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CBT0036 - FUNDAMENTOS DE MARKETING - Turma: 02 (2013.2)

Tópicos Aulas
2. Ambiente de Marketing e sua correlação com o Turismo (04/11/2013 - 04/11/2013)
3. Conceituando Marketing (06/11/2013 - 06/11/2013)
4. Marketing: características e funções (11/11/2013 - 11/11/2013)
5. A gestão de Marketing (13/11/2013 - 13/11/2013)
6. Os aspectos de Marketing (18/11/2013 - 18/11/2013)
7. Diferencial competitivo no mundo do marketing (20/11/2013 - 20/11/2013)
8. Marketing e a concepção de valor (25/11/2013 - 25/11/2013)
   Material das aulas 
9. Valor para o cliente (27/11/2013 - 27/11/2013)
10. Avaliação Discente (02/12/2013 - 02/12/2013)
11. Macroambiente de marketing (04/12/2013 - 04/12/2013)
12. Microambiente de marketing (09/12/2013 - 09/12/2013)
    
Inicia em 09/12/2013 às 20h 0 e finaliza em 17/12/2013 às 23h 59
13. Matriz SWOT (11/12/2013 - 11/12/2013)
14. Necessidades versus desejo (16/12/2013 - 16/12/2013)
15. Demanda e marketing (18/12/2013 - 18/12/2013)
    
