EDIMAN DIAS NOVO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA/CT

Ir ao Menu Principal

ediman dias novo

MEC - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA/CT

CMR0343 - PSICOLOGIA AMBIENTAL - Turma: 01 (2013.1)

Tópicos Aulas
Apresentação da Disciplina FILME O HOMEM QUE PLANTAVA ÁRVORES OBSOLESCENCIA PLANEJADA (27/05/2013 - 27/05/2013)
EPISTEMOLOGIA DO SUL SANTOS,B.S. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a ecologia de saberes. In SANTOS,B.S (orgs) Epistemologia do sul. São Paulo,Cortez, 2010. NUNES.J.A. O resgate da epistemologia. In SANTOS,B.S (orgs) Epistemologia do sul. São Paulo,Cortez, 2010. (03/06/2013 - 03/06/2013)
   BOA VENTURA DE SOUZA SANTOS.pdf 
FREITAS, Jairo Dias de and PORTO, Marcelo Firpo. Por uma epistemologia emancipatória da promoção da saúde. Trab. educ. saúde (Online) [online]. 2011, vol.9, n.2, pp. 179-200. ISSN 1981-7746. MASOLO,D.A. Filosofia e conhecimento indígena: uma perpectiva africana. In SANTOS,B.S (orgs) Epistemologia do sul. São Paulo,Cortez, 2010. (10/06/2013 - 10/06/2013)
TOLEDO,V. M. A etnoecologia: uma ciência tradicional que estuda as sabedorias tradicionais. Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 20, p. 31-45, jul./dez. 2009. Editora UFPR. FILME Narradores de Javé (17/06/2013 - 17/06/2013)
Visita técnica (24/06/2013 - 24/06/2013)
Avaliação escrita (01/07/2013 - 01/07/2013)
SEMINÁRIO I MOSER,G. Psicologia Ambiental: competências e contorno de uma disciplina. Psicologia USP, 2005, 16(1/2), 279-294. SEMINÁRIO II BOMFIM,Z.A.C. Cidade e afetividade como ética. In BOMFIM,Z.A.C Cidade e afetividade:estigma e construção dos mapas afetivos de Barcelona e de São Paulo. Fortaleza, Edições UFC, 2010. Literatura Complementar MOSER, G. Psicologia Ambiental. Estudos de Psicologia 1998, 3E(1v)e,n t1o21-11231. (08/07/2013 - 08/07/2013)
AULA Felipe Teles BOMFIM,Z.A.C. Cidade e simbolismo do espaço. In BOMFIM,Z.A.C Cidade e afetividade:estigma e construção dos mapas afetivos de Barcelona e de São Paulo. Fortaleza, Edições UFC, 2010. AULA Ester Melo BOMFIM,Z.A.C. Caminhos de construção da metodologia de apreensão dos afetos In BOMFIM,Z.A.C Cidade e afetividade:estigma e construção dos mapas afetivos de Barcelona e de São Paulo. Fortaleza, Edições UFC, 2010. Literatura Complementar SOCZKA,L. As raízes da Psicologia Ambiental. In SOCZKA,L. Contextos humanos e psicologia ambiental, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2005. Freire, J.C.; Vieira, E.M. Uma escuta ética de psicologia ambiental. Psicologia & Sociedade; 18 (2): 32-37; mai./ago. 2006. (15/07/2013 - 15/07/2013)
SEMINÁRIO III E IV ELALI, G. A. Apego ao lugar In CAVALCANTE, S. (orgs). Temas básicos em Psicologia Ambiental. Petropolis, RJ, Vozes, 2011. Lima, D, M. A. & Bomfim, Z. A. C.Vinculação afetiva pessoa-ambiente: dialogos na psicoloia comunitária e na psicologia ambiental. v. 40, n. 4, pp. 491-497, out./dez. 2009 (22/07/2013 - 22/07/2013)
Aula Felipe Teles PATTO,CM.L. Comportamento pró-ambiental In CAVALCANTE, S. (orgs). Temas básicos em Psicologia Ambiental. Petropolis, RJ, Vozes, 2011. SEMINÁRIO V FURLANI, Daniela Dias and BOMFIM, Zulmira Áurea Cruz. Juventude e afetividade: tecendo projetos de vida pela construção dos mapas afetivos. Psicol. Soc. [online]. 2010, vol.22, n.1, pp. 50-59. ISSN 0102-7182. (29/07/2013 - 29/07/2013)
FILME Narradores de Javé Aula Ester Melo FUNTOWICZ, Silvio e RAVETZ, Jerry. Ciência pós-normal e comunidades ampliadas de pares face aos desafios ambientais. Hist. cienc. saude-Manguinhos [online]. 1997, vol.4, n.2, pp. 219-230. ISSN 0104-5970 (05/08/2013 - 05/08/2013)
Visita técnica Assentamento do MST (12/08/2013 - 12/08/2013)
