação Financeira no Brasil: uma perspectiva panorâmica Ensino da Matemática em Debate. São Paulo, v. 5, 1, 69 – 84. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/36841. Acesso em 28 de julho de 2023.

Gallego, R (de). C., Silva, V. B. (da). (2012). A gestão do tempo e do espaço na escola. Disponível em: https://midia.atp.usp.br/impressos/redefor/GestaoDiretores/Tempo_Espaco_2011_2012/Tempo_Espaco_completo.pdf. Acesso em 18 de julho de 2023.

Instituto de Coresponsabilidade da Educação. Aulas de estudo orientado: ensino fundamental II. Disponível em: https://educacao.sedu.es.gov.br/Media/EducacaoSedu/Arquivos/TempoIntegral/ProjetoDeVida/ESTUDO%20ORIENTADO%20EF.pdf. Acesso em 24 de julho de 2023.

Marcilio, F, C, P., Blando, A., Rocha, R. Z (da)., Dias, A. C. G. (2021). Guia de Técnicas para a Gestão do Tempo de Estudos: Relato da Construção. Psicologia: Ciência e Profissão. v. 41, e218325, 1-13. https://doi.org/10.1590/1982-3703003218325.

Oliveira, V. de. Projetos e Educação Financeira: diálogos possíveis. (2021).  EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana. Recife/UFP/PREMT, v12(2), 1-25. DOI: https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.250170

Queluci, G. de C. (org). (2021). Gerenciamento do tempo. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599115. Acesso em 13 de julho de 2023.

UCEFF. (2018). 6 técnicas de gestão de tempo nos estudos para adotar hoje. Disponível em: https://blog.uceff.edu.br/6-tecnicas-de-gestao-de-tempo-nos-estudos-para-adotar-hoje-4/. Acesso em 23 de julho de 2023.

Vissoto Júnior, D. (Org). Educação financeira nas escolas municipais: uma abordagem participativa. PROEC/UFPR. 2017

 

MATERIAL COMPLEMENTAR:

LINK DE VÍDEOS

https://www.youtube.com/watch?v=PMoINjIgE3o

https://www.youtube.com/watch?v=ja96W3ogBbM

https://www.youtube.com/watch?v=gvFiC6ohOfM

https://www.vidaedinheiro.gov.br/

https://minhaseconomias.com.br/educacao-financeira/

https://www.mobills.com.br/blog/educacao-financeira/tudo-sobre-educacao-financeira/

Você sabia que ao fazer a gestão do tempo, você pode dar conta de diferentes demandas de um jeito organizado. Então, na rotina de estudos, por exemplo, verifica qual assunto é o que você tem mais dificuldade e, consequentemente, vai levar mais tempo para assimilar.

Assim, dá prioridade para ele, deixando os outros temas para serem vistos na sequência. E olha só: quando você finaliza esse assunto mais denso, fica mais tranquilo, pois sabe que os próximos são leves, ou seja, você tem um incentivo para continuar os estudos.

O mesmo pode acontecer no trabalho: você organiza suas demandas, começando por tarefas mais importantes, complicadas ou por aquelas que estão com o prazo vencendo. Desse modo, ordena suas atividades e consegue realizá-las com mais eficiência. Veja mais dicas no Podcast Organização do Tempo de Estudo, disponível no link: https://open.spotify.com/episode/6Ghchxlh1PhfHsiUW928nd?go=1&sp_cid=59ab2241f88759d10f6b062a74150977&t=698&utm_source=embed_player_p&utm_medium=desktop&nd=1

Você sabia que, por falta de planejamento, gastamos cerca de 18% da nossa renda para pagar juros? A baixa educação financeira de uma população recém incluída no sistema de PIX pode ser fator chave para um cenário preocupante de superendividamento. No ranking global de letramento financeiro da S&P Finlit Survey, por exemplo, ficamos entre os 70 piores de um total de mais de 140 países, atrás de Madagascar e Togo, por exemplo.

