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PPGPP095 - TÓPICOS DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO - Turma: 01 (2013.2)

Tópicos Aulas
Exposição - O problema da educação no mundo moderno: reflexões sobre as bases da intervenção do Estado. (04/11/2013 - 04/11/2013)
Exposição tendo por base o texto: ARENDT, Hannah. A crise da educação. In: ______. Entre o passado e o futuro. Trad. Mauro W. Barbosa de Almeida. São Paulo: Perspectiva, 2000. Também disponível em: http://redesocial.unifreire.org/pedagogia-noturno/arquivos/hanna-arendt-a-crise-na-educacao.pdf. Acesso em julho, 2011.
Sociedade moderna - legados e dilemas (11/11/2013 - 11/11/2013)
HELLER, Ágnes; FEHÉR, Ferenc. O pêndulo da modernidade. Tempo social: Revista de Sociologia da USP, v.6, n. ½, p. 47-82, 1994. Disponível em: http://www.fflch.usp.br/sociologia/temposocial/pdf/vol06n12/Pendulo.pdf. Acesso em: julho, 2011. ROUANET. Sérgio Paulo. Iluminismo ou barbárie. In: _____. Mal-estar na modernidade: ensios. São Paulo: Companhia das Letras, 1993, p.9-45.
Não Haverá Aula (18/11/2013)

A aula foi reposta em 2 de dezembro, quando foram ministradas 6 horas aula

Educação no Estado Moderno - instrumento da política e forma de conceber a atividade política? (25/11/2013 - 25/11/2013)
FLORENZANO, Modesto. Sobre as origens e o desenvolvimento do estado moderno no ocidente. Lua Nova, São Paulo, N. 71, p. 11-39, 2007. ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou Da Educação. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004. (Livro Primeiro).
Educação em Émile Durkheim - concepção e modelo (02/12/2013 - 02/12/2013)
DURKHEIM, Emile. Educação moral. Petrópolis (RJ): Vozes, 2008 (Livro 1)
“Educação em Max Weber – concepção e modelo” (02/12/2013 - 02/12/2013)
WEBER, Max. Os letrados chineses. In: ______. Ensaios de Sociologia. Trad. Waltensir Dutra. 4ed. Rio de Janeiro: LTC, 1979, p. 471-502.
Educação em Karl Marx - concepção e modelo (09/12/2013 - 09/12/2013)
MARX, Karl. Crítica ao Programa de Gotha. In: MARX, Karl.; ENGELS, Friedrich. Obras Escolhidas. São Paulo: Editora Alfa-Omegas.d., p. 39-103; 203-225. (86 p) MARX, Karl.; ENGELS, Friedrich. Textos sobre educação e ensino. 2. 1d. São Paulo: Moraes, 1993.
Estado e educação - as controvérsias em torno das finalidades e as opões do Brasil (16/12/2013 - 16/12/2013)
SINGER, Paul. Poder, política e educação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n.1, p. 5-15, jan/fev./mar, 1996.Disponível em: http://www.anped.org.br/rbe/rbedigital/RBDE01/RBDE01_03_PAUL_SINGER.pdf. Acesso em: jul., 2011. HÖFLING, Eloisa de Mattos. Estado e Políticas (Públicas) Sociais. Cadernos Cedes, a. XXI, n. 55, p. 30-41, nov.,2001. FAVERO, Osmar. A educação nas constituintes brasileiras: 1823-1988. Campinas (SP): Autores Associados, 2005.
Política Educacional na perspectiva liberal (06/01/2014 - 06/01/2014)
FRIEDMAN, Milton. Papel do governo na educação. In: _____. Capitalismo e Liberdade. Rio de Janeiro: Arte Nova, 1984. DEITOS, Roberto Antonio. Liberalismo educacional: o receituário de Milton Friedman. In: ZANARDINI, Isaura Monica Souza; ORSO, Paulino José. Estado, Educação e Sociedade Capitalista. Cascavel: Edunioeste, 2008, p. 25-37. ANTONIO, Rosa Maria; SOUZA E SILVA, Irizelda Martins de; CECÍLIO, Maria Aparecida. O neoliberalismo e as políticas educacionais públicas do Brasil a partir da década de 1990. Cadernos de Pesquisa: pensamento educacional, Curitiba, v. 5, n. 10, p. 42-58, maio-ago., 2010. Disponível em: http://www.utp.br/cadernos_de_pesquisa/sumario10.html. Acesso em: set., 2013.
