-

CMR0016 - FILOSOFIA DA EDUCACAO - Turma: 01 (2013.2)

Tópicos Aulas
Apresentação do plano de ensino e dos objetivos gerais da disciplina: filosofia e educação. (04/11/2013 - 04/11/2013)
Quando a escola é a aldeia: leitura comentada de Carlos Rodrigues Brandão. (05/11/2013 - 05/11/2013)
Exercício escrito e em equipe sobre a diferença entre educação das sociedades primitivas e a inovação dos gregos. em quem devemos nos apoiar? (11/11/2013 - 11/11/2013)
A educação na Grécia antiga, "Paideia" e a educação no período Romano. (12/11/2013 - 12/11/2013)
Aula 4 (18/11/2013 - 18/11/2013)
Aula 5 (19/11/2013 - 19/11/2013)
Aula 6 (25/11/2013 - 25/11/2013)
Aula 7 (26/11/2013 - 26/11/2013)
Aula 8 (02/12/2013 - 02/12/2013)
Aula 9 (03/12/2013 - 03/12/2013)
Aula 10 (09/12/2013 - 09/12/2013)
Aula 11 (10/12/2013 - 10/12/2013)
Aula 12 (16/12/2013 - 16/12/2013)
Aula 13 (17/12/2013 - 17/12/2013)
Aula 14 (23/12/2013 - 23/12/2013)
Aula 15 (24/12/2013 - 24/12/2013)
Aula 16 (30/12/2013 - 30/12/2013)
Aula 17 (31/12/2013 - 31/12/2013)
Aula 18 (06/01/2014 - 06/01/2014)
Aula 19 (07/01/2014 - 07/01/2014)
Aula 20 (13/01/2014 - 13/01/2014)
Aula 21 (14/01/2014 - 14/01/2014)
Aula 22 (20/01/2014 - 20/01/2014)
Aula 23 (21/01/2014 - 21/01/2014)
Aula 24 (27/01/2014 - 27/01/2014)
Aula 25 (28/01/2014 - 28/01/2014)
Aula 26 (03/02/2014 - 03/02/2014)
Aula 27 (04/02/2014 - 04/02/2014)
Aula 28 (10/02/2014 - 10/02/2014)
Aula 29 (11/02/2014 - 11/02/2014)
Aula 30 (17/02/2014 - 17/02/2014)
Aula 31 (18/02/2014 - 18/02/2014)
Aula 32 (24/02/2014 - 24/02/2014)
Frequências da Turma
# Matrícula OUT NOV DEZ JAN FEV MAR Total
29 04 05 11 12 18 19 25 26 02 03 09 10 16 17 07 13 14 20 21 27 28 03 04 10 11 17 18 24 25 10 11 17 18
1 201395**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
2 201396**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
3 201394**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 201395**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
5 201394**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
6 201394**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
7 201394**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 2 2 0 0 2 0 2 2 2 2 0 2 0 0 0 0 0 0 20
8 201395**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
9 201395**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 4
10 201395**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
11 201395**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
12 201394**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 10
13 201394**** 0 2 2 2 2 2 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 2 2 0 0 2 0 2 2 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 30
14 201395**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
15 201396**** 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
16 201395**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
17 201394**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 201396**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 8
19 201395**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 201395**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 201394**** 0 2 2 2 2 0 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 2 2 0 0 2 0 2 2 2 2 0 2 0 0 0 0 0 0 30
22 201395**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
23 201395**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
24 201395**** 0 0 2 0 2 2 0 0 2 2 2 0 0 0 2 0 0 2 0 0 2 0 2 2 2 0 2 2 0 0 0 0 0 0 28
25 201396**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
26 201394**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 2 0 0 0 0 0 0 8
27 201395**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
28 201396**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
29 201396**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 2 2 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 14
30 201395**** 0 0 2 2 0 2 0 0 2 2 2 0 0 0 2 0 2 2 0 0 2 0 2 2 2 2 2 2 0 0 0 0 0 0 32
31 201396**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
32 201395**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
33 201396**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