Você sabia que, o número de brasileiros endividados no país bateu recorde histórico em abril de 2021. Segundo um estudo da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), 46% da população teve a renda reduzida no ano passado. Em pesquisa nacional promovida pela ANBIMA entre 2017 e 2019, menos de 30% dos respondentes obteve nota máxima ao responder sobre temas básicos como inflação, juros e risco, veja no link: https://static.poder360.com.br/2023/06/peic-endividamento-familias-CNC-maio-2023.pdf

Ter educação financeira é um passo fundamental para a estabilidade financeira, mas ela exige comprometimento e muita organização. O Governo Federal criou o Programa Nacional de Educação Financeira nas Escolas, uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), com o objetivo de incentivar o tema entre crianças e jovens de todo o Brasil, saiba mais pelo link: https://www.edufinanceiranaescola.gov.br/

Apresentar atividades e metodologias de cunho psicopedagógico que visam auxiliar os estudantes em suas dificuldades acadêmicas, tais como organização, planejamento e desenvolvimento de estratégias de estudo, assim como de gestão do tempo, que possam gerar resultados positivos na qualidade da aprendizagem e na vida pessoal.

Envolver os alunos no processo de aprendizagem por meio de atividades interativas e práticas que possam ajudá-los a entender conceitos financeiros de forma mais clara e objetiva. Também é fundamental incentivar o diálogo e a troca de ideias sobre o tema, assim, os alunos possam compartilhar suas dúvidas e experiências.

Buscar temáticas e atividades que proporcionem reflexões sobre gestão do tempo de estudo e a educação financeira tais como: dinheiro, orçamento individual e familiar, vida social e consumo consciente, através de metodologias ativas e utilizando sugestões de artigos, filmes, livros, sites, dentre outras.

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 13/11/2023 às 00:00 a 20/05/2024 às 23:59
    
Inicia em 13/11/2023 às 0h 0 e finaliza em 20/05/2024 às 23h 59
UNIDADE II (13/11/2023 - 12/12/2023)

Empreendedorismo

  • Definição e Importância do Empreendedorismo
  • Tipos de Empreendedorismo
  • Educação Empreendedora
  • Metodologias aplicadas para Empreendedorismo na escola

 

Elementos para uma educação visando uma carreira transformadora

  • Teorias de Carreira
  • Educação para a Carreira nas Escolas
  • Educação para Carreira: o papel dos professores
  • Educação para uma Carreira Transformadora

  • Compreender o Empreendedorismo e seus benefícios na escola.
  • Fomentar a participação dos educadores na educação para Carreira transformadora.

MATERIAL COMPLEMENTAR:

Cortez, P. A., Veiga, H. M. da S. (2019). Intenção empreendedora na universidade. Intenção empreendedora na universidade. Ciências Psicológicas 13 (1), 134-149. https://doi: 10.22235/cp.v13i1.1815.

Cury, J. M., Veiga, H. M. S. (2021). Competências Empreendedoras nos Contextos de Ensino-Aprendizagem: Revisão Sistemática da Literatura (2009-2020). Gestão & Conexões - Management and Connections Journal, 10 (3), 57-79. https://10.47456/regec.23175087.2021.10.3.35992.57-79.

Munhoz, I. M. S., Melo-Silva, L. L. (2011). Educação para a Carreira: Concepções, desenvolvimento e possibilidades no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 12(1), 37-48. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902011000100006. Acesso em 17 de julho de 2023.

Pilatti, S. C., Poli, O. L. (2021). Educação para a Carreira e a formação inicial de professores para a educação básica. Interfaces da Educação, v. 12(35), 557 a 582. https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5426

Pires, F. M., Ribeiro, M. A., Andrades, A. L. (2020). Teoria da Psicologia do Trabalhar: uma perspectiva inclusiva para orientação de carreira. Revista Brasileira de Orientação Profissional, V 21(2), 203-214. http://dx.doi.org/10.26707/1984-7270/2020v21n207

Veiga, H. M. S., Cortez, P. A., Miranda, B. de M., Castro Júnior, A. F. de. (2020). Intenção Empreendedora: análise do poder preditivo do perfil empreendedor e dos Valores Relativos ao Trabalho. Interação em Psicologia, v 24(02), 164 – 177. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/psicologia/article/download/67002/41444. Acesso em 04 de julho de 2023.