Aula Ester Melo RIGOTTO,M,R. A ideologia do desenvolvimento: ascenção, crises e horizontes. In RIGOTTO,M,R Desenvolvimento, ambiente e saúde. Rio de Janeiro, Editora FIOCRUZ, 2008. Aula Ester Melo RIGOTTO,M,R. Tendência(s) da deslocalização do capitalismo avançado. In RIGOTTO,M,R Desenvolvimento, ambiente e saúde. Rio de Janeiro, Editora FIOCRUZ, 2008. (19/08/2013 - 19/08/2013)
SEMINÁRIO VI e VII RIGOTTO,M,R. Cultura, ideologia e os problemas ambientais In RIGOTTO,M,R Desenvolvimento, ambiente e saúde. Rio de Janeiro, Editora FIOCRUZ, 2008. ACSELRAD, H. Sustentabilidade, território e justiça ambiental no Brasil In BARCELLOS, S. Território, ambiente e saúde. Rio de Janeiro, Editora FIOCRUZ, 2008. (26/08/2013 - 26/08/2013)
SEMINÁRIO VIII E IX ACSELRAD, Henri. Ambientalização das lutas sociais - o caso do movimento por justiça ambiental. Estud. av. [online]. 2010, vol.24, n.68, pp. 103-119. ISSN 0103-4014. PORTO, Marcelo Firpo and MARTINEZ-ALIER, Joan. Ecologia política, economia ecológica e saúde coletiva: interfaces para a sustentabilidade do desenvolvimento e para a promoção da saúde. Cad. Saúde Pública [online]. 2007, vol.23, suppl.4, pp. S503-S512. ISSN 0102-311X. (02/09/2013 - 02/09/2013)
AVALIAÇÃO DA PROVA (02/09/2013 - 02/09/2013)
Aula Ester Melo PORTO, Marcelo Firpo and MARTINEZ-ALIER, Joan. Ecologia política, economia ecológica e saúde coletiva: interfaces para a sustentabilidade do desenvolvimento e para a promoção da saúde. Cad. Saúde Pública [online]. 2007, vol.23, suppl.4, pp. S503-S512. ISSN 0102-311X. (09/09/2013 - 09/09/2013)
Seminário de Avaliação (16/09/2013 - 16/09/2013)
Frequências da Turma
# Matrícula MAI JUN JUL AGO SET Total
20 27 03 10 17 24 01 08 15 12 19 26 02 09 16
1 20094**** 0 4 4 4 2 4 0 0 0 4 0 0 4 4 4 34
2 20094**** 0 0 4 0 2 4 0 0 0 4 0 0 4 4 4 26
3 20094**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 6
4 20109**** 0 4 4 4 0 0 0 0 0 4 0 0 4 0 0 20
5 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 4
6 201010**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4 0 12
7 201011**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2
8 201010**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 201011**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
10 201010**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4
11 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4
12 201010**** 0 0 1 1 2 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
13 201011**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 20083**** 0 0 4 0 0 0 0 0 0 2 0 0 4 0 0 10
15 201011**** 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
16 201010**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 6
17 201011**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4 0 8
18 201011**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
19 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 20083**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4 0 0 4 0 0 12
21 201010**** 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
22 201011**** 0 2 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4 2 12
23 201010**** 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 8
24 201010**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 4 8
25 20094**** 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4 9
26 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 4 0 6
27 201011**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 4
28 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4 0 8
29 201010**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 4 0 0 0 0 0 6
30 201010**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
31 201011**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 4 0 6
