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PPGCOM034 - TÓPICOS ESPECIAIS EM PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO II - Turma: 01 (2013.2)

Tópicos Aulas
discussão sobre plano de curso (17/09/2013 - 17/09/2013)

Discussão sobre plano de curso

Discussão sobre bibliografia

   marxismo e filosofia da linguagem 
texto para discussão em 08/10: capítulo 06 - a interação verbal
subjetividade (17/09/2013 - 08/10/2013)

Subjetividade: conceitos, autores

subjetividade (22/10/2013 - 17/12/2013)

Subjetividade em Bakhtin

Subjetividade em Stephenson

Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT Total
17 24 01 08 22 29
1 201310**** 0 4 0 4 0 4 12
2 201310**** 0 0 0 0 0 0 0
3 201310**** 0 0 0 0 0 0 0
4 201310**** 0 0 0 0 0 0 0
5 201310**** 0 4 0 0 2 0 6
6 201310**** 0 0 0 0 0 0 0
7 201310**** 0 0 0 0 4 0 4
8 201310**** 0 0 0 4 0 0 4
9 201310**** 0 0 0 0 4 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201310**** 9,3 9.3 0 AM
2 201310**** 9,0 9.0 4 AM
3 201310**** 9,5 9.5 0 AM
4 201310**** 9,5 9.5 4 AM
5 201310**** 9,0 9.0 0 AM
6 201310**** 0,0 0.0 12 RF
7 201310**** 0,0 0.0 0 RN
8 201310**** 9,0 9.0 6 AM
9 201310**** 0,0 0.0 4 RN

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Estuda a produção de sentidos em suas dimensões enunciativas no campo midiático. Busca compreender a topologia dos dispositivos de enunciação: acordos e impasses nos campos de produção de sentidos. Investiga o universo de concorrência simbólica e os sentidos em oferta. Os discursos autorizados e assimetrias na configuração dos lugares sociais de fala: acordos e subjetivação na negociação de sentidos. A ideia de mediação: transitividade e transitoriedade na configuração dos discursos. A perspectiva discursiva para a abordagem estratégica de esclarecimento e de mudanças sociais.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aulas expositivas, leitura e discussão de textos e realização de seminários
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Realização de um seminário individual

Entrega de artigo científico individual
Horário de atendimento: 8 às 12hs, na sexta-feira
Bibliografia: ALVES-MAZZOTTI, A. J. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1998.

BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética. São Paulo: Hucitec, 1988.

______.O autor e o herói. In: ______. Estética da criação verbal. 2. ed. São Paulo: 1997a. p. 23-215.

______. Problemas da poética de Dostoiévski. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997b.

BAKHTIN, Mikhail M.; VOLOSHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico nas ciências da linguagem. 11.ed. São Paulo: Hucitec, 2004.

BARBOSA, Maria Núbia. O Discurso Pedagógico na Educação Tecnológica (dissertação). Universidade Federal tecnológica do Paraná, Curitiba: 2001

BIGRAS, Marc e DESSEN, Maria Auxiliadora. O Método Q na avaliação psicológica: utilizando a família como ilustração. Aval. psicol. [online]. 2002, vol.1, n.2.

CLARK, Katerina; HOLQUIST, Michael. Micail Bakhtin. São Paulo: Perspectiva, 1998

LAGO, Adriano; et al. Principais causas do não associativismo entre agricultores familiares do Município de Nova Palma (RS, Brasil) e Estratégias. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil Disponivel em: <http://www.sober.org.br/palestra/5/310.pdf >. Acesso em: 21 de marco 2013.

MACHADO, Irene A. O Romance e a voz - A prosaica dialógica de Bakhtin. São Paulo: Imago/FAPESP, 2001.

MARCONDES FILHO, Ciro. Comunicação, uma ciência anexata e contudo rigorosa. In: SAID, Gustavo. Comunicação: Novo objeto, novas teorias? Teresina: Edufpi, 2008.

STEPHENSON, William. How to make a good cup of tea. In: BROWN, Steven. Operant Subjectivity - the Q Methodology newslleter. Ohio: Kent State University, 1987.

______. Intentionality: or how do buy a loaf of bread. Operant Subjectivity - journal of the international society for the scientific study of subjectivity. Ohio: Kent State University, 1993.

______. Consciring: a general theory for subjective communicability. In: D. Nimm (Ed.), Communication yearbook 4 (pp 7-36). News Brunswick, NJ: Transaction Books, 1980.

OLIVEIRA, Miria Gomes de. Linguagem e os Processos de formação do Sujeito: implicações para uma sala de aula de leitura de textos shakespeareanos. Disponivel em <http://intranet.ufsj.edu.br/rep_sysweb/File/vertentes/Vertentes_31/miria_gomes.p
df> Acesso em 10/11/2012

Roman, L. G., & Apple, M. W. (1990). Is naturalism a move away from positivism? Materialist and feminist approaches to subjectivity in ethnographic research. In E. W. Eisner & A. Peshkin (Eds.), Qualitative inquiry in education (pp. 38-74). New York: Teachers College Press.

TEZZA, C. A construção das vozes no romance. In: BRAIT, Beth (Org.). Bakhtin, dialogismo e construção do sentido. Campinas: Ed. da Unicamp, 1996. p. 219-226

WOLF, Amanda. Q Methodology and its applications: reflections on Theory. In: Operant Subjectivity - the international journal of Q methodology. Ohio: Kent State University, 2011.





Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
17/09/2013
17/09/2013
discussão sobre plano de curso
17/09/2013
08/10/2013
subjetividade
22/10/2013
17/12/2013
subjetividade
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
aula do prof. Mike 31/12/2013
entrega do artigo 19/12/2013
aula do prof. Mike 17/12/2013
seminários 22/10/2013
planejamento da disciplina 08/10/2013
texto para próxima aula 02/10/2013
início da disciplina 29/08/2013

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1054 29/03/2024 10:32