Você sabia que, a Educação Empreendedora é uma arma proposta de educação poderosa e valiosa para os educadores, sendo um modo eficiente de despertar uma nova mentalidade nos estudantes, promovendo soluções criativas e inovadoras e contribuindo para a formação de cidadãos mais críticos e transformadores. O mercado de trabalho exige muito mais do que fazer contas ou redigir um bom texto e requer uma formação mais abrangente e multidisciplinar. Ou seja, a Educação Empreendedora é um caminho para uma geração focada em inovação. Implementá-la de forma ampla no sistema educacional é um grande desafio, mas sua aplicação é fundamental e pode fazer a diferença no futuro dos estudantes.

É crucial que a escola e o corpo docente estejam atentos às tendências ligadas ao assunto e busquem utilizar a tecnologia para transformar todo esse processo em algo inovador e mais interessante, despertando o engajamento de toda a comunidade escolar. A prática da Educação Empreendedora não traz benefícios apenas para o ambiente educacional, mas para a sociedade como um todo e para a economia, saiba mais como se envolver em parcerias pelo link: https://cer.sebrae.com.br/blog/o-que-e-educacao-empreendedora/

Você sabia que, a Educação para a Carreira tem o objetivo de auxiliar as pessoas a desenvolverem habilidades para se inserirem no mercado de trabalho, para escolher uma profissão, mas, para além disso, quando coloca em questão as oportunidades sociais, também auxilia as pessoas a pensarem, criticamente, as relações e condições de trabalho em que se encontram inseridas.

Você sabia que, a nova educação veio para ficar. O modelo de ensino tradicional está ultrapassado e deve ser adaptado em um mundo que percebeu na tecnologia uma importante aliada. É nesse cenário que as crianças estão crescendo e os adultos se desenvolvendo para não ficarem para trás no mercado de trabalho. Esse modelo de ensino surgiu nos últimos anos colocando o aluno como o protagonista da aprendizagem. Nesse cenário, o papel do professor é o de mediador, ajudando o estudante em sua jornada pelo saber com atividades práticas.

Você sabia que, os professores exercem uma influência importante na elaboração dos projetos vocacionais de seus alunos, pois são figuras importantes na formação e preparação dos jovens para a vida de trabalho. Por estarem próximos dos alunos, ao longo da educação básica, tornam-se referências, não só como modelos de profissionais, mas também como fonte de apoio para as dúvidas e preocupações vocacionais dos alunos, saiba como se envolver em projetos educacionais pelo link: https://www.ashoka.org/pt-br

Contribuir para a formação de pessoas capazes de encontrar soluções para os problemas sociais é uma das prioridades do empreendedorismo na escola. Essa prática se baseia na apresentação de conteúdos e demandas que exigem dos alunos um comportamento proativo para vencer as dificuldades.

Estimular a desenvolver ações para alcançar objetivos e a trabalhar com planejamento e metas, utilizando-se metodologias de ensino que incentivem a participação do aluno a construir seu conhecimento e suas habilidades de maneira mais autônoma, necessária para o desenvolvimento das competências empreendedoras.

Demostrar que a escola e o professor têm um papel importante na construção da carreira do aluno. Dentro da psicologia vocacional, pais, famílias e escolas são sistemas básicos de influência no desenvolvimento de carreira das crianças e são os contextos principais de promoção da investigação e aprendizagem intencional sobre a carreira.

Auxiliar as pessoas a desenvolverem habilidades para se inserirem no mercado de trabalho, para escolher uma profissão, mas, para além disso, quando coloca em questão as oportunidades sociais, também auxilia as pessoas a pensarem, criticamente, as relações e condições de trabalho em que se encontram inseridas.

