• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

-

DAA0273 - FUNDAM DA ADMIN DA EDUCACAO - Turma: 01 (2013.2)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina (16/11/2013 - 16/11/2013)
Pilares do pensamento administrativo (22/11/2013 - 22/11/2013)

Fonte: MOTA, F. C. P.; VASCONCELOS, I. F. G. Teoria Geral da Administração.São Paulo: Cengage Learning, 2008. p. 3-21.

A Escola Clássica da Administração (23/11/2013 - 23/11/2013)
Fonte: MOTA, F. C. P.; VASCONCELOS, I. F. G. Teoria Geral da Administração.São Paulo: Cengage Learning, 2008. p. 23-41.
A Escola das Relações Humanas (29/11/2013 - 29/11/2013)
Fonte: MOTA, F. C. P.; VASCONCELOS, I. F. G. Teoria Geral da Administração.São Paulo: Cengage Learning, 2008. p. 43-62.
   A escola de relações humanas 
Do projeto de Estado ao projeto de Escola (30/11/2013 - 30/11/2013)
FONTE: SALERNO, S. C. E. K. Administração escolar e educacional. Planejamento, políticas e gestão. Campinas: Alínea, 2007. p. 27-45.
Capital Humano, Capital Social e Política Educacional (06/12/2013 - 06/12/2013)
PIRES, V. Economia da Educação. São Paulo: Cortez, 2005. p. 73-94.
transformação social e educação escolar (07/12/2013 - 07/12/2013)
FONTE: PARO, V. H. Administração Escolar: introdução crítica. São Paulo: Cortez, 2008. p. 81-122.
A Educação para além do Capital (13/12/2013 - 14/12/2013)
FONTE: MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008. p. 19-77.
Revisão para prova (20/12/2013 - 20/12/2013)
Não Haverá Aula (20/12/2013)

Queridos!

Ainda não estou em condições de trabalho, devido a uma gripe. 

Retornaremos após o recesso!

Feliz Natal e próspero ano de 2014!

Abs!

Prova Escrita (21/12/2013 - 21/12/2013)

Temas para o sorteio:

  1. Pensamento administrativo e organização escolar;
  2. Projeto de Estado ao Projeto de escola;
  3. Capital humano, capital social e política educacional;
  4. Educação para além do capital.
resultado da Prova (10/01/2014 - 10/01/2014)
Orientação para os seminários (11/01/2014 - 11/01/2014)
Seminário 1: Concepções e processos democráticos (17/01/2014 - 17/01/2014)

FONTE: LUCK, H. Concepções e processos democráticos de gestão educacional. Petrópolis: Vozes, 2012. Série: Cadernos de Gestão. p. 23-124.

Seminário 2: A Gestão participativa na Escola (18/01/2014 - 18/01/2014)
FONTE: LUCK, H. A Gestão participativa na Escola . Petrópolis: Vozes, 2012. Série: Cadernos de Gestão. p29-71.
Seminário 3: Liderança em Gestão Escolar (24/01/2014 - 24/01/2014)
FONTE: LUCK, H. Liderança em Gestão Escolar. Petrópolis: Vozes, 2012. Série: Cadernos de Gestão. p. 65-120.
Seminário 4: Gestão da cultura e do clima organizacional da escola (25/01/2014 - 25/01/2014)
FONTE: LUCK, H. Gestão da cultura e do clima organizacional da escola. Petrópolis: Vozes, 2012. Série: Cadernos de Gestão. p. 51-110.
Seminário 5: A aprendizagem organizacional (31/01/2014 - 31/01/2014)
Fonte: MOTA, F. C. P.; VASCONCELOS, I. F. G. Teoria Geral da Administração.São Paulo: Cengage Learning, 2008. p. 323-349.
Seminário 6: O poder na organizações (01/02/2014 - 01/02/2014)
Fonte: MOTA, F. C. P.; VASCONCELOS, I. F. G. Teoria Geral da Administração.São Paulo: Cengage Learning, 2008. p. 351-366.
Seminário 7: Gestão no Terceiro Setor (07/02/2014 - 07/02/2014)
FONTE: VOLTOLINI, R (Org). Terceiro Setor: Planejamento e Gestão. São Paulo: Senac São Paulo, 2004. p. 17-34; 59-75; 169-191.
Filme Coach Carter (28/02/2014 - 28/02/2014)

ROTEIRO DE ANÁLISE

FILME: Coach Carter: Um treino para vida

 

1)      Descrever de que forma se dá a autonomia do técnico e quais foram seus limitadores.

2)      Existe alguma forma de gestão participativa no filme?

3)      Quais estilos de liderança foram exercidos durante o filme. Cite as cenas como exemplo.

