Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação do curso será contínua, tomando por base a produção do conhecimento individual e coletiva. Isto implica num acompanhamento de situações teórico-práticas vivenciadas ao longo do curso, acerca do ensino, com vistas a um redirecionamento críticoreflexivo (técnico-político) da prática docente.<br /> A sistemática de avaliação do curso constará de verificação do desempenho dos alunos nas seguintes atividades:<br /><br /> Atividades individuais<br /> Resenhas, esquemas, observação e registro de aula no ensino e produção de relatos. <br /> Atividades em grupo<br /> Planejamento/execução/avaliação de seminários;<br /> Produção de textos;<br /> <br />Critérios de avaliação<br />Assiduidade e participação nos encontros na universidade;<br />Leitura e produção de textos (apresentando os critérios de sistematização teórico-prática, fundamentação lógica, contextualização, crítica, criatividade).<br /> |
Bibliografia:
| ALMOULOUD, S.A. Fundamentos da didática da matemática. Curitiba: Editora UFPR, 2007.<br /><br />BARBOSA, J. C. Modelagem Matemática: O que é? Por que? Como? In: Veritati, n. 4, p. 73- 80, 2004.2.<br /><br />BORDONI, T. C. Pedagogia de projetos: anotando para o sucesso. Caderno Amae-Pedagogia de projetos. Belo Horizonte. Fundação Amae para educação e cultura. Out. 2000. p. 60. Edição especial.<br /><br />BORDONI, T. C. Pedagogia de Projetos: passo a passo. Caderno Amae- Pedagogia de Projetos. Belo Horizonte. Fundação Amae para educação e cultura. Out. 2000. p. 60. Edição especial.<br /><br />BOMTEMPO,L. Os alunos investigadores. Caderno Amae- Pedagogia de Projetos. Belo Horizonte. Fundação Amae para educação e cultura. Out. 2000. p. 60. Edição especial.<br /><br />BURAK, D. Modelagem matemática e a sala de aula. I Encontro Paranaense de Modelagem em Educação Matemática. Paraná, 2008.<br /><br />CARRAHER, T.N. (Org). Aprender Pensando. Petrópolis: Vozes, 1986.<br /><br />CURCIO, F. R. Developing graph comprehension. In: National Council of Teachers of Mathematics.p5-6,1989.<br /><br />LOVELL, K. O desenvolvimento dos conceitos matemáticos e científicos na criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1988.<br /><br />MACHADO, M.A.C.A. Avaliação diagnóstica. In: Caderno Amae Avaliação. Belo Horizonte. Fundação Amae para educação e cultura. Fev. 2000. p. 60. Edição especial.<br /><br />MAIO,W. De e CHIUMMO,A. Didática da Matemática: fundamentos de matemática. Rio de Janeiro, LTC, 2012.<br /><br />NUNES, T., CAMPOS,T., MAGINA,S. E BRYANT,P. Educação Matemática: números e operações numéricas. SP: Cortez, 2009.<br /><br />TEIXEIRA, M.G.A. Seis instrumentos para uma boa avaliação. Caderno Amae Avaliação. Belo Horizonte. Fundação Amae para educação e cultura. Fev. 2000. p. 60. Edição especial.<br /><br />VERGNAUD,G. A teoria dos campos conceituais. In: BRUN,J. Didáctica das Matemáticas. Lisboa: Instituto Piaget, 1996.<br /><br />BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR<br /><br />ALMEIDA, L. W., SILVA, K. P. e VERTUAM, R. E. Modelagem Matemática na Educação Básica. São Paulo: Contexto, 2012.<br /><br />D AMBRÓSIO, Ubiratan. Educação matemática: da teoria à prática. 12 ed. Campinas: Papirus, 2005. <br /><br />D AMBRÓSIO, Ubiratan. Da realidade à ação: reflexões sobre educação e matemática. São Paulo: Summus, 1986.<br /><br />KAMII,C. Reinventando a Aritmética: Implicações da Teoria de Jean Piaget. Campinas Papirus, 1985. <br /><br />KAMII,C. A Criança e o Número . Campinas Papirus, 1984.<br /><br />GERÔNIMO, J. R. ,BARROS, R. M. O., FRANCO, V. S. Geometria Euclidiana Plana: um estudo com o software Geogebra. Paraná: UEM, 2010.<br /><br />MACHADO, S. D. A. Educação Matemática: uma introdução. São Paulo: EDUC, 1999.<br /><br />MACHADO, N. Matemática e Realidade. São Paulo : Cortez,1987.<br /><br />MAGINA, S.; CAMPOS, T. M. M.; NUNES, T.; GITIRANA, V. Repensando adição, subtração: contribuições da teoria dos campos conceituais. 1ª ed. São Paulo: PROEM, 2001.<br /><br />ROSA NETO, E, Didática da Matemática. São Paulo: Ática, 1995.<br /><br />ZUNINO, D.L. de. A Matemática na Escola: aqui e agora. 2 ed., Porto alegre: Artes Médicas,1995.<br /> |