    
Inicia em 28/11/2023 às 0h 0 e finaliza em 20/05/2024 às 23h 59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (13/11/2023 - 12/12/2023)
    
Inicia em 12/12/2023 às 0h 0 e finaliza em 20/05/2024 às 23h 59
Integração e Informações da disciplina (22/05/2013 - 22/05/2013)

Dinâmica da Apresentação Invertida e Memória

Aula expositiva (24/05/2013 - 24/05/2013)

O que é psicologia?

Davidoff  (2001), pg. 4 a 8.

I CPOT-DELTA (29/05/2013 - 29/05/2013)

(Participação e entrega de resenha envolve 3 pontos na primeira avaliação)

I CPOT-DELTA (31/05/2013 - 31/05/2013)

(Participação e entrega de resenha envolve 3 pontos na primeira avaliação)

Aula expositiva (05/06/2013 - 05/06/2013)

Perspectivas históricas da Psicologia

Grupo de Discussão (07/06/2013 - 07/06/2013)

Livro: O que é Psicologia?

Aula expositiva (12/06/2013 - 12/06/2013)

A Psicologia como profissão (Cap. 10 Bock et al, 2002)

Elaboração de mapa mental que aborde todos os pontos importantes que estão relacionados à Psicologia

Exercício 1 (14/06/2013 - 14/06/2013)

Apresentação dos mapas mentais

Aula Expositiva (19/06/2013 - 19/06/2013)

Tradição Científica da Psicologia (Davidoff, 2001,  pg.18 a 38.

Ciência e Senso comum (Cap. 1Bock et al, 2002)

Discussão sobre o relatório de pesquisa (21/06/2013 - 21/06/2013)
Orientação em relação ao relatório (26/06/2013 - 26/06/2013)
Leitura e discussão sobre o código de ética. (28/06/2013 - 28/06/2013)

Apresentar os casos para role playing

Aula expositiva e Role playing (01/07/2013 - 01/07/2013)
Aula Extra.
Aula expositiva (03/07/2013 - 03/07/2013)

Behaviorismo

Aula Expositiva (05/07/2013 - 05/07/2013)

Psicanálise

Aula expositiva (10/07/2013 - 10/07/2013)

Humanismo

  Humanismo 
Behaviorismo- Fórum (12/07/2013 - 12/07/2013)
Psicanálise- Fórum (17/07/2013 - 17/07/2013)
Humanismo-Forum (19/07/2013 - 19/07/2013)
Avaliação Individual Escrita Obrigatória (02/08/2013 - 02/08/2013)
Seminário 1: Psicologia Clínica Estudo dirigido (07/08/2013 - 07/08/2013)

Apresentação do conteúdo, dinâmicas, teatro, vídeos, apresentação de entrevista com profissional...

Seminário 2: Psicologia Organizacional/ Trabalho (09/08/2013 - 09/08/2013)

Apresentação do conteúdo, dinâmicas, teatro, vídeos, apresentação de entrevista com profissional...

Feriado municipal (14/08/2013 - 14/08/2013)
Participação da professora no congresso do CIAPOT (16/08/2013 - 16/08/2013)
Estudo dirigido (21/08/2013 - 21/08/2013)
Seminário 3: Psicologia Escolar/ Educacional (23/08/2013 - 23/08/2013)

Apresentação do conteúdo, dinâmicas, teatro, vídeos, apresentação de entrevista com profissional...

Seminário 4: Psicologia Social/Comunitária (28/08/2013 - 28/08/2013)

Apresentação do conteúdo, dinâmicas, teatro, vídeos, apresentação de entrevista com profissional...

Estudo dirigido (30/08/2013 - 30/08/2013)
Seminário 5: Psicologia Hospitalar (04/09/2013 - 04/09/2013)

Apresentação do conteúdo, dinâmicas, teatro, vídeos, apresentação de entrevista com profissional...

Seminário 6: Psicologia Jurídica (06/09/2013 - 06/09/2013)

Apresentação do conteúdo, dinâmicas, teatro, vídeos, apresentação de entrevista com profissional...

