Bibliografia:
| ANTONIO, Rosa Maria; SOUZA E SILVA, Irizelda Martins de; CECÍLIO, Maria Aparecida. O neoliberalismo e as políticas educacionais públicas do Brasil a partir da década de 1990. Cadernos de Pesquisa: pensamento educacional, Curitiba, v. 5, n. 10, p. 42-58, maio-ago., 2010. Disponível em: http://www.utp.br/cadernos_de_pesquisa/sumario10.html. Acesso em: set., 2013. ARENDT, Hannah. A crise da educação. In: ______. Entre o passado e o futuro. Trad. Mauro W. Barbosa de Almeida. São Paulo: Perspectiva, 2000. Também disponível em: http://redesocial.unifreire.org/pedagogia-noturno/arquivos/hanna-arendt-a-crise-na-educacao.pdf. Acesso em julho, 2011. AZEVEDO, Janete M. Lins de. A abordagem marxista. In: _____. A educação como política pública. Campinhas (SP): Autores Associados, 1997. (Col. Polêmicas do Nosso Tempo). BERTALANFFY, Ludwig Von. Teoria Geral dos Sistemas: fundamentos, desenvolvimento e aplicações. Petrópolis (RJ): Vozes, 2008. CASSIN, Marcos. Sociedade capitalista e educação: uma leitura dos clássicos da Sociologia. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.32, p.150-157, dez.2008. DEITOS, Roberto Antonio. Liberalismo educacional: o receituário de Milton Friedman. In: ZANARDINI, Isaura Monica Souza; ORSO, Paulino José. Estado, Educação e Sociedade Capitalista. Cascavel: Edunioeste, 2008, p. 25-37. DEWEY, John. Democracia e Educação. Rio de Janeiro: Ática, 2007 DURKHEIM, Emile. Educação moral. Petrópolis (RJ): Vozes, 2008 (Livro 1) FAVERO, Osmar. A educação nas constituintes brasileiras: 1823-1988. Campinas (SP): Autores Associados, 2005. FLORENZANO, Modesto. Sobre as origens e o desenvolvimento do estado moderno no ocidente. Lua Nova, São Paulo, N. 71, p. 11-39, 2007. FRIEDMAN, Milton. Papel do governo na educação. In: _____. Capitalismo e Liberdade. Rio de Janeiro: Arte Nova, 1984. HELLER, Ágnes; FEHÉR, Ferenc. O pêndulo da modernidade. Tempo social: Revista de Sociologia da USP, v.6, n. ½, p. 47-82, 1994. Disponível em: http://www.fflch.usp.br/sociologia/temposocial/pdf/vol06n12/Pendulo.pdf. Acesso em: julho, 2011. HÖFLING, Eloisa de Mattos. Estado e Políticas (Públicas) Sociais. Cadernos Cedes, a. XXI, n. 55, p. 30-41, nov.,2001. MARX, Karl. Crítica ao Programa de Gotha. In: MARX, Karl.; ENGELS, Friedrich. Obras Escolhidas. São Paulo: Editora Alfa-Omega., s.d., p. 39-103; 203-225. (86 p) MARX, Karl.; ENGELS, Friedrich. Textos sobre educação e ensino. 2. ed. São Paulo: Moraes, 1993. OFF, Clauss. Problemas Estruturais do Estado Capitalista. Trad. Bárbara Freitag. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984, p. 122-179; 216-235. ROUANET. Sérgio Paulo. Iluminismo ou barbárie. In: _____. Mal-estar na modernidade: ensios. São Paulo: Companhia das Letras, 1993, p.9-45. ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou Da Educação. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004. (Livro Primeiro). SCHULTZ, Theodore W. O capital humano ? investimento em educação e pesquisa. Trad. Marco Aurélio de Moura Matos. Rio de Janeiro: Zahar, 1973, p. 31-64. SINGER, Paul. Poder, política e educação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n.1, p. 5-15, jan/fev./mar, 1996.Disponível em: http://www.anped.org.br/rbe/rbedigital/RBDE01/RBDE01_03_PAUL_SINGER.pdf. Acesso em: jul., 2011. WEBER, Max. Os letrados chineses. In: ______. Ensaios de Sociologia. Trad. Waltensir Dutra. 4ed. Rio de Janeiro: LTC, 1979, p. 471-502.
|