Inicia em 22/01/2014 às 20h 0 e finaliza em 29/01/2014 às 23h 0
Recesso Natalino (23/12/2013 - 23/12/2013)
Recesso Natalino (25/12/2013 - 25/12/2013)
Recesso Natalino (30/12/2013 - 30/12/2013)
Férias Docentes (01/01/2014 - 01/01/2014)
Férias Docentes (06/01/2014 - 06/01/2014)
16. Valor, custo e satisfação (08/01/2014 - 08/01/2014)
17. Relação custo-benefício no marketing (13/01/2014 - 13/01/2014)
18. Definição de valor e satisfação para o cliente (15/01/2014 - 15/01/2014)
19. Atração e retenção de clientes (20/01/2014 - 20/01/2014)
20. Avaliação Discente (22/01/2014 - 22/01/2014)
21. Segmentação de mercado (27/01/2014 - 27/01/2014)
22. Marketing de massa, de nicho e individual (29/01/2014 - 29/01/2014)
23. Bases para a segmentação de mercados de consumo (03/02/2014 - 03/02/2014)
24. Comportamento do consumidor (05/02/2014 - 05/02/2014)
25. Comportamento do consumidor: papéis da compra (10/02/2014 - 10/02/2014)
26. Composto de marketing: conceituação e aspectos (12/02/2014 - 12/02/2014)
27. Composto de marketing: Produto e Preço (17/02/2014 - 17/02/2014)
28. Composto de marketing: Praça e Promoção (19/02/2014 - 19/02/2014)
29. Marketing contemporâneo (24/02/2014 - 24/02/2014)
30. Avaliação Discente (26/02/2014 - 26/02/2014)
Frequências da Turma
# Matrícula OUT NOV DEZ JAN FEV Total
30 04 06 11 13 18 20 25 27 02 04 09 11 16 18 08 13 15 20 22 27 29 03 05 10 12 17 19 24 26
1 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2
2 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 6
3 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2
4 20115**** 0 0 2 2 2 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 14
5 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 20116**** 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
7 20116**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
8 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 6
9 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 20062**** 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
11 20116**** 0 0 0 2 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 5
12 20116**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
13 20084**** 0 0 2 0 0 2 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 48
14 20116**** 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 2 0 2 0 0 0 0 0 12
15 20094**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 8
16 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
17 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 6
18 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
19 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 2 0 0 12
22 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 4
23 20116**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 4
24 20115**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
25 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
26 20115**** 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 10
27 201011**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 2 0 0 0 6
28 20115**** 0 0 0 0 2 2 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 46
29 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 6
30 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 4
31 20116**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 2 0 0 2 0 2 0 0 0 14
32 20116**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 8
33 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 8
34 20115**** 0 0 2 2 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
35 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 0 0 0 0 10
36 20116**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 8
37 20116**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
38 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 6
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 20115**** 9,0 8,0 9,8 8.9 2 AM
2 20116**** 6,4 6,5 9,2 7.4 6 AM
3 20115**** 6,8 8,0 9,7 8.2 6 AM
4 20116**** 8,8 7,0 8,3 8.0 12 AM
5 20062**** 6,5 6,5 4,5 6.1 6.0 6 EF
6 20115**** 0,0 0,0 0,0 0.0 46 RF
7 20084**** 0,0 0,0 0,0 0.0 48 RF
8 20116**** 5,4 7,0 9,7 7.4 4 AM
9 20116**** 5,4 6,5 9,6 7.2 2 AM
10 20116**** 6,0 5,5 9,5 7.0 6 AM
11 20115**** 8,2 9,0 9,8 9.0 8 AM
12 20116**** 9,0 9,0 8,6 8.9 12 AM
13 20116**** 7,4 10,0 7,8 8.4 4 AM
14 20115**** 6,6 9,0 7,7 7.8 0 AM
15 20115**** 6,6 7,5 8,9 7.7 10 AM
16 20116**** 6,0 7,5 10,0 7.8 2 AM
17 20115**** 8,0 10,0 9,5 9.2 0 AM
18 20116**** 7,4 8,0 9,3 8.2 2 AM
19 20116**** 7,0 6,5 10,0 7.8 0 AM
20 20116**** 8,8 4,5 9,4 7.6 8 AM
21 20115**** 6,4 8,0 10,0 8.1 10 AM
22 20116**** 6,8 7,0 9,5 7.8 0 AM
23 20116**** 6,3 6,5 8,5 7.1 8 AM
24 20115**** 7,7 6,5 7,0 7.1 14 AM
25 20116**** 5,6 8,5 9,4 7.8 2 AM
26 20116**** 9,0 8,0 8,6 8.5 6 AM
27 20116**** 6,4 8,0 8,0 7.5 6 AM
28 20116**** 4,6 7,5 9,5 7.2 5 AM
29 20115**** 8,4 6,5 8,9 7.9 8 AM
30 20115**** 6,0 9,0 9,8 8.3 6 AM
31 20116**** 9,4 9,0 9,8 9.4 2 AM
32 20094**** 6,4 7,5 7,6 7.2 8 AM
33 20115**** 7,4 7,0 8,0 7.5 10 AM
34 20116**** 5,8 7,0 9,5 7.4 4 AM
35 20116**** 6,8 7,0 10,0 7.9 2 AM
36 201011**** 6,0 10,0 8,5 8.2 6 AM
37 20115**** 6,2 7,0 9,3 7.5 4 AM
38 20116**** 6,4 6,0 5,7 10.0 8.0 14 EF

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Introdução aos estudos de Marketing. O Ambiente de Marketing. Sistema de Informações de Marketing. Mercados Consumidores e Comportamento do Consumidor. Diferenciação de Produto e Segmentação de Mercado. Posicionamento da Oferta ao Mercado por meio do C.V.P. Responsabilidade Social e Ética no Marketing. Planejamento estratégico e o papel do marketing nas empresas. Mix de Marketing.
Objetivos: Apresentar ao aluno os conceitos e as ferramentas básicas do marketing. Tornar perceptível a atuaçao do marketing em esferas sociais, culturais, políticas e econômicas na atualidade. Oferecer uma visao global da importância do marketing na rotina das empresas e no posicionamento dos mercados. Estimular o uso contínuo da informaçao e planejamento na atuaçao profissional. Praticar situaçoes de planejamento de marketing com os alunos.
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A metodologia desenvolvida ao longo da disciplina contará com aulas teóricas expositivas, leituras de textos atuais (revistas, artigos, internet, jornais), estudos de casos, trabalhos de pesquisa individual e em grupo, exibição de vídeos, visitas técnicas com apresentação de relatórios.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O processo de avaliação será de acordo com as normas dessa Instituição de Ensino Superior abrangendo testes escritos, trabalhos em grupo e individuais.
Horário de atendimento:
Bibliografia: CZINKOTA, Michael R.. Marketing: as melhores práticas. Porto Alegre: Bookman, 2001.