32 201010**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
33 201010**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 4
34 201011**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 4
35 201011**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4
36 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4 4 12
37 201011**** 0 0 0 4 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4 0 12
38 201011**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
39 201010**** 0 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
40 20109**** 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 4 4 0 12
41 201010**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4
42 201010**** 0 0 4 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 10
43 20083**** 0 0 4 0 2 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 10
44 20109**** 0 0 0 0 0 1 0 0 0 2 0 0 4 0 4 11
45 20109**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 6
46 20094**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
47 20083**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 8
48 20094**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 8
49 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
50 20083**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4
51 201010**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
52 201010**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 4
53 20094**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 8
54 201010**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
55 201010**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 4
56 201010**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 8
57 201010**** 0 0 2 0 2 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4 12
58 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 4 8
59 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
60 201011**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 20094**** 8,0 8,0 10,0 8.7 0 AM
2 201010**** 8,0 8,0 10,0 8.7 0 AM
3 201010**** 8,0 8,6 10,0 8.9 0 AM
4 20109**** 8,0 8,0 10,0 8.7 0 AM
5 20094**** 8,0 8,0 10,0 8.7 0 AM
6 20083**** 7,0 8,0 10,0 8.3 0 AM
7 20094**** 9,0 8,0 10,0 9.0 0 AM
8 20094**** 8,0 8,0 10,0 8.7 0 AM
9 20094**** 8,5 8,0 10,0 8.8 0 AM
10 20094**** 7,5 8,0 10,0 8.5 0 AM
11 20094**** 8,0 8,5 10,0 8.8 0 AM
12 20083**** 7,0 8,0 10,0 8.3 0 AM
13 20083**** 8,0 7,0 10,0 8.3 0 AM
14 201010**** 9,0 9,0 10,0 9.3 0 AM
15 20094**** 9,0 8,0 10,0 9.0 0 AM
16 20094**** 8,5 8,0 10,0 8.8 0 AM
17 201011**** 7,5 8,0 10,0 8.5 0 AM
18 201010**** 8,0 8,0 10,0 8.7 0 AM
19 201011**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
20 201011**** 7,5 8,0 10,0 8.5 0 AM
21 201010**** 8,0 8,0 10,0 8.7 0 AM
22 20094**** 0,0 0,0 10,0 3.3 0 RN
23 20083**** 8,0 8,0 10,0 8.7 0 AM
24 20083**** 7,5 8,0 10,0 8.5 0 AM
25 20094**** 7,0 8,0 10,0 8.3 0 AM
26 20109**** 7,0 0,0 0,0 2.3 0 RN
27 201010**** 9,5 8,0 10,0 9.2 0 AM
28 20094**** 7,0 8,0 10,0 8.3 0 AM
29 20109**** 9,0 8,0 10,0 9.0 0 AM
30 20109**** 9,0 8,0 10,0 9.0 0 AM
31 201010**** 9,5 9,5 10,0 9.7 0 AM
32 201010**** 8,5 8,0 10,0 8.8 0 AM
33 201011**** 9,0 7,5 10,0 8.8 0 AM
34 201011**** 9,0 8,0 10,0 9.0 0 AM
35 201010**** 8,8 10,0 10,0 9.6 0 AM
36 20109**** 9,0 8,0 10,0 9.0 0 AM
37 201010**** 9,0 8,0 10,0 9.0 0 AM
38 201011**** 7,5 8,0 10,0 8.5 0 AM
39 201011**** 9,0 9,0 10,0 9.3 0 AM
40 201010**** 8,0 8,0 10,0 8.7 0 AM
41 201010**** 7,0 9,0 10,0 8.7 0 AM
42 201010**** 7,0 8,6 10,0 8.5 0 AM
43 201010**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
44 201010**** 9,0 8,0 10,0 9.0 0 AM
45 201010**** 9,0 8,0 10,0 9.0 0 AM
46 201011**** 7,0 8,0 10,0 8.3 0 AM
47 201011**** 9,0 8,0 10,0 9.0 0 AM