Política de educação na perspectiva de marxistas (13/01/2014 - 13/01/2014)
OFF, Clauss. Problemas Estruturais do Estado Capitalista. Trad. Bárbara Freitag. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984, p. 122-179; 216-235. AZEVEDO, Janete M. Lins de. A abordagem marxista. In: _____. A educação como política pública. Campinhas (SP): Autores Associados, 1997. (Col. Polêmicas do Nosso Tempo).
Teoria do capital humano e a política de educação - teoria e influência na política de educação no Brasil (20/01/2014 - 27/01/2014)
SCHULTZ, Theodore W. O capital humano ? investimento em educação e pesquisa. Trad. Marco Aurélio de Moura Matos. Rio de Janeiro: Zahar, 1973, p. 31-64.
Educação para a democracia - pensamento de John Dewey - teoria e influência no Brasil (03/02/2014 - 03/02/2014)
DEWEY, John. Democracia e Educação. Rio de Janeiro: Ática, 2007
Educação para a democracia – pensamento de John Dewey – teoria e influência no Brasil (17/02/2014 - 17/02/2014)
DEWEY, John. Democracia e Educação. Rio de Janeiro: Ática, 2007
A política de educação numa visão sistêmica - teoria e influência no Brasil (24/02/2014 - 24/02/2014)
BERTALANFFY, Ludwig Von. Teoria Geral dos Sistemas: fundamentos, desenvolvimento e aplicações. Petrópolis (RJ): Vozes, 2008. (texto de apoio) FARINHA, José. Abordagem sistêmica em educação - uma Perspectiva em Filosofia da Educação. Porto, Disponível em: http://w3.ualg.pt/~jfarinha/activ_docente/famcomintdef/matpedag/fe_trab.pdf. Acesso em: jul., 2011.
Frequências da Turma
# Matrícula NOV DEZ JAN FEV Total
04 11 25 02 09 16 06 13 20 27 03 17 24
1 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 3
2 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4
4 201310**** 0 0 0 0 0 0 4 0 4 0 0 0 0 8
5 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201310**** 8,2 8.2 0 AM
2 201310**** 7,6 7.6 0 AM
3 201310**** 7,1 7.1 0 AM
4 201310**** 7,0 7.0 4 AM
5 201310**** 7,1 7.1 8 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Problematização da educação na sociedade moderna, situando-a neste contexto em relação às demandas e condicionantes que esta lhe impôs e em relação ao Estado.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: O curso será desenvolvido através de aulas expositivas, a serem ministradas pela professora, seminários e debates sob a responsabilidade dos alunos. Cada aluno apresentará dois seminários, abordando temas da Unidade III.
? Os seminários terão duração aproximada de uma hora e meia, seguidos de participação da professora e debates.
? EXIGE-SE: que os responsáveis pelos seminários elaborem um roteiro de exposição.
Para garantir um curso dinâmico e discussões proveitosas, recomendamos ainda:
a. Que todos façam as leituras indicadas.
b. A aquisição das obras indicadas, pois ainda que apenas uma parte seja trabalhada é importante a leitura/contato com a obra. A Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castelo Branco dispõe de várias delas, visite-a.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Teremos 3 avaliações:
1ª: Seminário com uma das teorias da UNIDADE III.1;
2ª: Seminário com uma política educacional identificando a influência da(s) teoria(s) enfocada(s) na UNIDADE III.2:
3ª: Elaboração de ensaio analisando uma Política Educacional a partir de uma das teorias estudadas.
 DATA DE ENTREGA: ATÉ 20 DIAS APÓS A CONCLUSÃO DA III UNIDADE (data provável 17 de março de 2004).
Horário de atendimento: 3ª feira das 16 às 18 horas
Bibliografia: ANTONIO, Rosa Maria; SOUZA E SILVA, Irizelda Martins de; CECÍLIO, Maria Aparecida. O neoliberalismo e as políticas educacionais públicas do Brasil a partir da década de 1990. Cadernos de Pesquisa: pensamento educacional, Curitiba, v. 5, n. 10, p. 42-58, maio-ago., 2010. Disponível em: http://www.utp.br/cadernos_de_pesquisa/sumario10.html. Acesso em: set., 2013.
ARENDT, Hannah. A crise da educação. In: ______. Entre o passado e o futuro. Trad. Mauro W. Barbosa de Almeida. São Paulo: Perspectiva, 2000. Também disponível em: http://redesocial.unifreire.org/pedagogia-noturno/arquivos/hanna-arendt-a-crise-na-educacao.pdf. Acesso em julho, 2011.
AZEVEDO, Janete M. Lins de. A abordagem marxista. In: _____. A educação como política pública. Campinhas (SP): Autores Associados, 1997. (Col. Polêmicas do Nosso Tempo).