34 201395**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
35 201394**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
36 201395**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 6
37 201394**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
38 201395**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 4
39 201395**** 0 2 2 2 0 2 0 0 2 2 2 0 0 0 2 0 2 2 0 0 2 0 2 2 2 2 0 2 0 0 0 0 0 0 32
40 201395**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
41 201394**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
42 201395**** 0 2 2 2 2 2 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 2 2 0 0 2 0 2 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 30
43 201395**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
44 201395**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201395**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
2 201394**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
3 201395**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 201395**** 10,0 8,5 9,0 9.2 0 AM
5 201395**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
6 201395**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
7 201396**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
8 201396**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
9 201394**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
10 201394**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
11 201395**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
12 201395**** 8,5 10,0 10,0 9.5 0 AM
13 201394**** 10,0 7,0 8,0 8.3 0 AM
14 201396**** 10,0 7,0 8,0 8.3 0 AM
15 201395**** 10,0 7,0 8,0 8.3 0 AM
16 201394**** 9,0 8,0 8,0 8.3 0 AM
17 201395**** 10,0 9,0 9,0 9.3 0 AM
18 201395**** 8,5 7,0 10,0 8.5 0 AM
19 201394**** 10,0 7,0 8,5 8.5 0 AM
20 201394**** 10,0 8,0 8,0 8.7 0 AM
21 201395**** 8,5 7,0 8,0 7.8 0 AM
22 201395**** 9,0 8,5 8,5 8.7 0 AM
23 201396**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
24 201395**** 8,5 9,0 8,0 8.5 0 AM
25 201395**** 8,5 9,0 10,0 9.2 0 AM
26 201396**** 10,0 7,0 8,0 8.3 0 AM
27 201395**** 8,5 10,0 10,0 9.5 0 AM
28 201396**** 9,0 7,0 8,0 8.0 0 AM
29 201395**** 10,0 9,0 9,0 9.3 0 AM
30 201394**** 10,0 8,5 8,0 8.8 0 AM
31 201396**** 8,5 10,0 9,0 9.2 0 AM
32 201395**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
33 201394**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
34 201395**** 10,0 7,5 9,0 8.8 0 AM
35 201395**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
36 201395**** 9,0 8,0 10,0 9.0 0 AM
37 201394**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
38 201395**** 10,0 8,5 10,0 9.5 0 AM
39 201395**** 9,0 8,5 9,0 8.8 0 AM
40 201394**** 8,5 9,0 8,5 8.7 0 AM
41 201395**** 9,0 7,5 8,0 8.2 0 AM
42 201396**** 8,5 9,0 9,0 8.8 0 AM
43 201395**** 8,5 8,0 8,0 8.2 0 AM
44 201394**** 10,0 7,0 10,0 9.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: 1.Filosofia e filosofia da Educação: concepções e especificidades da Filosofia; concepções de Educação; tarefas da Filosofia da Educação; relação entre Educação, Pedagogia, ensino; 2.Filosofia da Educação do/a professor/a; 3.Ideologia e educação; 4.Tendências pedagógicas da Educação Brasileira
Objetivos: Desenvolver uma postura crítica diante da realidade educacional brasileira; Contribuir para a compreensao, a importância e a necessidade da reflexao filosófica na formaçao do educador; Discutir sobre a ideologia na sociedade e, particularmente, na área educacional brasileira; Analisar as tendencias pedagógicas da Educaçao Brasileira, identificando seus pressupostos sócio-político e filosófico.
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Objetivo Geral
Refletir sobre os fundamentos filosóficos da educação ao longo da história intelectual do ocidente. No desenvolvimento da cultura ocidental a educação sempre gerou questionamentos por parte dos filósofos, o principal objetivo da disciplina será, portanto, o de fornecer ferramentas conceptuais para a compreensão dos problemas teóricos e filosóficos que a educação envolve e também aguçar a percepção sobre os debates contemporâneos acerca da Filosofia da Educação.