48 201010**** 9,0 8,0 10,0 9.0 0 AM
49 201011**** 8,0 10,0 10,0 9.3 0 AM
50 201011**** 8,0 8,0 10,0 8.7 0 AM
51 201010**** 8,0 8,0 10,0 8.7 0 AM
52 20109**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
53 201011**** 8,0 8,0 10,0 8.7 0 AM
54 20094**** 8,0 9,0 10,0 9.0 0 AM
55 201011**** 8,0 8,0 10,0 8.7 0 AM
56 201010**** 8,0 9,5 10,0 9.2 0 AM
57 201010**** 8,0 10,0 10,0 9.3 0 AM
58 201011**** 7,5 8,0 10,0 8.5 0 AM
59 201010**** 8,8 8,5 10,0 9.1 0 AM
60 20094**** 0,0 0,0 10,0 3.3 0 RN

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: EMENTA: Conceitos da psicologia ambiental e de ecologia. Metodologia de pesquisa e intervenção utilizada na psicologia ambiental. Relação entre o comportamento humano e o ambiente. A evolução humana e a adaptação da espécie humana às diferentes regiões da terra. As diferentes fases do desenvolvimento humano e sua interação com o ambiente.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A metodologia buscará a construção de um espaço de aprendizagem através de diálogos e espaços de troca de conhecimento entre professores e estudantes. As aulas envolveram atividades de campo, filmes, exposição dialogada, roda de conversas, discussões sobre textos, visita institucionais, diários de campo e relatório das atividades. A leitura prévia dos textos propostos consistirá um quesito obrigatório para o desenvolvimento satisfatório da disciplina, presença, envolvimento e participação. O estudante deverá participar de forma implicada das aulas teóricas e vivências de campo. O processo de avaliação do estudante ocorre através da avaliação formativa e certificativa. A avaliação formativa irá considerar participação em sala de aula e atividades de campo a partir dos seguintes dominios: pontualidade e assuidade, participação e implicação na sala de aula colocando discussões trazidas pelas referências bibliograficas, responsabilidade, capacidade de escuta, respeito a diferentes pontos de vista, evidências nas argumentações, integração com professores e demais estudantes. Dessa forma a avaliação visa contemplar as dimensões do processo ensino aprendizagem: avaliação coginitiva, comunicativa e atitudinal. O objetiva é permtir que a avaliação não normativa ou coercitiva mas que estimule o aluno no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem a partir das seguintes dimensões:aprender a ser, aprender a aprender, aprender a fazer e aprender a conviver. Como métodos de avaliação iremos utilizar: comunidade de aprendizagem I: avaliação escrita, comunidade de aprendizagem II: seminários e comunidade de aprendizagem III: relatório de visitas com articulação teórico prática.

Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O processo de avaliação do estudante ocorre através da avaliação formativa e certificativa. Considerando a avaliação formativa através do seguintes critérios e domínios: pontualidade e assuidade, participação e implicação na sala de aula, responsabilidade, capacidade de escuta, respeito a diferentes pontos de vista, evidências nas argumentações, integração com a professora e demais estudantes. Consitituem dimensões da avaliação do processo ensino aprendizagem: avaliação coginitiva, comunicativa e atitudinal. Dessa forma o objetiva é permtir que a avaliação não normativa ou coercitiva mas que estimule o aluno no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem a partir das seguintes dimensões:aprender a ser, aprender a aprender, aprender a fazer e aprender a conviver. Haverá três avaliações. comunidade de aprendizagem I: avaliação escrita, comunidade de aprendizagem II: seminários e comunidade de aprendizagem III: relatório de visitas.
