-

PPGGEO015 - FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA GEOGRAFIA ESCOLAR - Turma: 01 (2013.2)

Tópicos Aulas
Apresentação do plano da disciplina (06/09/2013 - 06/09/2013)

Apresentação do plano de curso e discussão dos objetivos e propósitos da disciplina

   Epistemologia Genática 
Apresentação da bibliografia básica (13/09/2013 - 13/09/2013)

Apresentação dos textos e autores

Vida e Obra de Piaget

A Epistemologia Genética

As fases de desenvolvimento 

Apresentação de textos e autores (20/09/2013 - 20/09/2013)

A Vida e Obra de Vygotsky

A Teoria Histórico-Cultural

A formação Social da Mente

  Epistemologia Genática 
artigos científicos
    
Inicia em 10/01/2014 às 0h 0 e finaliza em 24/01/2014 às 23h 59
Não Haverá Aula (27/09/2013)
Não Haverá Aula (27/09/2013)

férias.

Não Haverá Aula (04/10/2013)
Não Haverá Aula (11/10/2013)
Não Haverá Aula (11/10/2013)

férias

Não Haverá Aula (18/10/2013)
Não Haverá Aula (18/10/2013)

férias

Não Haverá Aula (25/10/2013)
Não Haverá Aula (25/10/2013)

férias

Retomada dos conteúdos estudados (08/11/2013 - 08/11/2013)

Documentário - Piaget (Yves de La Taille)

http://www.youtube.com/watch?v=c5IkmWq8Z5U

Vygotsky (22/11/2013 - 22/11/2013)

Documentário - Marta Khol

http://www.youtube.com/watch?v=pZFu_ygccOo

Analise comparativa epistemologia Genética e Teoria Histórico-Cultural (29/11/2013 - 29/11/2013)
Aula Extra.
Henry Wallon e Ausubel - as peculiaridades das abordagens (06/12/2013 - 06/12/2013)

Aula Extra.

http://www.youtube.com/watch?v=o5XShz7u7OA

Frequências da Turma
# Matrícula SET NOV DEZ Total
06 13 20 08 22 29 06
1 201310**** 2 0 0 0 0 0 0 2
2 201310**** 2 0 0 4 0 0 0 6
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201310**** 9,0 9.0 2 AM
2 201310**** 9,0 9.0 6 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Epistemologia genética e ensino de geografia. Os contributos da teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. A abordagem histórico-cultural e suas apropriações na Geografia Escolar. Teorias da Ação Social e formação docente em Geografia. Psicologia Social, Microssociologias e o trabalho docente em geografia.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aulas expositivas dialogadas.
Análise de textos e artigos científicos
Análise de documentários e filmes de caráter educativo
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Elaboração de um ensaio crítico
Horário de atendimento: 8 às 12 horas
Bibliografia: ALMEIDA, R. D. de. & PASSINI, E.Y. O Espaço Geográfico: ensino e representação. São Paulo: Contexto, 1994.
ALMEIDA, Rosângela Doin de. Do desenho ao mapa: iniciação cartográfica na escola. São Paulo: Contexto, 2001.
AUSUBEL, David Paul; NOVAK, Joseph D.;HANESIAN, Helen. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.
______. O Senso Prático. Rio de Janeiro: Petrópolis, Vozes, 2009.
____________. A Distinção: Crítica Social do Julgamento. Porto Alegre: Zouck, 2009.
______. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 1996.
CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella. Educação geográfica: a psicogenética e o conhecimento escolar. Cad.CEDES, May/Aug. 2005, vol.25, no.66, p.209-225. Disponível em: http://www.scielo.br, acesso em 02 de nov. de 2007.
CAVALCANTI, Lana Sousa. Geografia, escola e construção do conhecimento. Goiânia: Editora Papirus, 1998. 192 p.
______. Cotidiano Mediação Pedagógica e Formação de Conceitos: Uma contribuição de Vigotsky ao ensino de Geografia. In Cadernos Cedes. Campinas. Vol. 25, nº 66, p 185 ? 207. Maio/agosto. 2005
COULON, Alain. Etnometodologia e Educação. Petrópolis: Vozes, 1995.
GARFINKEL, Harold. Estudos en etnometodologia. Barcelona: Anthropos, 2006.
MALERBA, J.; CARDOSO, C. F. (Org.). Representações: contribuição a um debate transdisciplinar. São Paulo: Papirus, 2000.
MOREIRA, Marco Antonio. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: Editora UnB, 2006.
MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. Rio de Janeiro, Vozes, 2003
PIAGET, Jean, INHELDER, Bärbel. A representação do espaço na criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
PASSINI, Elza Yasuko. Alfabetização cartográfica e o livro didático: uma análise crítica. Belo Horizonte: Lê, 1994.
STRAFORINI, Rafael. A totalidade mundo nas primeiras séries do Ensino Fundamental: um desafio a ser enfrentado. Terra Livre, São Paulo, vol. 1, n. 18, p. 95-114, jan/jun 2002.
TARDIFF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
THERRIEN, J., SOUZA, A. A racionalidade prática dos saberes da gestão pedagógica da sala de aula. In: Múltiplos sujeitos e saberes na educação. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2000, p. 80-97.
VAN DEER VER, R.; VALSINER, J. Vygotsky - uma síntese. 4ª. ed. Trad. Cecília C. Bartalotti. São Paulo: Loyola, 2001.
VYGOTSKY, L. S. (1989). A Formação Social da Mente. Martins Fontes, São Paulo-SP.

VYGOTSKY, L. S. (1989). Pensamento e Linguagem. Martins Fontes, São Paulo-SP.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
06/09/2013
06/09/2013
Apresentação do plano da disciplina
13/09/2013
13/09/2013
Apresentação da bibliografia básica
20/09/2013
20/09/2013
Apresentação de textos e autores
27/09/2013
27/09/2013
Não Haverá Aula
27/09/2013
27/09/2013
Não Haverá Aula
04/10/2013
04/10/2013
Não Haverá Aula
11/10/2013
11/10/2013
Não Haverá Aula
11/10/2013
11/10/2013
Não Haverá Aula
18/10/2013
18/10/2013
Não Haverá Aula
18/10/2013
18/10/2013
Não Haverá Aula
25/10/2013
25/10/2013
Não Haverá Aula
25/10/2013
25/10/2013
Não Haverá Aula
08/11/2013
08/11/2013
Retomada dos conteúdos estudados
22/11/2013
22/11/2013
Vygotsky
29/11/2013
29/11/2013
Analise comparativa epistemologia Genética e Teoria Histórico-Cultural
06/12/2013
06/12/2013
Henry Wallon e Ausubel - as peculiaridades das abordagens
Avaliações
Data Descrição
20/01/2014 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Ensaio Científico 09/01/2014

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1134 05/10/2024 22:45