MARIA DAISE DE OLIVEIRA CARDOSO

DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO/CCE

Ir ao Menu Principal

maria daise de oliveira cardoso

MET - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO/CCE

DAA0271 - ED E NOVAS TEC DA COM E INFOR - Turma: 01 (2013.2)

Tópicos Aulas
1. COMPREENDENDO AS TECNOLOGIAS E SUAS NOVAS MODALIDADES (31/10/2013 - 14/11/2013)
1.1. Relativizando o olhar sobre os Nativos e os ?outros? 1.2. História da técnica, tecnologia 1.3. Primeiro olhar para novas tecnologias: o Google está nos deixando ?estúpidos?? 1.4. Ciência, tecnologia e sociedade: inteligência coletiva
   Texto "O google está nos tornando estúpidos?" 
2. ANÁLISE CRÍTICA DA RELAÇÃO EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS (19/11/2013 - 19/12/2013)
2.1. Educação, novas tecnologias e o refinamento da exclusão social 2.2. Políticas de educação para novas tecnologias: democratização ou canto da sereia? 2.3. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias
3. RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO FERRAMENTA À APRENDIZAGEM (14/01/2014 - 13/02/2014)
3.1. Sistema didático 3.2. Softwares e hardwares; 3.3. Usabilidade e acesso; 3.4. Estímulo e autonomia;
4. MODALIDADES DE TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO (18/02/2014 - 20/02/2014)
4.1. Tecnologias independentes; 4.2. Tecnologias dependentes; 4.3. Projetos de tecnologias aplicadas à educação.
  CRÍTERIOS DO RELATÓRIO DOS SEMINÁRIOS APRESENTADOS.docx 
Car@ alun@, Seguem os pontos que devem ser incluidos nos seminários. Além disso, seguem tambem os critérios que os grupos irão observar nos seminários dos colegas para fazerem os relatórios.
Frequências da Turma
# Matrícula OUT NOV DEZ JAN FEV MAR Total
31 05 07 12 14 19 21 26 10 12 17 19 07 09 14 16 21 23 28 30 04 06 11 13 18 20 25 27 06 11
1 201390**** 0 0 0 2 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
2 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 201392**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
4 201390**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 201393**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
6 201393**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
7 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 6
8 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 201393**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
10 20125**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 60
11 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 4
12 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
13 201392**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
14 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 4
15 201392**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 8
16 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
17 201390**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
18 201390**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
20 201391**** 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
21 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 201390**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 201392**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
24 201392**** 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 6
25 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 20125**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
2 201390**** 9,0 9,0 9,0 9.0 6 AM
3 201393**** 10,0 10,0 9,5 9.8 2 AM
4 201393**** 10,0 9,0 9,5 9.5 6 AM
5 201390**** 9,0 8,5 9,5 9.0 0 AM
6 201392**** 8,0 9,0 9,0 8.7 0 AM
7 201391**** 9,2 9,0 9,5 9.2 2 AM
8 201390**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
9 201392**** 7,2 9,0 9,0 8.4 2 AM
10 201392**** 9,5 9,0 9,5 9.3 0 AM
11 201393**** 7,0 6,5 9,0 7.5 2 AM
12 201393**** 8,8 8,5 9,5 8.9 4 AM
13 201393**** 7,2 8,5 9,5 8.4 0 AM
14 201393**** 7,2 9,0 9,0 8.4 4 AM
15 201391**** 7,0 6,5 9,0 7.5 0 AM
16 201390**** 7,5 9,0 9,5 8.7 8 AM
17 201393**** 10,0 8,5 9,5 9.3 0 AM
18 201393**** 8,0 10,0 9,5 9.2 0 AM
19 201392**** 6,2 6,5 9,0 7.2 0 AM
20 201391**** 7,0 6,5 9,0 7.5 0 AM
21 201390**** 8,7 8,5 9,5 8.9 0 AM
22 201391**** 7,7 8,5 9,5 8.6 4 AM
23 201392**** 7,5 9,0 9,5 8.7 8 AM
24 201393**** 10,0 10,0 9,5 9.8 6 AM
25 201392**** 8,0 8,5 9,5 8.7 2 AM
26 201392**** 7,7 8,5 9,5 8.6 6 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: ? Utilizaremos diferentes estratégias para efetivação dos objetivos propostos:
? Aulas expositivas e práticas no laboratório;
? Seminários e debates temáticos;
? Estudos discursivos em grupo;
? Elaboração de discussão casos das Tecnologias e Novas Tecnologias na Educação.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: ? Os alunos serão sujeitos de um processo de avaliação contínua, no qual haverá lugar a uma avaliação processual;
? A classificação final dos alunos terá em conta os seguintes parâmetros: (i) Assiduidade e participação nas atividades da turma por meio, inclusive, de seminários; (ii) Prova escrita; (iii) Trabalho monográfico de um tema escolhido.
A¹: Prova escrita 100%
A²: Assiduidade e participação nas atividades da turma 100%
A³: Trabalho monográfico de um tema escolhido 100%
Horário de atendimento: 14-16
Bibliografia: Básica:
BRITO, G. S.; PURIFICAÇÃO, I. da. Educação e Novas Tecnologias: um repensar. Curitiba: IBPEX, 2008.
DEMO, P. Formação Permanente e Tecnologias Educacionais. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
______. Educação Hoje: ?Novas? tecnologias, pressões e oportunidades. São Paulo: Atlas, 2009.
LEIVAS, Marta. ?No olho do furação": as novas tecnologias e a educação hoje. In: SILVA, Mozart Linhares da [org.]. Novas tecnologias educação e sociedade na era da informação. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
LÉVY P. A Inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço.3a ed. São Paulo: Loyola, 2003.
PAIS, L. C. Educação Escolar e as tecnologias da informática. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
SILVA, M. L. da (Org.). Novas Tecnologias: educação e sociedade na era da informação. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
SOUSA, A. C. G. ; Oliveira, José Carlos . A Evolução da Técnica, da Tecnologia e do Ser Humano. In: Scientiarum Historia IV, 2011, Rio de Janeiro. Anais do Scientiarum IV. Rio de Janeiro: UFRJ, 2011. v. 1. p. 691-697
TORI, Romero. Educação sem distância: as tecnologias interativas. São Paulo: Senac SP, 2010.
VARGAS, M. Técnica, tecnologia e ciência: I. Notícias Fapesp, v.39, p.3, jan/fev., 1999.

