Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação do rendimento acadêmico será feita por meio do acompanhamento contínuo do desempenho do aluno, sob forma de prova escrita, oral ou prática, trabalho de pesquisa, de campo, individual ou em grupo, seminário ou outros instrumentos constantes no plano de disciplina, conforme a Resolução nº 177/2012 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPI - CEPEX de 5 de novembro de 2012(Regulamenta a verificação do rendimento escolar nos cursos de graduação da UFPI). Conforme esta Resolução, os resultados das avaliações serão expressos por nota, obedecendo a uma escala de 0 (zero) a 10 (dez). O aluno que obtiver média igual ou superior a 7 (sete) e frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) das aula, estará aprovado; o aluno que obtiver média inferior a 7 (sete) e igual ou superior a 4 (quatro), será submetido a exame final, sendo considerado aprovado, nesta fase, o aluno que obtiver média aritmética igual ou superior a 6 (seis). |
Bibliografia:
| BRITO, I.S. História da Educação no Piauí. Teresina: EDUFPI, 1996. COSTA FILHO, Alcebíades. A escola do Sertão: ensino e sociedade no Piauí, 1950-1880. Teresina: Fundação Cultural Monsenhor Chaves, 2006. GADOTTI, Moacir. História das ideias pedagógicas. São Paulo: Editora Ática, 1993. GHIRALDELLI JR., Paulo. História da educação. São Paulo: Cortez, 1990. LUZURIAGA, L. História da Educação e da Pedagogia. 10 ed. Tradução: Luiz Damasco Penna e J.B. Damasco Penna. São Paulo: Editora Nacional, 1978. MANACORDA, Mário A. Historia da educação: da antiguidade aos nossos dias. Tradução: Caetano Lo Mônaco. São Paulo: Cortez Editora/ Autores Associados, 2000. NUNES, Ruy A. da C. Evolução da Instituição Escolar. In: Estrutura e Funcionamento da Educação Básica. 2ª. Ed. São Paulo: Pioneira, 1989.
BIOBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ARANHA, Maria Lúcia de A. História da Educação e da Pedagogia: geral e Brasil. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2006. _______. Historia da educação. São Paulo: Moderna, 1996. CAMBI, Franco. História da pedagogia. Tradução de Álvaro Lorencini. São Paulo: Fundação Editora da UNESP (FEU), 1999. GAL, Roger. História da educação. Tradução de Álvaro Cabral. São Paulo: Martins Fontes, 1989. PONCE, A. Educação e luta de Classe. Tradução José Severo de Camargo Pereira. São Paulo: Cortez Editora/ Autores Associados, 1996. ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da Educação no Brasil: 1930-1973. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998. GAUTHIER, Clermont; TARDIF, Maurice [Orgs.] A pedagogia: teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias. Trad. Lucy Magalhães, 2ª. Ed. Petrópolis: Vozes, 2013. GILES, Thomas Ranson. História da educação. São Paulo: EPU, 1987. LOPES, Eliana Marta Teixeira. Perspectivas históricas da educação. 2 ed. São Paulo: Ática, 1986. SAVIANI, Demerval; LOMBARDI, José Claudinei; SANFELICE, José Luís (Orgs.). História e História da Educação: o debate teórico-metodológico atual.
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