Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
1 - EMENTA
Conceitos básicos de Estatística: população e amostra, censo e amostragem. Tipos de variáveis. Organização e apresentação de dados. Medidas de tendência central e de variabilidade. Noções de probabilidade: Distribuição Normal. Noções de amostragem. Inferência estatística: estimação, testes de hipóteses paramétricos e não paramétricos, análise de correlação e multivariada.
2 OBJETIVOS
(1) Capacitar o aluno em conhecimentos básico em estatística e seu uso em Psicologia (2) Capacitar o aluno para que seja capaz de desenvolver leitura e compreensão de textos científicos que contenham análise de dados estatísticos; (3) fazer com que o aluno seja capaz de utilizar e avaliar, criticamente, a utilização e interpretação de análise de dados; (4) dar oportunidade para o aluno ter conhecimento básico num dos pacotes estatísticos estatísticos mais utilizados em Psicologia, o SPSS.
|
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
4 PROCEDIMENTO DE ENSINO
A disciplina será dada através de: (a) aulas expositivas sobre temas específicos; (b) acompanhamento do uso do Software; e (c) debates em sala de aula.
5 SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO
A avaliação constará de três avaliações, duas provas e um trabalho. Todas as atividades de exame serão individuais, menos o trabalho que será em grupo, caso aconteça, e ocorrerão em horário regular da disciplina, ocupando no máximo o período de duas aulas consecutivas. Estará aprovado o aluno que reunir dois requisitos fundamentais: (1) obtiver 75% de presença efetiva em sala de aula. A cada duas aulas serão realizadas as chamadas para observação da presença do aluno; e (2) obtiver média final 6,0 (seis), considerando todos os exames e a prova final, ou média 7,0, sem ter a necessidade de se apresentar ao exame final. Demandam-se 12 pontos para ter direito à prova final. As reposições que por ventura forem necessárias realizar-se acontecerá no sábado seguinte ao deferimento da justificativa do não comparecimento a avaliação normal, impreterivelmente às 7 da manhã.
|
Horário de atendimento:
| |
Bibliografia:
| Obrigatórias:
Bisquerra, R., Sarriera, J. C., Matínez, F. (2004). Introdução à Estatística: Enfoque informático com o pacote estatístico SPSS. Porto Alegre: Artmed. Dancey C. P. & Reidy, J. (2006). Estatística sem matemática para psicologia. Porto Alegre: Armed. Field, A. (2009). Descobrindo a estatística usando o SPSS. Porto Alegre: Armed. Levin, J. (1987) Estatística aplicada às ciências humanas. São Paulo: Harbra. Pasquali, Luiz (2003). Psicometria: teoria dos testes na psicologia e na educação. Rio de Janeiro: Vozes.
Complementares:
Barbetta, P. A. (1994). Estatística aplicada às ciências sociais. Florianópolis: UFSC. Bunchaft, G. (2001). Estatística sem mistérios. Petrópolis: Vozes. Triola, M. F. (1999). Introdução à estatística. Rio de Janeiro: LTC. |