Bibliografia:
| ALMEIDA, R. D. de. & PASSINI, E.Y. O Espaço Geográfico: ensino e representação. São Paulo: Contexto, 1994. ALMEIDA, Rosângela Doin de. Do desenho ao mapa: iniciação cartográfica na escola. São Paulo: Contexto, 2001. AUSUBEL, David Paul; NOVAK, Joseph D.;HANESIAN, Helen. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980. BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998. ______. O Senso Prático. Rio de Janeiro: Petrópolis, Vozes, 2009. ____________. A Distinção: Crítica Social do Julgamento. Porto Alegre: Zouck, 2009. ______. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 1996. CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella. Educação geográfica: a psicogenética e o conhecimento escolar. Cad.CEDES, May/Aug. 2005, vol.25, no.66, p.209-225. Disponível em: http://www.scielo.br, acesso em 02 de nov. de 2007. CAVALCANTI, Lana Sousa. Geografia, escola e construção do conhecimento. Goiânia: Editora Papirus, 1998. 192 p. ______. Cotidiano Mediação Pedagógica e Formação de Conceitos: Uma contribuição de Vigotsky ao ensino de Geografia. In Cadernos Cedes. Campinas. Vol. 25, nº 66, p 185 ? 207. Maio/agosto. 2005 COULON, Alain. Etnometodologia e Educação. Petrópolis: Vozes, 1995. GARFINKEL, Harold. Estudos en etnometodologia. Barcelona: Anthropos, 2006. MALERBA, J.; CARDOSO, C. F. (Org.). Representações: contribuição a um debate transdisciplinar. São Paulo: Papirus, 2000. MOREIRA, Marco Antonio. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: Editora UnB, 2006. MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. Rio de Janeiro, Vozes, 2003 PIAGET, Jean, INHELDER, Bärbel. A representação do espaço na criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993. PASSINI, Elza Yasuko. Alfabetização cartográfica e o livro didático: uma análise crítica. Belo Horizonte: Lê, 1994. STRAFORINI, Rafael. A totalidade mundo nas primeiras séries do Ensino Fundamental: um desafio a ser enfrentado. Terra Livre, São Paulo, vol. 1, n. 18, p. 95-114, jan/jun 2002. TARDIFF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002. THERRIEN, J., SOUZA, A. A racionalidade prática dos saberes da gestão pedagógica da sala de aula. In: Múltiplos sujeitos e saberes na educação. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2000, p. 80-97. VAN DEER VER, R.; VALSINER, J. Vygotsky - uma síntese. 4ª. ed. Trad. Cecília C. Bartalotti. São Paulo: Loyola, 2001. VYGOTSKY, L. S. (1989). A Formação Social da Mente. Martins Fontes, São Paulo-SP.
VYGOTSKY, L. S. (1989). Pensamento e Linguagem. Martins Fontes, São Paulo-SP.
|