Estudo dirigido/ Relatório Final (11/09/2013 - 11/09/2013)
Entrega e Apresentação dos Relatórios da pesquisa (13/09/2013 - 13/09/2013)
Apresentação dos Relatórios da pesquisa (18/09/2013 - 18/09/2013)
Fechamento da disciplina (20/09/2013 - 20/09/2013)
Frequências da Turma
# Matrícula MAI JUN JUL AGO SET Total
22 24 29 31 05 07 12 14 19 21 26 28 01 03 05 10 12 17 19 02 07 09 14 16 21 23 28 30 04 06 11 13 18 20 25
1 201390**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 1 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 67
2 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
3 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
5 201392**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
6 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 201392**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
9 201393**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
10 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 201390**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 201390**** 0 0 0 0 2 0 2 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
14 201390**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 20125**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
17 201390**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
19 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 2 2 2 0 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 37
20 201390**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
23 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 201392**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
25 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
26 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
28 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 201390**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
30 201390**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
31 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 201392**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
33 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
34 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 7
35 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
36 201390**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
37 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
38 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
39 20116**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 1 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 69
40 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
41 201390**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
42 201394**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
43 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
44 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
45 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
46 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
47 201392**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 1 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 5
48 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
49 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
50 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
51 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201390**** 8,7 9,9 10,0 9.5 0 AM
2 201390**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
3 201390**** 9,5 10,0 9,5 9.7 0 AM
4 201393**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
5 201392**** 7,2 7,4 10,0 8.2 0 AM
6 20116**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
7 201391**** 6,6 8,3 10,0 8.3 0 AM
8 201391**** 8,6 8,4 10,0 9.0 0 AM
9 201391**** 8,0 8,7 9,5 8.7 0 AM
10 201390**** 7,8 8,9 10,0 8.9 0 AM
11 201391**** 8,1 9,9 10,0 9.3 0 AM
12 201392**** 8,5 9,0 9,5 9.0 0 AM
13 201392**** 9,5 9,4 10,0 9.6 0 AM
14 201393**** 7,3 9,0 9,5 8.6 0 AM
15 201392**** 8,7 9,3 10,0 9.3 0 AM
16 201391**** 8,2 8,9 10,0 9.0 0 AM
17 201393**** 8,2 7,9 10,0 8.7 0 AM
18 201391**** 10,0 9,3 10,0 9.8 0 AM
19 201392**** 7,2 9,9 10,0 9.0 0 AM
20 201392**** 10,0 9,3 10,0 9.8 0 AM
21 201393**** 8,2 10,0 9,5 9.2 0 AM
22 20125**** 3,5 9,9 10,0 7.8 0 AM