Objetivo Específico:
Tornar possível uma postura consciente sobre a natureza da educação enquanto um fenômeno cultural e intelectual complexo levando-se em conta, para isso, o desenvolvimento histórico da Filosofia da Educação.


Conteúdo Programático

I – Definição da área de investigação: O que é a Filosofia da Educação.
II – A educação no período Clássico: O surgimento da Filosofia na Grécia antiga; Platão como o primeiro pedagogo. (Texto base: Livro XVII, A República); Os docentes; Difusão da escola e o ginásio; A aprendizagem. A educação em Roma: A educação na Família; A escola e seus ensinamentos; O mestre e a escola.
Avaliação escrita
III – A educação na Idade Média: Decadência da Cultura Clássica; As escolas nos bispados e nos mosteiros; A escolástica; Influência da Igreja; A universidade; As confissões de santo Agostinho.
IV – A educação no Período Moderno: A cultura renascentista; Educação iluminista; Revolução Francesa e Americana; Rousseau e o retorno a natureza.
Avaliação Escrita
V – A educação no século XX: Nietzsche como educador; Dewey e o valor da experiência; Piaget: infância e conhecimento; O pensamento pedagógico brasileiro: Anísio Teixeira e o ensino para a democracia; Bertha Lutz: educação e feminismo.
Seminário (Apresentação de trabalho em equipe)
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem:
A disciplina transcorrerá de acordo com o andamento de aulas expositivas dialogadas e com o desenvolvimento de debates coletivos acerca dos temas.
Horário de atendimento:
Bibliografia: Bibliografia básica:
CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. 13ed. São Paulo: Ática, 2006.
MARCONDES, D. Iniciação à história da filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.
LUCKESI, C. Filosofia da Educação. São Paulo: Eidtora Cortez, 1994.

Bibliografia complementar:
DEWEY, J. Experiência e educação. Petrópolis: Vozes, 2010.
LOBO, Y. Bertha Lutz. In.: Col. Educadores. Brasília: MEC, 2010.
NUNES, C. Anísio Teixeira. In.: Col. Educadores. Brasília: MEC, 2010.
MANACORDA, M. História da Educação. São Paulo: Editora Cortez, 2010.
MUNARI, A. Jean Piaget. Trad. Daniele Saheb. In.: Col. Educadores. Brasília: MEC, 2010.
ROUSSEU, J. J. Emílio ou da educação. Trad. Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
04/11/2013
04/11/2013
Apresentação do plano de ensino e dos objetivos gerais da disciplina: filosofia e educação.
05/11/2013
05/11/2013
Quando a escola é a aldeia: leitura comentada de Carlos Rodrigues Brandão.
11/11/2013
11/11/2013
Exercício escrito e em equipe sobre a diferença entre educação das sociedades primitivas e a inovação dos gregos. em quem devemos nos apoiar?
12/11/2013
12/11/2013
A educação na Grécia antiga, "Paideia" e a educação no período Romano.
18/11/2013
18/11/2013
Aula 4
19/11/2013
19/11/2013
Aula 5
25/11/2013
25/11/2013
Aula 6
26/11/2013
26/11/2013
Aula 7
02/12/2013
02/12/2013
Aula 8
03/12/2013
03/12/2013
Aula 9
09/12/2013
09/12/2013
Aula 10
10/12/2013
10/12/2013
Aula 11
16/12/2013
16/12/2013
Aula 12
17/12/2013
17/12/2013
Aula 13
23/12/2013
23/12/2013
Aula 14
24/12/2013
24/12/2013
Aula 15
30/12/2013
30/12/2013
Aula 16
31/12/2013
31/12/2013
Aula 17
06/01/2014
06/01/2014
Aula 18
07/01/2014
07/01/2014
Aula 19
13/01/2014
13/01/2014
Aula 20
14/01/2014
14/01/2014
Aula 21
20/01/2014
20/01/2014
Aula 22
21/01/2014
21/01/2014
Aula 23
27/01/2014
27/01/2014
Aula 24
28/01/2014
28/01/2014
Aula 25
03/02/2014
03/02/2014
Aula 26
04/02/2014
04/02/2014
Aula 27
10/02/2014
10/02/2014
Aula 28
11/02/2014
11/02/2014
Aula 29
17/02/2014
17/02/2014
Aula 30
18/02/2014
18/02/2014
Aula 31
24/02/2014
24/02/2014
Aula 32
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1088 22/07/2024 11:36