Horário de atendimento:
Bibliografia:
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
27/05/2013
27/05/2013
Apresentação da Disciplina FILME O HOMEM QUE PLANTAVA ÁRVORES OBSOLESCENCIA PLANEJADA
03/06/2013
03/06/2013
EPISTEMOLOGIA DO SUL SANTOS,B.S. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a ecologia de saberes. In SANTOS,B.S (orgs) Epistemologia do sul. São Paulo,Cortez, 2010. NUNES.J.A. O resgate da epistemologia. In SANTOS,B.S (orgs) Epistemologia do sul. São Paulo,Cortez, 2010.
10/06/2013
10/06/2013
FREITAS, Jairo Dias de and PORTO, Marcelo Firpo. Por uma epistemologia emancipatória da promoção da saúde. Trab. educ. saúde (Online) [online]. 2011, vol.9, n.2, pp. 179-200. ISSN 1981-7746. MASOLO,D.A. Filosofia e conhecimento indígena: uma perpectiva africana. In SANTOS,B.S (orgs) Epistemologia do sul. São Paulo,Cortez, 2010.
17/06/2013
17/06/2013
TOLEDO,V. M. A etnoecologia: uma ciência tradicional que estuda as sabedorias tradicionais. Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 20, p. 31-45, jul./dez. 2009. Editora UFPR. FILME Narradores de Javé
24/06/2013
24/06/2013
Visita técnica
01/07/2013
01/07/2013
Avaliação escrita
08/07/2013
08/07/2013
SEMINÁRIO I MOSER,G. Psicologia Ambiental: competências e contorno de uma disciplina. Psicologia USP, 2005, 16(1/2), 279-294. SEMINÁRIO II BOMFIM,Z.A.C. Cidade e afetividade como ética. In BOMFIM,Z.A.C Cidade e afetividade:estigma e construção dos mapas afetivos de Barcelona e de São Paulo. Fortaleza, Edições UFC, 2010. Literatura Complementar MOSER, G. Psicologia Ambiental. Estudos de Psicologia 1998, 3E(1v)e,n t1o21-11231.
15/07/2013
15/07/2013
AULA Felipe Teles BOMFIM,Z.A.C. Cidade e simbolismo do espaço. In BOMFIM,Z.A.C Cidade e afetividade:estigma e construção dos mapas afetivos de Barcelona e de São Paulo. Fortaleza, Edições UFC, 2010. AULA Ester Melo BOMFIM,Z.A.C. Caminhos de construção da metodologia de apreensão dos afetos In BOMFIM,Z.A.C Cidade e afetividade:estigma e construção dos mapas afetivos de Barcelona e de São Paulo. Fortaleza, Edições UFC, 2010. Literatura Complementar SOCZKA,L. As raízes da Psicologia Ambiental. In SOCZKA,L. Contextos humanos e psicologia ambiental, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2005. Freire, J.C.; Vieira, E.M. Uma escuta ética de psicologia ambiental. Psicologia & Sociedade; 18 (2): 32-37; mai./ago. 2006.