4)      Qual era a cultura organizacional da escola antes da chegada do técnico? Como ficou depois?

5)      Pode-se dizer que houve uma aprendizagem organizacional no filme? De que forma?

6)      Caracterize a autoridade exercida pelo técnico Carter. Houve alguma mudança durante o filme?

7)      Qual a organização de terceiro setor tem papel importante durante o filme? Qual é esse papel?

Estudo de Caso 01 (01/03/2014 - 01/03/2014)
Estudo de Caso (07/03/2014 - 07/03/2014)
encerramento da disciplina (14/03/2014 - 14/03/2014)
Frequências da Turma
# Matrícula NOV DEZ JAN FEV MAR Total
16 22 23 29 30 06 07 13 14 21 10 11 17 18 24 25 31 01 07 08 14 15 21 22 28 01 07 08 14 15
1 20124**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 4
2 20125**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
3 20125**** 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
4 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
6 20125**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 8
7 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
8 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 20125**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
10 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 20124**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 4
12 20124**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
13 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
14 20124**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
16 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
17 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 20116**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
19 20125**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
20 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 20124**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 20124**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
23 20124**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
24 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
25 20116**** 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
26 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 20124**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
28 20125**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
29 20125**** 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 8
30 20125**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
31 20124**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
32 20124**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
33 20124**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
34 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
35 20115**** 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
36 20116**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
37 20125**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 4
38 20115**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 60
39 20125**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 6
40 20124**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
41 20125**** 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 8
42 20125**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
43 20124**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
44 20125**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
45 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 20125**** 9,5 10,0 9,0 9.5 2 AM
2 20116**** 9,0 9,0 8,0 8.7 2 AM
3 20116**** 9,0 9,0 7,0 8.3 6 AM
4 20125**** 8,0 9,0 8,0 8.3 8 AM
5 20125**** 9,0 9,0 8,0 8.7 0 AM
6 20115**** 7,0 9,0 5,0 7.0 4 AM
7 20124**** 9,5 9,0 8,5 9.0 4 AM
8 20125**** 10,0 9,0 9,5 9.5 0 AM
9 20125**** 10,0 9,0 8,0 9.0 2 AM
10 20125**** 10,0 9,5 9,0 9.5 2 AM
11 20124**** 10,0 9,0 10,0 9.7 2 AM
12 20115**** 9,0 9,0 8,5 8.8 2 AM
13 20125**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
14 20125**** 9,0 9,0 10,0 9.3 0 AM
15 20125**** 9,5 9,0 10,0 9.5 6 AM
16 20124**** 9,0 9,5 9,0 9.2 4 AM
17 20125**** 9,0 10,0 9,0 9.3 6 AM
18 20125**** 8,5 9,5 8,0 8.7 8 AM
19 20116**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
20 20124**** 10,0 10,0 7,0 9.0 4 AM
21 20125**** 9,0 9,0 8,5 8.8 6 AM
22 20125**** 9,0 9,0 10,0 9.3 0 AM
23 20125**** 9,0 10,0 8,5 9.2 4 AM
24 20125**** 9,0 9,0 8,0 8.7 0 AM
25 20125**** 10,0 9,0 8,5 9.2 4 AM
26 20125**** 9,5 8,0 8,0 8.5 6 AM
27 20125**** 7,5 9,0 9,5 8.7 2 AM
28 20125**** 9,0 9,5 8,0 8.8 4 AM
29 20124**** 9,5 10,0 9,0 9.5 6 AM
30 20124**** 9,0 9,0 10,0 9.3 0 AM
31 20125**** 9,0 9,0 9,0 9.0 4 AM
32 20124**** 9,5 9,0 9,5 9.3 2 AM
33 20124**** 9,5 9,5 9,0 9.3 0 AM
34 20116**** 7,0 9,0 10,0 8.7 2 AM
35 20125**** 9,0 9,0 10,0 9.3 8 AM
36 20124**** 9,5 9,5 9,0 9.3 0 AM
37 20124**** 10,0 9,5 9,5 9.7 4 AM
38 20124**** 9,5 9,0 9,5 9.3 4 AM
39 20125**** 9,5 9,0 10,0 9.5 2 AM
40 20125**** 7,0 10,0 7,0 8.0 6 AM
41 20124**** 10,0 9,5 10,0 9.8 4 AM
42 20124**** 8,5 9,0 9,5 9.0 4 AM
43 20116**** 9,5 9,0 3,0 7.2 4 AM
44 20115**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
45 20125**** 9,0 8,0 5,0 7.3 2 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Os temas contidos neste plano serão efetivados através de aulas expositivas dialogadas, seminários, dinâmicas grupais e outros procedimentos que se adequarem ao contexto, buscando-se resgatar o conhecimento prévio dos alunos e problematizando a temática a fim de facilitar a construção do conhecimento conforme os objetivos definidos. Os recursos audiovisuais serão utilizados de acordo com a necessidade e disponibilidade: data show, quadro branco, pincel e DVD.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Continua, tomando por base o desenvolvimento gradual e qualitativo dos conhecimentos.
Serão três avaliações:
• A primeira avaliação será uma prova escrita;
• A segunda consistirá na apresentação de seminários;
• A terceira avaliação será uma produção escrita sobre o conteúdo ministrado na disciplina.