BERTALANFFY, Ludwig Von. Teoria Geral dos Sistemas: fundamentos, desenvolvimento e aplicações. Petrópolis (RJ): Vozes, 2008.
CASSIN, Marcos. Sociedade capitalista e educação: uma leitura dos clássicos da Sociologia. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.32, p.150-157, dez.2008.
DEITOS, Roberto Antonio. Liberalismo educacional: o receituário de Milton Friedman. In: ZANARDINI, Isaura Monica Souza; ORSO, Paulino José. Estado, Educação e Sociedade Capitalista. Cascavel: Edunioeste, 2008, p. 25-37.
DEWEY, John. Democracia e Educação. Rio de Janeiro: Ática, 2007
DURKHEIM, Emile. Educação moral. Petrópolis (RJ): Vozes, 2008 (Livro 1)
FAVERO, Osmar. A educação nas constituintes brasileiras: 1823-1988. Campinas (SP): Autores Associados, 2005.
FLORENZANO, Modesto. Sobre as origens e o desenvolvimento do estado moderno no ocidente. Lua Nova, São Paulo, N. 71, p. 11-39, 2007.
FRIEDMAN, Milton. Papel do governo na educação. In: _____. Capitalismo e Liberdade. Rio de Janeiro: Arte Nova, 1984.
HELLER, Ágnes; FEHÉR, Ferenc. O pêndulo da modernidade. Tempo social: Revista de Sociologia da USP, v.6, n. ½, p. 47-82, 1994. Disponível em: http://www.fflch.usp.br/sociologia/temposocial/pdf/vol06n12/Pendulo.pdf. Acesso em: julho, 2011.
HÖFLING, Eloisa de Mattos. Estado e Políticas (Públicas) Sociais. Cadernos Cedes, a. XXI, n. 55, p. 30-41, nov.,2001.
MARX, Karl. Crítica ao Programa de Gotha. In: MARX, Karl.; ENGELS, Friedrich. Obras Escolhidas. São Paulo: Editora Alfa-Omega., s.d., p. 39-103; 203-225. (86 p)
MARX, Karl.; ENGELS, Friedrich. Textos sobre educação e ensino. 2. ed. São Paulo: Moraes, 1993.
OFF, Clauss. Problemas Estruturais do Estado Capitalista. Trad. Bárbara Freitag. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984, p. 122-179; 216-235.
ROUANET. Sérgio Paulo. Iluminismo ou barbárie. In: _____. Mal-estar na modernidade: ensios. São Paulo: Companhia das Letras, 1993, p.9-45.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou Da Educação. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004. (Livro Primeiro).
SCHULTZ, Theodore W. O capital humano ? investimento em educação e pesquisa. Trad. Marco Aurélio de Moura Matos. Rio de Janeiro: Zahar, 1973, p. 31-64.
SINGER, Paul. Poder, política e educação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n.1, p. 5-15, jan/fev./mar, 1996.Disponível em: http://www.anped.org.br/rbe/rbedigital/RBDE01/RBDE01_03_PAUL_SINGER.pdf. Acesso em: jul., 2011.
WEBER, Max. Os letrados chineses. In: ______. Ensaios de Sociologia. Trad. Waltensir Dutra. 4ed. Rio de Janeiro: LTC, 1979, p. 471-502.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
04/11/2013
04/11/2013
Exposição - O problema da educação no mundo moderno: reflexões sobre as bases da intervenção do Estado.
11/11/2013
11/11/2013
Sociedade moderna - legados e dilemas
18/11/2013
18/11/2013
Não Haverá Aula
25/11/2013
25/11/2013
Educação no Estado Moderno - instrumento da política e forma de conceber a atividade política?
02/12/2013
02/12/2013
“Educação em Max Weber – concepção e modelo”
02/12/2013
02/12/2013
Educação em Émile Durkheim - concepção e modelo
09/12/2013
09/12/2013
Educação em Karl Marx - concepção e modelo
16/12/2013
16/12/2013
Estado e educação - as controvérsias em torno das finalidades e as opões do Brasil
06/01/2014
06/01/2014
Política Educacional na perspectiva liberal
13/01/2014
13/01/2014
Política de educação na perspectiva de marxistas
20/01/2014
27/01/2014
Teoria do capital humano e a política de educação - teoria e influência na política de educação no Brasil
03/02/2014
03/02/2014
Educação para a democracia - pensamento de John Dewey - teoria e influência no Brasil
17/02/2014
17/02/2014
Educação para a democracia – pensamento de John Dewey – teoria e influência no Brasil
24/02/2014
24/02/2014
A política de educação numa visão sistêmica - teoria e influência no Brasil
Avaliações
Data Descrição
03/03/2014 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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