DIAS, Sergio Roberto (Coord). Gestão de Marketing. São Paulo: Saraiva, 2004.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 12. ed. – São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing: conceitos, exercícios, casos. 4. ed. – São Paulo: Atlas, 1997.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing de varejo. 2. ed. – São Paulo: Atlas, 2000.

LIMA, Miguel Ferreira; SAPIRO, Arão; VILHENA, João Baptista; GANGANA, Maurício. Gestão de marketing. 2. ed. – Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003.

PARENTE, Juracy. Varejo no Brasil: gestão e estratégia – São Paulo: Atlas, 2000.

ROCHA, Ângela da. Marketing: teoria e prática no Brasil. 2º. ed. – São Paulo: Atlas, 1999.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
30/10/2013
30/10/2013
1. Ambiente Geral de Marketing
04/11/2013
04/11/2013
2. Ambiente de Marketing e sua correlação com o Turismo
06/11/2013
06/11/2013
3. Conceituando Marketing
11/11/2013
11/11/2013
4. Marketing: características e funções
13/11/2013
13/11/2013
5. A gestão de Marketing
18/11/2013
18/11/2013
6. Os aspectos de Marketing
20/11/2013
20/11/2013
7. Diferencial competitivo no mundo do marketing
25/11/2013
25/11/2013
8. Marketing e a concepção de valor
27/11/2013
27/11/2013
9. Valor para o cliente
02/12/2013
02/12/2013
10. Avaliação Discente
04/12/2013
04/12/2013
11. Macroambiente de marketing
09/12/2013
09/12/2013
12. Microambiente de marketing
11/12/2013
11/12/2013
13. Matriz SWOT
16/12/2013
16/12/2013
14. Necessidades versus desejo
18/12/2013
18/12/2013
15. Demanda e marketing
23/12/2013
23/12/2013
Recesso Natalino
25/12/2013
25/12/2013
Recesso Natalino
30/12/2013
30/12/2013
Recesso Natalino
01/01/2014
01/01/2014
Férias Docentes
06/01/2014
06/01/2014
Férias Docentes
08/01/2014
08/01/2014
16. Valor, custo e satisfação
13/01/2014
13/01/2014
17. Relação custo-benefício no marketing
15/01/2014
15/01/2014
18. Definição de valor e satisfação para o cliente
20/01/2014
20/01/2014
19. Atração e retenção de clientes
22/01/2014
22/01/2014
20. Avaliação Discente
27/01/2014
27/01/2014
21. Segmentação de mercado
29/01/2014
29/01/2014
22. Marketing de massa, de nicho e individual
03/02/2014
03/02/2014
23. Bases para a segmentação de mercados de consumo
05/02/2014
05/02/2014
24. Comportamento do consumidor
10/02/2014
10/02/2014
25. Comportamento do consumidor: papéis da compra
12/02/2014
12/02/2014
26. Composto de marketing: conceituação e aspectos
17/02/2014
17/02/2014
27. Composto de marketing: Produto e Preço
19/02/2014
19/02/2014
28. Composto de marketing: Praça e Promoção
24/02/2014
24/02/2014
29. Marketing contemporâneo
26/02/2014
26/02/2014
30. Avaliação Discente
Avaliações
Data Descrição
02/12/2013 1ª Avaliação
22/01/2014 2ª Avaliação
26/02/2014 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Trabalhos e Notas 10/03/2014
Assunto da Prova Final 02/03/2014
Prova Final 19/02/2014
Palestra Empreendedora 17/02/2014
Avaliação de Turismo 31/01/2014
Prova de 2ª chamada 08/01/2014

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1054 29/03/2024 03:17