Será considerado aprovado, sem a necessidade de avaliação final, o aluno que atingir média maior que 7,0 pontos na três avaliações.
Horário de atendimento: Terças: 16:30 às 18:00. quartas: 15:00 às 16:00.
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração: Uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 3 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
DOLABELA, Fernando. Pedagogia empreendedora. São Paulo: Cultura, 2003.
FERREIRA, Naíra S. C.; AGUIAR, Márcia (Orgs.). Gestão da Educação: Impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo: [s.n.], 2004.
PARO, Vitor Henrique. Administração Escolar: Introdução crítica. São Paulo: Cortez, 1993.
SOUZA, Eda Castro Lucas de. Gestão da Aprendizagem. Módulo V. Brasília: SESI-DN, 2003.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

DAVENPORT, Thomas H.; PRUSAK. Laurence. Conhecimento Empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
FARIA, José Henrique de. Economia Política do Poder: Uma crítica da teoria geral da administração. v. 02. Curitiba: Juruá, 2011.
LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Dermeval; SANFELICE, José Luís. Capitalismo, Trabalho e Educação. Campinas: Autores Associados, Histedbr, 2005.
MACHADO, L. M. (coord.); ABRIAN, M. G. (Org.). Administração: e Supervisão Escolar: questões para o novo milênio. São Paulo: Pioneira, 2000.
MESZAROS, István, A Educação para além do Capital. São Paulo: Boitempo, 2008.
MEZOMO, J. C. Gestão da Qualidade Total em Escola: Princípios básicos. Petrópolis: Vozes, 1997.
MOTTA, Fernando C. Prestes; VASCONCELOS, Isabella F. Gouveia de. Teoria Geral da Administração. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
PARK. Kil. H. (coord); DE BONIS. Daniel F; ABUD, Marcelo R. Introdução ao Estudo da Administração. São Paulo: Pioneira, 1997.
PIRES, Valdemir. Economia da Educação: para além do capital humano. São Paulo: Cortez, 2005
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
16/11/2013
16/11/2013
Apresentação da disciplina
22/11/2013
22/11/2013
Pilares do pensamento administrativo
23/11/2013
23/11/2013
A Escola Clássica da Administração
29/11/2013
29/11/2013
A Escola das Relações Humanas
30/11/2013
30/11/2013
Do projeto de Estado ao projeto de Escola
06/12/2013
06/12/2013
Capital Humano, Capital Social e Política Educacional
07/12/2013
07/12/2013
transformação social e educação escolar
13/12/2013
14/12/2013
A Educação para além do Capital
20/12/2013
20/12/2013
Revisão para prova
20/12/2013
20/12/2013
Não Haverá Aula
21/12/2013
21/12/2013
Prova Escrita
10/01/2014
10/01/2014
resultado da Prova
11/01/2014
11/01/2014
Orientação para os seminários
17/01/2014
17/01/2014
Seminário 1: Concepções e processos democráticos
18/01/2014
18/01/2014
Seminário 2: A Gestão participativa na Escola
24/01/2014
24/01/2014
Seminário 3: Liderança em Gestão Escolar
25/01/2014
25/01/2014
Seminário 4: Gestão da cultura e do clima organizacional da escola
31/01/2014
31/01/2014
Seminário 5: A aprendizagem organizacional
01/02/2014
01/02/2014
Seminário 6: O poder na organizações
07/02/2014
07/02/2014
Seminário 7: Gestão no Terceiro Setor
28/02/2014
28/02/2014
Filme Coach Carter
01/03/2014
01/03/2014
Estudo de Caso 01
07/03/2014
07/03/2014
Estudo de Caso
14/03/2014
14/03/2014
encerramento da disciplina
Avaliações
Data Descrição
21/12/2013 1ª Avaliação
01/02/2014 2ª Avaliação
07/03/2014 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Cancelamento de aula 19/12/2013
Retomada das atividades 09/12/2013
Cancelamento de aulas 27/11/2013
Cancelamento de aulas 30/10/2013

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1088 22/07/2024 10:30