Complementar:
BARATO, Jarbas N. WebGincanas: Um Uso Estruturado da Web em Educação. Disponível em: http://jarbas.wordpress.com/037-webgincanas-um-artigo/. Acesso em: 20 de julho de 2012.
Cartilha orientativa ? Criança mais segura na Internet. Disponível em: http://www.criancamaissegura.com.br/cartilha.asp. Acesso em: 29 de julho de 2012.
CARVALHO, Jaciara de Sá. Educação na Cibercultura: comunidades de aprendizagem para mobilização da inteligência coletiva. I seminário Web Currículo PUC ? São Paulo, em 22 de setembro de 2008.
GOMEZ, Margarita V. Cibercultura, formação e atuação docente em rede. Brasília, DF: Editora Liber, 2010.
GROSSI, Gabriel P. Como os alunos fazem buscas na Internet. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/buscas-via-internet-466998.shtml. Acesso em: 28 de julho de 2012.
LUCENA, Simone. A Internet como espaço de construção de conhecimento, In: NOVA, C. e ALVES, L. Educação e tecnologia: trilhando caminhos. Salvador, BA: Editora Uneb, 2003
MORAN, José Manuel. Os novos espaços de atuação do educador com as Tecnologias. Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, in ROMANOWSKI, Joana Paulin et al (Orgs). Conhecimento local e conhecimento universal: Diversidade, mídias e tecnologias na educação. vol 2, Curitiba, Champagnat, 2004
MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógicas. Campinas, SP: Papirus, 2000.
PATRICIO, Maria R. V., GONÇALVES, Vitor M. B. Utilização Educativa do Facebook no Ensino Superior. Disponível em: https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/2879/4/7104.pdf. Acesso em: 29 de julho de 2012.
PECHI, Daniele. Como usar as redes sociais a favor da aprendizagem. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/redes-sociais-ajudam-interacao-professores-alunos-645267.shtml. Acesso em: 22 de julho de 2012.
PIMENTEL, F.S.C. Formação de Professores e Novas Tecnologias: possibilidades e desafios da utilização de webquest e webfólio na formação continuada. Rio de Janeiro: UCB. 9p. (especialização em Docência do Ensino Superior) ? Universidade Castelo Branco e Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx). Coordenação de Ensino a Distância. Rio de Janeiro, 2007. Disponível em:http://www.ensino.eb.br/portaledu/conteudo/artigo7780.pdf. Acesso: 23 de julho de 2012.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
31/10/2013
14/11/2013
1. COMPREENDENDO AS TECNOLOGIAS E SUAS NOVAS MODALIDADES
19/11/2013
19/12/2013
2. ANÁLISE CRÍTICA DA RELAÇÃO EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS
14/01/2014
13/02/2014
3. RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO FERRAMENTA À APRENDIZAGEM
18/02/2014
20/02/2014
4. MODALIDADES DE TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Avaliações
Data Descrição
19/12/2013 1ª Avaliação
14/01/2014 2ª Avaliação
20/02/2014 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Cine Educação exibirá documentário sobre o modo de vida de mulheres da pesca, sala 709, CMRV-UFPI, 06.03, 18h 05/03/2014
Retorno das aulas 07/01/2014
Aula 10.12.13 09/12/2013

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 23:07