23 201393**** 8,6 9,4 10,0 9.3 0 AM
24 201392**** 7,7 9,7 9,5 9.0 0 AM
25 201394**** 9,5 9,0 9,5 9.3 0 AM
26 201392**** 8,8 9,4 10,0 9.4 0 AM
27 201391**** 7,4 9,9 10,0 9.1 0 AM
28 201392**** 9,7 9,9 10,0 9.9 0 AM
29 201392**** 7,5 8,3 10,0 8.6 0 AM
30 201390**** 9,2 8,4 10,0 9.2 0 AM
31 201392**** 9,5 9,7 9,5 9.6 0 AM
32 201390**** 7,2 7,4 10,0 8.2 0 AM
33 201393**** 9,8 9,0 9,5 9.4 0 AM
34 201391**** 8,3 9,4 10,0 9.2 0 AM
35 201393**** 8,0 8,4 10,0 8.8 0 AM
36 201390**** 9,2 9,3 10,0 9.5 0 AM
37 201392**** 5,8 8,7 9,5 8.0 0 AM
38 201391**** 10,0 9,7 9,5 9.7 0 AM
39 201393**** 6,6 10,0 9,5 8.7 0 AM
40 201391**** 9,6 9,3 10,0 9.6 0 AM
41 201390**** 9,8 9,7 9,5 9.7 0 AM
42 201392**** 6,0 9,9 10,0 8.6 0 AM
43 201390**** 7,5 9,3 10,0 8.9 0 AM
44 201392**** 6,9 9,7 9,5 8.7 0 AM
45 201390**** 9,7 9,0 9,5 9.4 0 AM
46 201392**** 8,5 9,9 10,0 9.5 0 AM
47 201392**** 8,1 9,7 9,5 9.1 0 AM
48 201391**** 8,8 8,9 10,0 9.2 0 AM
49 201392**** 8,7 8,9 10,0 9.2 0 AM
50 201393**** 8,3 8,9 10,0 9.1 0 AM
51 201392**** 5,3 8,9 10,0 8.1 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Conceitos de psicologia. Especificidade dos objetos, métodos e áreas de estudo da psicologia. Principais escolas psicológicas contemporâneas. Psicologia científica e senso comum. Objetos de estudo da psicologia. Campos de atuação profissional: instituídos e emergentes. Disciplina articuladora dos conteúdos trabalhados ao longo do primeiro semestre.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: O curso será ministrado através de aulas expositivas, grupos de discussão sobre o conteúdo dos textos previamente lidos, dinâmicas, discussão de casos, seminários, realização de atividades individuais e grupais e fóruns de discussão.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Contínua, tomando por base o desenvolvimento gradual e qualitativo dos conhecimentos.<br />1ª NOTA: Prova escrita <br />2ª NOTA: Participação no Fórum de Discussão + Seminário <br />3ª NOTA: Relatório de pesquisa <br /><br />
Horário de atendimento:
Bibliografia:
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
22/05/2013
22/05/2013
Integração e Informações da disciplina
24/05/2013
24/05/2013
Aula expositiva
29/05/2013
29/05/2013
I CPOT-DELTA
31/05/2013
31/05/2013
I CPOT-DELTA
05/06/2013
05/06/2013
Aula expositiva
07/06/2013
07/06/2013
Grupo de Discussão
12/06/2013
12/06/2013
Aula expositiva
14/06/2013
14/06/2013
Exercício 1
19/06/2013
19/06/2013
Aula Expositiva
21/06/2013
21/06/2013
Discussão sobre o relatório de pesquisa
26/06/2013
26/06/2013
Orientação em relação ao relatório
28/06/2013
28/06/2013
Leitura e discussão sobre o código de ética.
01/07/2013
01/07/2013
Aula expositiva e Role playing
03/07/2013
03/07/2013
Aula expositiva
05/07/2013
05/07/2013
Aula Expositiva
10/07/2013
10/07/2013
Aula expositiva
12/07/2013
12/07/2013
Behaviorismo- Fórum
17/07/2013
17/07/2013
Psicanálise- Fórum
19/07/2013
19/07/2013
Humanismo-Forum
02/08/2013
02/08/2013
Avaliação Individual Escrita Obrigatória
07/08/2013
07/08/2013
Seminário 1: Psicologia Clínica Estudo dirigido
09/08/2013
09/08/2013
Seminário 2: Psicologia Organizacional/ Trabalho
14/08/2013
14/08/2013
Feriado municipal
16/08/2013
16/08/2013
Participação da professora no congresso do CIAPOT
21/08/2013
21/08/2013
Estudo dirigido
23/08/2013
23/08/2013
Seminário 3: Psicologia Escolar/ Educacional
28/08/2013
28/08/2013
Seminário 4: Psicologia Social/Comunitária
30/08/2013
30/08/2013
Estudo dirigido
04/09/2013
04/09/2013
Seminário 5: Psicologia Hospitalar
06/09/2013
06/09/2013
Seminário 6: Psicologia Jurídica
11/09/2013
11/09/2013
Estudo dirigido/ Relatório Final
13/09/2013
13/09/2013
Entrega e Apresentação dos Relatórios da pesquisa
18/09/2013
18/09/2013
Apresentação dos Relatórios da pesquisa
20/09/2013
20/09/2013
Fechamento da disciplina
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Notas 18/09/2013
Cancelamento de aula 09/08/2013
Aviso sobre a prova 05/08/2013
Remarcação da prova 01/08/2013
Cancelamento da aula extra e remarcação 30/06/2013
Cancelamento 27/05/2013

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