22/07/2013
22/07/2013
SEMINÁRIO III E IV ELALI, G. A. Apego ao lugar In CAVALCANTE, S. (orgs). Temas básicos em Psicologia Ambiental. Petropolis, RJ, Vozes, 2011. Lima, D, M. A. & Bomfim, Z. A. C.Vinculação afetiva pessoa-ambiente: dialogos na psicoloia comunitária e na psicologia ambiental. v. 40, n. 4, pp. 491-497, out./dez. 2009
29/07/2013
29/07/2013
Aula Felipe Teles PATTO,CM.L. Comportamento pró-ambiental In CAVALCANTE, S. (orgs). Temas básicos em Psicologia Ambiental. Petropolis, RJ, Vozes, 2011. SEMINÁRIO V FURLANI, Daniela Dias and BOMFIM, Zulmira Áurea Cruz. Juventude e afetividade: tecendo projetos de vida pela construção dos mapas afetivos. Psicol. Soc. [online]. 2010, vol.22, n.1, pp. 50-59. ISSN 0102-7182.
05/08/2013
05/08/2013
FILME Narradores de Javé Aula Ester Melo FUNTOWICZ, Silvio e RAVETZ, Jerry. Ciência pós-normal e comunidades ampliadas de pares face aos desafios ambientais. Hist. cienc. saude-Manguinhos [online]. 1997, vol.4, n.2, pp. 219-230. ISSN 0104-5970
12/08/2013
12/08/2013
Visita técnica Assentamento do MST
19/08/2013
19/08/2013
Aula Ester Melo RIGOTTO,M,R. A ideologia do desenvolvimento: ascenção, crises e horizontes. In RIGOTTO,M,R Desenvolvimento, ambiente e saúde. Rio de Janeiro, Editora FIOCRUZ, 2008. Aula Ester Melo RIGOTTO,M,R. Tendência(s) da deslocalização do capitalismo avançado. In RIGOTTO,M,R Desenvolvimento, ambiente e saúde. Rio de Janeiro, Editora FIOCRUZ, 2008.
26/08/2013
26/08/2013
SEMINÁRIO VI e VII RIGOTTO,M,R. Cultura, ideologia e os problemas ambientais In RIGOTTO,M,R Desenvolvimento, ambiente e saúde. Rio de Janeiro, Editora FIOCRUZ, 2008. ACSELRAD, H. Sustentabilidade, território e justiça ambiental no Brasil In BARCELLOS, S. Território, ambiente e saúde. Rio de Janeiro, Editora FIOCRUZ, 2008.
02/09/2013
02/09/2013
SEMINÁRIO VIII E IX ACSELRAD, Henri. Ambientalização das lutas sociais - o caso do movimento por justiça ambiental. Estud. av. [online]. 2010, vol.24, n.68, pp. 103-119. ISSN 0103-4014. PORTO, Marcelo Firpo and MARTINEZ-ALIER, Joan. Ecologia política, economia ecológica e saúde coletiva: interfaces para a sustentabilidade do desenvolvimento e para a promoção da saúde. Cad. Saúde Pública [online]. 2007, vol.23, suppl.4, pp. S503-S512. ISSN 0102-311X.
02/09/2013
02/09/2013
AVALIAÇÃO DA PROVA
09/09/2013
09/09/2013
Aula Ester Melo PORTO, Marcelo Firpo and MARTINEZ-ALIER, Joan. Ecologia política, economia ecológica e saúde coletiva: interfaces para a sustentabilidade do desenvolvimento e para a promoção da saúde. Cad. Saúde Pública [online]. 2007, vol.23, suppl.4, pp. S503-S512. ISSN 0102-311X.
16/09/2013
16/09/2013
Seminário de Avaliação
Avaliações
Data Descrição
01/07/2013 1ª Avaliação
12/08/2013 2ª Avaliação
16/09/2013 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
ROTEIRO DE AVALIAÇÃO 03/09/2013
TRILHA DO CAVALO MARINHO 28/08/2013
AULA 05 DE AGOSTO DE 2013 03/08/2013
TEXTOS XEROX E SIGAA IMPORTANTE 31/05/2013
VISITA TÉCNICA I ONG TARTARUGAS DO DELTA 31/05/2013
MATRIZ HIPERCÓPIAS 28/05/2013
INÍCIO DAS AULAS IMPORTANTE 19/05/2013

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 12:53